A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologia Científica Andreia Maciel Diego Meli Aula 4.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologia Científica Andreia Maciel Diego Meli Aula 4."— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia Científica Andreia Maciel Diego Meli Aula 4

2 Aula de Hoje Compreender o que é pesquisa. Conhecer os principais tipos de trabalhos acadêmicos e científicos, bem como suas características.

3 Definição de Pesquisa A pesquisa é a busca de resposta para determinados problemas, um instrumento dinâmico de questionamento, indagação, descoberta e aprofundamento. Barros e Lehfeld (2007) 3

4 Pesquisa científica Feita de maneira sistematizada, vale-se de leis e teorias para explicar a realidade empírica. Esta explicação do real utiliza técnicas próprias ao universo científico para explicar os fatos. 4

5 Objetivos da pesquisa 5

6 Pesquisa Segundo a abordagem do problema Qualitativa: tem caráter exploratório, ou seja, estimula o sujeito a expressar-se livremente sobre um determinado tema, objeto ou conceito. Quantitativo: tem como base critérios estatísticos rígidos. Qualitativo x quantitativo

7 Diferenças entre pesquisa quantitativa e qualitativa DadosNúmerosTextos AnáliseEstatísticaInterpretação ProtótipoPesquisas de opinião Entrevista em profundidade QUANTITATIVAS QUALITATIVAS ESTRATÉGIAS FONTE: Bauer; Gaskell e Allun (2002)

8 Tipos de pesquisa De acordo com Bastos e Keller (2002), são três os principais métodos para fazer uma pesquisa: pesquisa de campo, pesquisa de laboratório e pesquisa bibliográfica. 8

9 Pesquisa de campo: utilizada para confirmar ou refutar hipóteses formuladas e para contestar a existência ou não de relações entre fenômenos, trazendo explicações sobre eles. O objetivo é, também, responder a perguntas formuladas pelo investigador ou para obter informações e mais detalhes acerca dos problemas propostos. 9

10 Pesquisa de laboratório: quase sempre experimental, este tipo de pesquisa requer equipamentos específicos e instalações apropriadas, como um laboratório. Com a pesquisa de laboratório o pesquisador procura reproduzir ou observar as condições do fenômeno em questão. 10 http://www.isaude.net/pt-BR

11 Pesquisa bibliográfica: baseia-se na consulta a livros ou outros tipos de documentação escrita (periódicos, artigos, dissertações, teses etc.) a fim de obter subsídios para a compreensão de um fenômeno ou responder a perguntas de pesquisa. A principal característica da pesquisa bibliográfica é a sua informalidade, criatividade e flexibilidade. http://www.informaticamedica.org.brhttp://www.informaticamedica.org.br http://nexus.futuro.usp.brhttp://nexus.futuro.usp.br 11

12 A pesquisa é um procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas propostos. Pesquisa 12

13 4.bp.blogspot.com 13 Problema de Pesquisa Toda pesquisa inicia-se com questões que precisam ser elucidadas. Isto significa que a dúvida é a tomada de consciência da existência de respostas insatisfatórias. Alma da pesquisa!

14 O problema da pesquisa assume as características apontadas por Gil (2002) referentes a um objeto de pesquisa: deve ser claramente expresso; deve ser preciso; deve estar delimitado a uma dimensão viável no tempo e no contexto. “O problema é a chave para a definição daquilo que se quer pesquisar.” 14

15 Projeto de pesquisa Um projeto de pesquisa é um ‘plano de intenções’ sobre o que o aluno pretende desenvolver em seu TCC ou em qualquer outro trabalho científico. No projeto de pesquisa, é feita a escolha do tema, a indicação de suas delimitações, no que tange ao espaço em que será desenvolvida a pesquisa. 15

16 Projeto de pesquisa A formatação do projeto de pesquisa (fonte, espaçamentos, margens etc.) segue as mesmas normas aplicadas aos trabalhos acadêmicos. Veja os principais tópicos que compõem um projeto de pesquisa. 16

17 1.Dados de identificação (contendo o título do projeto e dados do aluno/pesquisador) 2.Justificativa 3.Problema de pesquisa e objetivos (com item em separado para o objetivo geral e os objetivos específicos 4.Hipótese 5.Metodologia de pesquisa 6.Cronograma de execução 7.Referências 17

18 Hipóteses Com o objetivo de direcionar o esforço e aclarar o tema, formulamos hipóteses, as quais nos mostram onde queremos chegar, o que queremos mostrar, testar ou descobrir. Uma hipótese aponta uma suspeita, um “palpite” acerca de um dado fenômeno, o qual, ao longo do percurso, pode ser confirmado ou refutado. 18

19 Fundamentação Teórica Para desenvolver a fundamentação teórica de um trabalho científico, não basta simplesmente listar autores para dizer o que foi dito por cada um, como uma colcha de retalhos. É imprescindível construir uma base teórica significativa que justifique e dê embasamento ao trabalho. 19 http://admgestorfinanceiro.blogspot.com

20 Trabalho Acadêmico Trabalho acadêmico é um documento escrito que representa o resultado de um estudo solicitado em âmbito educacional, como uma disciplina, curso ou programa. O trabalho deve expressar conhecimento sobre o assunto escolhido. www.classiwebgratis.com.br 20

21 Os principais tipos de trabalhos acadêmicos - Resumo - Resenha - Relatório de pesquisa - Artigo Científico - Monografia images04.olx.com.br 21

22 Resumo: um texto curto que contém as principais ideias do texto-base. É uma representação seletiva e concisa de um texto, seja ele um livro, seja um artigo ou qualquer outro tipo de documento. Palavras-chave: 22

23 Resenha: síntese ou comentário feito por revistas especializadas sobre livros publicados. As resenhas têm papel preponderante na vida científica dos estudantes e também dos especialistas, pois é por meio delas que temos conhecimento prévio do conteúdo e valor de um livro, seja ele recém-publicado ou não. As resenhas permitem uma triagem na bibliografia prevista para a elaboração de um trabalho científico. 23

24 24 Relatório de Pesquisa: é um documento solicitado pelo professor ou orientador como ferramenta para acompanhamento do andamento de uma pesquisa. Tal documento consiste em um texto conciso e objetivo que informa ao professor/orientador os procedimentos, resultados e conclusões relacionados às atividades práticas da pesquisa e deve conter informações sobre estágio da investigação, o levantamento bibliográfico, dificuldades encontradas, novos caminhos a seguir etc.

25 Artigo Científico: Um artigo é um trabalho técnico-científico e consiste em uma síntese dos resultados de investigações ou de estudos realizados a respeito de determinada questão. cpml.uncisal.edu.br 25

26 Referências ARAÚJO, Inês Lacerda. Introdução à filosofia da ciência. 2. ed. Curitiba: Ed. da UFPR, 1998. BARROS, A. J. S.; LEHFELD, N. A. S. Fundamentos da metodologia científica. São Paulo: Prentice Hall, 2007. BASTOS, C.; KELLER, V. Introdução à metodologia científica. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. DEMO, P. Avaliação qualitativa. Campinas, SP: Autores Associados, 1999. ______. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Editora Atlas, 2000. 26

27 GALLIANO, A. G. (Org.). O método científico: teoria e prática. São Paulo: Harper & Row, 1979. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica. 19. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1994. MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 27

28 Metodologia Científica Andreia Maciel Diego Meli Atividade 4

29 Atividade 1.Quais são os objetivos de uma pesquisa? 2. Quais os principais tópicos que compõem um projeto de pesquisa?

30 Atividade 1.Quais são os objetivos de uma pesquisa?

31 Atividade 2. Quais os principais tópicos que compõem um projeto de pesquisa? 1.Dados de identificação (contendo o título do projeto e dados do aluno/pesquisador) 2.Justificativa 3.Problema de pesquisa e objetivos (com item em separado para o objetivo geral e os objetivos específicos 4.Hipótese 5.Metodologia de pesquisa 6.Cronograma de execução 7.Referências


Carregar ppt "Metodologia Científica Andreia Maciel Diego Meli Aula 4."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google