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TIPOS DE TRABALHO E COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA. COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA “[...] a comunicação científica é a forma de estabelecer o diálogo com o público da.

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1 TIPOS DE TRABALHO E COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA

2 COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA “[...] a comunicação científica é a forma de estabelecer o diálogo com o público da comunidade científica – comunicação entre os pares. [...] Descobriram que a comunicação é um processo que se inicia com a pesquisa e termina com as descobertas incorporadas ao conhecimento científico, sendo a informação parte inseparável da pesquisa ”. (GARVEY;GRIFFITH, 1979)

3 COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA A Comunicação Científica é definida por esses autores (Garvey; Griffith, 1979, p.127-163) como o conjunto de atividades associadas à produção, disseminação e uso da informação. Na fase da pesquisa ocorre a geração da informação e a disseminação se dá pela transferência da informação por meio de canais de comunicação heterogêneos, os quais podem ser formais ou informais, orais ou escritos. (VALERIO; PINHEIRO, 2008)

4 COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA Canais: utilizados tantos para comunicar resultados como para obter informações - Formais: publicações com divulgação mais ampla, como periódicos e livros. - Informais: comunicações de caráter mais pessoal ou que se referem à pesquisa ainda não concluída, como comunicação de pesquisa em andamento, certos trabalhos de congressos. (SALOMON, 2004, p.309)

5 TIPOS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS TCC: = monografia = dissertação =tese =relatório técnico científico =artigos Resumo Resenha

6 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NBR 14724:2011 “ Documento que representa o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido, que deve ser obrigatoriamente emanado da disciplina, módulo, estudo independente, curso, programa e outros ministrados. Deve ser feito sob a coordenação de um orientador.”

7 TCC PODE SER Monografia: trabalho acadêmico que objetiva a reflexão sobre um tema ou problema específico e que resulta de um procedimento de investigação sistemática, com uma abordagem que implica análise, crítica, reflexão e aprofundamento por parte de quem a escreve. “[...] é o tratamento escrito aprofundado de um só assunto de maneira descritiva e analítica onde a reflexão é a tônica” (SALOMON, 1991)

8 TCC PODE SER Dissertação “ Documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico retrospectivo, de tema único e bem delimitado em sua extensão, com o objetivo de reunir, analisar e interpretar informações. Deve evidenciar o conhecimento de literatura existente sobre o assunto e a capacidade de sistematização do candidato. É feito sob a coordenação de um orientador (doutor), visando a obtenção do título de mestre.” (NBR 14724:2011)

9 TCC PODE SER Tese “Documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico de tema único e bem delimitado. Deve ser elaborado com base em investigação original, constituindo-se em real contribuição para a especialidade em questão. É feito sob a coordenação de um orientador (doutor) e visa a obtenção do título de doutor, ou similar.” (NBR 14724:2011)

10 TCC PODE SER Relatório técnico e/ou científico “[...] documento que descreve formalmente o progresso ou resultado de pesquisa científica e/ou técnica” (ABNT NBR 10719:2011)

11 TCC PODE SER Artigo científico: “Parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute idéias (sic), métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento“. Artigo de revisão: “Parte de uma publicação que resume, analisa e discute informações já publicadas.” Artigo original: “Parte de uma publicação que apresenta temas ou abordagens originais.” (NBR 6022:2003) Como elaborar artigos científicos: http://www.unilestemg.br/portal/biblioteca/downloads/manual- para-elaboracao-de-artigos-cientificos.pdf

12 RESUMO “Apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento.” “Resumo crítico: Resumo redigido por especialistas com análise crítica de um documento. Também chamado de resenha. Quando analisa apenas uma determinada edição entre várias, denomina-se recensão. Resumo indicativo: Indica apenas os pontos principais do documento, não apresentando dados qualitativos, quantitativos etc. De modo geral, não dispensa a consulta ao original. Resumo informativo: Informa ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa, inclusive, dispensar a consulta ao original.” NBR 6028:2003

13 REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO “ O resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do documento. A ordem e a extensão destes itens dependem do tipo de resumo (informativo ou indicativo) e do tratamento que cada item recebe no documento original. [...] deve ser precedido da referência do documento, com exceção do resumo inserido no próprio documento. [...] deve ser composto de uma seqüência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Recomenda-se o uso de parágrafo único.”

14 RESUMO – REGRAS GERAIS “A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal do documento. A seguir, deve-se indicar a informação sobre a categoria do tratamento (memória, estudo de caso, análise da situação etc.). Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular. As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave:, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. Devem-se evitar: a) símbolos e contrações que não sejam de uso corrente; b) fórmulas, equações, diagramas etc., que não sejam absolutamente necessários; quando seu emprego for imprescindível, defini-los na primeira vez que aparecerem.”

15 RESUMO – REGRAS GERAIS Quanto a sua extensão os resumos devem ter: a) de 150 a 500 palavras os de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros) e relatórios técnico-cientifícos; b) de 100 a 250 palavras os de artigos de periódicos; c) de 50 a 100 palavras os destinados a indicações breves. Os resumos críticos, por suas características especiais, não estão sujeitos a limite de palavras. ________________

16 RESENHA “ Resenha é, por definição, apreciação de um texto visando documentar criticamente seu conteúdo. A finalidade sociocomunicativa da resenha é a divulgação de textos e de obras, informando, em uma perspectiva crítica, o que tais textos e obras contêm. A resenha registra impressões pessoais do resenhista sobre o texto-fonte. Na maioria das vezes, o autor da resenha alude a outras obras publicadas pelo autor do texto-fonte ou a obras de temas congêneres, as quais constituem parâmetro em potencial para a apreciação crítica propriamente dita”. (CERUTTI-RIZZATTI, 2008, p. 86)

17 RESENHA Partes ou elementos:  Referência bibliográfica  Conteúdo da obra  Credenciais do autor  Juízo de valor (opinião)

18 RESENHA Exemplo Guia de produção de resenhas http://www.pucrs.br/gpt/resenha.php Exemplo na área de Contábeis http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Contabilidade-De-Custos-Instrumento- De/107113.html


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