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P ROCESSO A DMINISTRATIVO N ° 19.843/2013 PAC MOBILIDADE – PAC II DUPLICAÇÃO DA RUA GENERAL RONDON PREFEITURA DE PETRÓPOLIS.

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1 P ROCESSO A DMINISTRATIVO N ° 19.843/2013 PAC MOBILIDADE – PAC II DUPLICAÇÃO DA RUA GENERAL RONDON PREFEITURA DE PETRÓPOLIS

2 EQUIPE INSTITUCIONAL Rubens Bomtempo Prefeito Municipal Luiz Fernando Vaz Vice-Prefeito Robson Cardinelli Secretário Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico Orlindo Pozzato Diretor do Departamento de Urbanismo da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico Aldir Cony dos Santos Filho Secretário de Obras Gilmar Silva de Oliveira Diretor Presidente da CPTRANS Marcia Filgueiras Campos Kraus Chefe da divisão de Projetos da CPTRANS

3 LOCALIZAÇÃO A área analisada é uma via consolidada localizada no bairro Quitandinha, Petrópolis, RJ.

4 LINHA DO TEMPO

5 SITUAÇÃO E DIAGNÓSTICO ATUAL (Fonte: Google earth, 2009) Rua Gonçalves Dias Rua Washington Luís Rua Coronel Veiga Rua Saldanha Marinho COMDEP GREENFRUI T CASA DE PORTUGAL

6 ATUAL SENTIDO CENTRO – QUITANDINHA  RETENÇÃO POR CONTA DE PONTO DE ÔNIBUS NA PISTA, NA PONTE DOS FONES;  CONVERSÃO À ESQUERDA DEVIDO AOS ACESSOS AOS BAIRROS SÃO SEBASTIÃO E SIMÉRIA, NA PONTE FONES, TRAVESSA AUGUSTO FRAGOSO E RUA PEDRO AMÉRICO;  CONVERSÃO À ESQUERDA COM CRUZAMENTO DE PISTA PARA ACESSO AO COMÉRCIO E ETC. SITUAÇÃO E DIAGNÓSTICO ATUAL

7 ATUAL SENTIDO QUITANDINHA - CENTRO  CONVERSÃO À ESQUERDA DEVIDO AOS ACESSOS À RUA MÉXICO, RUA DR.THOUZET E RUA RAUL VEIGA (TRECHO EM CURVA);  CONVERSÃO À ESQUERDA PARA ACESSO AO COMÉRCIO. GERAL  FALTA DE ÁREAS APROPRIADAS PARA ESTACIONAMENTO EM APOIO AO COMÉRCIO LOCAL;  PARADAS DE ÔNIBUS NA PISTA – FALTA DE BAIAS EM RECUO;  POLUIÇÃO E “STRESS” NO TRÂNSITO;  ENGARRAFAMENTOS;  IRREGULARIDADE DE HORÁRIOS DO TRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO. SITUAÇÃO E DIAGNÓSTICO ATUAL

8  CRESCENTE AUMENTO DA FROTA DE VEÍCULOS DE PASSEIO E MOTOCICLISTAS, INFLUÊNCIA DIRETA NO TRANSPORTE INDIVIDUAL;  TENDÊNCIA DE REDUÇÃO NO NÚMERO DE USUÁRIOS DO TRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO;  CONCLUSÃO DA LIGAÇÃO BINGEN – QUITANDINHA. CONSEQUENTE, AUMENTO DA CIRCULAÇÃO ENTRE OS DOIS BAIRROS;  AUMENTO DO NÚMERO DE ACIDENTES AUTOMOBILÍSTICOS. PERSPECTIVAS FUTURAS

9 PROPOSTAS EXISTENTES DNOS (1977) Traçado Proposto

10 PROPOSTAS EXISTENTES COPPE - UFRJ (1991) Traçado Proposta 01

11 PROPOSTAS EXISTENTES COPPE - UFRJ (1991) Traçado Proposta 02

12 PROJETO DUPLICAÇÃO DA RUA GENERAL RONDON PLANO GERAL

13 PROJETO – TRECHO I CENTRO ALTO DA SERRA / SIMÉRIA / SÃO SEBASTIÃO QUITANDINHA RUA OLAVO BILAC DUPLICAÇÃO DA RUA GENERAL RONDON PONTE DOS FONES

14 PROJETO – TRECHO II DUPLICAÇÃO DA RUA GENERAL RONDON PONTE DOS FONES ATÉ A GREEN FRUIT CENTRO QUITANDINHA

15 PROJETO – TRECHO III DUPLICAÇÃO DA RUA GENERAL RONDON GREEN FRUIT ATÉ DENIT CENTRO QUITANDINHA TRAVESSA AUGUSTO FRAGOSO RUA RAUL VEIGA RUA DR. THOUZET

16 INTERSEÇÃO VIÁRIA DAS DUAS PONTES DENIT ATÉ A CASA DE PORTUGAL CENTRO QUITANDINHA ESTRADA DA IDEPENDÊNCIA CREMERIE PROJETO – TRECHO IV ACADEMIA KONNEN

17 PROJETO – TRECHO V DUPLICAÇÃO DA RUA GENERAL RONDON CASA DE PORTUGAL ATÉ O EXTRA CENTRO QUITANDINHA ESTRADA DA IDEPENDÊNCIA RUA MÉXICO RUA PEDRO AMÉRICO CREMERIE

18 ANÁLISE DA MATRIZ SWOT (FOFA) FATORES INTERNOS (Controláveis) FATORES EXTERNOS (Incontroláveis)

19 ANÁLISE SWOT (FOFA) Intervenção com inquestionável benefício público; Organização/ Racionalização dos movimentos através da canalização dos fluxos de trânsito; Criação de baias fora da pista nas paradas de ônibus; Novos abrigos de ônibus; Criação de vagas de estacionamento para o comércio local (Ponte dos Fones); Criação de baias de embarque e desembarque; Uniformização de calçadas; Implantação de ciclovia; Novas travessias de pedestres; Novas pontes com capacidade de carga em conformidade com as normas atuais; Baixo impacto sócio econômico.

20 ANÁLISE SWOT (FOFA) Melhoria de acessos e estacionamento para o comércio local (Ponte dos Fones); Contribuição para melhoria global na fluidez do tráfego em um dos principais corredores do município; Reflexo positivo no Transporte Público Coletivo, principalmente na pontualidade de horários das linhas que utilizam o corredor Centro- Quitandinha.

21 Capeamento de trechos do Rio Quitandinha; Demanda a ocupação da faixa não edificável junto aos imóveis na margem direita do Rio Quitandinha; Transtornos momentâneos inerentes a execução da obra. ANÁLISE SWOT (FOFA)

22 A não realização da obra, portanto, manutenção da situação atual.

23 EQUIPE TÉCNICA Luis Carlos Dias de Oliveira D. Sc. Engº Civil Rufo Cunha Pereira Engº Civil João Afonso Freire Engº Civil – Consultor de Engenharia de Transportes Leandro Borges de Araújo Arquiteto e Urbanista Rosangela Ramos Moura Gonçalves Arquiteta e Urbanista Thamyres Aguiar Marcolino Engª Civil Igor de Oliveira Eng° Civil Miriam Von Seehausen Lichtenberger Gestora Ambiental Nicole Saidler Bandeira Estagiária de Arquitetura Karen Roberta de Oliveira Oliveira Estagiária de Arquitetura


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