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Tecnologia da Informação à Serviço da Gestão em Saúde Prof. Claudio Beltrão, MSc PUCPR RISC Sistemas em Saúde

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Apresentação em tema: "Tecnologia da Informação à Serviço da Gestão em Saúde Prof. Claudio Beltrão, MSc PUCPR RISC Sistemas em Saúde"— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologia da Informação à Serviço da Gestão em Saúde Prof. Claudio Beltrão, MSc PUCPR RISC Sistemas em Saúde c.beltrao@pucpr.br

2 Evolução da Sociedade Fonte: Thach Bui & Geoff Johnson

3 Comportamento humano Somos mentalmente preguiçosos Por quê:  Somos repetitivos   Temos necessidade de organização   Criamos tarefas   Repetimos tarefas  Repetimos tarefas; Repetimos tarefas RESULTADO = Acomodação Resultado: Software´s como reflexo de nossas tarefas

4 Utilizando a Informação Gerenciar Automatizar Prever Pesquisar Ex: Tabelas com valores Parâmetros de Convênios Digitação de contas Emissão de faturas Ex: Relatórios de faturamento Relatório de fat. Convênio Relatório de fat. p/Prof. Ex: Indicadores gerenciais Análise de faturamento Ex: Projeções/Estatísticas Análise de Tendências Análise Epidemiológica Previsão de demanda

5 Como poderíamos ser ? Menos repetitivos Mais criativos Voltados a anteceder os problemas Criadores de soluções Resultado: Software´s inteligentes e pro-ativos

6 Conceito Pro (do grego pró), Movimento para diante, posição em frente, a favor de, anterior, antecipação Atividade (do latim activitate), qualidade ou estado de ativo; ação; energia; força; vigor; vivacidade A pessoa pró-ativa:  antecipa acontecimentos  faz alguma espécie de previsão PRO-ATIVIDADE

7 Capacidade (ou o hábito) de se antecipar aos acontecimentos PRO-ATIVIDADE

8 Resultado final: diferencial QuestionamentopositivoIniciativaPlanejamento + + PRO-ATIVIDADE CriatividadePro-Atividade +INOVAÇÃO

9 A atitude pro-ativa É a atitude daquele que não espera chover para consertar o telhado. Não tem medo de mexer no time que está ganhando. Iniciativa de realizar alguma tarefa antes que seja cobrada por isso, antes que percebam a necessidade Sempre analisando o seu ambiente e vendo o que pode ser feito para melhorar Contínuo aperfeiçoamento

10 O que NÃO É...  Comportamento defensivo  Resistência à mudança  Acostumar-se à rotina Não confundir com reatividade:  propriedade de reagir aos estímulos externos Quem é proativo não espera, age antecipadamente. NÃO

11 Ciclo Tornar o profissional capaz de desempenhar a função Desenvolver habilidade para identificar e resolver problemas Desenvolver habilidade para Antecipar problemas e elaborar soluções

12 Pergunta? Será que o resultado sempre é positivo ?

13 Ser pro-ativo, Vamos começar agora: Problema:  Falta de material no centro cirúrgico! Soluções Pro-ativas:

14 Aplicação da Pro-Atividade em Sistemas de Saúde Crescimento do mercado Profissionalização  “sem espaço para amadores” Amadurecimento dos sistemas Experiência da RISC Sistemas em Saúde  20 anos de mercado de saúde  Sistemas voltados para tarefas - OK  Mudança de conceito

15 Desenvolvimento da Pro-Atividade em Sistemas Identificação dos problemas Identificação das rotinas Antecipação da tarefa, baseada em parâmetros

16 Exemplos de pro-atividade nos Sistemas

17

18 Sistema CLINIC

19 Sistema Faturamento Convênios

20 Sistema Internação

21 Sistema SFN-Financeiro

22 Sistema Estoque

23 Sistema Centro Cirúrgico

24 Tecnologia da Informação à Serviço da Gestão em Saúde Prof. Claudio Beltrão, MSc PUCPR RISC Sistemas em Saúde c.beltrao@pucpr.br


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