A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Assinalado oralmente por uma pausa mais prolongada;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Assinalado oralmente por uma pausa mais prolongada;"— Transcrição da apresentação:

1 Assinalado oralmente por uma pausa mais prolongada;
PARÁGRAFO Um parágrafo é uma unidade de discurso constituída por uma seqüência de frases organizadas em um ou mais períodos. Assinalado graficamente por mudança de linha e um pequeno espaço em branco no início do seguimento do texto seguinte; Assinalado oralmente por uma pausa mais prolongada;

2 O parágrafo é uma unidade de construção do texto escrito
A unidade-parágrafo é composta de um ou mais períodos reunidos em torno de idéias estritamente relacionadas. Não existem normas rígidas para a paragrafação, no entanto devemos ter critérios para a elaboração do parágrafo tendo em vista o texto como um todo. A diversidade de textos implica a diversidade de construção de parágrafos. Quanto à sua identificação, eles devem ter marcas visuais bem nítidas para orientar o leitor. Por exemplo, linha em branco entre um parágrafo e outro:

3 A verdade é que a comida é uma opção sexual como outra qualquer
A verdade é que a comida é uma opção sexual como outra qualquer. Certos alimentos exercem, de certo modo, um certo apelo erótico sobre certas pessoas. E isso não é errado. Além do que, o fato de alguém sentir atração sexual por comida não elimina necessariamente o gosto pelo sexo convencional. Quem ama a geladeira nem por isso é uma pessoa frígida. Trata-se de uma teoria que finalmente eleva a mesa ao mesmo status da cama no universo do mobiliário doméstico. Segundo essa linha de raciocínio, todo mundo que sinta prazer tanto com comida quanto com algum dos sexos tradicionais (oposto ou não) seria uma pessoa bissexual. Não tem gente que diz que “no fundo, todo mundo é bissexual?” É por isso. Basta gostar de comida ou mulher, ou de comida e homem. Normal. Ricardo Freire

4 Os textos normalmente se caracterizam pela organização de sua mensagem em unidades menores portadoras de idéias, que em sua relação com outras contribuem para construir o todo significativo. Tais unidades são conhecidas como parágrafos, os quais apresentam uma estrutura textual, em termos de idéia central e desenvolvimento. Nesse sentido, tradicionalmente falando, parágrafo é uma unidade de texto cuja estrutura padrão, em geral, consiste em três partes:

5 Tópico frasal: expressa em um ou dois períodos curtos, a idéia principal; pode consistir em uma
declaração inicial, conceituação, divisão, interrogação.

6 Desenvolvimento: constituído por idéias secundárias, que desenvolvem ou fundamentam o tópico frasal, realiza-se a partir de exemplos, ilustrações, comparações, enumeração de detalhes, causas, conseqüências, contrastes, testemunhos, etc.

7 Conclusão: nem sempre presente, retoma e sintetiza as idéias anteriores.

8 Essa composição de parágrafos serve tanto a textos predominantemente expositivos (como relatórios) ou argumentativos (como pareceres) quanto a textos narrativos e descritivos. Pelo fato de visar expor para convencer o texto expositivo/argumentativo deve ter uma linguagem conceitual e objetiva, além de primar pela correção gramatical, pelo acabamento formal e pela clareza de idéias. Embora adequada ao padrão culto da língua, a linguagem não pode parecer artificial nem muito enfeitada. O vocabulário do texto expositivo/argumentativo, bem como sua composição devem aparentar naturalidade, sem cair na erudição ou no esnobismo. Por outro lado, devem ser evitados lugares comuns e expressões próprias da fala, assim como ambigüidades e gírias.

9 (Cereja e Cochar. Português: Linguagens. SP: Atual)
Observe a clareza e a objetividade da linguagem e da estrutura deste parágrafo expositivo: [tópico frasal] A poluição que se verifica principalmente nas grandes capitais é uma questão relevante e para cuja solução é necessária uma ação conjunta de toda a sociedade. [desenvolvimento] Primeiramente deve ser conscientizado o empresariado industrial, principal agente poluidor do ar e dos rios; em segundo lugar o governo deve tomar medidas enérgicas de proteção ao meio ambiente; por último deve haver a colaboração da população em geral principalmente quanto ao transporte individual. [conclusão] Portanto, qualquer iniciativa isolada de um desses três setores não alcançará o resultado desejado. (Cereja e Cochar. Português: Linguagens. SP: Atual)

10 Antes de começar a escrever seus parágrafos, é importante conter a impulsividade. Nem sempre o texto escrito acompanha imediatamente a mesma estrutura daquilo que pensamos. É necessário fazer mediações, lançar mão de algumas estratégias para a construção do texto.

11 Uma primeira estratégia é a delimitação do assunto, seja do assunto geral do texto, seja de seus níveis tratados em cada parágrafo. Faça um esquema dos parágrafos. Assim, você pode ter uma clara visão do que conterá neles. Vamos treinar isso, escrevendo sobre os assuntos propostos abaixo. Lembre-se, então, de fazer a delimitação, esquematizar e de dar aos parágrafos uma estrutura lógica, de começo, meio e fim.

12 Outra técnica interessante é definir o tipo de desenvolvimento que se vai fazer em cada parágrafo. Isso é algo muito importante porque organiza o raciocínio de uma ou de outra maneira; além disto, limita o uso de determinados elementos coesivos (palavras que unem uma idéia à outra). Há várias maneiras de se ordenar as idéias em um parágrafo: por tempo, por espaço, por enumeração, por contraste, por semelhança, por causa-conseqüência, por exemplificação – entre outras. É bom lembrar que algumas delas podem aparecer juntas no mesmo parágrafo.

13 A) A ordenação por tempo é aquela em que o autor procura situar cronologicamente alguns fatos que sirvam de argumentos para determinada opinião defendida. Assim, ele usa alguns elementos coesivos como: agora, ainda, antes, após, até, desde, depois, em seguida, enquanto, quando, assim que, breve, em breve, cedo, logo, então, outrora, sempre, afinal, enfim, ultimamente, atualmente, recentemente, temporariamente, esporadicamente, freqüentemente; e também algumas expressões como: à medida que, na década de, no século tal, há tantos anos...

14 B) Na ordenação por espaço, o objetivo é situar o leitor sobre locais que são ou em que ocorreram fatos que sirvam de argumentos para determinada opinião defendida. Neste caso, podem ser usadas expressões como: longe, perto, em frente de, diante, defronte, atrás, detrás, abaixo, acima, debaixo, dentro, fora, à direita, à esquerda, ao lado, à distância de, junto a, ao redor de. Ou ainda, citar os nomes próprios como: na PUC-SP, em São Paulo, no Brasil, nos Estados Unidos... C) A ordenação por enumeração tem como objetivo persuadir o leitor por meio de uma apresentação organizada de argumentos. Por isto, são utilizadas expressões como: em primeiro lugar, inicialmente, por um lado primeiramente, em segundo lugar, outro aspecto importante, em seguida, deve-se acrescentar, por outro lado, além do mais, paralelamente, em último lugar, enfim, finalmente.

15 d) Na ordenação por contraste, o autor procura destacar as diferenças entre dois ou mais elementos que sirvam de argumentos para determinada opinião defendida. Podem ser utilizadas expressões como: mas..., porém..., contudo..., todavia..., entretanto..., no entanto..., embora..., ao contrário..., apesar de..., se por um lado... por outro lado... e outras e) A ordenação por semelhança expõe fatos, acontecimentos, opiniões etc., relacionados entre si, de modo a constituírem argumentos favoráveis à defesa de uma opinião. Assim, usam-se expressões como: assim como..., assim também..., do mesmo modo..., no mesmo sentido..., simultaneamente..., paralelamente..., mais que..., menos que..., tal qual... e outras. f) Na ordenação por causa e conseqüência, o autor pretende apresentar fatos por meio da relação de causa e efeito que os une. Tal relação lógica serve de argumento para a defesa de uma opinião. São utilizadas expressões como: pois..., porque..., já que..., uma vez que..., em função de..., em virtude de..., devido a ..., visto que..., pelo fato de..., de modo que..., de sorte que...

16 g) Ao ordenar por exemplificação, o autor pretende apresentar fatos, opiniões e personagens de conhecimento público que possam servir de argumento para a defesa de uma opinião. Para tanto, são úteis expressões como: como se sabe..., como é do conhecimento geral..., como foi fartamente exposto na mídia..., dados estatísticos mostram que...; como os exemplos são, em essência, uma comparação, as expressões apresentadas no item “ordenação por semelhança” são úteis também.

17 Exemplo de parágrafo expositivo ordenado por enumeração e exemplificação
Um dos fatores do bom resultado [da empresa Tigre S/A] é sua preocupação em envolver os funcionários no dia-a-dia dos negócios. A cada mês, o presidente da Tigre participa de um café da manhã informal com funcionários de alguma unidade da empresa. Além desse encontro, os gerentes promovem reuniões periódicas com suas equipes para discutir resultados da empresa. É o momento certo para tirar dúvidas sobre o trabalho, sugerir melhorias ou mesmo fazer alguma reclamação ou reivindicação.

18 São várias as possibilidades de ordenação de idéias em parágrafos
O ato de escrever requer esforço, elaboração, reelaboração etc. Escrever tem pouco a ver com inspiração. Alguém já disse que esta prática está mais ligada à transpiração. E é verdade: deve-se conceber uma idéia, organizá-la, planejar cada parágrafo, estabelecer relações lógicas de pensamento, rascunhar, rever... enfim, construir o texto, costurar uma idéia na outra até que se chegue a um produto final agradável, coerente. Até que fique um tecido vistoso, apreciável.

19 Texto é um continuum em que todas as partes se inter-relacionam.
“É impossível começar um texto de certa complexidade sem ter uma noção de como desenvolvê-lo”. Texto é um continuum em que todas as partes se inter-relacionam. Parágrafo é uma determinada extensão de texto delimitada, no início, pela margem e, no final, por um ponto final.

20 Estrutura dos parágrafos: modelo de Toulmin
Há três elementos fundamentais. O desenvolvimento de uma idéia utiliza-os de vários modos. Afirmação> apresenta a idéia principal do parágrafo; Informação> contém os dados que apóiam a afirmação; Garantia> constitui a ligação entre a afirmação e a informação e mostra a importância da informação para apoiar a asserção.

21 Exemplo de parágrafo que apresenta os três elementos de modo claro:
Totó certamente pensa que estamos loucos porque paramos o carro em pleno campo. Corre e late agitadamente como se perguntasse se há algo de errado. Subdividindo este parágrafo segundo o modelo de Toulmin, temos: Afirmação: Totó certamente pensa que estamos loucos Informação: corre e late agitadamente Garantia: como se perguntasse se há algo de errado.

22 Se a ligação entre a afirmação e a informação é facilmente captada pelo leitor, a garantia pode vir subentendida. Por exemplo: Artur está nervoso: sua e ri sem parar. Afirmação: Artur está nervoso Informação: sua e ri sem parar Garantia (subentendida): suar e rir sem parar são sinais típicos de nervosismo. A ordem das três categorias pode variar: o parágrafo anterior pode ser reescrito fornecendo a informação antes da afirmação: Artur sua e ri sem parar; está mesmo nervoso.

23 O parágrafo narrativo, descritivo e dissertativo (expositivo-argumentativo) segundo o modelo de Toulmin O parágrafo narrativo ou cronológico é constituído por uma seqüência de afirmações-informações que não precisam de garantia. O parágrafo descritivo ou espacial contém objetos, lugares e pessoas.Ele é constituído geralmente por afirmações e informações, dispensando a garantia. O parágrafo dissertativo (expositivo-argumentativo) apresenta uma tese com os dados e as observações que podem ser úteis para convencer o leitor de sua validade. Ele é constituído geralmente pelas três categorias de Toulmin: afirmação:a idéia que se pretende afirmar informação: os dados que a apóiam garantia: as considerações gerais que servem para unir a idéia aos dados.

24 Obs: 1. No parágrafo dissertativo a informação pode estar subentendida, já que ela é tida como conhecida. 2. No parágrafo dissertativo é importante que as garantias sejam aceitas e compartilhadas. 3. No parágrafo dissertativo é importante envolver o leitor e persuadi-lo da exatidão de nossa tese.

25 Três estratégias para tornar o texto persuasivo (Perelman)
Ganhar o interesse e a simpatia do leitor. Colocar em evidência, logo no início, os aspectos mais importantes da tese. Usar poucos argumentos de boa qualidade

26 O núcleo de um parágrafo narrativo é um incidente.
O núcleo de um parágrafo descritivo é um quadro. O núcleo de um parágrafo dissertativo é uma idéia.

27 ??? Eu sou um homem fechado. O mundo me tornou egoista e mau. E a minha poesia é um vício triste, Desesperado e solitário Que eu faço tudo por abafar. Mas tu apareceste com a tua boca fresca de madrugada, Com o teu passo leve, Com esses teus cabelos... E o homem taciturno ficou imóvel, sem compreender [nada, numa alegria atônita... A súbita, a dolorosa alegria de um espantalho inútil Aonde viessem pousar os passarinhos.

28 ???? "Com o tempo, você vai percebendo que para ser feliz com uma outra pessoa, você precisa, em primeiro lugar, não precisar dela. Percebe também que aquele (a) cara que você ama (ou acha que ama) e que não quer nada com você, definitivamente, não é o homem (a mulher) da sua vida. Você aprende a gostar de você, a cuidar de você e, principalmente, a gostar de quem também gosta de você. O segredo é não correr atrás das borboletas...é cuidar do jardim para que elas venham até você. No final das contas, você vai achar, não quem você estava procurando, mas quem estava procurando por você!"

29 Norma culta Todas as coisas nos são proporcionadas quando nos tornamos merecedores delas e capazes de usá-las de maneira proveitosa. Aliás, mesmo na eventualidade de receber algo além do que merecemos, se não tivermos a capacidade de usá-lo de maneira proveitosa, será como se não o tivéssemos recebido. Portanto, devemos nos esforçar constantemente para ser merecedores daquilo que almejamos e também para desenvolver a capacidade de usá-lo proveitosamente.

30 Atividades Exemplos de parágrafos dissertativos: o resumo de artigos acadêmicos apresenta geralmente a idéia núcleo que será discutida no artigo. Nesse sentido, este tipo de parágrafo é ideal para ser desenvolvido por meio de paráfrases que ampliem suas informações. Selecionamos seis resumos da Revista Kairós para propor as seguintes atividades. Atividade 1: ler todos os resumos; em seguida, selecionar apenas um para elaborar um pequeno comentário a respeito (3 a 4 linhas). Atividade 2: selecionar um resumo e parafraseá-lo, expandindo suas informações (a expansão das informações prevê uma pesquisa na internet, por exemplo, sobre os direitos dos idosos na Constituição). O novo texto expandido não deve ultrapassar 15 linhas. Atividade 3: selecionar um resumo e reescrevê-lo de tal forma que ele ganhe status de parágrafo introdutório de um novo texto. Não se esqueça de citar a fonte.

31 ARTIGOS 1. A velhice na Constituição Paulo Roberto Barbosa Ramos RESUMO: O conhecimento das normas constitucionais sobre a velhice é de fundamental importância para que se dissemine na sociedade a idéia segundo a qual os velhos são sujeitos de Direito. Este trabalho se divide em três partes: a primeira aborda a gênese da idéia de velhice e a sua percepção como temática social relevante. A segunda analisa a velhice como direito humano fundamental. A terceira trata da proteção constitucional da velhice. Palavras-chave: velhice, direito humano, Constituição

32 Atividades 2. O velho e a representação social da velhice
Sergio Antonio Carlos, Cleci Maraschin e Marcia Cantergi RESUMO: Este estudo parte da teoria das representações sociais. Formulou-se a hipótese de que na população idosa existe um deslocamento nos significados dos termos velhos e envelhecimento, configurando uma representação social em transformação. Foram entrevistadas 14 pessoas entre 62 e 88 anos. Confirmou-se a hipótese e verificou-se que a estrutura figurativo/conceitual da representação social de velho bipolarizada em situações como atividade/não atividade, saúde/não saúde. Palavras-chave: velho, velhice, representação social

33 Atividades 3. Envelhecimento: rumo ao novo paradigma
Pedro Paulo Monteiro RESUMO: O presente artigo discute um novo paradigma para o envelhecimento. Paradigma é aqui entendido como uma estrutura de pensamento e de crenças, que comanda o nosso discurso diário inconscientemente. Dessa maneira, só será possível entender o envelhecimento e a velhice por um novo viés, a partir de uma renovação do aprendido. Portanto, se conseguirmos modificar nosso olhar com relação aos velhos em nossa sociedade, poderemos oferecer tanto a essas pessoas quanto a nós mesmos uma melhor qualidade em nossas relações e em nosso modo de viver. Palavras-chave: paradigma, velhice, envelhecimento.

34 Atividades 4. Existência, acessibilidade e limites de competência
Vera Lúcia Valsecchi de Almeida Resumo: O fato, particularmente inquietante, de o envelhecimento e a velhice serem vividos, no Brasil, sob condições bastantes adversas é aqui analisando em um duplo contexto: o de alguns determinantes estruturais mais amplos e o de políticas sociais específicas. Nessas últimas, o que se observa é que as ações implementadas mantêm-se muito aquém do que é necessário, esperado e desejável. Palavras-chave: envelhecimento, políticas sociais, ações.

35 5. Envelhecer em Chiapas: aspectos culturais e econômicos do envelhecimento dos aborígenes zoques
Laureano Gómez Reyes Resumo: No presente trabalha o idoso é visto como portador das virtudes que tradicionalmente o caracterizam: sabedoria e bondade. Porém, também o veremos em sua posição antagônica, atuando com cinismo, com dolo, e colocando em perigo a estabilidade de sua comunidade. Serão analisadas as redes de apoio social e questões sobre os maus tratos. O idoso é analisado em um contexto amplo, ambivalente, contraditório, mutante e dinâmico. Palavras-chave: virtudes, idoso, comunidade.

36 6. Caminhos da transdisciplinaridade: fugindo a injunções lineares
Maria Lucia Rodrigues Resumo: Este trabalho levanta as seguintes questões: por que são cada vez mais freqüentes os interesses dos profissionais das áreas das ciências humanas e naturais pela perspectiva transdiciplinar? O que nos atrai na temática transdisciplinaridade? Qual sentido evoca essa palavra? As reflexões e os conhecimentos resultantes de propostas transdisciplinares seriam apenas um modismo do intelectual? Palavras-chave: transdisciplinaridade, significados, saber.

37 Atividade: 1. ler atentamente cada um dos resumos; 2. selecionar o que julgar mais interessante e redigir um parágrafo dissertativo que desenvolva a(s) idéia(s) do resumo.

38 DICAS PARA COMEÇAR PARÁGRAFOS
O processo de modernização..... O recente trabalho de Edgar Morin(2001)... Para melhor entendermos..... É nesse rico contexto... Toda matéria..... Em Paulo Freire (1999) fica muito clara a definição de pedagogia como: ....(citação direta, com entrada na linha abaixo) Conforme Paulo Freire (1983) e Anísio Teixeira (1945), as políticas públicas... As modernas formas de ensinar... A compartilha de significados... Observe-se que o conceito de Morin, citado acima,.... O pensamento sobre... Essa passagem da obra de Hugo Assmann(1998)... A experiência vivida na escola.... Na primeira metade do século passado... Como se pode claramente observar.....

39 No quadro apresentado acima....
Na figura que ilustra a nossa informação, podemos ver.... Na tabela (Tabela 2), constante deste trabalho, podemos observar..... Revela-se então claramente... Para Hegel (1975), o Estado..... Na visão de Perrenoud (2000).... Para Gadotti (1998)..... Analisando os dados expostos.... Investigando a realidade da escola.... Ouvindo professores, pais e alunos.... Acompanhando o cotidiano escolar... Observado a autação de dirigentes da escola... Finalizando a nossa análise... Concluímos que.....

40 Importância da profissão do contador
A partir das orientações acima, construa um parágrafo expositivo/argumentativo sobre cada um dos temas propostos a seguir. Importância da profissão do contador Soluções possíveis para futuras crises financeiras de uma empresa recém-criada Áreas de atuação de um contador


Carregar ppt "Assinalado oralmente por uma pausa mais prolongada;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google