A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alterações Climáticas: o contexto das experiências de vida Cláudia Costa imoocac13.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alterações Climáticas: o contexto das experiências de vida Cláudia Costa imoocac13."— Transcrição da apresentação:

1 Alterações Climáticas: o contexto das experiências de vida Cláudia Costa imoocac13

2 O Sistema Climático O clima é um sistema complexo onde não é apenas importante conhecer os mecanismos de efeito estufa que levam ao aquecimento global e outros fatores em jogo. Mais importante é a forma como esses fatores interagem de forma sistémica entre si e os feedbacks resultantes que podem ser positivos (reforçam o efeito do aquecimento global) ou negativos (mitigam o aquecimento global).

3 Sistema Físico vs Homem É difícil antever um modelo climático no futuro sem incertezas não somente devido a essa complexidade mas também à grande incógnita sobre o comportamento humano futuro.

4 Economia e Alterações Climáticas Não há dúvidas de que a atividade económica humana está relacionada com o aquecimento global pela emissão de gases efeito estufa (GEE). Os economistas preocupam-se em conciliar o crescimento económico com a mitigação destes gases produzindo análises de custo-benefício, falando em mercados, preços, incentivos, inovação tecnológica e produto interno bruto.

5 A ação imediata é fundamental! Se não agirmos, os custos dessa inação vão custar- nos o nosso Planeta. São necessários i ncentivos e habilidade humana (novas invenções) para criar uma economia verde global conduzindo à prosperidade.

6 D E S I G U A L D A D E S nos impactos… na capacidade de agir… nos mecanismos de adaptação… Norte e Sul

7 Os diferentes interesses dos países e blocos regionais de países representam sérios obstáculos para um acordo internacional sobre mudanças climáticas. Em face da evidência científica, um acordo internacional é um longo processo. Política e Alterações Climáticas

8 O Impacto Social das Alterações Climáticas As alterações climáticas produzem impactos diferenciados em diferentes grupos de pessoas. A nossa capacidade de resposta é estrutura pelos contextos sociais em que estamos inseridos. Também a nossa capacidade de ação e o nosso nível de compromisso são influenciados para que se possa alcançar um desenvolvimento sustentável. Por essa razão, A questão das alterações climáticas no contexto do desenvolvimento sustentável é melhor abordada como um processo de participação e de aprendizagem integrada.

9 BIBLIOGRAFIA Wilson, G., et al. (2012). T869 Climate change: from science to lived experience. Module 1: Introduction to climate change in the context of sustainable development. Textbook. United kingdom: Open University em https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/2127/1/LECHe_Module1_T extbook_2012.pdf (01/07/13) Imagens retiradas da internethttps://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/2127/1/LECHe_Module1_T extbook_2012.pdf


Carregar ppt "Alterações Climáticas: o contexto das experiências de vida Cláudia Costa imoocac13."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google