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CEPAL - POLÍTICAS DE INOVAÇÃO PARA GESTORES PÚBLICOS PUCRS - Porto Alegre, Abril 2013 Painel Desafios da Política de C&TI no RS Jorge Audy Vice-Presidente.

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1 CEPAL - POLÍTICAS DE INOVAÇÃO PARA GESTORES PÚBLICOS PUCRS - Porto Alegre, Abril 2013 Painel Desafios da Política de C&TI no RS Jorge Audy Vice-Presidente ANPROTEC Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da PUCRS audy@pucrs.br

2 Como em nenhum outro momento da história a ES é fator determinante do desenvolvimento econômico e social da Sociedade onde está inserida UNESCO, WCHE, 2009 O papel da Unversidade

3 1.Interdisciplinariedade 2.Inovação 3.Internacionalização Como? 1.Interação 2.Integridade 3.Incerteza Os Grandes Desafios ES (3is)

4 Sociedade do Conhecimento Novas demandas da Sociedade Globalização Internacionalização UNESCO (WCHE 2009), OUI 2008 Mudanças no Cenário Nacional PNE 2010-2020, PNPG 2011-2020, CNCTI (2 e 4) Livro Azul, Brasil 2020, ENCTI MCT Lei Inovação, Lei do Bem, Brasil Maior Contexto

5 Inovação como driver do desenvolvimento mudanças na sociedade em geral Educação como fundamento mudanças na área de educação Crise cenário de oportunidades Fundamentos

6 Inovação Inovação é a exploração, com sucesso, de novas idéias, em um determinado contexto! Innovation Report: Competing in the global economy - the innovation challenge (2003)

7 Ciência & Tecnologia + Inovação Inovação P&D + Transferência de Tecnologia Conhecimento é base da Inovação, mas... Requer Interação com Sociedade (demandas) Empresas + Governo como facilitador Ambientes de inovação Inovação

8 Incremental ( de sustentação) Disruptiva Desde a invenção dos imprensa (Guttenberg, século XV), vivemos a maior transformação (tecnologia disruptiva) na área de educação: tecnologias on line de aprendizagem Maior barreira: resistência à mudança Inovação

9 Incremental ( de sustentação) Disruptiva Nova matriz de desenvolvimento do Estado ou continuaremos dependendo do CLIMA para nosso crescimento? Temos todo o potencial (Tripla Hélice) Maior barreira: visão de futuro Inovação

10 Mudança Cultural No Governo, Nas Empresas, Na Universidade Quebra de paradigmas, papel de cada ator Conceito de Valor Agregado (resultado) Entendimento da Relação entre Inovação e Educação Marco legal Instável Em todos os níveis, governamentais e institucionais Judicialização excessiva do Sistema Risco Zero Necessidade de uma visão sistêmica (de verdade) Nos diversos níveis de governo, intra e inter Na formalação de políticas públicas Desafios

11 Muito projeto e pouca realização Fomento à indústria de projetos Falta de capital de risco Venture Capital de verdade Inovação como Estratégia No Governo, Nas Empresas, nas Universidades Priorização Não podemos ser bons em tudo (ao menos não os melhores) Criação de Ecosistemas de Inovação Como estratégia de desenvolvimento do Estado e do País Desafios

12 Desenvolvimento na Sociedade do Conhecimento Pessoas com Idéias Pessoas com Talentos Pessoas com Capital Evolução do Modelo da Agricultura Quanto maior o controle, melhores os resultados Modelo de Insumos (entradas) e Saidas (resultados) Para o Modelo da Floresta Ecosistemas de Inovação Mais do que clusters e APLs Concluindo

13 Modelo da Floresta Criação de ecosistemas humanos nos quais a criatividade, os negócios, a descoberta científica, o investimento de capital, o governo e outros elementos atuam de forma articulada criando um ambiente especial onde florescem novas ideias, inovação e um desenvolvimento sustentável Requer grande diversidade de atores não se obtém plantando mais arvores, mas sim cirando as condições para que ambiente se desenvolva! Concluindo

14 Ambiente propício Ecosistemas de Inovação Pessoas com Talento, Idéias e Capital Governo ativo e alinhado com visão sistêmica na formulação de políticas públicas Visão de Futuro! Concluindo

15 CEPAL - POLÍTICAS DE INOVAÇÃO PARA GESTORES PÚBLICOS PUCRS - Porto Alegre, Abril 2013 Painel Desafios da Política de C&TI no RS Jorge Audy Vice-Presidente ANPROTEC Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da PUCRS audy@pucrs.br


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