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ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES ESTUDO DO MERCADO Objetivo – quantificar o total dos bens e serviços gerados pelo empreendimento, objeto do estudo,

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1 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES ESTUDO DO MERCADO Objetivo – quantificar o total dos bens e serviços gerados pelo empreendimento, objeto do estudo, que a comunidade e estaria disposta a adquirir a determinados preços Representa a demanda do produto e tem que ser calculada para um período de tempo – dia, mês, ano- servindo de base para a escala de produção e para outros parâmetros inerentes à rentabilidade do investimento programado É realizado para um determinado espaço geográfico, o que pode condicionar a localização do empreendimento

2 ADMNISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO É necessário determinar o preço de venda do produto ou serviço praticado pela concorrência; os custos específicos de comercialização; a existência de estoques reguladores; os níveis de distribuição DEMANDA Lei da demanda – a quantidade de um bem que os consumidores desejam e podem comprar em um dado intervalo de tempo, tende a variar inversamente com o preço do bem, quando todas as demais condições permanecerem constantes

3 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO A quantidade demandada é a demanda efetiva, isto é a a quantidade efetiva de um bem que os consumidores desejam e podem comprar a determinado preço Pode ser diferente da quantidade que os consumidores desejam e precisam adquirir a determinado preço A renda da população também determina a demanda O preço dos bens substitutos e complementares, os gastos, o nível de riqueza, gastos em marketing

4 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Padrões de demanda A observação da demanda permite estabelecer padrões denominados de séries temporais de demanda, cujos padrões são: Horizontal – a flutuação de dados em torno de uma média constantes Tendencial – aumento ou redução sistemática na média das séries ao longo do tempo Sazonal – um padrão de aumentos ou reduções na demanda que pode ser repetido, dependendo do da hora, dia, da semana, do mês ou da estação Cíclico – os aumentos ou reduções na demanda por períodos mais longos de tempo ou da estação Aleatório – a variação imprevisível da demanda

5 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Os padrões cíclicos surgem de duas influências: Ciclo econômico – recessão ou expansão da economia Ciclo de Vida do Produto ou Serviço – que reflete as fases da demanda, do crescimento ao declínio Para prever a demanda precisa-se decidir sobre: (1) o que deve ser previsto; (2) que tipo de técnica de previsão usar; (3) que tipo de software Pode-se decidir fazer a previsão por grupo ou famílias de produtos

6 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Ciclo de Vida do Produto

7 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO NÍVEL DE AGREGAÇÃO – quando a empresa faz a previsão agregada da demanda dos produtos tende a ter índices de até 5% de erros A previsão agregada é realizada inicialmente em nível de família de produtos/serviços que tenham requisitos de processamento, trabalho e materiais comuns e em seguida realizam a previsão para produtos individuais que são chamados de unidade em estoque apropriado que é um item ou produto individual que tem código identificador e é mantido em estoque em algum lugar da cadeia de valor, como em um centro de distribuição

8 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO UNIDADE DE MEDIDA Deve-se programar a produção em unidades de serviços ou produtos ao invés de valores monetários, por serem mais úteis para planejar e analisar problemas de operação Prever o número de unidades de demanda, é o melhor método Prever as horas máquinas ou horas de trabalho é mais adequado para cálculo de custos Para as empresas que geram serviços ou bens sob encomenda do cliente, as estimativas de horas médio máquina ou horas de trabalho são importantes para programação e planejamento da capacidade

9 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO TÉCNICAS DE PREVISÃO DA DEMANDA Objetiva desenvolver uma previsão útil a partir das informações disponíveis com a técnica que é apropriada para os diferentes padrões de demanda Tipos Métodos de avaliação qualitativos que convertem as opiniões de gerentes e especialistas, pesquisas ao consumidor e estimativas de força de vendas em estimativas quantitativa. JÚRI DE EXECUTIVOS – as opiniões e experiências e conhecimentos técnicos de um ou mais administradores são resumidos para se chegar a uma única previsão

10 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO PESQUISA DE MERCADO – é uma abordagem sistemática para determinar o interesse do consumidor externo em um serviços ou produto, criando e testando hipóteses por meio de pesquisas de coleta de dados Realizado através de questionário, selecionar amostra representativa, decidir como aplicá-lo, aplicá-lo e analisar as informações usando ferramentas de avaliação qualitativas para interpretar as respostas

11 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO MÉTODO DELPHI – é um processo de obtenção de consenso de um grupo de especialistas, mantendo seu anonimato. Utilizado quando não há dados históricos disponíveis a partir dos quais se possa desenvolver modelos estatísticos e quando os gerentes não tem experiência para fundamentar as projeções informadas ESTIMATIVAS DE FORÇA DE VENDAS – são previsões identificadas dos vendedores da empresa, os quais poderão identificar as demandas futuras dos consumidores

12 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO MÉTODOS QUANTITATIVOS Métodos Causais – usam dados históricos sobre variáveis independentes, como campanhas promocionais, condições econômicas e ações dos concorrentes para prever a demanda e quando é possível são identificar a relação entre os fatores São usados para prever pontos de inflexão na demanda e para elaborar previsões de longo prazo Regressão Linear – é um dos métodos causais mais utilizados

13 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Na regressão linear uma variável dependente está relacionada a uma ou mais variáveis independentes por uma equação linear A variável dependente é que pode ser prevista Ex: demanda por maçanetas (variável dependente) Despesas com publicidade e com novas construções de moradias Esse cálculo é feito através de programas que determinam para as observações combinadas Y e X o programa calcula a e b

14 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Análise de Séries Temporais – é uma abordagem estatística que conta com dados históricos sobre a demanda para projetar o tamanho futuro da demanda e reconhecer tendências e padrões sazonais. Possui os seguintes tipos: Previsão ingênua – prevê –se que a demanda para o próximo período seja igual a demanda corrente ou atual Ex: Demanda de segunda-feira 70 clientes, terça- feira e quarta-feira terão o mesmo quantitativo

15 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Médias Móveis Simples – é usado para estimar a média de uma série temporal removendo os efeitos de flutuações aleatórias. É mais útil quando a demanda não apresenta flutuações ou influências sazonais Calcula-se a demanda média para os períodos de tempo n as quais são utilizadas como previsão para o próximo período A nova média substitui a média anterior a recalculando-se a média. A média se move de período a período

16 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Médias Móveis Ponderadas – será calculada em varias séries temporais atribuindo-se pesos diversos a cada média PADRÕES SAZONAIS Muitas organizações possuem padrões sazonais para seus bens e serviços que são alterações regulares e repetitivas, ascendentes ou descendentes na demanda medida em períodos inferiores a um ano Período Sazonal - hora, dias, semanas, meses, trimestres Método Sazonal Multiplicativo – para o cálculo da demanda: 1- Para cada período calcula-se a demanda média por período sazonal, dividindo a demanda anual pelo nº de períodos sazonais por ano

17 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO A natureza da demanda: De acordo com sua natureza, a demanda pode ser classificada como dependente e independente. Os itens e produtos que possuem demanda dependente (insumos e complementos) não são influenciados diretamente pelo mercado e sim pelo programa de produção de seu item “pai”, o item “pai” (produto final) possui demanda independente e é diretamente influenciado pelo mercado... Normalmente, as empresas calculam a demanda de materiais e insumos (demanda dependente) através do MRP, e dos produtos finais (demaanda independente) através de técnicas quantitativas e qualitativas de previsão de mercado. A variação da demanda: As causas mais comuns para variação da demanda são: 1) A tendência (fatores de mercado, moda etc. Que podem influenciar de alguma forma a demanda).

18 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO As causas mais comuns para variação da demanda são: 2) A sazonalidade (fatores cíclicos como as estações do ano, por exemplo, e que influenciam direta ou indiretamente a demanda de determinados produtos). 3) A aleatoriedade (o incerto, o acidental, o acaso e que pode influenciar a demanda). 4) As promoções, eventos etc (nesses casos, a demanda é afetada diretamente por fatores criados pela própria empresa e que podem ou não se repetirem). Devemos ter grande atenção ao fato de que determinadas variações de demanda, como as promoções e eventos, não refletem a normalidade do consumo em determinados períodos e os dados gerados sobre essa demanda podem contaminar análises futuras se não forem isolados.


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