A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde"— Transcrição da apresentação:

1 Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde
Yvelise Costa Coordenação de Biossegurança

2 Resíduos de Serviços de Saúde
O 1° Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde do Lacen foi elaborado em 2003, através da contratação de uma consultoria. O PGRSS atende a RDC 306/2004, que determina que todo o estabelecimento de saúde elabore o seu Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde,estabelecendo o manejo dos resíduos. segregação acondicionamento identificação transporte interno armazenamento temporário tratamento armazenamento externo coleta e transporte externos disposição final

3 Resíduos de Serviços de Saúde
O PGRSS aborda: Caracterização da instituição: identificação, responsabilidades, descrição das atividades Caracterização dos aspectos físicos e ambientais: estrutura física, abastecimento de água, efluentes, gases especiais. Diagnóstico do gerenciamento dos resíduos: cadastro de procedimentos e resíduos gerados, segregação e acondicionamento, coleta, transporte e armazenamento internos, coleta e transporte externos

4 Resíduos de Serviços de Saúde
O PGRSS aborda: Atenção à saúde: registro de sorologias e imunizações, registro de acidentes Capacitação Controle de insetos e roedores Serviços contratados Avaliação da revisão Referências: normas e regulamentos ambientais e sanitários Certidões e Licenças: regularidade do serviço, licenças ambientais.

5 Resíduos de Serviços de Saúde
Cursos sobre gerenciamento de resíduos de serviços de saúde promovidos pelo Lacen: Antes da elaboração do PGRSS: Abril 2002 Maio 2002 Após a elaboração do PGRSS: Dezembro 2003 Outubro 2005 Agosto 2008 Para os cursos foram convidados profissionais de diversos serviços de saúde: hospitais (Fpolis, J. Gusmão, Guarnição, Universitário), Hemosc, Policlínica Municipal. Vigilância Sanitária, laboratórios regionais)

6 Resíduos de Serviços de Saúde
A RDC Nº 306/2004 classifica os resíduos de serviços de saúde em 5 grupos: Grupo A A1 (gerados no Lacen) A2 A3 A4 (gerados no Lacen) Grupo B (gerados no Lacen) Grupo C Grupo D (gerados no Lacen) Grupo E (gerados no Lacen)

7 Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde
Resíduos gerados no LACEN Grupo A São resíduos com a possível presença de agentes biológicos que, por suas características, podem apresentar risco de infecção.

8 Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde
Resíduos do Grupo A Resíduos do grupo A1 (com tratamento preliminar) Resíduos provenientes de meios de cultura e instrumentais utilizados para transferência, inoculação ou mistura de culturas que não podem deixar a unidade geradora sem tratamento prévio.

9 Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde
Resíduos do Grupo A Resíduos do grupo A1 (com tratamento preliminar) No Lacen estes resíduos são acondicionados em sacos de autoclave e submetidos à autoclavação nas unidades geradoras ou no Setor de Esterilização e Embalagem da Divisão de Meios de Cultura e Reagentes (O setor de Tuberculose dispõe de autoclave própria para a descontaminação)

10 Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde
Resíduos do Grupo A Resíduos do grupo A1 (com tratamento preliminar) Sobras de amostras de laboratório contendo sangue ou líquidos corpóreos, recipientes e materiais resultantes do processo de assistência à saúde contendo sangue ou líquidos corpóreos na forma livre, também são submetidos à autoclavação no Lacen antes da disposição final.

11 Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde
Resíduos do Grupo A Resíduos do grupo A1 (com tratamento preliminar) O transporte dos resíduos que necessitam de tratamento prévio e insumos de laboratório que serão reutilizados é feito manualmente da Divisão de Biologia Médica até o Setor de Lavação e Esterilização e através de carrinhos na Divisão de Produtos e Meio Ambiente. Os resíduos são transportados em sacos plásticos autoclaváveis dentro de baldes com alça.

12 Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde
Resíduos do Grupo A Resíduos do grupo A1 (com tratamento preliminar) Após o tratamento, os resíduos não reutilizáveis são acondicionados em saco branco leitoso, identificado com o símbolo de infectante.

13 Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde
Resíduos do Grupo A Resíduos do grupo A1 (com tratamento preliminar) Os sacos com os resíduos são recolhidos das lixeiras nos setores e dispostos em contentores com tampa, com a sinalização de risco biológico, aguardando o transporte até o abrigo externo de resíduos. Estes contentores funcionam como depósito intermediário.

14 Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde
Resíduos do Grupo A Resíduos do grupo A4 Resíduos como sobras de amostra de laboratório e recipientes contendo fezes, urina e secreções, provenientes de pacientes que não contenham e não sejam suspeitos de conter agentes Classe de Risco 4, e nem apresentem relevância epidemiológica e risco de disseminação, ou microrganismo causador de doença emergente que se torne epidemiologicamente importante ou cujo mecanismo de transmissão seja desconhecido ou com suspeita de contaminação com príons.

15 Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde
Resíduos do Grupo A Resíduos do grupo A4 Estes resíduos podem ser dispostos, sem tratamento prévio, em local devidamente licenciado para disposição final de RSS.

16 Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde
Resíduos do Grupo A Resíduos do grupo A4 Além destes, outros resíduos infectantes gerados no Lacen não necessitam passar por descontaminação: luvas, máscaras, toucas; toalha e papel absorvente; papel filtro; kits utilizados com material infectante; coletor universal.

17 Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde
Resíduos do Grupo B São resíduos contendo substâncias químicas que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade.

18 Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde
Resíduos do Grupo B O Lacen tem procedimento específico – POP para descarte de resíduos químicos, elaborado pela Coordenação de Biossegurança. A segregação dos resíduos é feita no momento da geração, de acordo com a sua classificação e destinação final, pelo técnico responsável pela atividade que gerou o resíduo.

19 Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde
Resíduos do Grupo B A Coordenação de Biossegurança se encarrega do recolhimento dos resíduos químicos e sua disposição no abrigo externo de resíduos do Lacen, em espaço próprio para o armazenamento destes resíduos, até que sejam recolhidos pela empresa especializada.

20 Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde
Resíduos do Grupo B A segregação, o acondicionamento e a rotulagem dos resíduos químicos baseiam-se nas Fichas de Segurança de Produto Químico – FISPQ, que devem informar, no mínimo: a) as características do produto: usos, propriedades físicas e químicas, formas de estocagem e descarte; os riscos: toxicologia, incêndio e/ou explosão; as medidas de proteção para o trabalho com o produto.

21 Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde
Resíduos do Grupo D São os resíduos que não apresentam risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resíduos domiciliares.

22 Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde
Resíduos do Grupo D Estes resíduos são dispostos em contentores para a coleta urbana ou separados e encaminhados para reciclagem.

23 Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde
Resíduos do Grupo E São os materiais perfurocortantes ou escarificantes, que podem apresentar ou não risco biológico ou químico adicional.

24 Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde
Resíduos do Grupo E Perfurocortantes infectantes, tais como: agulhas descartáveis conjuntos de seringa-agulha, escalpes, lâminas de bisturi, lancetas tubos capilares, micropipetas, lâminas, lamínulas espátulas, ponteiras plásticas alças de transferência, swabs

25 Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde
Resíduos do Grupo E Perfurocortantes infectantes, tais como: Utensílios de vidro quebrados no laboratório (pipetas, tubos de coleta sanguínea, placas de Petri e outros similares) que tenham entrado em contato com material biológico são acondicionados separadamente, em recipientes rígidos, do tipo descarpack.

26 Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde
Resíduos do Grupo E Os resíduos perfurocortantes acondicionados em caixas para infectantes são coletados pelo pessoal de limpeza e dispostos em sacos plásticos brancos com o símbolo de risco biológico e depositados nos contentores específicos localizados nos corredores.

27 Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde
Resíduos do Grupo E Posteriormente são encaminhados para o abrigo externo de resíduos, e acondicionados em contentor apropriado, no espaço para resíduos de risco biológico, até a coleta feita pela empresa especializada.

28 Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde
Resíduos do Grupo E Os resíduos perfurocortantes contaminados com reagentes químicos são embalados em caixas ou outra embalagem resistente à punctura e encaminhados à COBIO, onde seguem o procedimento já descrito para resíduos químicos.

29 Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde
EPI Em todas as etapas do gerenciamento de resíduos são utilizados Equipamentos de Proteção Individual – EPI por funcionários do laboratório, funcionários terceirizados de limpeza e da empresa especializada contratada para a coleta, transporte e destinação final dos resíduos.

30 Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde
Armazenamento Temporário de resíduos Consiste na guarda temporária dos resíduos já acondicionados em sacos apropriados, em local próximo aos pontos de geração. Visa a agilizar a coleta dentro do estabelecimento e otimizar o deslocamento entre os pontos geradores e o ponto destinado à disponibilização para coleta externa.

31 Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde
Armazenamento externo de resíduos O armazenamento externo consiste no acondicionamento dos resíduos em abrigo, em recipientes coletores adequados, em ambiente exclusivo e com acesso facilitado para os veículos coletores, aguardando a realização da etapa de coleta externa.

32 Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde
Armazenamento externo de resíduos Um dos boxes é destinado aos resíduos infectantes (onde está disponível um contentor com capacidade para 500 litros), um para resíduos químicos e outro para resíduos recicláveis.

33 Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde
Armazenamento externo de resíduos O abrigo externo de resíduos dispõe de área de higienização para limpeza e desinfecção dos recipientes coletores e demais equipamentos utilizados no manejo de RSS.

34 Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde
Coleta e Transporte Externo dos RSS A coleta e o transporte externos de resíduos de serviços de saúde, do abrigo externo de armazenamento final até a etapa de tratamento e ou disposição final, consistem nas operações de remoção e transporte dos RSS, de forma planejada. Para os resíduos do grupo D – Comuns são utilizados veículos coletores do tipo compactador

35 Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde
Coleta e Transporte Externo dos RSS Os resíduos do grupo A e B são coletados em veículos especiais, licenciados e sinalizados de acordo com o tipo de resíduo que será transportado.

36 Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde
Tratamento e Destinação Final dos RSS O material coletado recebe tratamento especial. Os resíduos do grupo A são encaminhados para descontaminação em autoclave. O processo de descontaminação diminui o volume dos resíduos em cerca de 30%. Os resíduos descontaminados são encaminhados a seguir para a co-disposição no aterro sanitário.

37 Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde
Etapas do gerenciamento intra e extra-estabelecimento

38 Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde
Etapas do gerenciamento intra e extra-estabelecimento

39 Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde
Evolução da geração de resíduos no Lacen Separação e encaminhamento para reciclagem de resíduos do grupo D: Papeis, plásticos, etc. Procedimentos Operacionais para registro de descarte e encaminhamento de resíduos químicos

40 Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde
Evolução da geração de resíduos no Lacen Esgoto de todo o Lacen ligado à rede de tratamento de esgotos Aumento da geração de sólidos encaminhados para a coleta especial (infectantes e químicos): Placas de Petri descartáveis, ponteiras e frascos utilizados em equipamentos automatizados.

41 COBIO-Lacen


Carregar ppt "Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google