A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Núcleo de Pesquisas em Gestão,Políticas e Tecnologias de Informação NGPTI/UFG Laboratório de Políticas Públicas Participativas L3P.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Núcleo de Pesquisas em Gestão,Políticas e Tecnologias de Informação NGPTI/UFG Laboratório de Políticas Públicas Participativas L3P."— Transcrição da apresentação:

1 Núcleo de Pesquisas em Gestão,Políticas e Tecnologias de Informação NGPTI/UFG Laboratório de Políticas Públicas Participativas L3P

2 Objetivo da Oficina: Definir o Escopo da Ontologia 1)Que domínio a ontologia deve cobrir? OBS: Por domínio, entendemos a abrangência temática da ontologia, ou seja, que tema(s ) a Ontologia deve tratar. 2)Que tipos de questões a ontologia deve responder OBS1: Definir perguntas objetivas que a ontologia deve responder. OBS2: Esta etapa gera os temas dos indicadores de qualidade da Ontologia. 3)Para quê vamos usar a ontologia? OBS1: Definir funções específicas que a Ontologia deve apoiar: Ex: Gerar relatórios, Integrar com sistemas, Produzir análises, etc. 4)Quem irá utilizar e quem irá manter? OBS: Definir os usuários reais e potenciais, bem como, quem irá atualizar a Ontologia, tanto em termos de escopo, questões e funções/usos, como em termos das avaliações da qualidade da mesma.

3 Oficina do GT Glossário da Cultura:

4 Grupo de Discussão – Escopo da Ontologia Que temas devem estar presentes na Ontologia? Método: mediação em roda de conversa Cada participante escreveu uma palavra por post-it. Agrupando os post-its similares chegamos aos seguintes agrupamentos temáticos:. Agentes culturais. Economia. Locais e equipamentos. Ações. Instrumentos (políticas). Público. Dados e pesquisas. Temáticas/premissas

5 Grupo de Discussão – Escopo da Ontologia A partir desta lista foram escolhidas algumas prioridades temáticas: Agentes Locais Ações Instrumentos Reflexão em relação ao escopo da Ontologia: Entendendo que: Uma das missões do SNC, do SNIIC e do próprio MINC é efetivar a Gestão Pública da Cultura no Brasil; A Gestão Pública da Cultura envolve o planejamento e monitoramento por parte do MINC e avaliação por parte da sociedade; O Escopo da Ontologia poderia ser representado como: Gestão de Políticas Públicas de Cultura.

6 Grupo de Discussão - Questões A Ontologia deve auxiliar na solução de que questões da Gestão de Políticas Públicas de Cultura? Método: mediação em roda de conversa Cada participante explicitou questões que foram reunidas numa lista geral. Chegamos aos seguintes agrupamentos temáticos:

7 Grupo de Discussão - Questões A Ontologia deve auxiliar na solução de que questões? Orientar buscas de informações pelos parceiros do MINC Gerar a Arquitetura de Informação do MINC Visualizar o SNC Monitorar/Avaliar a Gestão Pública da Cultura Consolidar o SNIIC Formar Gestores Culturais Identificar ações/agentes culturais Classificar dados para o PNC Comparar editais culturais Elaborar classificação de docs. Mapear atividades do MINC Preservar a Memoria Cultural Caracterizar agentes e ações da gestão cultural Ampliar o diálogo entre o campo cultural e a gestão pública da cultura Avaliar impactos econômicos e sociais da gestão cultural Viabilizar a transparência e o controle social Difundir/mobilizar no sentido de universalizar direitos culturais

8 Grupo de Discussão - Questões Considerações: As resposta coletadas foram agrupadas a partir de duas categorias principais: Operacional (respostas em preto) Sócio-cultural (respostas em azul) Assim a questão principal a ser respondida pela Ontologia seria a seguinte: A Ontologia possibilita a gestão pública eficiente da cultura de forma a atender as necessidades dos parceiros do MINC e fortalecer a transparência e o controle social sobre tal gestão??

9 Grupo de Discussão - Objetivos A Ontologia deve ter que objetivo(s)?? Método: mediação em roda de conversa Cada participante explicitou questões que foram reunidas numa lista geral. Chegamos aos seguintes agrupamentos temáticos:

10 Grupo de Discussão - Objetivos Padronizar terminologias no âmbito do MINC Promover a interoperabilidade entre sistemas de informação Capacitar recursos humanos Centralizar buscas de informação Padronizar editais Promover a navegação intuitiva Permitir o cruzamento de dados/informações com sistemas culturais internacionais Definir dimensões e categorias dos objetos culturais Disseminar conceitos e suas relações Explicitar conexões entre áreas e atores culturais Viabilizar acesso às fontes de financiamento Ampliar o diálogo entre o MINC e a Sociedade Contribuir para a transparencia e o controle social

11 Grupo de Discussão - Objetivos Considerações: As resposta coletadas podem ser agrupadas a partir de duas temáticas principais: Operacional (respostas em preto) Interoperabilidade (resposta em vermelho) Sócio-cultural (respostas em azul) Assim o objetivo geral da Ontologia seria: Auxiliar as ações de Gestão da Informação no âmbito do MINC possibilitando com isto a ampliação da eficiência da gestão pública da cultura e a transparência e controle social.

12 Grupo de Discussão – Governança da Ontologia o Considerando que a Ontologia é um Sistema de organização do Conhecimento que deve ser avaliado e atualizado constantemente, indagamos: Qual o Modelo de Governança deve ser estabelecido visando garantir a atualização e a utilidade da Ontologia? Método: mediação em roda de conversa Cada participante explicitou questões que foram reunidas numa lista geral. Chegamos aos seguintes agrupamentos temáticos:

13 Grupo de Discussão – Governança da Ontologia Elementos da Governança 1) Papéis/Curadores: Responsabilidade de Manutenção 2) Papeis/Usuários: Responsabilidade de Colaboração e Uso 3)Princípios da Governança 4)Estrutura Decisória 5)Ferramentas

14 Grupo de Discussão: Governança da Ontologia Elemento 1 - Papéis/Curadores: Responsabilidade de Manutenção Oriundos do MINC e dos Conselhos Setoriais da Cultura MINC – escolher modelo de curadoria ABERT- qualificação Agentes dos Programas de Consulta Transdisciplinaridade Elemento 2 - Papeis/Usuários: Responsabilidade de Colaboração e Uso ??????????????????????????????????????

15 Grupo de Discussão: Governança da Ontologia Elemento 3 – Princípios da Governança Participativo/Colaborativo (secretarias com as instâncias de participação já existentes) – (Rede de capilaridade, pessoas e instituições) Democrático Atual Interoperabilidade com modelos similares de referências Confiabilidade/Credibilidade Aplicável aos sistemas: simples, realista, objetivo

16 Grupo de Discussão: Governança da Ontologia Elemento 4: Estrutura Decisória Autonomia - Participação automatizada Governança da complexidade Tipos de ontologia (base/específica) Parceria técnica com entidades do MINC Processo contínuo de revisão de modelo Padronizar o que já existe Periodicidade de versões Feedback de contribuição Gameficação Convivência de modelos Compatibilidade de versões.

17 Grupo de Discussão: Governança da Ontologia Elemento 5 – Ferramentas Comunicação Navegação intuitiva da Ontologia RECOMENDAÇÃO: O Grupo de Discussão – Governança da Ontologia não evoluiu no sentido de gerar um modelo de governança específico. Assim, consideramos necessário reunião de um subgrupo que tenha por objetivo formalizar um modelo de governança específico a partir das falas já registradas nesta oficina de escopo.

18 Oficina de Escopo para a Ontologia Relatório Final Núcleo de Pesquisas em Gestão,Políticas e Tecnologias de Informação NGPTI/UFG Laboratório de Políticas Públicas Participativas L3P Agradecemos a atenção!!!


Carregar ppt "Núcleo de Pesquisas em Gestão,Políticas e Tecnologias de Informação NGPTI/UFG Laboratório de Políticas Públicas Participativas L3P."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google