A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal do Oeste do Pará Instituto de Ciências da Sociedade Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional Curso de Bacharelado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal do Oeste do Pará Instituto de Ciências da Sociedade Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional Curso de Bacharelado."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal do Oeste do Pará Instituto de Ciências da Sociedade Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional Curso de Bacharelado em: Gestão Pública e Desenvolvimento Regional Santarém-PA

2 O que é Gestão Pública? É o termo que designa um campo de conhecimento e de trabalho relacionados às organizações cuja missão seja de interesse público ou afete este. Abrange áreas como Recursos Humanos, Finanças Públicas, Políticas Públicas, Desenvolvimento Regional, tomada de decisão, Gestão Territorial, entre outras.

3 O que faz um gestor público? O gestor público é o responsável por planejar, assessorar processos deliberativos, coordenar ações e avaliar programas e políticas públicas em organizações estatais e não-estatais, nacionais ou internacionais. Sua atuação é vista em todos os níveis - União, estados e municípios - em que há utilização de recursos empenhados para a produção de bens públicos.

4 Qual a importância desse profissional para a Amazônia ? Abundância

5 Escassez

6 Objetivo do curso na UFOPA Formar profissionais qualificados para atuar em todos os níveis de governos, em empresas privadas e no terceiro setor com capacidade técnica para elaborar, avaliar e utilizar os instrumentos de planejamento, bem como realizar a captação de recursos financeiros. Ações essas orientadas por princípios democráticos, cooperativistas, associativistas e sustentáveis em prol do desenvolvimento e inclusão social e redução das desigualdes intra-regionais.

7 LABORATÓRIOS 1) Laboratório de Políticas Públicas (LAPOP) Nesse espaço o aluno do curso de Gestão Pública e Desenvolvimento Regional, terá a possibilidade de se aproximar da realidade local da região e exercitar o conhecimento adquirido ao longo de sua formação.

8 LABORATÓRIOS 1) Laboratório de Geoprocessamento e Planejamento Territorial (GEOPLAN) Destinado ao desenvolvimento de atividades práticas ligadas ao manuseio de mapas em geral, imagens de satélite, ortofotos, processamento e análise de dados espaciais como suporte a tomada de decisão e a gestão do território.

9 LINHAS DE PESQUISA

10 INFORMAÇÕES GERAIS DO CURSO

11 PERCURSO ACADÊMICO DO CURSO

12 Disciplinas Específicas

13

14 MERCADO DE TRABALHO O mercado está em crescimento com concursos públicos para cargos que oferecem salários atrativos. Grandes consultorias também procuram especialistas em assuntos públicos. A novidade é o aumento no número de empresas privadas que contratam esse graduado. Há oportunidades em praticamente todo o país, em empresas privadas ou públicas - estaduais, municipais ou federais. Salário inicial: R$ 2.779,50.

15 Consultoria Planejar ações institucionais que possam reduzir custos administrativos, ampliar a abrangência das ações e potencializar os benefícios das políticas públicas. Elaborar projetos para financiamentos em bancos públicos. Empresas do terceiro setor Implementar programas e projetos, elaborar e planejar processos de licitação pública, promover o contato entre as organizações do terceiro setor e o setor estatal. Organizações não governamentais Elaborar programas de metas, gerenciar orçamento, planejar e implementar programas sociais. ATUAÇÃO PROFISSIONAL

16 Serviço Público Administrar os setores contábeis e orçamentários dos órgãos públicos e dar assistência a eles. Realizar licitações e contratos administrativos. Gerenciar a ligação entre empresas públicas e privadas. Gestão de Políticas Públicas Elaborar, coordenar e avaliar políticas públicas no que se refere a sistemas de saúde, de educação e segurança, por exemplo, para os poderes Executivo, Legislativo e para organizações da Sociedade Civil. Empresas Privadas Atuar em atividades que interagem com o poder público e em projetos de gestão compartilhada


Carregar ppt "Universidade Federal do Oeste do Pará Instituto de Ciências da Sociedade Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional Curso de Bacharelado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google