A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

 www.lucianacampos.psc.br www.lucianacampos.psc.br  Mídia → Vídeos  Introdução à Psicologia: Ciência x Senso Comum.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: " www.lucianacampos.psc.br www.lucianacampos.psc.br  Mídia → Vídeos  Introdução à Psicologia: Ciência x Senso Comum."— Transcrição da apresentação:

1

2

3  www.lucianacampos.psc.br www.lucianacampos.psc.br  Mídia → Vídeos  Introdução à Psicologia: Ciência x Senso Comum

4 SENSO COMUMCIÊNCIA Tem origem na experiênciaÉ um conhecimento racional, baseada na observação dos fatos É um conhecimento empíricoO cientista constrói teorias com base nestes fatos É um conhecimento que advém dos sentidos A ciência é feita pelas teorias feitas pelos cientistas. Atitude dogmáticaAtitude crítica A utilidade é a motivação do senso comum. É um saber prático, ligado ao cotidiano. A verdade é a motivação da ciência. O interesse principal é o conhecimento em si mesmo. Tem um valor relativo, relacionado à cultura onde foi produzido. Tem um valor universal, independente da cultura, ou localização geográfica.

5  Todo conhecimento para ser considerado científico, precisa ter um objeto de estudo definido. Vejamos:  Biologia = Objeto → seres vivos  Astronomia= Objeto → os astros

6  “O astrônomo em um observatório, observa o astro a anos-luz de distância de seu telescópio. Esse cientista não corre o mínimo risco de confundir-se com o fenômeno que está estudando”

7  Qual o objeto de estudo da psicologia?  É possível ao psicólogo distanciar- se de seu objeto como o astrônomo? Psicólogo TCC: Objeto de estudo é o Comportamento Psicanalista: Objeto de estudo é o Inconsciente Psicólogo Humanista: Objeto de estudo são as escolhas dos pacientes frente às possibilidades

8  Há diferentes psicologias!  “Em sentido amplo o objeto de estudo da psicologia é o homem e neste caso o pesquisador está inserido na categoria a ser estudada. Assim, a concepção de homem que o pesquisador traz consigo “contamina” inevitavelmente sua pesquisa em psicologia”. (Bock, 2009).

9  “A psicologia colabora com o estudo da subjetividade, que refere-se ao homem em suas expressões visíveis (comportamento), invisíveis (sentimos), singulares (personalidade) e genéricas. Tudo isto está sintetizado no termo SUBJETIVIDADE”.

10

11 COMPONENTE SOMÁTICO/ SISTEMA SENSORIAL PERSONALIDADE AUTOESTIMA CARÁTER SENTIMENTO E APRENDIZADO

12  “O importante e bonito no mundo é isso: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas, mas que elas estão sempre mudando. Afinam e desafinam”.

13  “A SUBJETIVIDADE É DINÂMICA E MUTÁVEL”.  “Eu não tenho mais a cara que eu tinha, no espelho esta cara não é minha”. (Arnaldo Antunes, música Não vou me adaptar)

14  Um repórter perguntou à poeta Cora Coralina o que é viver bem. Ela lhe disse: "Eu não tenho medo dos anos e não penso em velhice. E digo pra você, não pense. Nunca diga estou envelhecendo, estou ficando velha. Eu não digo. Eu não digo que estou velha, e não digo que estou ouvindo pouco. É claro que quando preciso de ajuda, eu digo que preciso. Procuro sempre ler e estar atualizada com os fatos e isso me ajuda a vencer as dificuldades da vida. O melhor roteiro é ler e praticar o que lê. O bom é produzir sempre e não dormir de dia.

15 Também não diga pra você que está ficando esquecida, porque assim você fica mais. Nunca digo que estou doente, digo sempre: estou ótima. Eu não digo nunca que estou cansada.Nada de palavra negativa. Quanto mais você diz estar ficando cansada e esquecida, mais esquecida fica. Você vai se convencendo daquilo e convence os outros. Então silêncio! Sei que tenho muitos anos. Sei que venho do século passado, e que trago comigo todas as idades, mas não sei se sou velha, não. Você acha que eu sou? Posso dizer que eu sou a terra e nada mais quero ser. Filha dessa abençoada terra de Goiás.

16 Convoco os velhos como eu, ou mais velhos que eu, para exercerem seus direitos. Sei que alguém vai ter que me enterrar, mas eu não vou fazer isso comigo. Tenho consciência de ser autêntica e procuro superar todos os dias minha própria personalidade, despedaçando dentro de mim tudo que é velho e morto, pois lutar é a palavra vibrante que levanta os fracos e determina os fortes. O importante é semear, produzir milhões de sorrisos de solidariedade e amizade. Procuro semear otimismo e plantar sementes de paz e justiça. Digo o que penso, com esperança. Penso no que faço, com fé. Faço o que devo fazer, com amor. Eu me esforço para ser cada dia melhor, pois bondade também se aprende. Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar; porque descobri, no caminho incerto da vida, que o mais importante é o decidir."

17  A Soma de todos os afetos de Cora Coralina

18  Leitura em dupla do texto:  “Educação dos filhos: como produzir um caráter deturpado” (10 minutos) Partilha para a turma: “Você identifica modificações em sua subjetividade?” “Qual a importância destas reflexões para a o pedagogo?”

19  Texto 3 na Terra On:  “O Behaviorismo”, BOCK, 2009.

20  BOCK, Ana Maria M.B. Psicologia (s). 14ª. Edição. São Paulo: Saraiva, 2009.  LARA, Diogo. Temperamento Forte e Bipolaridade: dominando os altos e baixos do humor. Porto Alegre: Diogo Lara, 2004.


Carregar ppt " www.lucianacampos.psc.br www.lucianacampos.psc.br  Mídia → Vídeos  Introdução à Psicologia: Ciência x Senso Comum."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google