A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO DE PESQUISA Fundamentação e Estrutura Prof. Dr. Ariovaldo Lopes Pereira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO DE PESQUISA Fundamentação e Estrutura Prof. Dr. Ariovaldo Lopes Pereira."— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO DE PESQUISA Fundamentação e Estrutura Prof. Dr. Ariovaldo Lopes Pereira

2 I. A Pesquisa Científica O que é pesquisa científica? O que é pesquisa científica? “É a realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas da metodologia consagradas pela ciência” (Ruiz, 2002, p. 49) Pesquisar significa identificar uma dúvida que precisa ser esclarecida. Pesquisar significa identificar uma dúvida que precisa ser esclarecida. A investigação não deve estar a serviço das normas, mas direcionar-se ao seu objetivo, que é buscar a explicação para o problema investigado. A investigação não deve estar a serviço das normas, mas direcionar-se ao seu objetivo, que é buscar a explicação para o problema investigado.

3 Pesquisa => o conjunto de atividades orientadas para a busca de um determinado conhecimento. Para receber o qualificativo de “científica”, a pesquisa deve ser feita de modo sistematizado, utilizando método próprio e técnicas específicas e baseando-se num referencial teórico que lhe dê suporte. Pesquisa => o conjunto de atividades orientadas para a busca de um determinado conhecimento. Para receber o qualificativo de “científica”, a pesquisa deve ser feita de modo sistematizado, utilizando método próprio e técnicas específicas e baseando-se num referencial teórico que lhe dê suporte. O planejamento de uma pesquisa depende tanto do problema a ser investigado, de sua natureza e situação espaço-temporal, quanto do nível de conhecimento e área de atuação do pesquisador. O planejamento de uma pesquisa depende tanto do problema a ser investigado, de sua natureza e situação espaço-temporal, quanto do nível de conhecimento e área de atuação do pesquisador.

4 II. Motivações para a pesquisa Problemas Problemas Busca por soluções de problemas imediatos Busca por soluções de problemas imediatos Desejo pelo conhecimento Desejo pelo conhecimento Requisito para um melhor desempenho profissional Requisito para um melhor desempenho profissional Exigência da “era do conhecimento” – mercado competitivo e seletivo Exigência da “era do conhecimento” – mercado competitivo e seletivo Deve ser prática cotidiana, na formação acadêmica Deve ser prática cotidiana, na formação acadêmica

5 III. Critérios para a Pesquisa Científica Objetividade Objetividade Trabalho sistemático Trabalho sistemático Seguir normas e regras Seguir normas e regras Usar linguagem adequada Usar linguagem adequada Interpretar a teoria para visualizá-la no contexto de análise Interpretar a teoria para visualizá-la no contexto de análise Observar fatos e analisá-los criticamente Observar fatos e analisá-los criticamente

6 IV. Estrutura do Projeto de Pesquisa O projeto de pesquisa consiste na proposta de trabalho e é constituído dos principais itens do processo de investigação a ser desenvolvido pelo pesquisador. Apresenta a base teórica e os procedimentos metodológicos e técnicos da pesquisa, bem como a bibliografia básica inicial. A estrutura do projeto deve seguir um parâmetro que lhe confira unidade, coerência e equilíbrio O projeto de pesquisa consiste na proposta de trabalho e é constituído dos principais itens do processo de investigação a ser desenvolvido pelo pesquisador. Apresenta a base teórica e os procedimentos metodológicos e técnicos da pesquisa, bem como a bibliografia básica inicial. A estrutura do projeto deve seguir um parâmetro que lhe confira unidade, coerência e equilíbrio

7 A. Estrutura externa 1. Capa 2. Folha de rosto 3. Sumário

8 B. Estrutura Interna 1. Tema Corresponde ao título do trabalho, que já deve ser delimitado para evitar generalizações. Deve-se evitar usar temas muito amplos (A exclusão e a educação; A formação do professor; Gestão escolar). Em alguns casos, pode-se usar um subtítulo para delimitar o tema (A educação no Brasil: da Colônia à República; O ensino de língua portuguesa: uma proposta curricular para o ensino fundamental)

9 2. Delimitação do tema (opcional; pode constar da Metodologia) Elementos que restringem o campo de ação da pesquisa e responde às questões: O quê será pesquisado? (objeto da pesquisa); Com quem? (corpus da pesquisa); Que variáveis serão consideradas? (sexo, faixa etária etc.); Quanto tempo? (período de duração da pesquisa). Essas perguntas devem ser respondidas por meio de um texto discursivo.

10 3. Justificativa Momento em que o pesquisador expõe os motivos que o levaram a estudar esse tema e a buscar soluções para seus questionamentos. Aqui deve ser descrito o contexto que envolve a pesquisa, destacando-se a relevância e a atualidade do tema para a área em questão. Destacar os pontos essenciais que, de fato, justificam sua pesquisa, chamando a atenção para a importância do estudo desse tema. Aqui deve ser explicitado o problema de pesquisa, que pode ser formulado por meio de uma pergunta fundamental, a ser respondida ao final, após o teste das hipóteses e/ou discussão da teoria, dependendo do tipo de pesquisa.

11 4. Objetivo geral Explicitação clara do objetivo principal da pesquisa: é o fim último do trabalho científico em questão. Deve deixar claro o quê o pesquisador pretende alcançar com a pesquisa: oferecer dados atuais e consistentes sobre um assunto pouco explorado; avaliar métodos de ensino e técnicas metodológicas; ampliar a visão de profissionais da área etc.

12 5. Objetivos específicos Devem ser especificados os objetivos que levarão o pesquisador a alcançar o objetivo geral previsto para sua pesquisa. Assim, ele deve discriminar, por meio de verbos ativos no infinitivo, os aspectos a serem investigados. Os verbos ativos devem estar relacionados às ações de investigação e não de alteração no campo da pesquisa (projeto de pesquisa e não projeto de ação): investigar, identificar, constatar, verificar, descrever, comparar, avaliar, analisar, discriminar etc. Verbos inadequados: conscientizar, demonstrar, incentivar, orientar, levar a...etc.

13 6. Hipóteses (opcional) Suposições que se antecipam à constatação dos fatos, cuja função é possibilitar explicações e/ou soluções aos problemas levantados. Têm vida curta, pois quando refutadas, são naturalmente substituídas por outras e quando confirmadas, transformam-se em conclusões. Recomendadas em pesquisas experimental, quando podem ser devidamente testadas.

14 6. Perguntas de pesquisa (opcional) Têm relação direta com os objetivos da pesquisa e servem para direcionar a investigação. Indagações que buscam dar suporte para a investigação proposta, com vistas a atingir os objetivos estabelecidos. Devem ser retomadas e respondidas ao final da pesquisa. Mais adequadas em pesquisas qualitativas, etnográficas, bibliográficas etc.

15 7. Referencial teórico Apresentar, de maneira sucinta, o pensamento dos principais autores que representam sua linha teórica de abordagem do tema. Definir com clareza seus argumentos quanto à posição que pretende defender (assumir) na discussão do tema da pesquisa. Recomenda-se que no mínimo de 3 e 5 autores sejam citados no referencial teórico de um projeto de pesquisa.

16 8. Metodologia Descrição da metodologia a ser adotada para a realização da pesquisa. Indicar o tipo de pesquisa e, se possível, os procedimentos (métodos e técnicas) a serem adotados para a coleta e análise dos dados (observação, questionários, formulários, entrevistas etc.).

17 8. Metodologia Responder às questões: O quê será pesquisado? (objeto); Com quem? (sujeito/corpus); Que variáveis serão consideradas? (sexo, faixa etária, escolaridade etc.); Como? (procedimentos, métodos, técnicas, etapas); Quanto tempo? (duração da pesquisa). Responder por meio de texto discursivo.

18 9. Cronograma Prevê as ações do pesquisador em todas as fases da pesquisa, desde a seleção da bibliografia e seu registro até a produção do trabalho final (relatório, artigo científico, dissertação, tese) e sua apresentação (defesa). Pode ser feito por meio de um quadro em que se destacam as fases da pesquisa e os meses do ano que compreendem sua execução.

19 10. Referências bibliográficas Listar, em ordem alfabética de entrada do último sobrenome, todos os autores citados no corpo do projeto. Podem ser indicados também autores ainda não lidos, mas que servirão a discussões posteriores do tema, desde que listados separadamente e com essa explicação.

20 11. Anexos (opcional) Podem ser utilizados sempre que a pesquisa exigir material de suporte para a coleta de dados tais como formulários, entrevistas, fichas de avaliação e diagnóstico, entre outros.


Carregar ppt "PROJETO DE PESQUISA Fundamentação e Estrutura Prof. Dr. Ariovaldo Lopes Pereira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google