Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouCláudia Paiva Carneiro Alterado mais de 7 anos atrás
1
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia
2
Caracterização da Área Lei nº 11.684, de 2 de junho de 2008 Altera o art. 36 da Lei no 9.394/96 (LDB), que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias nos currículos do Ensino Médio. “Art. 36. IV – serão incluídas a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias em todas as séries do ensino médio.”
3
Institucionalização da Disciplina Escolar Práticas Pedagógicas do Professor Troca de experiências didáticas (eventos acadêmicos) Produção Acadêmica (pesquisas, teses, dissertações) Recursos Didáticos (livros didáticos, textos, imagens, etc) Diretrizes Curriculares (Nacional e dos Estados)
4
PNLD Sociologia Quadro Geral 2012 ◦ 14 livros inscritos ◦ 02 livros aprovados 2015 ◦ em processo de avaliação
5
Constituição da equipe de Avaliadores articulação universidade / escola públicas ◦ Formação em Ciências Sociais ◦ Abrangência regional ◦ Professores da Educação Básica; Professores Universitários envolvidos com a formação de professores e metodologia do ensino
6
PNLD Sociologia Princípios Gerais interdisciplinaridade das ciências sociais; rigor teórico e conceitual; mediação didática; apreensão do conhecimento sociológico pelo aluno; autonomia do trabalho pedagógico do professor.
7
PNLD Sociologia Pressupostos Conversão do conhecimento científico num saber escolar Nova configuração do conhecimento escolar por meio da mediação didática Mobilização dos conteúdos da ciência de referência, dos conhecimentos pedagógicos e didáticos, incorporação das possibilidades da prática docente
8
Avaliação Critérios Específicos 1.Legislação 2.Teórico- Conceituais 3.Didático-Pedagógicos: Conteúdo 4.Didático-Pedagógicos: Atividades e Exercícios 5.Avaliação de Imagens 6.Editoração e Aspectos Visuais 7.Manual do Professor
9
Critérios Teórico- Conceituais Tratamento histórico aos fenômenos e conceitos das Ciências Sociais Pluralidade teórica e metodológica e a produção recente Articulação dos fundamentos das diferentes áreas das Ciências Sociais Rigor conceitual e teórico
10
Critérios Didático-Pedagógicos: Conteúdo Entendimento da diversidade cultural Diferentes recursos didáticos Mediação entre o plano teórico e o mundo social do aluno Conceitos como ferramenta de análise Linguagem adequada para o aluno do Ensino Médio Diálogo com outras áreas do conhecimento
11
Critérios Didático-Pedagógicos: Atividades e Exercícios Coerência entre o modo de apresentação dos conteúdos e a elaboração de atividades de aprendizagem e avaliação Atividades de pesquisas empíricas
12
Manual do Professor Subsídio ao trabalho docente Diálogo com o professor capaz de favorecer a apropriação criadora e autônoma do livro Fundamentos teórico-pedagógicos sobre os quais se assentam a elaboração do livro Possibilidades didáticas Discussão sobre currículo, avaliação e concepções de aprendizagem
13
Perfil das obras aprovadas Avanços Demonstram amadurecimento de propostas pedagógicas e didáticas para o ensino de sociologia Enriquecimento do processo de consolidação da disciplina nas escolas Diversificação de autoria, editoras, propostas Aumento do número de obras em condições de aprovação
14
Perfil das obras aprovadas Desafios Risco de reducionismos quando do esforço para realizar a mediação didática Interdisciplinaridade Diversidade regional e cultural Integração do rural e do urbano Pesquisas empíricas
15
Livro Digital Perfil Geral Versão digitalizada do livro impresso acrescida de objetos educacionais digitais (OEDs) Múltiplos tipos de mídia nos OEDs Orientações didáticas específicas para o uso dos OEDs Programas que permitem relativa interação com o livro Função complementar em relação à obra impressa
16
Livro Digital Formas de Utilização Acesso pelos índices de referência ou pelos ícones sinalizadores presentes nas versões digitais e indicadas nas versões impressas Interatividade e potencialidades do mundo digital para a apropriação do conteúdo sociológico, ainda tímidos, porém fiéis aos objetivos de contribuir para a aprendizagem de maneira complementar Flexibilização do uso do material didático em vários tipos de aparelhos, basta uma conexão com a internet
17
Livro Digital Possibilidades Futuras Mediações com os canais de informação, portais, centros de pesquisa e catálogos de periódicos já disponíveis no espaço virtual Potencialidade dos OEDs como ferramentas para o conhecimento sociológico Possibilidades de maior imersão na atividade didático-pedagógica através da ampliação do uso dos recursos digitais, tais como criação de espaços para fóruns virtuais, jogos “multiplayer” e canais/redes de comunicação entre os usuários
18
PNLD Sociologia Desafios e Perspectivas Escolha e Distribuição do Livro Didático Condições da Escola Pública Condições do Trabalho Docente Qualificação do Professor Carga horária disciplina Sociologia
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.