A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 1 Os seres vivos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 1 Os seres vivos."— Transcrição da apresentação:

1 Aula 1 Os seres vivos

2 Biologia bios = vida logos = estudo Biologia é o estudo da vida.

3 Mas, o que é vida?

4 Os seres vivos Seres vivos são entidades que apresentam as propriedades de reprodução, variação e hereditariedade.

5 Os seres vivos São formados por uma ou mais célula;
São capazes de se reproduzir; Podem apresentar crescimento; Possuem metabolismo (conjunto de reações químicas que ocorrem no corpo dos seres vivos e que são responsáveis pela transformação e utilização da matéria e da energia); Respondem a estímulos do meio; Evoluem; Possuem composição química do corpo com predominância dos elementos químicos hidrogênio (H), oxigênio (O), carbono (C) e nitrogênio (n). Esses elementos forma moléculas complexas chamadas moléculas orgânicas.

6 Os seres vivos  Apresentam Ácidos nucleicos: RNA e DNA – os ácidos nucleicos contem as informações genéticas responsáveis pelas características dos seres vivos, desde os estruturalmente mais simples até os mais complexos. A associação entre o hidrogênio, o oxigênio e o carbono forma os carboidratos (como a glicose e o amido) e os lipídeos (como as gorduras); a associação entre o hidrogênio, o oxigênio, o carbono, o nitrogênio e outros elementos químicos origina as proteínas e os ácidos nucleicos.

7 São formados por uma ou mais célula;

8 São capazes de se reproduzir

9 Reprodução assexuada: geram indivíduos idênticos (clones) ao que lhes deu origem.
Bipartição Propagação vegetativa Brotamento

10 Reprodução sexuada: Troca e mistura de material genético

11 Podem apresentar crescimento

12 Possuem metabolismo (conjunto de reações químicas que ocorrem no corpo dos seres vivos e que são responsáveis pela transformação e utilização da matéria e da energia);

13 Respondem a estímulos do meio

14 Evoluem

15 Possuem composição química do corpo com predominância dos elementos químicos hidrogênio (H), oxigênio (O), carbono (C) e nitrogênio (n). Esses elementos forma moléculas complexas chamadas moléculas orgânicas.

16 Apresentam Ácidos nucleicos: RNA e DNA – os ácidos nucleicos contem as informações genéticas responsáveis pelas características dos seres vivos, desde os estruturalmente mais simples até os mais complexos.


Carregar ppt "Aula 1 Os seres vivos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google