A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Seminário de Educação. Seminário de Educação Textos: Mt. 28: 19 – 20; Ef. 6.10-18.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Seminário de Educação. Seminário de Educação Textos: Mt. 28: 19 – 20; Ef. 6.10-18."— Transcrição da apresentação:

1 Seminário de Educação

2 Seminário de Educação Textos: Mt. 28: 19 – 20; Ef. 6.10-18

3 Seminário de Educação I - EDUCAÇÃO CRISTÃ - SUA IMPORTÂNCIA

4 Seminário de Educação 1- A Educação pode ser definida como sendo o desenvolvimento de capacidades, atitudes ou formas de conduta e aquisição de conhecimento como resultado do treino ou ensino, em um trabalho sistematizado, seletivo e orientador, pelo qual nos ajustamos à vida de acordo com as necessidades, ideais e propósitos dominantes.

5 Seminário de Educação 2 - A Educação Cristã tem a finalidade de levar o indivíduo ao conhecimento e aprendizado dos princípios revelados na Palavra de Deus buscando a transformação do mesmo, levando-o a ter a vida e o caráter de Cristo

6 Seminário de Educação 3 - A Educação Cristã preocupa-se com a transformação de vidas, portanto devemos reavaliar nossos alvos, nossos métodos e nossas definições para que estejamos zelando por uma educação cristã eficaz.

7 Seminário de Educação => Sem uma educação cristã eficaz, jamais conseguiremos ter cristãos estruturados na Palavra e capacitados a cumprir a grande comissão em nossa geração.

8 Seminário de Educação d) Cristãos estruturados para o cumprimento da grande comissão, preparados para a realidade de guerra espiritual (Ef. 6.10-18).

9 Seminário de Educação e) Cristãos estruturados para rejeitar os falsos mestres e doutrinas satânicas (1 Tm. 4.1-3). f) Crescimento quantitativo e qualitativo da Igreja, enfatizando- se o discipulado autêntico.

10 Seminário de Educação ENTENDENDO A PÓS-MODERNIDADE

11 Seminário de Educação Modernidade X Pós-modernidade Palestra embasada no livro: Pós-Modernidade - Novos desafios à fé cristã. ABU, 1999. São Paulo.

12 Seminário de Educação Modernidade São variadas as opiniões quanto ao início da eram moderna, alguns consideram o Renascimento ( séculos XIV e XV) Outros optam pelo período do Iluminismo (Séc. XVIII) – Séc. das Luzes

13 Seminário de Educação Características da era Moderna 1.Por meio das filosofias, cujas propostas de modelos novos, romperam com os paradigmas anteriores. 2. O projeto moderno propôs uma série de normas para se aceitar a verdade

14 Seminário de Educação 3. Descartes destacou o padrão racionalista de idéias claras e bem definidas 4. As ciências utilizaram os métodos empíricos

15 Seminário de Educação 5. O prazer com o natural sem referência ao sobrenatural  René Descartes (filósofo matemático francês 1596 – 1650) propôs a idéia do universo como um aparelho mecânico, composto de matéria e movimento, descrito por leis mecânicas.

16 Seminário de Educação  Isaque Newton (Inglaterra 1642 – 1727) forneceu a base para a idéia de que o universo funciona perfeitamente, por sua própria conta, no qual não há necessidade de que Deus intervenha.

17 Seminário de Educação OUTRAS CARACTERÍSTICAS DOS PENSA- MENTOS MODERNOS 6. A matéria e as leis físicas são suficientes para explicar toda a realidade 7. Os poderes invisíveis não seriam mais necessários para explicar o funcionamento do universo.

18 Seminário de Educação OUTRAS CARACTERÍSTICAS DOS PENSA- MENTOS MODERNOS 8. Em lugar da ênfase medieval na submissão à autoridade eclesiástica, surge uma crença crescente no poder das mentes individuais, guiadas por métodos de observação, experiência e reflexão, para alcançar as verdades necessárias e fundamentais da vida.

19 Seminário de Educação OUTRAS CARACTERÍSTICAS DOS PENSA- MENTOS MODERNOS 9. A ciência passa a ser estudada por meio da observação e experiência (Francis Bacaon 1561 – 1626), sendo formada assim a estrutura básica para o método empírico da ciência moderna. => Para Bacon, “conhecimento é poder”.

20 Seminário de Educação OUTRAS CARACTERÍSTICAS DOS PENSA- MENTOS MODEROS 10. Segundo Alister McGrath, o pensamento moderno influenciado pelo Iluminismo, firmava-se em que “a razão era capaz de nos dizer tudo o de que necessitamos saber sobre Deus e sobre moral”

21 Seminário de Educação OUTRAS CARACTERÍSTICAS DOS PENSA- MENTOS MODEROS 11. O período Moderno caracterizava-se pela crença no Progresso. => “O futuro, e não o passado, domina a imaginação. A idade de ouro está diante de nós e não atrás”. (Dewey) => “O homem é capaz de se assim quiser, de aplicar o valor, a inteligência e o esforço necessário para forjar seu próprio destino”.

22 Seminário de Educação => Na era Moderna o homem passou a ser autônomo, entendendo cientificamente, controlando e transformando tecnologicamente o mundo, sem os impedimentos da tradição, da ignorância ou superstição, produzindo seu próprio remédio. => O homem passou a ser seu próprio salvador

23 Seminário de Educação  Influências no Cristianismo -Na teologia o homem também passou a ser o centro (teologia antropocêntrica -> o homem passa a ser a medida de todas as coisas). - Os conceitos bíblicos como os milagres, a encarnação, a morte substitutiva e sacrificial de Cristo são conceitos inadequados ao “homem moderno” (Friedrich Schleiermacher – 1768 / 1834).

24 Seminário de Educação Influências no Cristianismo  Rudolf Bultman (1884 – 1976) elabora sua teologia a partir da premissa de que o homem moderno não crê em milagres, e portanto a Bíblia deve ser “desmitificada”. => Reforma no direito de todo crente estudar a Bíblia sem a mediação eclesiástica (abertura para o individualismo hermenêutico, produzindo um movimento heterogêneo sem critérios de interpretação, causando divisões doutrinárias.

25 Seminário de Educação O PÓS-MODERNISMO

26 Seminário de Educação O PÓS-MODERNISMO => A chegada do pós-modernismo poderia ser descrito como a perda de entusiasmo pelas convicções básicas do modernismo. => Segundo os estudiosos o século XX tem sido marcado por um profundo vazio causado pela frustração e pesadelo pelo fato de que a esperança de que por meio da razão o ser humano poderia entender o cosmos, estabelecer a paz social e melhorar sua condição.

27 Seminário de Educação O PÓS-MODERNISMO => A modernidade deixou a tragédia de que o homem não teria nada que mereceria adoração. => Ao passo que a modernidade era um manifesto de auto-suficiência humana e de auto-gratificação, o pós-modernismo é uma confissão de modéstia e até de desesperança. “Não há verdade”, há apenas verdades.(Guinness)

28 Seminário de Educação O PÓS-MODERNISMO  No pensamento pós-moderno, o pesquisador Guinness salienta ainda outros conceitos, como: * Não existe razão suprema, somente razões; * Não há uma civilização privilegiada (nem cultura, crença, norma e estilo), há somente uma multidão de culturas, de crenças, de normas e estilos;

29 Seminário de Educação O PÓS-MODERNISMO * Não há uma justiça universal, há apenas interesses de grupos; * Não existe a realidade simples nem uma grande realidade de um conhecimento universal e objetivo, existe apenas uma incessante representação de todas as coisas em função de tudo o mais.

30 Seminário de Educação O PÓS-MODERNISMO => O pós-modernismo pode ser entendido portanto, como sendo uma sensibilidade cultural sem absolutos, sem certezas e sem bases fixas, que se deleita no pluralismo e na divergência, e que tem como meta pensar através da radical relatividade situacional de todo pensamento humano. (McGrath).

31 Seminário de Educação O PÓS-MODERNISMO NÃO AOS OBSOLUTOS  Para os autores pós-modernos, as pretensões absolutistas da modernidade somente trouxeram sistemas opressivos, guerras de trincheiras e campos de concentração.

32 Seminário de Educação O PÓS-MODERNISMO Outros motivos da rejeição do absoluto => O absoluto de que a ciência responderia nossas perguntas e resolveria nossas inconsistências, produziu a poluição do ar, nos rios e oceanos; a destruição da camada de ozônio, deixando-nos expostos aos mortais raios solares; uma relação cada vez maior de espécies vivas em perigo de extinção; a possibilidade de uma guerra nuclear de grandes proporções de destruição, etc (SALINAS; ESCOBAR, 1999).

33 Seminário de Educação O PÓS-MODERNISMO Rejeição do absoluto  Para o pensamento na sociedade pós- moderna, deve-se suspeitar portanto de todo absoluto.  Como consequência “não há regras ou normas que controlem a sociedade; nem mesmo Deus tem esse direito”.

34 Seminário de Educação O PÓS-MODERNISMO => Segundo os pensadores pós-modernos, firmados No método crítico da desconstrução, a linguagem é o único meio pelo qual podemos conhecer; sendo porém este um fenômeno arbitrário, deixa as palavras sem um significado permanente.  Desta forma a mente humana é incapaz de entender plenamente e aceitar a realidade.  Não há uma estrutura racional da realidade, e, se houver, não a podemos conhecer.

35 Seminário de Educação O PÓS-MODERNISMO  É opção pessoal dar sentido às palavras como cada um queira. Cada pessoa cria arbitrariamente, sua própria realidade ao utilizar a linguagem.  Neste caso, na ideologia pós-moderna não há nada no fundo dentro de nós, exceto o que nós mesmos ali pusemos;  Não existe significado fixo quanto ao que a Bíblia quer dizer;

36 Seminário de Educação O PÓS-MODERNISMO => Neste caso todas as interpretações são igualmente válidas, ou igualmente sem significado (dependendo do seu ponto de vista);  O HOMEM – Na cosmovisão pós-moderna este é um produto cultural, portanto não tem individualidade.  O ser humano é apenas o que a sociedade define que seja, não pode pensar individualmente.

37 Seminário de Educação O PÓS-MODERNISMO  Neste pensamento pós-moderno o sujeito foi redefinido, produzindo um ambiente propício para a negação da culpa e das responsabilidade pessoais do individuo.  O sujeito pós-moderno não tem identidade nem vontade individual, somente social.

38 Seminário de Educação O PÓS-MODERNISMO Rejeição da Verdade que representa ser Universal. => Rejeção às “metanarrativas” ou marcos gerais que dão sentido à totalidade da vida e que dão um significado ao lugar que ocupamos no amplo sistema das coisas.

39 Seminário de Educação II - Pontos fundamentais para uma Educação Cristã Eficaz.

40 Seminário de Educação 1 - Liderança Educacional devidamente preparada e atualizada (2 Tm 2:15) a) Para que tenhamos bons resultados no ensino da Palavra refutando os pensamentos desta sociedade (Rm 12: 1,2).

41 Seminário de Educação 2. Cada educador deve ser visto como aquela pessoa (dom de Deus para a (Igreja), que é usada por Deus para ensinar e transformar vidas. Deve, portanto, possuir uma vida íntegra sendo modelo para seus alunos.

42 Seminário de Educação 3. Liderança que Conhece o Deus da Bíblia e vive seus peincipios (obediência) 4. Dependência da graça de Deus (Jo.15:5)

43 Seminário de Educação Diretoria Geral de Cultura e Educação CristãDiretoria Geral de Cultura e Educação Cristã. Pr. Arlindo M. C. Jr. BIBLIOGRAFIA ESCOBAR, S.; SALINAS, D. Pós-Modernidade: Novos desafios à fé cristã. ABU, 1999. São Paulo.


Carregar ppt "Seminário de Educação. Seminário de Educação Textos: Mt. 28: 19 – 20; Ef. 6.10-18."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google