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UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE CACOAL DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO LOGÍSTICA EMPRESARIAL Prof. Dr. Flávio de São Pedro Filho ACADÊMICOS: NATANY.

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1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE CACOAL DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO LOGÍSTICA EMPRESARIAL Prof. Dr. Flávio de São Pedro Filho ACADÊMICOS: NATANY DUTRA PINTO OSÉIAS DAS GRAÇAS ALVES SUELI GOTTSELIG CRISTINO TIAGO ALONSO DA SILVA TIAGO FERNANDO OLIVEIRA Logística empresarial em relação ao processamento, informação e planejamento Cacoal, Novembro de 2009 n

2 1.Introdução Apresentaremos neste trabalho teorias e práticas de assuntos relacionados a Logística Empresarial, e confrontaremos estes conteúdos em uma organização do ramo de Água Mineral e Refrigerantes. Na busca pelo aprimoramento de técnicas utilizadas na área de conhecimentos de Administração, esta pesquisa aprofundar- se-á na análise dos processos logísticos. 1.1 Apresentação O presente seminário tem como objetivo principal analisar na prática as teorias apresentadas na disciplina de Logística Empresarial ministrada pelo Profº Dr. Flávio de São Pedro Filho. Para tanto utilizamos as seguintes etapas: Revisão teórica e conceitual; Metodologia; Desenvolvimento; Apreciação crítica, conclusão e Apresentação de seminário. n

3 1.2 Revisão Teórica e Conceitual O objetivo do trabalho é contribuir com a revisão teórica e conceitual do processamento, informação e planejamento logístico, com análise crítica das confluências a serem confrontadas no Workplace proposto. Entrada e processamento de pedidos refere-se as atividades envolvidas na coleta, verificação e transmissão de informações de vendas realizadas. Englobam o trabalho burocrático associado à venda dos produtos ou serviços. O especialista em planejamento deve projetar e especificar as maneiras pelas quais produção e demanda devem ser compatibilizadas e como suas diferenças geográficas devem ser transportadas. Sistema de Informações Gerenciais refere-se a todo equipamento, procedimentos e pessoal que criam um fluxo de informações utilizadas nas operações diárias de uma organização e no planejamento global das atividades da mesma. O sistema utiliza hardware e software de computadores, procedimentos manuais, modelos gerenciais e de decisão e uma base de dados. n

4 1.3 Metodologia Segundo SANTOS (2002), a pesquisa é um conjunto de ações, propostas para encontrar a solução para um problema, que têm por base procedimentos racionais e sistemáticos. A pesquisa é realizada quando se tem um problema e não se tem informações para solucioná-lo. Mediante a orientação do referido autor, é proposta uma metodologia que norteia o preparo dessa tarefa. Utilizamos do Método da Pesquisa Bibliográfica e do Métodos do Estudo de Caso; os procedimentos adotados foram os seguintes: para o primeiro método, reuniões, seleção de títulos, escolha de conceitos e definições; para o segundo método, entrevistas, observações, coleta de dados, reuniões para análise crítica e preparo dos elementos requeridos. n

5 2. Logística empresarial em relação ao processamento, informação e planejamento em uma empresa no ramo de envase e gaseificação de água mineral e refrigerantes. 2.1 Histórico da Empresa A empresa atua no setor de envase e gaseificação de água mineral desde 1985, e refrigerantes desde 1999. A matriz está localizada na cidade de Pimenta Bueno, e possui um centro de distribuição localizado na cidade de Porto Velho, com uma filial em Candeias do Jamari. Houve uma tentativa de trabalhar-se com sucos no ano de 2007, mas não apresentou viabilidade econômica. Os departamentos existentes na empresa são os seguintes: pessoal, compras e logística, produção, comercial e financeiro. n

6 Localização da empresa, no ponto (A) Fonte: Google Mapas MAPA DE LOCALIZAÇÃO DA EMPRESA Localização: Linha 36 Lote 07 – Setor Tatu – Pimenta Bueno - RO n

7 ORGANOGRAMA DA EMPRESA INVESTIGADA n DIRETORIA GERAL GERENTE COMERCIAL GERENTE DE COMPRAS E LOGÍSTICAS GERENTE DE PRODUÇÃO GERENTE FINANCEIRO GERENTE DE RH VENDEDORES PROMOTORES DE VENDAS MOTORISTAS AUXILIARES OPERACIONAL FATURAMENTOCOBRANÇA ASSESSORIA JURÍDICA ASSESSORIA ADMINISTRATIVA

8 Fluxo de Produtos Fluxo de Informações DIAGRAMA DO FLUXO DE PRODUTOS / INFORMAÇÕES (NO SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO FÍSICA DE BENS FINAIS NA EMPRESA INVESTIGADA) n

9 TEMPO DO CICLO DE PEDIDOS Um dos elementos do nível de serviço logístico é o tempo e variabilidade, medidos desde o instante em que o cliente coloca a ordem de compra até o momento em que recebe o pedido. Na organização estudada o tempo do ciclo de pedidos é em média de sete dias, pois da entrada do pedido até a entrega do produto existe esse tempo padrão devido à quantidade de saídas feitas pelos caminhões até os destinos, em meio à esse período também é realizada a produção, pois as entregas são feitas sob encomenda. Sugerimos à organização, atividades de comunicação de pedidos que devem ser levadas em conta, apesar de não fazerem necessariamente parte do ciclo pedido. Poderiam ser realizadas verificação ao crédito do cliente, aviso clientes sobre o andamento de seus pedidos. Essas atividades podem ser executadas simultaneamente, não aumentam o tempo do ciclo total e ainda contribuem no pacote total de serviço oferecido ao cliente. n

10 TEMPO DO CICLO DE PEDIDOS DA ORGANIZAÇÃO (7 DIAS) n

11 TEMPO DO CICLO DE PEDIDOS IDEAL PARA ORGANIZAÇÃO n

12 SISTEMA DE CONTROLE DE ESTOQUES A equipe pesquisadora examinou os efeitos do tempo de transporte, da transmissão dos pedidos e da manipulação dos dados na operação e nos custos deste sistema ao longo do tempo. Concluiu que o controle dos estoques poderia melhorar o sistema de pedidos da seguinte forma: Aproximando o depósito de insumos à fabrica para diminuir o impacto de tempo junto à produção; A disponibilidade mais rápida e atualizada dos níveis de produção; Consultas online pelos vendedores ao estoque de produtos acabados atual; e Previsão de produção. n

13 ta Concorrentes No momento a empresa está no limite de produção. Fazem-se necessários investimentos na capacidade industrial ou então a empresa passará a ter problemas quanto à satisfação de seus clientes. Esse limite de produção abre margens para a migração de clientes insatisfeitos para outras marcas concorrentes. Entrantes Uma entrante pode pesquisar o mercado e descobrir a deficiência da empresa em suprir as necessidades de seus clientes e transformar essa pesquisa em uma oportunidade de negócios. Por conseguinte estabelecendo filial no mercado local e conseqüentemente ganhando parte do mercado da empresa. De acordo com Michael Porter (1986) a indústria lida com cinco tipos de estruturas diferentes ALTERNATIVAS PARA PROJETO

14 ta Substitutos Produtos substitutos podem aportar no mercado e substituir os produtos da empresa, oferecendo aos clientes os mesmos benefícios e custos mais baixos. Pode haver uma aceitação desses produtos dando evasão e oportunidades aos clientes remodelarem suas preferências de consumo. Negociação com clientes A negociação com os clientes torna-se mais difícil à medida que suas expectativas não são atendidas. Negociação com fornecedores O poder de negociação dos fornecedores influência nas negociações da empresa já que matéria-prima com custos mais altos refletem diretamente no preço final para o cliente, tornando o produto menos atrativo e menos competitivo para o mercado.

15 AUTOMAÇÃO DE PEDIDOS A entrada e o processamento de pedidos são automatizados através de softwares SPT. Segundo André Sathler; Grace Johnson, “Os sistemas de processamento de transações (SPT) são sistemas informatizados que executam e gravam a rotina diária de uma empresa”. PRIORIDADES NO ATENDIMENTO DE PEDIDOS A empresa não trabalha com prioridades de produção para clientes. Segundo Ballou (2009) “estabelecer regras de priorização para rotinas de processamento de pedidos significa reconhecer que alguns pedidos são mais importantes que outros para a empresa”. AMPLIAÇÃO DA INDÚSTRIA A capacidade industrial deve ser ampliada pois a empresa corre o sério risco de perder clientes pela falta de produtos acabados. Vantagens: aumento na capacidade de produção, agilidade no processamento das informações, ganhos de escala e redução dos custos a longo prazo. ta

16 AMPLIAÇÃO DA INDÚSTRIA A capacidade industrial deve ser ampliada pois a empresa corre o sério risco de perder clientes pela falta de produtos acabados. Vantagens: aumento na capacidade de produção, agilidade no processamento das informações, ganhos de escala e redução dos custos a longo prazo. ta 8001200 Demanda Capacidade R$ 1.056.000,00 R$ 1.584.000,00 Quantidades em milhares Fonte: Equipe baseado em dados fornecidos pela organização.

17 FORMAÇÃO DE LOTES A gerência estipula um prazo para formação de lotes. Os pedidos dos clientes aguardam até que o lote seja formado. “Se os pedidos fossem enviados aleatoriamente, os custos de comunicação poderiam ser elevados, assim como o custo de transporte para entregas parceladas” Ballou (2009). Fonte: Equipe ta

18 PEDIDOS MÍNIMOS Para Ballou (2009), “o motivo básico do pedido mínimo é tentar atingir algumas economias de escala em transporte e atendimento”. Fonte: Equipe Formação de lotes ta

19 o Sistema de Informação com relação ao processamento, informação e planejamento: Fator Chave em Logística Problema: Sistema de Informação é freqüentemente negligenciado com a justificativa de que não é visto como importante para o consumidor, isto é, que não agrega valor ao produto. Funcionalidade: disponibilizar ao consumidor, o acesso às informações acerca da situação dos pedidos, da disponibilidade de produtos, da programação da entrega, do faturamento e pagamento. Importância:aumento da receita; Disponibilização corretamente dos produtos no mercado. diminuição do custo de: estoques; armazenagem; distribuição e transportes; perdas por danos e prazo de validade. aumento da eficiência e da eficácia: otimizando a utilização dos recursos (material, pessoal, etc...); flexibilizando como, quando e onde os recursos devem ser utilizados.

20 o Sistema de Informação: Fator Chave em Logística Integração com os fornecedores para obter uma operação mais ágil, confiável e de menores tempos de resposta e custos; Sistemas automatizados de movimentação interna de matéria-prima e produtos semi-acabados; Sistemas automatizados para armazenagem de produtos; Integração com agentes de vendas, de forma a gerenciar os estoques de produtos, buscando uma operação mais ágil e de menores custos; Sistemas automatizados para determinação de rotas de veículos de entrega ou de assistência técnica; Integração de Sistemas de Informação com técnicas de pesquisa Operacional;

21 o SISTEMA DE INFORMAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO: Na organização: a integração com os fornecedores é através de telefone ou e-mail; Só existe sistemas automatizados na produção e não na distribuição; Integração com os agentes de vendas é por meio de reuniões mensais, aumentando o custeio com passagens, hospedagem e alimentação dos vendedores; A rota de transportes é determinada de acordo com as vendas; Os sistemas são independentes, não havendo interação entre os softwares; SOLUÇÕES DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA A ORGANIZAÇÃO: Criar reuniões virtuais com os fornecedores via vídeo conferências; Automatização de todas as etapas do processo de armazenamento da matéria-prima, produção e distribuição dos produtos acabados; Criar Centro de distribuição, diminuindo os custos com os transportes; Realizar reuniões com os vendedores externos através de vídeo conferência agilizando assim o processo de tomada de decisões, diminuição de custos para a organização e para os vendedores, proporcionando aumento das vendas com a diminuição do tempo perdido com o deslocamento dos colaboradores até a organização;

22 o COMPONENTES DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO PESSOAS HARDWARE SISTEMA DE INFORMAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO INVESTIGADA A empresa possui um SI, que não funciona integrado; Os fichamentos das informações são informatizadas; O CPD da empresa é terceirizado; Não se utiliza o SIG para o romaneio das cargas; A empresa já perdeu o banco de dados do SIG por não dispor de backup; SOFTWARE

23 o Diagrama do CPD – Centro de Processamento de Dados proposto pela Equipe A empresa poderia utilizar-se de um ERP; Contratar um técnico em Gestão de Softwares e Informática para gerenciar seu próprio CPD; Utilizar-se de relatórios gerenciais para melhor distribuição das cargas; Manter backup constante dos sistemas; Implantar um software próprio para gestão das informações. Dispor para os clientes um site com informações precisas sobre os pedidos;

24 o COMPONENTES DE UM SI ORGANIZAÇÃO PESSOAS HARDWARE SOFTWARE OUTPUT Usuários Clientes Parceiros Impressora E-mail Relatórios Fax SISTEMA DE INFORMAÇÃO INDICADO PARA A ORGANIZAÇÃO INVESTIGADA

25 o Fonte: Equipe REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DO SISTEMA DE DECISÃO ATUAL E PROPOSTO (BALLOU, 2009)

26 o GERENCIAMENTO DE LOGÍSTICA NA ORGANIZAÇÃO ESTUDADA

27 o Fonte: Equipe Faturamento Clientes Lan Financeiro Estoque Clientes Centro de Distribuição Varejistas Proposta da equipe para eficiência da informação logística via ERP

28 s Ciclo do Planejamento Estratégico da Movimentação de Mercadorias. Planejamento logístico na empresa investigada. Sugestões DepósitoAdministraçãoUtilizar-se das técnicas expostas afim de melhorar o ciclo do planejamento estratégico da movimentação de mercadorias. Rotas de TransportesEquipe de Vendas Processamento de Pedidos Produção Nível de EstoqueEstoque CICLO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA MOVIMENTAÇÃO DE MERCADORIAS EM BALLOU (2009).

29 s PROBLEMAS BÁSICOS NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM LOGÍSTICA. BASE GEOGRÁFICABASE TEMPORAL: Consiste em colocar as bases de distribuição em posições estratégicas para diminuir: custos de transporte; manutenção de estoques; e tempo para entrega dos pedidos. Analisa o tempo dos ciclos dos pedidos e sendo o controle de estoque o aspecto chave, além de avaliar métodos alternativos de transporte; Determina o gerenciamento dos estoques e especifica os meios apropriados para transmissão e processamento de pedidos.

30 s DISTRIBUIÇÃO DIFERENCIADA Consiste em diferenciar os produtos que devem escoar pelo sistema de deposito daqueles que são entregues diretamente aos clientes. Eles devem ser diferenciados com respeito a localização. Itens com maior rotatividade devem ser colocados em canal mais próximo do cliente no canal de distribuição. Itens com rotatividade média podem ser colocados em apenas alguns depósitos regionais. Itens de menor rotação ficam localizados somente num ponto central, como exemplo as fábricas. DISTRIBUIÇÃO NA EMPRESA INVESTIGADA A empresa não trabalha com estoque de produtos acabados, porque não consegue produzir em escala suficiente para atender a demanda e estocar produtos. Ela vende primeiro e depois produz para a entrega, acarretando assim, vários problemas tais como: falta de produtos para atender o mercado; insatisfação do cliente por não ter seu pedido atendido em tempo hábil; impossibilidade de efetuar mais vendas, abrindo assim espaço para a concorrência.

31 s COMPENSAÇÃO DE CUSTOS NA EMPRESA INVESTIGADA A empresa utiliza a estratégia de visitar o cliente e incentivá-lo a efetuar a compra para que saia uma quantidade maior de produtos na mesma carga e assim diminuir o custo de transporte. A empresa tem um colaborador responsável pelo departamento que faz a análise e o acompanhamento dos custos logísticos para que não saiam do limite estabelecido pela administração. Localização da empresa, no ponto (A) Fonte: Google Mapas

32 s LOGÍSTICA DE COMPENSAÇÃO DE CUSTOS ATRAVÉS DE CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO Localização da empresa, no ponto (A) Fonte: Google Mapas A empresa pode elaborar um plano de expansão para dispor de centros de distribuição no estado de Rondônia nas cidades de Vilhena, Rolim de Moura, Costa Marques, Jí-Paraná e Porto Velho, em Rio Branco no estado do Acre e no estado de Mato Grosso em Juína, evitando assim o desgaste desnecessário da frota através de menos quilometragem rodada.

33 TF CONCEITOS DE LOCALIZAÇÃO Nos primórdios, a teoria considerava os custos de transporte como o fator primário a influir nas decisões de localização. Alfred Weber desenvolveu teorias associadas ao processo de transformação que ocorria na facilidade. Ele observou que, se os custos de transporte fosse os mesmos para matérias-primas e produtos acabados, a forma do processo de conversão influencia a localização da fábrica. No caso, o processo de transformação pode ser com perda de massa, ganho de massa e sem alteração de massa (weber 1979, p37). CONCEITOS DE CUSTOS DE TRANSPORTES Qualquer serviço de transporte, pode ser descrito em função de seu desempenho e custo. É comum assumir que modos mais rápidos e mais confiáveis são de maior custo financeiro, lembrando que transporte mais lento e menos confiável afeta o tempo de reposição do ponto de vista do comprador, aumentando o mesmo (tempo) e exigindo maior estoque de segurança, fixada a disponibilidade de estoque. No caso da empresa pesquisada, o transporte de matéria-prima é feita através de serviço terceirizado, podendo ocasionar atraso no recebimento das mesmas. Outro fato considerável são os imprevistos que podem acontecer na própria empresa como, quedas de energia ou danos em algumas máquinas, o que atrapalha a produção do produto final.

34 TF AUMENTO DO CUSTO DE TRANSPORTES A empresa pesquisada possui frota própria para fazer a distribuição de seus produtos. Nesse caso pode haver aumento nos custos padrões quando surgem fatores imprevistos como: estradas, pontes e rodovias em más condições de tráfego, ou até mesmo quando ocorrem danos nos veículos que fazem a distribuição, gerando a necessidade de peças novas ou afins. Conseqüentemente isso faz com que possa haver atrasos na entrega do comprador, sem citar o fato de que alguns clientes demoram em atender a equipe de entrega o que atrasa a entrega dos demais clientes. Pode ocorrer também por vários motivos, a necessidade de fazer a reposição de mercadorias aos compradores, o que influencia na relação custo-benefício da empresa, já que o cliente não pago nada por isso.

35 ANÁLISE DOS CUSTOS NA ORGANIZAÇÃO INVESTIGADA o

36 DIMINUIÇÃO DOS CUSTOS NA ORGANIZAÇÃO INVESTIGADA ATRAVÉS DO MELHORAMENTO DA LOGÍSTICA DE TRANSPORTES Valores analisado em um mês. Fonte: Equipe baseado em dados fornecidos pela organização.

37 PONTO DE EQUILÍBRIO

38 CONCLUSÃO A equipe acredita que a empresa está no caminho correto, precisando fazer algumas correções no seu sistema de logística na área de estocagem, distribuição, e sistemas de informações, levando em consideração a necessidade de suprir o aumento da demanda. Melhorar a distribuição de funções, deixando de sobrecarregar determinados colaboradores com cargos e responsabilidade, contribuindo assim para melhor qualidade de vida dos colaboradores. o

39 REFERÊNCIAS: SANTOS, Antonio Raimundo dos. Metodologia Científica – a construção do conhecimento. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. BALLOU, Ronald H.Logística Empresarial: transportes, administração de materiais e distribuição física. 1. Ed – 21 reimpr: São Paulo: Atlas, 2009. o


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