A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Olimpíada de Língua Portuguesa 2016

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Olimpíada de Língua Portuguesa 2016"— Transcrição da apresentação:

1 Olimpíada de Língua Portuguesa 2016

2 LEITURA DA PAUTA E DOS OBJETIVOS

3 APRESENTAÇÃO DA EQUIPE: PCNP- LP: PATRÍCIA DOS ANJOS TIAGO DE SOUZA REIS GLAUCINEIDE DE M. GARCEZ

4 DINÂMICA / VIVÊNCIA OBJETIVO: VIVENCIAR EM POUCOS MINUTOS O TEMA DA OLIMPÍADA, QUE OS PROFESSORES IRÃO TRABALHAR COM OS ALUNOS. COMANDA: SE EXPRESSE POR MEIO DE UMA FRASE OU ILUSTRAÇÃO O QUE SE PEDE NO TEMA ABAIXO: TEMA: O LUGAR ONDE VIVO! MATERIAL: SULFITE, CANETA, LÁPIS.

5 Por que vale a pena participar da Olimpíada de Língua Portuguesa?
“Considero a produção de textos (orais e escritos) ponto de partida (e ponto de chegada) de todo o processo de ensino-aprendizagem da língua.” João Wanderley Geraldi

6 Vídeo de abertura- Olimpíada de Língua Portuguesa - Mec
Fonte:

7 Olimpíada de Língua Portuguesa - Mec - YouTube.MKV

8 Dúvida, ansiedade, insegurança, expectativa e esperança se espalham pelo ambiente escolar quando os professores recebem o convite para se inscreverem em mais uma edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Então surgem as perguntas:

9 Como dar conta do extenso conteúdo curricular de língua portuguesa e das atividades propostas nas oficinas da Coleção da Olimpíada? Qual a contribuição da sequência didática para o ensino e a aprendizagem da escrita? É possível realizar a sequência didática em uma classe heterogênea e numerosa? Alunos sem interesse pela escrita têm chance de vencer um concurso de texto? E o envolvimento com a comunidade, como conseguir?

10  Vamos conferir?

11 Para o professor Possibilita a integração das atividades propostas nos materiais da Coleção da Olimpíada com a programação curricular oficial de língua portuguesa. Articula a produção de textos aos demais eixos do ensino-aprendizagem em língua portuguesa: a leitura, a oralidade e a reflexão sobre a língua e a linguagem para a construção dos conhecimentos linguísticos. Incentiva – de forma planejada – a colaboração e socialização dos conhecimentos: é preciso fazer junto para depois fazer sozinho. Propicia a oportunidade de refletir sobre a prática e de compreender a função social da escrita. Tem a oportunidade de trabalhar a escrita em situações reais de comunicação: quem escreve; com qual objetivo; sob quais condições de produção; para quem ler; onde vai circular; em que suporte. Envolve todos os estudantes da turma nas atividades propostas nas oficinas do Caderno do Professor.

12 Apropria-se da metodologia da sequência didática para o ensino de outros gêneros textuais.
Estabelece uma diretriz para planejar passo a passo o trabalho com sequência didática para o ensino de gêneros textuais. Realiza as oficinas com todos os estudantes sem perder de vista o diagnóstico da primeira produção – o que eles já sabem; os pontos que precisam ser fortalecidos, complementados, adaptados nas atividades propostas no Caderno do Professor. Ensina os estudantes a pesquisar e explorar estratégias de leitura (procedimentos de fazer sumários, de localização de fontes, de registro, de análise da credibilidade de textos coletados). Familiariza-se, por meio do Caderno Virtual, com as múltiplas linguagens, internaliza os esquemas de navegação, ampliando a cultura digital. Adensa o conhecimento do espaço geográfico e da comunidade em que vivem os estudantes.

13 Ferramentas de apoio Plataforma: (recursos digitais: áudio, aula digital, infográfico, jogo, livro digital e vídeo). Materiais impressos: caderno do professor e revista na ponta do lápis. Jogo: questões polêmicas do Brasil: Q.P. Brasil. O jogo da argumentação.

14 Escolas já inscritas. data base: 15/03/2016
9- JOAO PRADO MARGARIDO PROF 10 JOSE BONIFACIO ANDRADA E SILVA JARDIM PROF 11- MARIA VERA LOMBARDI SIQUEIRA PROFA 12- PEDRO VIRIATO PARIGOT DE SOUZA ENGENHEIRO 13- TERCIO MORAES PEREIRA VER 14- UMBERTO LUIZ D URSO DR 15- VILA YOLANDA IV 1- AMADOR DOS SANTOS FERNANDES PROF 2- ARACI ZEBRAL TEIXEIRA 3- CELIA RIBEIRO LANDIM PROFA 4- CLEISE MARISA SIQUEIRA PROFA 5- COSME DE FARIA MAJOR 6- ELIZA RAQUEL MACEDO DE SOUZA PROFA 7- HENRIQUE SMITH BAYMA DR 8- JOAO BATISTA VILANOVA ARTIGAS PROF

15 EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS-Trabalho com poemas.
APRESENTAÇÃO: Colocando em prática as atividades de uma Sequência Didática sobre o gênero Poema: veja como a professora Regina Andrade Clara conseguiu adequar as atividades propostas às diferentes realidades de alunos da 4ª série do Ensino Fundamental. FONTE: didaticas/artigo/2031/escrevendo-na-sala-de-aula-poemas

16 Meu Filme_poema_final_1.mp4

17 ETAPAS DA OLIMPÍADA 1ª ETAPA: INSCRIÇÕES
Podem se inscrever professores que estejam lecionando em 2016, em escolas públicas do Ensino Fundamental (5º a 9º ano) e Ensino Médio (1º ao 3º anos). O professor pode se inscrever na 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, nas categorias: Poema: 5º e 6º. Memórias Literárias:7º e 8º. Crônica:9º ano e 1ª ano E.M. Artigo de Opinião: 2ª e 3ª - E.M. A inscrição é gratuita e realizada exclusivamente pela internet.

18 2ª ETAPA: OFICINAS NA ESCOLA
As oficinas nas escolas representam a essência do trabalho do(a) professor(a) com vistas ao ensino dos gêneros textuais para os estudantes. Pretendem qualificar o processo de produção dos textos a serem enviados para o concurso. Elas acontecem a partir das sequências didáticas propostas pela Olimpíada para os quatro gêneros textuais trabalhados no Programa. As oficinas estão publicadas no Caderno do Professor, disponível na Coleção da Olimpíada, compostos por áudios, vídeos, textos e jogos de aprendizagem relacionados aos conteúdos a serem trabalhados nas escolas.

19 Lembrete 1 para esta etapa
Professor(a), Lembre-se de registrar o trabalho realizado em sala de aula. Na etapa regional, os 500 professores semifinalistas concorrerão na categoria Relato de Prática. Os professores autores dos 28 Relatos de Prática selecionados pela Comissão Julgadora Regional receberão um notebook cada um. A seleção do Relato de Prática do professor não tem nenhum vínculo com a seleção do texto do aluno.

20 Lembrete 2 para esta etapa
O ambiente onde os textos dos alunos serão digitados estará disponível no Portal da Olimpíada em agosto/2016, período em que se encerram as oficinas nas escolas.

21 3ª ETAPA: COMISSÃO JULGADORA ESCOLAR A HORA DE ESCOLHER OS TEXTOS NA ESCOLA
A Comissão Julgadora Escolar avalia e seleciona os melhores textos da escola (um por categoria em que participa), para então enviá-lo à Comissão Julgadora Municipal. São esses os textos que representarão a escola na Etapa Municipal da Olimpíada. Grade de avaliação..\..\..\..\..\..\Desktop\material da OLP\criterio_avaliacao.pdf Deve ser coordenada: diretor da escola; três a cinco avaliadores, incluindo: professores de Língua Portuguesa, representantes de pais de alunos e representantes da comunidade. Atenção: os textos devem ser enviados exclusivamente pela internet, não serão aceitos textos enviados de outra forma.

22 4ª ETAPA: COMISSÃO JULGADORA MUNICIPAL.
5ª ETAPA: COMISSÃO JULGADORA ESTADUAL. SAEM OS SEMIFINALISTAS 6ª ETAPA: COMISSÃO JULGADORA REGIONAL:  38 textos por categoria dos alunos finalistas  7ª ETAPA: COMISSÃO JULGADORA NACIONAL:  5 textos vencedores por gênero textual. 8ª ETAPA: PREMIAÇÃO: A Premiação Nacional será realizada no dia 06/12. Participarão do evento de premiação e da festa final os professores e respectivos alunos dos 152 textos finalistas, um representante legal do aluno finalista e o diretor da escola à qual o aluno e professor são vinculados. Do total de textos finalistas, serão anunciados 05 textos vencedores por categoria.

23 Premiação 500 alunos semifinalistas e seus professores:: medalha, livros e participação em oficinas culturais e de formação. 152 alunos finalistas e seus professores: medalha e 1 tablet. Escolas dos 152 finalistas: placa de homenagem. 28 professores semifinalistas, vencedores na categoria Relato de Prática: 1 notebook. 20 alunos vencedores e seus professores: medalha, 1 notebook e 1 impressora. Escolas dos 20 vencedores: 10 computadores, 1 impressora, 1 projetor, 1 telão para projeção e livros.

24 Materiais já encaminhados para escolas:
Regulamento; Cronograma; Cartaz; Folder; informativo;

25 Olimpíada da Língua Portuguesa - 5ª edição - YouTube.MKV
Vídeo final da OLP Olimpíada da Língua Portuguesa - 5ª edição - YouTube.MKV

26 ENCAMINHAMENTOS - OLP Articular com os demais professores coordenadores o tema da orientação técnica; Multiplicar o tema da orientação técnica com os professores em ATPC, em especial com os professores de língua portuguesa; Incentivar a participação do professor de língua portuguesa na OLP; Providenciar uma lista como os seguintes dados: nome do professor que se inscreveu na OLP; RG; Gênero que será trabalhado; se o professor acumula e em qual período; Informar aos professores inscritos/ participantes que haverá uma formação presencial em abril, com data à ser definida;

27 INTERVALO

28 OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA
2016

29 DIRETORIA DE ENSINO LESTE 2
12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas OBMEP – ª Fase DIRETORIA DE ENSINO LESTE 2 NÚCLEO PEDAGÓGICO

30

31 Justificativa: Divulgar as inscrições da 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP 2016, visando maior adesão das escolas e alunos participantes no dia da prova (1ª e 2ª fase); Análise das questões de provas anteriores e uma preparação mais intensa para realizar a prova na 1ª e 2ª fase. Despertar a necessidade do estudo extraclasse, socializando e discutindo questões, bem como a revisão de conteúdos matemáticos necessários para a resolução das questões da prova da OBMEP.

32 Objetivos: Estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas; Contribuir para a integração das escolas públicas com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e as sociedades científicas; Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas; Realizar estudos das questões das provas anteriores;

33 Objetivos: Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento; Desenvolver e aprimorar o raciocínio lógico dos alunos; Melhorar o desempenho dos alunos nas provas da OBMEP, visando a premiação. Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional;

34 Parcerias, Encontros e Eventos

35

36 Vídeo Grupo de Estudos

37

38

39

40 Participantes Divisão em Níveis de Grupo

41 Premiação

42 Premiação de Alunos

43 Atribuições Escola

44 Atribuições Escola

45 Atribuições Escola

46

47 Provas e Vídeos de Anos Anteriores

48 Modelo de Questão

49 Solução da questão e o vídeo

50 Vídeo: A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas divulgou o resultado da competição. Quinhentos alunos foram premiados com medalha de ouro. Você vai conhecer agora os segredos desses vencedores. segredos-dos-campe-brasoes-da-olimpiadaileira-de-matematica.html

51 Estatísticas OBMEP

52 Matriculados Leste 2 2015 2016 Anos Iniciais = 30.614
Anos Finais = (Nível I e II) EJA = (Nível I, II e III) Ensino Médio = (Nível III) Total = 2016 Anos Iniciais = Anos Finais = (Nível I e II) EJA = (Nível I, II e III) Ensino Médio = (Nível III) Total =

53 Premiações Leste 2 - 2014 Medalha de Ouro
Aluno: Vinícius Batista Xavier – EE Maria Vera Lombardi Siqueira Medalha de Bronze Aluno: Ednei Costa da Silva Júnior - EE Maria Vera Lombardi Siqueira Aluno: Renato da Silva Ferreira – EE Araci Zebral Teixeira Menção Honrosa 24 (Vinte e Quatro) Certificados

54 Premiação 2015 Medalha de Bronze
Aluna: Janeth Mamani Sacari - EE Francisco Pereira de Souza Filho, Prof. Nível: 3

55 Menção Honrosa OBMEP 2015 - Medalha de Ouro 1
Nome Nível Escola Prêmio AMANDA GONCALVES RODRIGUES 1 NEYDY DE CAMPOS MELGES PROF Certificado de Menção Honrosa ANNA LAURA ALVES DE CARVALHO EMEF BERNARDO O HIGGINS BRUNO JOAQUIM DA SILVA E.E. DOM BERNARDO O'HIGGINS DIEGO ANSELMO SANTOS ARACI ZEBRAL TEIXEIRA DIOGO HENRIQUE DE SANTANA SANTOS HECKEL TAVARES EMANUELE BARBOSA DE PAULA AMADOR DOS SANTOS FERNANDES PROF GABRIEL BRITO MOURATO LACERDA GABRIELA SOARES DOS SANTOS CHARLES DE GAULLE GIOVANA TORRES BARBOSA GUSTAVO DANIEL NOGUEIRA DOS REIS

56 Menção Honrosa OBMEP 2015 - Medalha de Ouro
Nome Nível Escola Prêmio IURY SOUSA RODRIGUES DOS SANTOS 1 REPUBLICA DO SURINAME Certificado de Menção Honrosa KAREN APARECIDA SANTOS DE SOUZA PEDRO GERALDO COSTA DEPUTADO MARIANA SANTOS FERNANDES DE SOUSA CLEISE MARISA SIQUEIRA PROFA. PAULO ROBERTO SILVA DO VALE JOSE BUSTAMANTE DEPUTADO PIETRO POSSEBON MANOEL DE NOBREGA DEPUTADO RAFAELA LOPES SILVA PEDRO VIRIATO PARIGOT SOUZA ENG VAYMAR DENIS GOMES MEDRANO ARLINDO PINTO DA SILVA PROF ALVARO R RIBEIRO ALVES DOS SANTOS 2 FRANCISCO PARENTE CARLOS GABRIEL F F FERREIRA MARIA VERA LOMBARDI SIQUEIRA PROFA

57 Menção Honrosa OBMEP 2015 - Medalha de Ouro 2
Nome Nível Escola Prêmio DAVID XAVIER DE AZEVEDO 2 MANOEL DE NOBREGA DEPUTADO Certificado de Menção Honrosa GABRIEL SALES MEDEIROS MARIA VERA LOMBARDI SIQUEIRA PROFA GUILHERME TADEU ARAUJO GUSTAVO RODRIGUES DE MELO IRIS KATIA DE FARIAS NOGUEIRA MARIA LUCIA AMBROZIO PROFA KAYAN LEAL PASSOS ARMANDO GOMES DE ARAUJO PROF KURT GUTERRES BARRETO AMADOR DOS SANTOS FERNANDES PROF LEONARDO BATISTA DA SILVA MARIO KOZEL FILHO LUCAS ARIEL SOUZA PINO CLEISE MARISA SIQUEIRA PROFA. LUCAS RIBEIRO CONSTANTINO JARDIM CENTENARIO

58 Menção Honrosa MATHEUS REZENDE DOS REIS 2 ARACI ZEBRAL TEIXEIRA
Certificado de Menção Honrosa MELISSA ANSELMO BALLESTEROS NASCIMENTO CLEISE MARISA SIQUEIRA PROFA. RENATO DA SILVA FERREIRA RENATO MARTINS FERREIRA REPUBLICA DO SURINAME ADRIANA ALVES DA SILVA 3 EE REVERENDO TERCIO MORAES PEREIRA DANIEL MAGNO DA SILVA FRANCISCO PARENTE EFRAIM MANASSES REGO SILVA CARLOS GOMES FRANCISCO ANTONIO OLIVEIRA SILVA GUSTAVO DOMBSKI SILVA JOSE BUSTAMANTE DEPUTADO IVAN CARLOS MAMANI SACARI FRANCISCO PEREIRA DE SOUZA FILHO PROF

59 Menção Honrosa OBMEP 2015 - Medalha de Ouro JULIA BRANDAO DOMINGUES 3
Nome Nível Escola Prêmio JULIA BRANDAO DOMINGUES 3 EE REVERENDO TERCIO MORAES PEREIRA Certificado de Menção Honrosa MATHEUS CUNHA SIMOES DA SILVA UMBERTO LUIZ D URSO DR. MATHEUS MACHADO MONTEIRO PEDRO MOREIRA MATOS PROF OSCAR VINICIUS DE ALMEIDA BASIL PAULO ARIEL DE JESUS FRANCISCO PEREIRA DE SOUZA FILHO PROF THIAGO CORREIA LUZ VINICIUS AMARAL RAMOS ESTELA BORGES MORATO WILLIAM GABRIEL T DE LIMA MARIO KOZEL FILHO

60 OBRIGADO Núcleo Pedagógica Diretoria de Ensino Leste 2

61 Avaliação de Aprendizagem em Processo
10ª edição

62 Retrospectiva AAP desde 2011; Anos Iniciais a partir de 2013;
Até 2015: As avaliações da AAP, de caráter exclusivamente diagnóstico, constituem-se em instrumentos investigativos da aprendizagem dos alunos, em termos de suas competências e habilidades. A partir de 2016: As avaliações da AAP, AF e EM, passará a ser processual; 2016: A SEE convidou alguns PCNP para participarem da validação/revisão da AAP;

63 Avaliação Processual Avaliar dessa maneira permite acompanhar a construção do conhecimento, identificar eventuais problemas e dificuldades e corrigi-los antes de avançar. "Isso ajuda a interpretar o que a turma aprendeu ou não e, assim, intervir, mudando as estratégias", explica Jussara Hoffmann.

64 Aplicação Ao final dos três primeiros bimestres letivos para todos os anos/séries, nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. Abril/Maio; Junho; Setembro; Novembro ( SARESP);

65 Organização da 10ª edição
1- Público Alvo: Todos os segmentos, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio; 2 – Composição Anos Finais e Ensino Médio: 12 questões ( 6 habilidades do Caderno do aluno); Obs.: Uma das questões será oriunda do SARESP; 3 – Conteúdo: 1º Bimestre ( Currículo de SP); 4 - Nível das questões: fácil, médio e difícil; 5- Não haverá produção textual e as recomendações pedagógicas; 6 – Previsão de entrega das provas às Unidades Escolares: até o final do 1º Bimestre, porém não há um cronograma oficial;

66 8 - Resultados: serão digitados na plataforma (SARA) e carregado para a plataforma FOCO APRENDIZAGEM e a escola terá autonomia para utilizá-la como recurso avaliativo; 9 – Material de Apoio: Matriz de Avaliação Processual.

67 Matriz de Avaliação Processual
Neste ano de 2016, a rede estadual terá acesso a mais um material de apoio: a Matriz da Avaliação em Processo. Essas matrizes explicitam os conteúdos, as competências e habilidades a que os alunos têm o direito de desenvolver ao longo do percurso escolar, destacando as que orientarão a elaboração das provas da Avaliação da Aprendizagem em Processo (AAP).

68 Encaminhamentos - AAP Revisitar: A Videoconferência de agosto/2015;
A Videoconferência de Fevereiro/2016 – Planejamento-2016; Documento: Orientações para o Planejamento/2016 – Plataforma Foco Aprendizagem.


Carregar ppt "Olimpíada de Língua Portuguesa 2016"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google