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Curso de Administração Teorias da Administração

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Apresentação em tema: "Curso de Administração Teorias da Administração"— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Administração Teorias da Administração

2 Introdução Estudar as teorias de administração é importante porque:
A teoria administrativa cresceu devido à constante mudança de paradigmas. Há mudanças em todos os tipos de ambientes (competitivo, tecnológico, econômico, social) que levaram ao surgimento de novos conceitos e técnicas para administrar as organizações.

3 Fundamentos do Pensamento Administrativo
Até o ano de 1700, os sistemas de produção eram conhecidos como caseiros, pois aconteciam em casa. Os artesãos orientavam aprendizes na execução do trabalho manual de produtos. A grande virada ocorreu com a Revolução Industrial, durante o século XVIII. A Inglaterra transformou-se na grande potência econômica do século.

4 Fundamentos do Pensamento Administrativo
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Substituição do artesão pelo operário especializado Surgimento das fábricas Crescimento das cidades, originando novas necessidades de administração pública Surgimento dos sindicatos Administração consolida-se como área do conhecimento Primeiras experiências práticas com a Moderna Administração de Empresas (SOHO) Adaptado de Maximiano (2004). Quadro 1 – Tendências da Revolução Industrial

5 Fundamentos do Pensamento Administrativo
O progresso desse período foi impulsionado por dois elementos: - a invenção do motor a vapor por James Watt; - o estabelecimento do sistema fabril. Interessante! Adam Smith e James Watt são os maiores responsáveis pelas mudanças da velha Inglaterra, construindo uma nova e lançando o mundo em direção à industrialização. Smith provocou a revolução do pensamento econômico; Watt, a revolução do uso do vapor. Toynbee (1956 apud WREN, 2005, p. 41).

6 Fundamentos do Pensamento Administrativo
Adam Smith, em 1776, avaliava os benefícios econômicos da divisão do trabalho, também chamada especialização de mão de obra, que dividia a produção em tarefas menores, atribuídas aos trabalhadores ao longo das linhas de produção (RUSSELL; TAYLOR III, 2003). Nessa fase, o capital financeiro passou a constituir a principal fonte de riqueza. Essa situação levou à separação entre o capitalista e o empregador, com os administradores tornando-se empregados assalariados. 6

7 Fundamentos do Pensamento Administrativo
As práticas administrativas no início da Revolução Industrial eram rudimentares: a qualidade dos produtos era variável e precária; cabia ao comprador inspecionar o produto; pagavam-se baixos salários; tinha-se um forte controle sobre as atividades da mão de obra. Os primeiros sindicatos surgiram no início dos anos de 1800, com a intenção de proteger o salário dos artesãos. As fábricas e a preocupação com a eficiência atraíram a atenção de estudiosos que lançaram as bases das teorias administrativas.

8 Principais Autores da Abordagem Clássica
SUMÁRIO Henry Fayol e a escola do processo de administração; Frederick Taylor e a administração científica; Henry Ford e a produção em massa; Alfred Sloan e a produção da GM.

9 Principais Autores da Abordagem Clássica
HENRI FAYOL – A escola do processo administrativo Henri Fayol, engenheiro de minas francês, nasceu em Constantinopla, em 29 de julho de Estudou na Escola de Minas de Saint-Étienne e foi diretor de diversas sociedades de sua especialidade. Convencido da necessidade de organizar o pessoal das grandes empresas de modo racional, dedicou-se desde a juventude ao estudo dessa matéria, chegando a criar a doutrina que leva o seu nome: fayolismo. Adaptado de Fayol (1994) e Maximiano (2004). 9

10 Principais Autores da Abordagem Clássica
HENRI FAYOL – A escola do processo administrativo Em 1916, Henri Fayol publicou o livro Administração geral e industrial. Nesse livro ele afirmava que a administração é composta por cinco funções: previsão (planejamento), organização, comando, coordenação e controle. Segundo Fayol (1994, p. 26): Prever é “explorar” o futuro e traçar o programa de ação; Organizar é constituir o duplo organismo, material e social, da empresa, ou seja, montar uma equipe e possuir recursos materiais para o desenvolvimento do trabalho; Comandar é dirigir o pessoal; Coordenar é ligar, unir e harmonizar todos os atos e todos os reforços; Controlar é cuidar para que tudo corra de acordo com as regras estabelecidas.

11 Principais Autores da Abordagem Clássica
HENRI FAYOL – A escola do processo administrativo Para Fayol, administrar não era inventar sistemas e métodos para aumentar a velocidade de processamento, era um arranjo organizado e integrado entre produção, vendas e finanças, levando em consideração as funções da organização (WREN, 2005); Fayol afirmava que nada era rígido ou absoluto em se tratando de problemas administrativos. Por esse motivo, os 14 princípios escritos por ele deveriam ser aplicados de forma flexível, de acordo com a situação e a realidade de cada empresa.

12 Principais Autores da Abordagem Clássica
HENRI FAYOL – A escola do processo administrativo 1) Divisão do trabalho; 8) Centralização; 2) Autoridade; 9) Hierarquia; 3) Disciplina; 10) Ordem; 4) Unidade de comando; 11) Equidade; 5) Unidade de direção; 12) Estabilidade e manutenção do pessoal; 6) Subordinação do interesse individual ao interesse geral; 13) Iniciativa; 7) Remuneração; 14) Espírito de equipe; Adaptado de Bateman e Snell (1998). Quadro 2 – Os 14 princípios de Henri Fayol

13 Principais Autores da Abordagem Clássica
HENRI FAYOL – A escola do processo administrativo Administradores, de acordo com Henri Fayol, precisavam de certas qualidades, conhecimentos e experiência (WREN, 2005, p. 213): Qualidades físicas: saúde, vigor, trato (literalmente, modo de se comportar); Qualidades mentais: habilidade para compreender e aprender, julgamento, vigor mental e adaptabilidade; Qualidades morais: energia, firmeza, vontade para aceitar as responsabilidades, iniciativa, lealdade, tato, dignidade; Educação geral: deveria ir além do necessário à função; Conhecimentos especiais: esses eram peculiares à função, seriam técnicos, financeiros, administrativos, entre outros; Experiência: conhecimento que surge do trabalho adequado; a memória de outras lições aprendidas.

14 Principais Autores da Abordagem Clássica
HENRI FAYOL – A escola do processo administrativo Conceitos-chave As 5 funções e os 14 princípios de Fayol Os executivos formulam o propósito da organização, protegem os empregados e mantêm as comunicações Os administradores devem responder aos acontecimentos que se modificam Contribuições Viam a administração como uma profissão que pode ser treinada e desenvolvida Enfatizavam os amplos aspectos de políticas dos administradores Ofereciam prescrições administrativas Limitação As prescrições universais necessitavam de qualificações para fatores ambientais, tecnológicos e de pessoal Adaptado de Bateman e Snell (1998) Quadro 3 – Resumo da abordagem da gestão administrativa

15 Principais Autores da Abordagem Clássica
HENRI FAYOL – A escola do processo administrativo As ideias de Fayol se agregaram às contribuições de pessoas, que evoluíram, e o uso as consagrou como as quatro funções do processo administrativo: planejamento, organização, execução e controle (MAXIMIANO, 2004). PLANEJAMENTO Adaptado de Chiavenato (2004) CONTROLE ORGANIZAÇÃO EXECUÇÃO Figura 1 – Ciclo de decisões do processo administrativo

16 Momento de reflexão sobre os conceitos aprendidos:
EXERCÍCIO - INTERATIVIDADE Momento de reflexão sobre os conceitos aprendidos: Visto os conceitos de Henri Fayol, destaque suas principais contribuições à Administração.

17 Principais Autores da Abordagem Clássica
FREDERICK TAYLOR – A administração científica Frederick Winslow Taylor nasceu em Germantown, Filadélfia, estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, no dia 20 de março de Sua família pertencia à classe média, a ponto de permitir boas escolas ao jovem Fred. Iniciou suas atividades profissionais como torneiro, entre 1874 e 1878. Em 1878 ingressou na Midvale Steel e lá ficou por 12 anos; ingressou como trabalhador e chegou a engenheiro-chefe. Obteve o título de mestre em engenharia em Nesse período, desenvolveu uma série de muitos aprimoramentos técnicos. No período entre 1890 e 1893, foi gerente geral de uma empresa que fabricava papel. Em 1893 foi contratado por Joseph Wharton (fundador da primeira escola de administração dos USA) para trabalhar na Bethlehem Steel (uma grande siderúrgica, tinha funcionários em 1900). Em 1901, retornou à sua cidade natal, dedicando-se à divulgação de suas ideias. Adaptado de Taylor (1995) e Maximiano (2004). 17

18 PRINCIPAIS AUTORES DA ABORDAGEM CLÁSSICA
FREDERICK TAYLOR – A administração científica A administração científica representou um marco na evolução das ideias sobre produção, riqueza e relações harmônicas entre empregadores e empregados (TAYLOR, 1995); Frederick Taylor foi seu principal criador. Ele estudou, cientificamente, os problemas fabris de sua época e popularizou a noção de eficiência: obter o resultado desejado com o menor desperdício de tempo, esforço e materiais (TAYLOR, 1995); Frederick Taylor acreditava que a administração tinha que aceitar as responsabilidades de planejamento, organização, controle e determinação de métodos, e não deixar essas importantes funções para os trabalhadores .

19 Principais Autores da Abordagem Clássica
FREDERICK TAYLOR – A administração científica Taylor identificou quatro princípios, segundo Bateman e Snell (1998, p.50): A administração deveria desenvolver uma abordagem precisa, científica para cada elemento do trabalho de um indivíduo substituindo as diretrizes gerais. 2) A administração deveria selecionar, treinar, ensinar e desenvolver cientificamente cada trabalhador, e assim a pessoa certa teria o trabalho certo. 3) A administração deveria cooperar com os trabalhadores para assegurar que o trabalho correspondesse aos planos e aos princípios. 4) A administração deveria assegurar uma divisão igual de trabalho e responsabilidade entre os administradores e os trabalhadores.

20 Principais Autores da Abordagem Clássica
FREDERICK TAYLOR – A administração científica O sistema de produção para Taylor era uma abordagem sistemática para melhorar a eficiência dos trabalhadores. De acordo com Gaither e Frazier (2005, p. 9), seguia os seguintes passos: A habilidade, a força e a capacidade de aprendizagem; Cronometragens para definir com precisão a produção padrão por trabalhador em cada tarefa; Cartões de instrução, roteiros e especificações de materiais para coordenar e organizar a fábrica; A supervisão com uma cuidadosa seleção e treinamento; Os sistemas de incentivo para aumentar a eficiência e aliviar a carga de responsabilidade dos encarregados.

21 Principais Autores da Abordagem Clássica
FREDERICK TAYLOR – A administração científica Conceitos-chave Analisava o trabalho utilizando métodos científicos para determinar a “única melhor maneira” de completar as tarefas de produção Enfatizava o estudo das tarefas, seleção e treinamento de trabalhadores e a cooperação entre trabalhadores e a administração Contribuições Melhorou a produtividade e a eficiência das fábricas Introduziu análise científica no ambiente de trabalho O sistema de gratificação diferenciada equiparava as recompensas dos trabalhadores a seu desempenho Propiciava cooperação entre a administração e os trabalhadores Limitação Os pressupostos motivacionais eram simplicistas Os trabalhadores eram vistos como partes de uma máquina Havia potencial para a exploração do trabalho Excluía as tarefas de alta administração Ignorava o relacionamento entre a organização e o seu ambiente Adaptado de Bateman e Snell (1998) Quadro 4 – Resumo da abordagem da gestão administrativa

22 Principais Autores da Abordagem Clássica
FREDERICK TAYLOR – A administração científica O legado da administração científica de Taylor foi amplo e intenso, sendo que seus pontos mais importantes foram a melhoria da produtividade e a eficiência na fabricação. Taylor concentrou-se nas tarefas, dando destaque ao dever dos administradores em coletar informações sobre práticas de trabalho e conceber atividades, equipamentos e rotinas que refletissem os melhores métodos de trabalho. Um dos mais famosos exemplos de aplicação da administração científica é a fábrica que Henry Ford construiu para produzir o modelo T.

23 Principais Autores da Abordagem Clássica
HENRY FORD – Produção em massa Henry Ford nasceu em 30 de julho de 1863, em Dearborn. A família possuía terras e era próspera. Ford saiu de casa em 1879 para procurar seu destino em Detroit. Nascera para ser mecânico: era paciente, sistemático e cuidadoso, além de possuir talento nessa área. 1891 → Ford começa a trabalhar para a Detroit Illuminating Company. 4 de junho de 1896 → Ford completa e testa seu primeiro automóvel, o quadriciclo. 5 de agosto de 1899 → A Detroit Automobile Company é formada. Ford é seu superintendente. 1 de outubro de 1908 → Ford lança o primeiro Modelo T. 1913 → A Ford introduz a produção em linhas de montagem móveis 7 de abril de 1947 → Falecimento de Henry Ford. Adaptado de Tedlow (2002). 23

24 Principais Autores da Abordagem Clássica
HENRY FORD – Produção em massa Os princípios de fabricação por meio da linha de montagem eram conhecidos há muito tempo, desde o início do taylorismo, como também são conhecidas as técnicas da administração científica. Mas foi na Ford Motor Company, no início do século XX, que Henry Ford projetou o Modelo T para ser construído em linhas de montagem; As linhas de montagem da Ford incorporavam os elementos principais da administração científica: desenhos de produtos padronizados, produção em massa, baixos custo de manufatura, linhas de montagem mecanizadas, especialização de mão de obra e peças intercambiáveis.

25 Principais Autores da Abordagem Clássica
HENRY FORD – Produção em massa Foi Henry Ford quem elevou ao mais alto grau os dois princípios da produção em massa (fabricação de produtos iguais em grandes quantidades): peças padronizadas e trabalhadores especializados. Princípios da produção em massa Peças padronizadas Trabalhador especializado Máquinas especializadas; Sistema universal de fabricação e calibragem; Controle de qualidade; Simplificação das peças; Simplificação do processo produtivo. Uma única tarefa ou um pequeno número de tarefas; Posição fixa dentro de uma sequência de tarefas; O trabalho vem até o trabalhador; As peças e máquinas ficam no posto de trabalho. Adaptado de Maximiano (2004) Quadro 5 – Princípios da produção em massa

26 Principais Autores da Abordagem Clássica
À medida que se evidenciavam as vantagens, o modelo Ford tornou-se o padrão de organização das empresas industriais dos Estados Unidos. Esse fato foi responsável pela notável expansão industrial em todo o mundo. (MAXIMIANO, 2004) 26

27 Momento de reflexão e sobre os conceitos aprendidos:
EXERCÍCIO - INTERATIVIDADE Momento de reflexão e sobre os conceitos aprendidos: Visto os conceitos de Frederick Taylor e Henry Ford, destaque suas principais contribuições à Administração.

28 Principais Autores da Abordagem Clássica
ALFRED SLOAN Alfred Pritchard Sloan Jr. nasceu em 23 de maio de 1875, em New Haven. Estudou engenharia mecânica e se graduou pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) em 1895. 1909 → Assumiu o controle de uma empresa de autopeças . Essa empresa foi comprada pela United Motor em 1916 (uma das empresas do grupo da GM). 1916 → Tornou-se presidente da United Motors. 1923 → Presidente da GM. 1937 → Passou a fazer parte da Diretoria da GM. 17 de fevereiro de 1966 → Falecimento de Sloan. Adaptado de Sloan (2001). 28

29 Principais Autores da Abordagem Clássica
ALFRED SLOAN Nem Taylor nem Ford se preocuparam com a estrutura organizacional necessária para administrar as fábricas, atividades de engenharia e sistemas de marketing. A ênfase estava na organização da linha de produção. Essa lacuna foi preenchida com as contribuições de Alfred Sloan (MAXIMIANO, 2004)

30 Principais Autores da Abordagem Clássica
ALFRED SLOAN Segundo Maximiano (2004), para sanar os problemas da GM na década de 1920, Sloan decidiu que deveria resolver dois problemas críticos: - era preciso profissionalizar a administração; - era preciso modificar o produto básico da Ford.

31 Principais Autores da Abordagem Clássica
ALFRED SLOAN Para solucionar o primeiro problema, Sloan criou um modelo de administração com subdivisões descentralizadas que foram transformadas em centros de lucro. Estas eram administradas com base nos números pelo “quartel-general”. Administração superior Funções centrais de finanças, marketing, entre outras. Administração de objetivos Maximiano (2004, p. 169). Divisão – unidades de negócio

32 Principais Autores Da Abordagem Clássica
ALFRED SLOAN O segundo problema a ser resolvido seria criar uma política a respeito da linha de carros a serem produzidos. Sloan estruturou uma política de segmentação da oferta de seus carros, baseado no princípio de que diferentes segmentos de mercado estariam dispostos a pagar diferentes preços por diferentes produtos (CORRÊA; CORRÊA, 2007) A estratégia de flexibilização de linha de produtos de Sloan obteve sucesso, o que permitiu à GM ultrapassar a Ford como líder mundial em produção de veículos (SLOAN, 2001)

33 CONCLUSÕES A abordagem clássica da administração tentou lidar com o crescimento as indústria americana representando o início do pensamento formal em administração; A administração científica de Taylor trouxe a aplicação de métodos científicos como forma de execução das tarefas de produção; Fayol contribuiu com a perspectiva de que a administração era uma profissão; Sloan complementou as lacunas deixadas pela administração científica e a produção em massa de Henry Ford.

34 REFERÊNCIAS BATEMAN, T; SNELL, S. Administração: construindo vantagem competitiva. São Paulo: Atlas, 1998. CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. CORRÊA, Henrique L; CORRÊA, Carlos A. Administração de produção e operações: manufatura e serviços: uma abordagem estratégica. 2. ed. São Paulo: Atlas, p. FAYOL, Henri. Administração industrial e geral: previsão, organização, comando, coordenação, controle. Tradução Irene de Bojano e Mário de Souza. 10. ed. São Paulo: Atlas, 1994. GAITHER, Norman; FRAZIER, Greg. Administração da produção e operações. Tradução José Carlos Barbosa dos Santos. 8. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005. MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2004. RUSSELL, Roberta S; TAYLOR III, Bernad W. Operations management. 4rd. New Jersey: Prentice Hall, 2003. SLOAN, Alfred P. Meus anos com a general motors. Tradução Nivaldo Montingelli. 2. ed. São Paulo: Negócio Editora, 1991. TAYLOR, Frederick W. Princípios da administração científica. Tradução Arlindo Vieira Ramos. 8. ed. São Paulo: Atlas, 1995. WREN, Daniel A. The history of management thought. 5rd. New Jersey: Wiley, 2005.


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