A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TENDÊNCIA LIBERAL TECNICISTA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TENDÊNCIA LIBERAL TECNICISTA."— Transcrição da apresentação:

1 TENDÊNCIA LIBERAL TECNICISTA.

2 INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Licenciatura em Física Disciplina: Didática Semestre: 3º Período Docente: Giovana Albino Discente: Ana Luiza Da Silva Câmara Discente: Jacilene Silva de Freitas

3 CARACTERÍSTICAS GERAIS:
A Tendência Tecnicista surgiu no século XX, e no Brasil no final dos anos 60. Tem como objetivo se adequar aos modelos de produção do sistema capitalista. Nessa tendência o mais importante é o aprender a fazer. Conhecida como o marginalizado sendo incompetente. Seus princípios são: Racionalidade, eficiência e produtividade.

4 SURGIMENTO/PERÍODO EM DESTAQUE:
Surge nos Estados Unidos na segunda metade do século XX, sendo introduzida no Brasil nos anos de 1960 e No Brasil chamou-se de Tecnicismo Educacional, tendo uma forte influência do Behaviorismo. Essa teoria buscava atender as exigências da sociedade industrial.

5 PRINCIPAIS DEFENSORES:
No Brasil, essa tendência foi adotada pelos Militares, no período da Ditadura Militar.

6 CONCEPÇÕES: O Homem, Sociedade e Cultura.
O homem apenas tinha que produzir A Sociedade não tinha voz, as pessoas apenas faziam seus trabalhos mas não tinham o direito de questionar. A cultura deles era totalmente voltada para a parte social, capitalista, onde o mais importante era dar lucros as fabricas. CONCEPÇÕES: O Homem, Sociedade e Cultura.

7 COMO É VISTA A EDUCAÇÃO A educação é voltada para o micro ensino, tele ensino, uma educação programada. Uma forma técnica onde o mais importante é o saber fazer, o professor vai torna esse aluno competente.

8 PAPEL DA ESCOLA DO PROFESSOR E ALUNO.
A escola funciona como modeladora do comportamento humano, através de técnicas especificas. Professores e Alunos não eram valorizados. Nessa tendência o que era valorizado eram as industrias, tecnologias e o capital. O professor passava as verdades cientificas para os alunos, sendo incontestável.

9 RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
O professor é apenas um elo entre a verdade cientifica e o aluno, cabendo-lhe empregar o sistema instrucional previsto. O aluno é um individuo responsivo, não participa da elaboração do programa educacional. Ambos são espectadores frente à verdade objetiva. A relação professor- aluno é exclusivamente técnica. O professor administra e o aluno recebe.

10 PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM.
Produzir indivíduos competentes para o mercado de trabalho, mão de obra qualificada. A escola liberal tecnicista atua no aperfeiçoamento da ordem social, articulando-se diretamente com o sistema produtivo, empregando o controle comportamental nos alunos.

11 FUNÇÃO DOS CONTÉUDOS ESCOLARES.
Os conteúdos são baseados em informações e em princípios científicos de leis. Tinham como objetivo torna indivíduos competentes, de modo semelhante ao que ocorria no modelo fabril.

12 METODOLOGIA EMPREGADA.
O Aluno é visto como depositário passivos dos conhecimentos, que devem ser acumulados na mente através de associações. O professor é quem deposita os conhecimentos, pois ele é visto como um especialista na aplicação de manuais, sendo sua prática extremamente controlada.

13 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM.
Avaliação: Ênfase na produtividade do aluno, ocorre ao final do processo com a finalidade de constatar se os alunos adquiriram os comportamentos desejados.

14 ASPECTOS PERCEPTÍVEIS NA EDUCAÇÃO ATUAL.
Condicionamento do aluno no reforço das respostas que se quer obter. O controle da educação do aluno vem de forma positiva ou negativa. E um exemplo claro dessa tendência nos dias atuais são os cursos técnicos.

15 OBRIGADA!


Carregar ppt "TENDÊNCIA LIBERAL TECNICISTA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google