A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

3 O apelo de Deus.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "3 O apelo de Deus."— Transcrição da apresentação:

1 3 O apelo de Deus

2 Jeremias ; Mateus Jeremias 7.13 “Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Emendai os vossos caminhos e as vossas obras, e eu vos farei habitar neste lugar.”

3 entender o que a Palavra de Deus espera de cada um;
sentir-se fortalecido na verdade e não seduzido pela mentira; viver uma comunhão plena, não mera religiosidade.

4 Introdução

5 Hilquias encontra o Livro da Lei no templo (2Rs 22.8-13)
Introdução Hilquias encontra o Livro da Lei no templo (2Rs ) A reforma promulgada por Josias: O Livro da Lei é encontrado (2Rs ) A Lei dizia que o povo deveria adorar a Deus no Templo (Dt ) Josias fecha os santuários locais e concentra todo o culto na capital (2Rs 23.5,8,15,19) O templo se torna o ponto central na vida religiosa do povo Começa o processo de destruição da nação de Judá: Josias morre na batalha contra Faraó Neco (609 a.C.) Jeoacaz assume por 3 meses o reinado (Salum em Jr 22.11) Jeoaquim assume por ordem de Neco por 11 anos

6 Que rumo o novo rei seguiria? Continuaria as reformas de seu pai?
Jeremias percebe que a tendência era outra!

7 “no princípio do reinado de Jeoaquim” (Jr 26.1)
No momento de crise “no princípio do reinado de Jeoaquim” (Jr 26.1) Deus envia Jeremias com uma mensagem que poderia fazer toda a diferença

8 O apelo (Jr )

9 Como entregar a mensagem?
Com fidelidade “não omitas nem uma palavra sequer” (Jr 26.2) b. Com esperança “Bem pode ser que ouçam [isto é, que escutem, que prestem atenção] e se convertam, cada um do seu mau caminho” (Jr 26.3) Por ocasião das festas anuais que se celebravam em Jerusalém “todas as cidades de Judá” (Jr 26.2) iam adorar no templo, e assim, muita gente ouviria a mensagem do Senhor. Mensagem com: Fidelidade (Jr 26.2) Esperança (Jr 26.3)

10 “por causa da maldade de suas ações”
O apelo é individual “cada um” (cf. At 2.38; 3.26) O apelo é universal “por causa da maldade de suas ações” (Jr 26.3) O apelo é individual: “cada um” (cf. At 2.38; 3.26) E universal: todos estão seguindo por maus caminhos; todos precisam converter-se para escapar do castigo que está por vir “por causa da maldade de suas ações” (Jr 26.3). A mensagem aparece de forma resumida em Jeremias e completa em Jeremias

11 Você percebeu como Deus sempre Se preocupou com o Seu povo
Você percebeu como Deus sempre Se preocupou com o Seu povo? Assim também acontece em nossos dias. Deus tem Se preocupado com todas as almas que estão em desobediência a Ele.

12 A qual grupo você pertence, ao grupo da desobediência ou ao grupo da obediência?

13 A mensagem (Jr )

14

15 A mensagem O que isso significa? Apelo à consciência (Jr 7.3-8)
A promessa “eu vos farei habitar neste lugar” (Jr 3.7) A condição “se deveras emendardes os vossos caminhos e as vossas obras (Jr 7.5, cf. Jr 7.3) O que isso significa? Deveriam deixar os pecados, a opressão, a violência e a idolatria (Jr 7.6) Apesar das reformas de Josias, o povo ainda seguia caminhos tortuosos (Jr 2.23,36; 3.21)

16

17 “ Não confieis em palavras falsas, dizendo: Templo do SENHOR, templo do SENHOR, templo do SENHOR é este.” (Jeremias 7:4 RA) Palavras falsas ?! Mas se tratava do templo do Senhor!

18 Eles confiavam na religião, em vez de confiar no Senhor (Jr 7.8)
o povo estava no lugar certo dizendo palavras bonitas mas havia algo errado: Eles confiavam na religião, em vez de confiar no Senhor (Jr 7.8)

19 A mensagem (Jr ) Apelo à consciência (Jr 7.3-8) Apelo à razão (Jr ) Que sentido faz prestar um belo culto no domingo, se você passou a semana desobedecendo aos mandamentos de Deus?

20 Que “salvação” é essa, que libera o pecado?
O povo proclamou a sua própria salvação (v. 10) A resposta de Deus: Que “salvação” é essa, que libera o pecado? Como nos tempos de Paulo alguns pensam que o perdão gracioso de Deus serve de licença para pecar (Rm 5.20; 6.1)

21 Quem premedita pecar, já com a perspectiva de pedir perdão a Deus, está transformando em libertinagem a graça poderosa de Deus (Jd 4) e fazendo do santuário do Senhor um “covil de salteadores”. O templo era a “casa que se chama pelo meu nome” (Jr 7.11) O lugar designado por Deus, onde o pecador arrependido podia se voltar para Ele e receber o Seu perdão ( 1Rs )

22 A mensagem Apelo à consciência (Jr 7.3-8) Apelo à razão (Jr 7.9-11)
A pelo à história (Jr ) Os ouvintes de Jeremias poderiam ter argumentado: “Mas Jerusalém é a cidade de Deus que 'jamais será abalada‘ (SI ) Não está escrito que o Senhor ‘escolheu, antes, a tribo de Judá, o monte Sião, que ele amava. E construiu o seu santuário durável como os céus e firme como a terra que fundou para sempre’? (SI ) Lembre-se da história, Jeremias! Quando a Assíria atacou Jerusalém, nos dias do rei Ezequias, e parecia que a cidade seria tomada, recorde como o Senhor mandou seu anjo e matou soldados assírios numa só noite! (2Rs 19.35) Deus é fiel! Ele não pode permitir a destruição da Sua casa!”

23 Jerusalém não foi o primeiro santuário do Senhor
O primeiro foi Siló Foi ali que as doze tribos se reuniram para repartir a Terra Prometida entre si (Js ) Ali esteve o templo onde Samuel ministrou (1Sm 1.3; 3.21) E o que aconteceu a Siló?

24 O que aconteceu a Siló? Antes Depois
“Quando Israel se rebelou e caiu na idolatria, Deus ‘abandonou o tabernáculo de Siló, a tenda de sua morada entre os homens, e passou a arca de sua força ao cativeiro’ (SI ) Olhem agora! Só há ruínas onde havia o primeiro templo. E Deus fará a mesma coisa se vocês não se arrependerem”.

25 Nos momentos de culto você tem adorado de forma verdadeira
Nos momentos de culto você tem adorado de forma verdadeira? Você tem enfatizado a lembrança dos feitos de Deus ou menosprezado a disciplina do Senhor? Deus Se alegra com a recordação dos Seus feitos, mas Se entristece quando se despreza a Sua disciplina.

26 A reação do povo (Jr )

27 A reação ao apelo Os profissionais da religião (Jr 26.7-11)
“Serás morto” (Jr 26.8) Criam que Jeremias, como sacerdote, também deveria dar todo apoio à religião organizada Consideraram Jeremias um grande traidor Essa também foi a reação dos profetas falsos que só falavam palavras agradáveis aos ouvidos do povo: “Paz, paz” (Jr 6.14; 8.11) Queriam que Jeremias, como profeta, também concordasse com a interpretação deles E “todo o povo” segue a orientação dos seus líderes Era Jeremias contra o mundo! Logo foi constituído um tribunal para ouvir o caso e homologar a pena de morte (Jr.10-11)

28 A reação ao apelo Os profissionais da religião (Jr 26.7-11)
A defesa de Jeremias (Jr ) “O Senhor me enviou” (Jr 26.12,15) A resposta que salvou a vida de Jeremias começou e terminou com a mesma declaração: “O SENHOR me enviou” (Jr 26.12,15) Foi a plena convicção de sua comissão divina que deu ao profeta aquela coragem indomável Ele reconheceu que sua fidelidade poderia custar-lhe a vida, mas advertiu que, se fosse morto, o povo sofreria o juízo (Jr ) Falou com autoridade e esperança divina O povo tinha ouvido a sua mensagem pela metade: “Será como Siló esta casa, e esta cidade, desolada e sem habitantes” (Jr 26.9), sem prestar atenção à outra metade: “Se não me derdes ouvidos para andardes na minha lei, que pus diante de vós” (Jr 26.4) Deus avisou sobre o juízo e orientou o povo ao arrependimento (Jr 26.13).

29 A reação ao apelo Os profissionais da religião (Jr 26.7-11)
A defesa de Jeremias (Jr ) Os príncipes (Jr ) Respeitaram a convicção do profeta (Jr 26.17) O tribunal respeitou a convicção do profeta E havia alguns “anciãos da terra” (Jr 26.17) - leigos, diríamos - que conheciam a palavra de Deus melhor do que os religiosos Recordaram a profecia de Miqueias 3.12 e de como ela surtiu efeito na época. O livramento de Jerusalém nos dias do rei Ezequias foi uma resposta de Deus ao arrependimento real

30 A reação ao apelo Os profissionais da religião (Jr 26.7-11)
A defesa de Jeremias (Jr ) Os príncipes (Jr ) O povo (Jr ,11-12,16) Seguiram os sacerdotes e profetas contra Jeremias (v. 8-9) Ficaram ouvindo os dois lados (v. 8-12) Seguiram os príncipes em favor de Jeremias (v ) E aqueles que não conheciam a Bíblia? Veja como agiu “todo o povo” no episódio De início, seguem os sacerdotes e profetas contra Jeremias (Jr ) Depois, ficam ouvindo os dois lados (Jr ) E acabam seguindo os príncipes em favor de Jeremias (Jr 26.16)

31 “Não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina” (Efésios 4:14 RA)

32

33 Como crentes somos também comissionados às nações
Como crentes somos também comissionados às nações. Mas será que temos tido a mesma coragem de Jeremias? Temos preferido a mensagem dos falsos mestres ou a mensagem bíblica proferida por homens verdadeiros de Deus?

34 Em tempo (Jr )

35 Yousef Nadarkhani

36 Deus tem Seus servos fiéis em toda parte
E Deus tem Suas razões ao livrar um e não outro (cf. At ) O final do capítulo 26 mostra que a libertação de Jeremias não serve de garantia para todo aquele que fala em nome de Deus O profeta Urias é um exemplo de alguém que pagou o preço maior. Foi assassinado por ordem de Jeoaquim Aicão pode ser o herói esquecido nesta história Era filho de Safã, o escrivão do rei Josias Foi Safã que leu o livro da lei a Josias, cerca de treze anos antes Aicão acompanhou seu pai como parte da comitiva que foi à profetisa Hulda para consultar o Senhor (2Rs ) Na geração seguinte, Gedalias, filho de Aicão, se tornaria governador de Israel após a conquista de Nabucodonosor (2Rs 25.22)

37 Em tempos onde a educação dos filhos tem sido terceirizada faz-se necessário afirmar que a tarefa de transmitir a fé de pai para filho pode ter uma recompensa enorme.

38 Se você é pai, tem se preocupado em transmitir sua fé aos seus filhos
Se você é pai, tem se preocupado em transmitir sua fé aos seus filhos? Se você é filho, o que pode dizer a respeito dos ensinos que recebeu de seus pais?

39 Qual o exemplo que você tem dado aos seus filhos?

40 Conclusão

41 Deixou com Deus as consequências
O episódio foi típico no ministério de Jeremias e de muitos outros profetas Entregou com esperança e com fidelidade o apelo do Senhor Enfrentou com coragem a oposição despertada pela exposição da palavra de Deus Deixou com Deus as consequências

42

43

44 Pastor Anderson Andujar Aplicado na IBR de Engenheiro Beltrão PR
Produzido por Pastor Anderson Andujar Aplicado na IBR de Engenheiro Beltrão PR Em 10/07/2012 O programa utilizado para a elaboração dos slides foi o PowerPoint 2010 Qualquer dificuldade podem entrar em contato pelo que teremos o maior prazer em ajudá-los


Carregar ppt "3 O apelo de Deus."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google