A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O estudo da Cultura Cultura corresponde ao conjunto de saberes coletivos compartilhados e transmitidos no interior de uma sociedade. A cultura é um processo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O estudo da Cultura Cultura corresponde ao conjunto de saberes coletivos compartilhados e transmitidos no interior de uma sociedade. A cultura é um processo."— Transcrição da apresentação:

1 O estudo da Cultura Cultura corresponde ao conjunto de saberes coletivos compartilhados e transmitidos no interior de uma sociedade. A cultura é um processo acumulativo, resultante de toda a experiência histórica das gerações anteriores. Os homens são, ao mesmo tempo, construídos pela sua cultura e construtores dela. Cultura é o que diferencia os humanos dos demais animais. A cultura é o que diferencia os homens entre si.

2 Cultura A cultura, portanto, pode ser analisada, ao mesmo tempo, sob vários enfoques: Ideias (conhecimento e filosofia); Crenças (religião e superstição); Valores (ideologia e moral); Normas (costumes e leis); Padrões de conduta (monogamia, tabu); Atitudes (preconceito e respeito ao próximo); Instituições (família e sistemas econômicos); Técnicas (artes e habilidades); Abstração do comportamento (símbolos e compromissos); Artefatos (machado de pedra, telefone).

3 Características da cultura
Não é algo de estático, fixo, mas é… Dinâmica, construída É universal, porque todas as sociedades têm uma cultura. É aprendida; é transmitida de geração em geração: o homem é um ser biológico, é a aprendizagem da cultura, a formação do seu carácter sócio-cultural que o torna realmente humano. É partilhada pelos membros de uma mesma sociedade. É geral, porque todos os homens pertencem a uma sociedade, aprendem a viver conforme os padões dessa cultura.

4 Cultura Tanto o determinismo biológico quanto o determinismo geográfico não são suficientes para explicar o dilema da pluralidade cultural. Adquirindo cultura, o homem passou a depender muito mais do aprendizado do que a agir através de atitudes geneticamente determinadas (instintos). Para alguns pensadores, é tudo o que o ser humano produz, tudo o que não é natureza.

5 Natureza X Cultura É o campo instituído pela ação dos homens, que agem escolhendo livremente seus atos, dando a eles sentido, finalidade e valor. O tempo da cultura, o da transformação (isto é, das mudanças nos costumes, nas leis, nas emoções, nas técnicas, no vestuário, na alimentação, na linguagem, nas instituições sociais e políticas, etc.) É tudo o que existe no Universo sem a intervenção da ação humana. A natureza é a ordem e a conexão universal e necessária entre as coisas, expressas em leis naturais. Na natureza o tempo é o da repetição (o dia sempre sucede a noite,, as espécies vegetais e animais se reproduzem sempre da mesma maneira, os astros realizam sempre os mesmos movimentos, etc.)

6 Quando surge a Cultura? A proibição (o universo da regra) O Trabalho
Para vários filósofos e historiadores, a cultura surge quando os homens produzem as primeiras transformações na natureza pela ação do trabalho. A proibição (o universo da regra) Para muitos antropólogos a cultura foi instituída quando os humanos marcaram simbolicamente sua diferença com relação à natureza, decretando uma lei que não poderia ser transgredida. A diferença entre homem e natureza, que dá origem à cultura, surge com a lei da proibição do incesto, lei inexistente entre os animais.

7 Diversidade Cultural Não são apenas as crenças culturais que diferem através das culturas. A diversidade das práticas e do comportamento humano é também notável! Formas aceitáveis de comportamento variam amplamente de cultura para cultura e, com frequência, contrastam drasticamente com o que as pessoas das sociedades ocidentais consideram “normal”.

8 Curiosidades! Por exemplo, no Ocidente moderno consideramos crianças com idades entre 12 ou 13 anos como sendo muito novas para o casamento. Mas, em algumas culturas, casamentos são arranjados entre crianças dessa idade como algo natural. Os ocidentais consideram beijar como uma parte normal do comportamento sexual, mas em muitas outras culturas essa prática é tanto desconhecida como considerada repulsiva! No Ocidente, comemos ostras, mas não comemos gatinhos ou cães de estimação, sendo que ambos são considerados especiarias em algumas partes do mundo. Os judeus não comem porco, enquanto os indianos comem porco, mas evitam carne de gado.

9 Etnocentrismo Corresponde a ideia ou sentimento de considerar os elementos da própria sociedade ou cultura como superiores ou melhores que as outras. Os demais grupos sociais tendem as ser classificados, avaliados e hierarquizados em relação aos padrões e realidade de nossa própria cultura. O etnocentrismo é uma avaliação pautada em juízos de valor daquilo que é considerado diferente.

10

11 Quando surge a Cultura? A proibição (o universo da regra) O Trabalho
Para vários filósofos e historiadores, a cultura surge quando os homens produzem as primeiras transformações na natureza pela ação do trabalho. A proibição (o universo da regra) Para muitos antropólogos a cultura foi instituída quando os humanos marcaram simbolicamente sua diferença com relação à natureza, decretando uma lei que não poderia ser transgredida. A diferença entre homem e natureza, que dá origem à cultura, surge com a lei da proibição do incesto, lei inexistente entre os animais.

12 Cultura É a vida total de um povo, a herança social que o indivíduo recebe de seu grupo, ou pode ser considerada a parte do ambiente que o próprio homem criou. É por meio dela que os membros de uma mesma coletividade interpretam o mundo de modo mais ou menos parecido, uma vez que a cultura também remete a formas abstratas de pensamento, aos símbolos pelos quais compreendemos e avaliamos o que ocorre a nossa volta.

13 Transmissão da Cultura
Quando surge a Cultura? Transmissão da Cultura Sociedades tribais (antes da escrita) Memória (coletiva x individual) Linguagem Sociedades modernas (capitalistas) Desenvolvimento da cultura material A transmissão das informações e do conhecimento tornou-se cada vez mais impessoal (exterior ao indivíduo). Ex: escrita, alfabetização, imprensa, literatura, obras de arte, informática, etc.

14 Tem uma relação direta com o estilo de vida dessa sociedade.
Cultura Herança Social Cultura não-material A cultura não-material, em contrapartida, abrange todos os aspectos morais e intelectuais da sociedade, tais como: língua, normas sociais, religião, mitos, costumes, ideologia, manifestações artísticas, folclore, entre outros aspectos. Cultura Material A cultura material consiste em todo tipo de utensílios produzidos em uma sociedade - ferramentas, instrumentos, construções, habitações, obras de arte, escrita (livros e textos), etc. Tem uma relação direta com o estilo de vida dessa sociedade. Na verdade, a interdependência entre esses dois aspectos é intrínseca a qualquer cultura, pois um grupo só pode realizar sua cultura não-material apoiado em meios concretos de expressão que fazem parte de sua cultura material.

15 Exemplo: No futebol, a cultura material são as traves, os uniformes, a bola, chuteiras, caneleiras, o escudo, gramado, luvas, joelheiras e apito. A cultura não-material, nesse caso, é o hino do time, o grito da torcida, as regras de arbitragem, os jargões dos comentaristas esportivos.

16 A partir do século XVIII, a cultura torna-se sinônimo de civilização porque os pensadores julgavam que os resultados da formação-educação se manifestam com maior clareza e nitidez nas formas de organização da vida social e política ou na vida civil. A cultura passa a significar os resultados e as conseqüências da formação ou educação dos seres humanos, resultados expressos em obras, feitos, ações e instituições: as técnicas e os ofícios, as artes, a religião, as ciências, a filosofia, a vida moral e a vida política ou o Estado.

17 UEM/2012 – 14) Considerando as definições sociológicas para o conceito de cultura, assinale o que for correto. 01) A cultura está vinculada à vida humana, pois revela a capacidade do homem para simbolizar os objetos e conferir sentido a suas ações. 02) A cultura é definida por costumes, hábitos, valores e processos de transmissão de tradição, o que singulariza a existência humana. 04) Os comportamentos culturais socialmente aceitos são definidos a partir de escolhas individuais feitas em consonância com as normas e as regras estabelecidas por cada cultura. 08) As identidades culturais são dinâmicas e têm o poder de se autoinfluenciarem sem que exista total descaracterização dos patrimônios materiais e imateriais. 16) As diferenças culturais entre os povos só podem ser compreendidas a partir do momento em que aceitamos que os aspectos geográficos e biológicos não determinam exclusivamente os padrões de cultura.

18 Enem/2009

19 ENEM / 2007 – 1) Não só de aspectos físicos se constitui a cultura de um povo. Há muito mais, contido nas tradições, no folclore, nos saberes, nas línguas, nas festas e em diversos outros aspectos e manifestações transmitidos oral ou gestualmente, recriados coletivamente e modificados ao longo do tempo. A essa porção intangível da herança cultural dos povos dá-se o nome de patrimônio cultural imaterial. Internet: < Qual das figuras abaixo retrata patrimônio imaterial da cultura de um povo?


Carregar ppt "O estudo da Cultura Cultura corresponde ao conjunto de saberes coletivos compartilhados e transmitidos no interior de uma sociedade. A cultura é um processo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google