A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O ser Administrador  Tópicos Atuais Profissionais  T A P Aula II.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O ser Administrador  Tópicos Atuais Profissionais  T A P Aula II."— Transcrição da apresentação:

1 O ser Administrador  Tópicos Atuais Profissionais  T A P Aula II

2 BACHAREL X TECNÓLOGO  “Um gênio é uma pessoa de talento que faz toda a lição de casa”. (Thomas Edison);  Atualmente podem conseguir registro no Conselho de Administração, tanto bacharéis como tecnólogos. O bacharel passa por um curso de quatro anos e o tecnólogo de dois anos. Qual a diferença?  Consulta feita ao Conselho Federal de Administração informa que as duas modalidades de ensino são de graduação, todavia, suas bases legais não as igualam.

3 DEFINIÇÃO DE RESPONSABILIDADES  Cabe ao bacharel em Administração atuar em todo o campo de conhecimento da administração e ao Tecnólogo atuar somente em uma determinada área do conhecimento da Administração, ou seja, seu exercício profissional está restrito à sua formação acadêmica.

4 Atividades  O graduado no curso de Administração pode exercer atividades, tais como, pareceres, relatórios, planos, projetos, arbitragens, laudos, assessoria em geral, cargos de liderança, pesquisas, estudos, análise, interpretação, planejamento, implantação, coordenação, controle e.assunção de responsabilidade técnica dos trabalhos relacionados especificamente com sua área de formação ou profissionalização.

5 Versatilidade  O administrador é um dos profissionais mais versáteis da atualidade. Por versatilidade, deve se entender a quantidade de funções que estes profissionais podem assumir ao longo da carreira profissional. Pode trabalhar em qualquer empresa, pública, privada ou própria e em qualquer segmento da economia. O que cabe a este profissional é gerir os processos existentes em cada setor em que atua.

6 Concorrência  Em algumas áreas e funções sofre a concorrência de profissionais de outras formações como economistas, engenheiros, psicólogos e contadores.

7 Oportunidades  Apesar da sombra de uma crise mundial, com impactos na economia do país, o mercado de trabalho, assim como o profissional, é bastante amplo de possibilidades e comporta variados caminhos, que podem ser traçados de acordo com o perfil de cada profissional. As projeções indicam um reaquecimento do sistema financeiro.  Com o avanço econômico, há a retomada de criação de novas vagas, especialmente nas áreas administrativas. Previsões demonstram que há uma tendência, inclusive de empresas familiares brasileiras, de contratar mais pessoas da área administrativa, exatamente porque estes profissionais, normalmente, são dotados de visão estratégica para os negócios, algo extremamente precioso em qualquer organização da atualidade.

8 Pesquisa  Pesquisa nacional do Sistema CFA/CRAS, feita em 2011, com resultados divulgados em 2012, permite, a extração de dados importantes sobre o perfil do administrador.

9 Dados As administradoras (sexo feminino) representam 35% da amostra. Em relação ao registro em carteira profissional assinada tem-se 78,5% da amostra, considerando-se o setor privado.

10 Quanto ás áreas de atuação tem-se: Administração Geral (incluindo Planejamento Estratégico) 28,8% Administração Financeira 13,3% Recursos Humanos 9,5% Vendas 7,3% Produção 6,1% Gestão de Processos 6,2% Contábil (Auditoria e Controladoria) 5,2% Logística 5,0% Gestão de Projetos 4,2% Tecnologia de Informação 2,4% Demais 12,0%

11 Cargos exercidos  Em relação aos cargos exercidos:  21,8% são gerentes,  19,1% são analistas,  9,5% atuam como coordenadores e  49,6% em outros cargos.

12 Por quê da opção profissional  Formação generalista e abrangente 25,4%  Existência de amplo mercado de trabalho 21,3%  Vocação 18,4%  Diversidade das alternativas das especializações 8,4%  Abrir negócio próprio 5,8%  Demais 20,7%

13 Imagem percebida  é de um profissional que “atua com visão sistêmica da organização, pelos conhecimentos específicos, competências, habilidades e atitudes, que lhes permitem formar, liderar e motivar equipes de trabalho e articular as várias áreas de uma organização.

14 Competência Conhecimentos (saber) Habilidades (saber fazer) Atitudes (querer fazer) Fonte: Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro, Santos, UNIP

15 Competências (respostas múltiplas)  Identificar problemas, formular e implantar decisões 73%.  Ser capaz de enfrentar desafios e solucionar conflitos 68%  Desenvolvimento raciocínio lógico, crítica e analítico sobre a  realidade social 61%  Assumir o processo decisório das ações de  planejamento, organização, direção e controle 61%  Desenvolver e socializar o conhecimento alcançado no  ambiente de trabalho 50%  Elaborar e interpretar cenários 49%

16 Habilidades  Em relação às habilidades merecem destaque a capacidade de se relacionar e exercer liderança, a visão do todo com capacidade de adaptação à mudança e sempre exercitando a criatividade e a inovação, agregando novas técnicas aos processos.  Quanto às atitudes as priorizações são para comportamento ético, comprometimento e o profissionalismo.

17 Áreas Promissoras  Como áreas promissoras para a contratação de administradores nos próximos cinco anos têm-se, em repostas múltiplas:  Consultoria empresarial 51,2%.  Serviços 49.1%.  Administração hospitalar e serviços de saúde 35,4%  Administração pública direta 34,3%.  Administração indireta 36,2%  Hotelaria e turismo 36,2%.  Instituições financeiras 30,1%  Industrial 33,0%.  Terceiro setor 23,6%.  Ensino e educação 24,8%.  Agronegócio 29,6%.  Comércio varejista 25,8%.  Comércio atacadista 20,1%.


Carregar ppt "O ser Administrador  Tópicos Atuais Profissionais  T A P Aula II."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google