A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 3 Metodologias de Auditoria Tema 3 – Programa de auditorias Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida 4.2.2.2.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 3 Metodologias de Auditoria Tema 3 – Programa de auditorias Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida 4.2.2.2."— Transcrição da apresentação:

1 AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 3 Metodologias de Auditoria Tema 3 – Programa de auditorias Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida 4.2.2.2 do POEFDS. Programa co-financiado por:

2 Inglês Básico AUDITORES DE SEGURANÇA METODOLOGIAS DE AUDITORIA 3 – Programa de auditorias 1ª parte internas 2ª parte externas 3ª parte externas Temos a considerar três tipos de auditoria

3 Inglês Básico AUDITORES DE SEGURANÇA METODOLOGIAS DE AUDITORIA 3 – Programa de auditorias 1ª parte internas 2ª parte externas 3ª parte externas Temos a considerar três tipos de auditoria As auditorias de 1ª parte são realizadas por ou em nome da própria organização. Podem ser realizados por auditores internos, ou seja, pessoas que trabalham na organização e que têm competência para realizar auditorias ou por auditores externos à própria organização e contratados para realizarem auditorias internas.

4 Inglês Básico AUDITORES DE SEGURANÇA METODOLOGIAS DE AUDITORIA 3 – Programa de auditorias 1ª parte internas 2ª parte externas 3ª parte externas Temos a considerar três tipos de auditoria Auditoria realizadas por partes interessadas na organização. Um exemplo típico é o da organização cliente a realizar uma auditoria a um dos seus fornecedores. Também esta auditoria pode ser realizada por pessoas da organização com competência para realizarem auditorias ou por auditores externos contratados para o efeito.

5 Inglês Básico AUDITORES DE SEGURANÇA METODOLOGIAS DE AUDITORIA 3 – Programa de auditorias 1ª parte internas 2ª parte externas 3ª parte externas Temos a considerar três tipos de auditoria Auditorias realizadas por entidades externas independentes e devidamente acreditadas para o efeito. Ex.: as auditorias realizadas no âmbito de um processo de certificação.

6 Inglês Básico AUDITORES DE SEGURANÇA METODOLOGIAS DE AUDITORIA 3 – Programa de auditorias PROGRAMA DE AUDITORIAS Conforme definido anteriormente, o PROGRAMA DE AUDITORIAS é o conjunto de uma ou mais auditorias planeadas para um dado período de tempo e dirigidas a uma finalidade específica. OBJECTIVOS Um programa de auditorias deve ter objectivos definidos, como por ex.:  Garantir o cumprimento dos requisitos de certificação, contratuais ou legais;  Avaliar a capacidade de fornecedores;  Promover a melhoria contínua;  Contribuir para a gestão da prevenção.

7 Inglês Básico AUDITORES DE SEGURANÇA METODOLOGIAS DE AUDITORIA 3 – Programa de auditorias Estabelecimento do programa Implementação Monitorização e revisão PROGRAMA DE AUDITORIAS

8 Inglês Básico AUDITORES DE SEGURANÇA METODOLOGIAS DE AUDITORIA 3 – Programa de auditorias Estabelecimento do programa Implementação Monitorização e revisão PROGRAMA DE AUDITORIAS Deverão estar definidas as autoridades e responsabilidades para a gestão do programa de auditorias. Os objectivos do programa e a sua extensão deverão também ser definidos, aprovados e comunicados. Os recursos para o cumprimento do programa deverão ser identificados e assegurados.

9 Inglês Básico AUDITORES DE SEGURANÇA METODOLOGIAS DE AUDITORIA 3 – Programa de auditorias Estabelecimento do programa Implementação Monitorização e revisão PROGRAMA DE AUDITORIAS Com vista à implementação de um programa de auditorias dever-se-á:  Calendarizar as auditorias;  Definir os respectivos âmbitos;  Seleccionar as equipas auditoras;  Divulgar o programa;  Assegurar a manutenção dos registos.

10 Inglês Básico AUDITORES DE SEGURANÇA METODOLOGIAS DE AUDITORIA 3 – Programa de auditorias Estabelecimento do programa Implementação Monitorização e revisão PROGRAMA DE AUDITORIAS A monitorização do programa de auditorias deverá assegurar:  O cumprimento do programa;  O desencadeamento de acções correctivas e preventivas;  Identificação de oportunidades de melhoria;  Reportar os resultados à gestão de topo.

11 Inglês Básico AUDITORES DE SEGURANÇA METODOLOGIAS DE AUDITORIA 3 – Programa de auditorias Nesta sessão: Ficamos a conhecer as metodologias de gestão de programas de auditorias. Lembre-se que: O programa de auditorias é essencial para a melhoria de um sistema de gestão da Segurança e Saúde do Trabalho.

12 Inglês Básico AUDITORES DE SEGURANÇA METODOLOGIAS DE AUDITORIA 3 – Programa de auditorias A fim de podermos consolidar os temas tratados, vamos agora responder a algumas questões: Colocação de perguntas sobre os temas abordados, no sentido de avaliar a aquisição e respectiva compreensão.


Carregar ppt "AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 3 Metodologias de Auditoria Tema 3 – Programa de auditorias Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida 4.2.2.2."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google