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UNB / IPOL AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS AULA 4: PERSPECTIVAS DO CAMPO DA AVALIAÇÃO NO BRASIL PARTE 1 MÁRCIA JOPPERT.

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1 UNB / IPOL AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS AULA 4: PERSPECTIVAS DO CAMPO DA AVALIAÇÃO NO BRASIL PARTE 1 MÁRCIA JOPPERT

2 O QUE É CONSIDERADO COMO O CAMPO DA AVALIAÇÃO -Conjunto de conhecimentos e práticas -Conjunto de princípios éticos -Conjunto de normas -Conjunto de competências

3 CONTEXTO -No mundo todo há uma demanda exponencial por avaliações devido à ênfase em boa governança e gestão por resultados -Avaliação é vista como uma importante ferramenta de transparência, análise de resultados, value-for-money, gestão participativa e accountability -As avaliações são conduzidas em todos os níveis de gestão -Muitos gestores ficam perdidos quando precisam localizar bons avaliadores e formular encomendas corretamente

4 QUAL O SENTIDO DE PROFISSIONALIZAR A AVALIAÇÃO? -Você se consultaria com um médico que não tivesse formação? -Você confiaria a construção de sua casa a 1 pessoa que não fosse engenheiro ou arquiteto? -Você confiaria a sua defesa num processo jurídico a alguém que não fosse advogado? -E poderia?

5 O SENTIDO É: -Ter avaliações de qualidade: que sejam relevantes, acuradas, isentas, que ajudem a tomar decisões corretas e a construir julgamentos corretos -Meta-avaliações (UNICEF,2004; CIDA 2007) mostraram que 1/3 das avaliações não valem o investimento e outro 1/3 são de qualidade irregular (vários bilhões de dólares foram gastos em avaliação nas últimas décadas)

6 O QUE É SER UM PROFISSIONAL? -Um profissional é alguém que ganha sua vida numa ocupação na qual amadores podem se engajar frequentemente, mas que é reconhecido como um especialista devido a seu conhecimento, habilidades e desempenho (Webster) -Ser um profissional, implica ser fiel a normas, valores e códigos de conduta pré- estabelecidos e ter um desempenho coerente com um padrão de qualidade (Oxford Dictionary)

7 O QUE É NECESSÁRIO PARA SER UM PROFISSIONAL DO CAMPO DA AVALIAÇÃO Conhecimento Habilidades Experiências

8 QUE TIPO DE EXPERIÊNCIA É NECESSÁRIO TER? A avaliação é um campo da prática. Portanto, se você quer ser um profissional da área de avaliação, comece vivenciando a formulação e implementação de uma iniciativa em todo o seu ciclo Também é importante vivenciar métodos quantitativos e qualitativos de coleção de dados e informações: nunca deixe de ir a campo Como em toda profissão, pessoas de referência podem fazer toda diferença em sua atuação profissional

9 QUE TIPOS DE CONHECIMENTOS É NECESSÁRIO TER? (ESPECIALISTAS) literatura e as questões atuais do campo da avaliação conceitos, termos e definições utilizados na avaliação abordagens, métodos e instrumentos da avaliação Teoria de Mudança: permite entender o contexto e a lógica de uma intervenção para identificar implicações para a avaliação. competência intercultural adequada e sensibilidade cultural. Código de Ética padrões e princípios internacionalmente reconhecidos da avaliação Oportunidades de formação e trocas de conhecimentos: redes de avaliadores profissionais conhecimentos específicos dentro da avaliação

10 QUE TIPOS DE CONHECIMENTOS É NECESSÁRIO TER? (DEMANDANTES) Formular a Demanda: saber elaborar bons termos de referência, de acordo com os recursos disponíveis Conduzir processos de seleção de forma transparente Formular Perguntas de avaliação Conhecer o Mercado para definir critérios justos e adequados de seleção para contratação de serviços Orçar serviços de acordo com valores de mercado Planejar o processo da avaliação de forma realista Comissionar produtos: receber e criticar de acordo com o que foi encomendado (ToR) Comunicação: estratégias para diferentes stakeholders Gestão do conhecimento: saber sistematizar e disseminar a prática

11 QUE TIPOS DE HABILIDADES É NECESSÁRIO TER? Entender o objeto e formular perguntas avaliativasPensamento independenteSaber ouvir / negociar / dirimir conflitos Capacidade Analítica: extrair significados de dados e informações Trabalhar em equipeFacilitar processos participativosOrçar, planejar, gerenciar processosComunicar resultadosSensibilidade política; saber gerar empatia

12 AVANÇOS DA COMUNIDADE INTERNACIONAL Profissionalização da Avaliação Normas e Padrões Institucionalização Códigos de Conduta e Ética Competências Redes e Associações Processos de Certificação Credenciamento

13 NORMAS E PADRÕES -Normas e Padrões para Avaliação têm sido desenvolvidos por Associações de Avaliação (VOPEs). Mais referenciados: -Guiding Principles for Evaluators (American Evaluation Association) -African Evaluation Guidelines (African Evaluation Association) -Norms and Standards for Evaluation (United Nations Evaluation Group – UNEG)

14 CÓDIGOS DE CONDUTA E ÉTICA -Code of Conduct approved by UNEG -Code of Ethics – IDEAS (International Development Evaluation Association) -Guidelines on Ethical Conduct of Evaluation and Code of Ethics (Australasian Evaluation Society) -Professional Ethics and Standards for the Evaluation Community in the Government of Canada (Treasury Board of Canada)

15 COMPETÊNCIAS -American Evaluation Association -Canadian Evaluation society crosswalk of competencies -Competencies Survey (European Evaluation Society) -IDEAS

16 INSTITUCIONALIZAÇÃO -UNEG -Escritórios de Avaliação Independentes: PNUD, UNICEF, BID, BANCO MUNDIAL -Órgãos governamentais: -África do Sul: Ministério da Avaliação -México: CONEVAL -Estados Unidos: General Accounting Office

17 CREDENCIAMENTO -Fornecidos por meio de atestados para profissionais ou para empresas -Certificados de cursos de especialização ou pós-graduação -Currículos descrevendo experiências anteriores

18 PROCESSOS DE CERTIFICAÇÃO Uma certificação profissional seria um atestado formal de que a pessoa tem o apropriado conhecimento, formação acadêmica, habilidades e conduta profissionais, e a necessária experiência prática em uma gama de funções avaliativas -Japão: adotou um regime de reconhecimento profissional de avaliadores -A Sociedade Canadense de Avaliação tem, desde 2010, um processo de credenciamento de avaliadores (formação + experiência + exame = credencial)

19 REDES E ASSOCIAÇÕES Um recente mapeamento realizado pela IOCE – International Organization for Professional Evaluation mostrou a evolução das redes e associações no mundo

20 Mapeamento da IOCE 20

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