A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano."— Transcrição da apresentação:

1 Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano

2 ÉTICA Professor: Valdemi Mariano Ética

3 O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa) Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade.

4 Tradicionalmente é entendida como um estudo ou uma reflexão sobre os costumes ou sobre as ações humanas. Pode ser entendida também como a própria realização de um tipo de comportamento Pode ser entendida também como a própria realização de um tipo de comportamento.

5 A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. -A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.

6 a ética, ao contrário, busca fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano pensamento MORAL E ÉTICA ANDAM DE MÃOS DADAS E SE CONFUNDEM. Diferencia-se da moral, pois enquanto esta se fundamenta na obediência a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos, moral

7 O estudo da ética se defronta com problemas de variação de costumes. O que é moral na Etiópia não é moral no Brasil, por exemplo, a bigamia Para os mulçumanos é honroso “arrotar “após a refeição. Já nos países ocidentais é considerado má educação. MORAL E ÉTICA No centro da ética aparece o dever, ou obrigação moral, conduta correta.

8 A ÉTICA NA ANTIGA GRÉCIA Historicamente, a idéia de Ética surgiu na antiga Grécia, por volta de 500 a 300 a.C, através das observações de Sócrates e seus Discípulos.

9 Sócrates refletiu sobre a natureza do bem moral, na busca de um princípio absoluto de conduta. Duas formulações mais conhecidas: “Nada em excesso” “Conhece-te a ti mesmo” “Uma coisa posso afirmar e provar com palavras e atos: é que nos tornamos melhores se cremos que é nosso dever seguir em busca da verdade desconhecida.” Sócrates “Só sei que nada sei.”

10 colocava a busca da felicidade e virtude (Sumo BEM) como o centro das preocupações éticas. O Homem só encontra a felicidade na prática das virtudes. O ideal buscado pelo homem virtuoso é a imitação de Deus Virtudes naturais: Justiça ordena e harmoniza Prudência ou sabedoria põe ordem em nossos pensamentos põe ordem em nossos pensamentos Fortaleza ou valor faz com que o prazer se subordine ao dever faz com que o prazer se subordine ao deverTemperança serenidade, autodomínio serenidade, autodomínio Platão, discípulo de Sócrates,

11 Aristóteles, Discípulo de Platão, Estudou as virtudes e os vícios, concluindo que existem vários bens em concreto para o homem. O homem, como um ser complexo, precisa de vários bens, tais como: Amizade, saúde, e até riqueza. O homem tem seu ser no VIVER, no SENTIR e na RAZÃO. Ele não pode apenas viver, mas viver racionalmente, com a razão. O maior bem? A vida virtuosa. A maior virtude: a inteligência.

12 ÉTICA E RELIGIÃO A religião trás em si uma mensagem ética profunda de liberdade, de amor, de fraternidade universal. Estabeleceu muitas regras de conduta, trazendo, sem dúvida, um grande progresso moral à humanidade. Na Idade Média, o pensamento ético passou a ser ligado à religião, à interpretação da bíblia e à teologia. É T I C A N A I D A D E M É D I A

13 Na Idade Moderna (1.600...) encontramos duas tendências: 1.A busca de uma ética racional pura – subjetividade humana; 2.Tentativa de unir a ética religiosa às reflexões filosóficas. É T I C A N A I D A D E M O D E R N A GRANDES PENSADORES MODERNOS: Ludwig Feuerbach (1804-1872): tentou traduzir a verdade da religião num estudo filosófico ao alcance de todos os homens instruídos. Teve muitos seguidores.

14 GRANDES PENSADORES MODERNO: GRANDES PENSADORES MODERNO: Karl Marx - desenvolveu uma nova visão do mundo e da história humana, que veio substituir a da religião: a moral revolucionária. A moral revolucionária foi muito influenciada pela tradição ética cristã. O marxismo é uma grande tradição de preocupações éticas, onde persistem elementos do cristianismo. “Os filósofos limitaram- se até agora a interpretar o mundo de diferentes modos; do que se trata é de o transformar. ” (Karl Marx)

15 A LIBERDADE Falar de ética significa falar de liberdade. Liberdade para decidir entre o bem e o mal. Liberdade para decidir sobre o certo e o errado. Liberdade de conduta. Liberdade com responsabilidade A liberdade não pode ser apenas exterior, nem apenas interior. Ela se desenvolve na consciência e nas estruturas. A liberdade aumenta com a consciência que se tem dela. (Hegel, 1770-1831) A ética se preocupa com a forma humana de resolver as contradições entre necessidade e possibilidade

16 Para os cristãos da idade média: o ideal ético é o da vida espiritual, de amor e fraternidade (Santo Agostinho). Idade moderna (iluminismo e renascimento): ideal seria viver de acordo com a própria liberdade pessoal. Critério da moralidade é ser racional, autônomo, autodeterminado, agir segundo a razão e a liberdade (Kant). Más, a final, quais os critérios da moralidade? Agir moralmente significa agir de acordo com a própria consciência. Quais, então, os ideais éticos? Para os gregos: a busca do bem supremo (Platão) e da felicidade, através de uma vida virtuosa (Aristóteles).

17 Uma pessoa que não segue a ética da sociedade a qual pertence é chamado de antiético, assim como o ato praticado.


Carregar ppt "Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google