A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Informações Gerais Horário: 14:00 – 18:00 Intervalos: 16:00 Celular no Silencioso Notebook desligado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Informações Gerais Horário: 14:00 – 18:00 Intervalos: 16:00 Celular no Silencioso Notebook desligado."— Transcrição da apresentação:

1

2 Informações Gerais Horário: 14:00 – 18:00 Intervalos: 16:00 Celular no Silencioso Notebook desligado

3 APRESENTAÇÃO: Escutar a poesia na sua cadeira; Quando iniciar a musica caminhar entre as figuras; Quando a musica terminar pegar a foto escolhida; De volta a roda, cada pessoa diz nome, área, tempo de Gerdau, o que sentiu ao escolher a figura e quais são as suas expectativas para o dia.

4 OBJETIVO: Conhecer o conceito de Responsabilidade Social. PROGRAMA: Período da História em que estamos vivendo Conceitos de Responsabilidade Social Empresarial Conceitos de Sustentabilidade Conceitos de Investimento Social Corporativo As minhas contribuições pessoais e profissionais.

5 Quiz

6 O que é para você... Responsabilidade Social Empresarial Investimento Social Corporativo Sustentabilidade

7 Passo a passo do exercício: - Individualmente escrever o que é para você: Responsabilidade Social, Investimento Social e Sustentabilidade; - Em trio escrever o que é para o grupo cada um dos três conceitos; - Cada um do grupo escolhe um conceito para representar. Todos dos diversos grupos que escolheram o mesmo conceito se reúnem e devem chegar a um consenso do conceito final; - Um representante do grupo escreve o conceito no PowerPoint.

8 ... Investimento Social Corporativo

9 Investimento Social Corporativo é a alocação voluntária e estratégica de recursos da empresa, sejam eles financeiros, em espécie, humanos, técnicos ou gerenciais, para o benefício público. É a evolução da simples doação. Fonte: IDIS, 2009

10 O Investimento Social Corporativo quando executado de maneira estratégica permite: Tornar a empresa sujeito do processo de transformação social do país; Valorizar a imagem institucional e da marca; Aumentar a lealdade do consumidor; Incrementar a capacidade de recrutar e manter talentos; Melhorar o clima organizacional. Fonte: IDIS, 2009

11 Evolução Histórica do Investimento Social Privado 1950/60: “faça desenvolvimento para o povo” 1960/70: “faça desenvolvimento pelo povo” 1970/80: “faça desenvolvimento através das pessoas” 1980/90: “faça desenvolvimento com as pessoas” 1990/2000: “promova as pessoas para o desenvolvimento” Fonte: IDIS, 2009

12 ... Responsabilidade Social Empresarial

13 Responsabilidade Social Empresarial é uma forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais. Fonte: Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, 2008

14 Responsabilidade Social é a responsabilidade de uma organização pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente, através de um comportamento transparente e ético que seja compatível com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar da sociedade; -leve em consideração as expectativas dos stakeholders; -esteja em conformidade com as leis aplicáveis e seja compatível com os padrões internacionais de comportamento; - esteja integrado por toda a organização. Fonte: ISO 26000 / Draft, 2008

15 “A Gerdau segue os princípios do desenvolvimento sustentável e acredita que o crescimento econômico de uma empresa está baseado na relação ética e socialmente responsável com todos os públicos com a qual ela se relaciona: colaboradores, clientes, fornecedores, acionistas, governos, entidades sociais e o meio ambiente.” Fonte: Relatório Anual Gerdau, 2008

16 2009 – Valores em milhões de dólares “Das 100 maiores entidades econômicas do mundo, 51 são empresas”

17 Público Interno Acionistas Governo Consumidores Organização Material desenvolvido pelo prof. Cid Alledi

18

19 Inglaterra: Forte em inovação porém tímida em implementação. Estados Unidos: Mais lento para iniciar, mas as empresas que aderem fazem de forma organizada e com grande impacto: GE, Wal- mart. Brasil: Network de 1.300 empresas com o Ethos. Trabalha com as empresas e busca influenciar políticas públicas. Índia: Longa tradição de filantropia bastante paternalista. Provém serviços básicos para a comunidade como saúde e educação: Tata Group. China: Foco em seu crescimento sobra pouco espaço para responsabilidade social. Forte pressão internacional para que isso ocorra e atenção de empresas chinesas que querem ser globais. 2007: Chinese Federation for Corporate Social Responsibility.

20 INDICADORES

21 Índice de Sustentabilidade Empresarial

22 Ferramenta de aprendizado e auto- avaliação da gestão da empresa, no que se refere à incorporação de práticas de responsabilidade social empresarial. Não espere nenhuma sutileza de minha parte! Indicadores Ethos de RSE

23 Projeto de Sustentabilidade com Fornecedores Caro Fornecedor, Acesse o link http://indicadores.ethos.org.br para responder aos Indicadores de Responsabilidade Social e Sustentabilidade.http://indicadores.ethos.org.br A sua participação é muito importante para nós! Usiba: 44 fornecedores Cearense: 29 fornecedores Açonorte: 37 fornecedores São Paulo: 35 fornecedores Rio de Janeiro: 32 fornecedores Sul (RS/SC/PR): 38 fornecedores Barão de Cocais: 20 fornecedores Divinópolis: 20 fornecedores Contagem: 20 fornecedores (a ser realizada) Total de empresas participantes: 275

24 O processo de construção 78 países e + 40 organizações internacionais MAIOR FÓRUM MULTISTAKEHOLDER DO MUNDO Norma de orientação – não certificável Adaptável aos sistemas de gestão das empresas Aplicável a qualquer tipo de organização Convergente com as iniciativas de RSE existentes Representando: Empresas, Governo, ONGs, Trabalhadores, Consumidores e Outros. Norma ISO 26000

25

26 É o desenvolvimento de atividades que respeitem o meio ambiente (biodiversidade) e a sociedade. Sendo: Economicamente viável Socialmente justo Ambientalmente correto Sustentabilidade

27 “É O DESENVOLVIMENTO QUE ATENDE ÀS NECESSIDADES DO PRESENTE SEM COMPROMETER AS GERAÇÕES FUTURAS.” Fonte: Relatório Brundtland- ONU, 1987

28 SOCIEDADE MÍDIA ECONOMIA SOCIEDADE AMBIENTE SUSTENTA- BILIDADE Fonte: John Elkington, SustAinability, 1992 Triple Bottom Line

29 Evolução do tema

30 Por que tudo isso?

31 Reputação/Escândalos “Exército de ONGs” Legislação/ Sox Pressão da Mídia Fonte: The Economist: A special report on CSR, 2008 Por que fazer a RESPONSABILIDADE SOCIAL? Competitividade Fidelização Valores organizacionais Atração e Retenção dos talentos Relação com Organizações Locais Formação de Capital Social Transparência Valor no Mercado de Capitais Pró-Ativos Reativos

32 Cases

33 -Maior empresa mundial do setor de carpetes; -Passou a ser fornecedor de serviços de manutenção de carpetes e a vender carpetes modulares, -Processo produtivo é sustentável e 58% da matéria-prima já é reciclada; Ray Anderson INTERFACE -ECONOMIA DE US$ 165 MILHÕES ENTRE 1994 E 2000 AO FAZER REENGENHARIA DE SUA PRODUÇÃO E REMODELAGEM DE SEUS PROCESSOS VISANDO REDUÇÃO DE RESÍDUOS.

34 Por dentro da Gerdau

35 Focos Responsabilidade Social

36 Resultados Programa Voluntário Gerdau 1.600 3.777 6.287 Voluntários atuantes 2005 200620072008 9.170 *6.733 voluntários na Olimpíada e 4.400 cadastrados no portal do Programa Voluntário Gerdau Investimentos globais (R$ milhões) 41,7 2005 20062007 51,6 70,9 2008 103,3 Resultados financeiros Responsabilidade Social

37

38 Minha Contribuição Pessoal e Profissional

39 “Toda ordem social é criada por nós. O agir ou não agir de cada um contribui para a ordem social em que vivemos”. Bernardo Toro, Sociólogo Colombiano

40 C I D A L L E D I RACHEL NEGRÃO EMPRESA EU COMUNIDADE - REPUTAÇÃO SOCIEDADE COMUNIDADE EU PLANETA ECOSSISTEMAS FAMÍLIAS EMPRESAS

41 A MUDANÇA ORGANIZACIONAL SÓ ACONTECE SE O INDIVIDUO MUDAR. “ Só teremos profissionais melhores se tivermos pessoas melhores.” Fabio Barbosa, presidente do Grupo Santander no Brasil

42 O envolvimento do indivíduo: Obediência Processual Defensivo “ Não tenho nada com isso” “Já cumpro a legislação. Entendo que este é o custo para fazer o meu negócio.” “Acato decisões de fazer mudanças nos processos da minha área mesmo que vá além das leis.” “Repenso meu trabalho levando em conta a sustentabilidade e a organização como um todo. Crio idéias e as implemento no dia-a-dia.” “ Além de ter a compreensão estratégica, multiplico os conceitos e ações dentro e fora da organização, Inclusive em áreas que não estão diretamente ligadas a minha atuação.” EstratégicoLiderança

43 TRABALHO EM GRUPO -Todos os participantes devem se dividir em grupos; - Cada grupo deve debater as oportunidades e ações de RSE que pode desenvolver; -Cada grupo apresentara as ações propostas ao grande grupo para debate.

44 OBJETIVO: Conhecer o conceito de Responsabilidade Social. PROGRAMA: Período da História em que estamos vivendo Conceitos de Responsabilidade Social Empresarial Conceitos de Sustentabilidade Conceitos de Investimento Social Corporativo As minhas contribuições pessoais e profissionais.

45 OBJETIVO: Conhecer o conceito de Responsabilidade Social. PROGRAMA: Período da História em que estamos vivendo Conceitos de Responsabilidade Social Empresarial Conceitos de Sustentabilidade Conceitos de Investimento Social Corporativo As minhas contribuições pessoais e profissionais.

46 ALUA AINHORN M. FERNANDES alua.fernandes@gerdau.com.br@gerdau.com.br Telefone: (51) 3323 2151 DOUGLAS HAGEL MARTINS douglas.martins1@gerdau.com.br Telefone: (51) 3323 8571 MUITO OBRIGADO!


Carregar ppt "Informações Gerais Horário: 14:00 – 18:00 Intervalos: 16:00 Celular no Silencioso Notebook desligado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google