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PublicouMárcio Eger Castelo Alterado mais de 8 anos atrás
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Informações Gerais Horário: 14:00 – 18:00 Intervalos: 16:00 Celular no Silencioso Notebook desligado
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APRESENTAÇÃO: Escutar a poesia na sua cadeira; Quando iniciar a musica caminhar entre as figuras; Quando a musica terminar pegar a foto escolhida; De volta a roda, cada pessoa diz nome, área, tempo de Gerdau, o que sentiu ao escolher a figura e quais são as suas expectativas para o dia.
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OBJETIVO: Conhecer o conceito de Responsabilidade Social. PROGRAMA: Período da História em que estamos vivendo Conceitos de Responsabilidade Social Empresarial Conceitos de Sustentabilidade Conceitos de Investimento Social Corporativo As minhas contribuições pessoais e profissionais.
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Quiz
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O que é para você... Responsabilidade Social Empresarial Investimento Social Corporativo Sustentabilidade
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Passo a passo do exercício: - Individualmente escrever o que é para você: Responsabilidade Social, Investimento Social e Sustentabilidade; - Em trio escrever o que é para o grupo cada um dos três conceitos; - Cada um do grupo escolhe um conceito para representar. Todos dos diversos grupos que escolheram o mesmo conceito se reúnem e devem chegar a um consenso do conceito final; - Um representante do grupo escreve o conceito no PowerPoint.
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... Investimento Social Corporativo
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Investimento Social Corporativo é a alocação voluntária e estratégica de recursos da empresa, sejam eles financeiros, em espécie, humanos, técnicos ou gerenciais, para o benefício público. É a evolução da simples doação. Fonte: IDIS, 2009
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O Investimento Social Corporativo quando executado de maneira estratégica permite: Tornar a empresa sujeito do processo de transformação social do país; Valorizar a imagem institucional e da marca; Aumentar a lealdade do consumidor; Incrementar a capacidade de recrutar e manter talentos; Melhorar o clima organizacional. Fonte: IDIS, 2009
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Evolução Histórica do Investimento Social Privado 1950/60: “faça desenvolvimento para o povo” 1960/70: “faça desenvolvimento pelo povo” 1970/80: “faça desenvolvimento através das pessoas” 1980/90: “faça desenvolvimento com as pessoas” 1990/2000: “promova as pessoas para o desenvolvimento” Fonte: IDIS, 2009
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... Responsabilidade Social Empresarial
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Responsabilidade Social Empresarial é uma forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais. Fonte: Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, 2008
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Responsabilidade Social é a responsabilidade de uma organização pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente, através de um comportamento transparente e ético que seja compatível com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar da sociedade; -leve em consideração as expectativas dos stakeholders; -esteja em conformidade com as leis aplicáveis e seja compatível com os padrões internacionais de comportamento; - esteja integrado por toda a organização. Fonte: ISO 26000 / Draft, 2008
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“A Gerdau segue os princípios do desenvolvimento sustentável e acredita que o crescimento econômico de uma empresa está baseado na relação ética e socialmente responsável com todos os públicos com a qual ela se relaciona: colaboradores, clientes, fornecedores, acionistas, governos, entidades sociais e o meio ambiente.” Fonte: Relatório Anual Gerdau, 2008
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2009 – Valores em milhões de dólares “Das 100 maiores entidades econômicas do mundo, 51 são empresas”
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Público Interno Acionistas Governo Consumidores Organização Material desenvolvido pelo prof. Cid Alledi
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Inglaterra: Forte em inovação porém tímida em implementação. Estados Unidos: Mais lento para iniciar, mas as empresas que aderem fazem de forma organizada e com grande impacto: GE, Wal- mart. Brasil: Network de 1.300 empresas com o Ethos. Trabalha com as empresas e busca influenciar políticas públicas. Índia: Longa tradição de filantropia bastante paternalista. Provém serviços básicos para a comunidade como saúde e educação: Tata Group. China: Foco em seu crescimento sobra pouco espaço para responsabilidade social. Forte pressão internacional para que isso ocorra e atenção de empresas chinesas que querem ser globais. 2007: Chinese Federation for Corporate Social Responsibility.
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INDICADORES
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Índice de Sustentabilidade Empresarial
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Ferramenta de aprendizado e auto- avaliação da gestão da empresa, no que se refere à incorporação de práticas de responsabilidade social empresarial. Não espere nenhuma sutileza de minha parte! Indicadores Ethos de RSE
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Projeto de Sustentabilidade com Fornecedores Caro Fornecedor, Acesse o link http://indicadores.ethos.org.br para responder aos Indicadores de Responsabilidade Social e Sustentabilidade.http://indicadores.ethos.org.br A sua participação é muito importante para nós! Usiba: 44 fornecedores Cearense: 29 fornecedores Açonorte: 37 fornecedores São Paulo: 35 fornecedores Rio de Janeiro: 32 fornecedores Sul (RS/SC/PR): 38 fornecedores Barão de Cocais: 20 fornecedores Divinópolis: 20 fornecedores Contagem: 20 fornecedores (a ser realizada) Total de empresas participantes: 275
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O processo de construção 78 países e + 40 organizações internacionais MAIOR FÓRUM MULTISTAKEHOLDER DO MUNDO Norma de orientação – não certificável Adaptável aos sistemas de gestão das empresas Aplicável a qualquer tipo de organização Convergente com as iniciativas de RSE existentes Representando: Empresas, Governo, ONGs, Trabalhadores, Consumidores e Outros. Norma ISO 26000
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É o desenvolvimento de atividades que respeitem o meio ambiente (biodiversidade) e a sociedade. Sendo: Economicamente viável Socialmente justo Ambientalmente correto Sustentabilidade
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“É O DESENVOLVIMENTO QUE ATENDE ÀS NECESSIDADES DO PRESENTE SEM COMPROMETER AS GERAÇÕES FUTURAS.” Fonte: Relatório Brundtland- ONU, 1987
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SOCIEDADE MÍDIA ECONOMIA SOCIEDADE AMBIENTE SUSTENTA- BILIDADE Fonte: John Elkington, SustAinability, 1992 Triple Bottom Line
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Evolução do tema
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Por que tudo isso?
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Reputação/Escândalos “Exército de ONGs” Legislação/ Sox Pressão da Mídia Fonte: The Economist: A special report on CSR, 2008 Por que fazer a RESPONSABILIDADE SOCIAL? Competitividade Fidelização Valores organizacionais Atração e Retenção dos talentos Relação com Organizações Locais Formação de Capital Social Transparência Valor no Mercado de Capitais Pró-Ativos Reativos
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Cases
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-Maior empresa mundial do setor de carpetes; -Passou a ser fornecedor de serviços de manutenção de carpetes e a vender carpetes modulares, -Processo produtivo é sustentável e 58% da matéria-prima já é reciclada; Ray Anderson INTERFACE -ECONOMIA DE US$ 165 MILHÕES ENTRE 1994 E 2000 AO FAZER REENGENHARIA DE SUA PRODUÇÃO E REMODELAGEM DE SEUS PROCESSOS VISANDO REDUÇÃO DE RESÍDUOS.
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Por dentro da Gerdau
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Focos Responsabilidade Social
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Resultados Programa Voluntário Gerdau 1.600 3.777 6.287 Voluntários atuantes 2005 200620072008 9.170 *6.733 voluntários na Olimpíada e 4.400 cadastrados no portal do Programa Voluntário Gerdau Investimentos globais (R$ milhões) 41,7 2005 20062007 51,6 70,9 2008 103,3 Resultados financeiros Responsabilidade Social
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Minha Contribuição Pessoal e Profissional
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“Toda ordem social é criada por nós. O agir ou não agir de cada um contribui para a ordem social em que vivemos”. Bernardo Toro, Sociólogo Colombiano
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C I D A L L E D I RACHEL NEGRÃO EMPRESA EU COMUNIDADE - REPUTAÇÃO SOCIEDADE COMUNIDADE EU PLANETA ECOSSISTEMAS FAMÍLIAS EMPRESAS
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A MUDANÇA ORGANIZACIONAL SÓ ACONTECE SE O INDIVIDUO MUDAR. “ Só teremos profissionais melhores se tivermos pessoas melhores.” Fabio Barbosa, presidente do Grupo Santander no Brasil
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O envolvimento do indivíduo: Obediência Processual Defensivo “ Não tenho nada com isso” “Já cumpro a legislação. Entendo que este é o custo para fazer o meu negócio.” “Acato decisões de fazer mudanças nos processos da minha área mesmo que vá além das leis.” “Repenso meu trabalho levando em conta a sustentabilidade e a organização como um todo. Crio idéias e as implemento no dia-a-dia.” “ Além de ter a compreensão estratégica, multiplico os conceitos e ações dentro e fora da organização, Inclusive em áreas que não estão diretamente ligadas a minha atuação.” EstratégicoLiderança
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TRABALHO EM GRUPO -Todos os participantes devem se dividir em grupos; - Cada grupo deve debater as oportunidades e ações de RSE que pode desenvolver; -Cada grupo apresentara as ações propostas ao grande grupo para debate.
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OBJETIVO: Conhecer o conceito de Responsabilidade Social. PROGRAMA: Período da História em que estamos vivendo Conceitos de Responsabilidade Social Empresarial Conceitos de Sustentabilidade Conceitos de Investimento Social Corporativo As minhas contribuições pessoais e profissionais.
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OBJETIVO: Conhecer o conceito de Responsabilidade Social. PROGRAMA: Período da História em que estamos vivendo Conceitos de Responsabilidade Social Empresarial Conceitos de Sustentabilidade Conceitos de Investimento Social Corporativo As minhas contribuições pessoais e profissionais.
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ALUA AINHORN M. FERNANDES alua.fernandes@gerdau.com.br@gerdau.com.br Telefone: (51) 3323 2151 DOUGLAS HAGEL MARTINS douglas.martins1@gerdau.com.br Telefone: (51) 3323 8571 MUITO OBRIGADO!
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