A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AMERICA DO SUL relevo Planícies sedimentares: Orenoco Amazônica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AMERICA DO SUL relevo Planícies sedimentares: Orenoco Amazônica"— Transcrição da apresentação:

1 AMERICA DO SUL relevo Planícies sedimentares: Orenoco Amazônica
Hidrografia Bacia Amazônica – É a mais extensa do mundo, sendo o amazonas o de maior extensão e volume de água no planeta, com 6.296km Bacia Platina – É a segunda do mundo em extensão. É a bacia de maior aproveitamento hidrelétrico da América do Sul e uma importante via de navegação na região. Bacia do Orenoco – Percorre Km com um grande trecho navegável e tem bom potencial hidrelétrico no curso superior. Lagos - Maracaibo (Venezuela), e o Titicaca, localizado no altiplano que ocupa a fronteira entre o Peru e a Bolívia, a mais de metros de altitude relevo Planícies sedimentares: Orenoco Amazônica Platina – Chaco, Pantanal e Pampas Dobramentos Modernos: Cordilheira dos Andes – Picos, Altiplanos e Vales. Planaltos Orientais: maciços cristalinos antigos Planalto Guiano Planalto Brasileiro Planalto da Patagônia

2 Clima e vegetação Floresta Equatorial Floresta Tropical Savanas
Estepes Xerófitas Mediterrânea Floresta de pinheiros Campos De Altitude

3 População População absoluta: 375 milhões População relativa:
22 habitantes/quilômetro quadrado. Distribuição: concentração litorânea se originou com a colonização, que impulsionava as vilas e os povoados ligados às metrópoles. Urbanização: mais de 30 cidades têm população superior a 1 milhão de habitantes. Três já atingem mais de 10 milhões. Há o problema da macrocefalia urbana e intenso êxodo rural. Problemas urbanos: falta de planejamento, falta de infra-estrutura, favelamento, trânsito, problemas de saneamento, etc.

4 estão caindo e que as condições de vida estão melhorando;
Expectativa de vida Houve um aumento da expectativa de vida nos países da América do Sul. O mais significativo foi o da Bolívia. Isso indica que as taxas de mortalidade estão caindo e que as condições de vida estão melhorando; • A maior parte dos países sul-americanos tem um patamar de expectativa de vida inferior ao dos países desenvolvidos, o que indica a existência de problemas sociais. Mortalidade infantil. A taxa caiu de cerca de 88‰, em 1970, para cerca de 24‰, em 2005. Se afasta dos indices africanos e se aproxima da OCDE, que tem bons índices.

5 Renda Uma parcela significativa da população de vários países vivem em padrões de pobreza que se classificam entre os piores do mundo. Isto indica a incapacidade dessas populações de manter bom padrão alimentar, ter acesso à educação e saúde, participar dos processos produtivos modernos ou acessar os meios de informação Crescimento vegetativo A elevação da renda e a urbanização são fatores que determinam queda das taxas de natalidade e mortalidade, levando o crescimento natural da população a patamares mais baixos. A conseqüência desse processo é mostrada pela queda da taxa de fecundidade das mulheres, pelo aumento da parcela de idosos e pela redução da parcela de jovens.

6 ECONOMIA TRADIÇÕES DA AMERICA LATINA – subdesenvolvimento
Organização econômica: extensão territorial variada, produção econômica tradicional, dependência externa, falta de infra-estrutura, variado mercados consumidor e mão-de-obra em quantidade e qualidade diferenciada. Endividamento externo: Importante fator do estrangulamento da economia da América do Sul. O montante tem crescido muito depressa, o que gera um dependência dos centros financeiros mundiais. O serviço da dívida (taxas e juros) absorve grande parte dos ganhos com as exportações. Mercado externo: Subordinação, pois continuaram simples exportadores de matérias-primas, compradores de produtos industriais. Presença de bancos e transnacionais. Desemprego: Cresceu muito com a Nova Ordem Internacional, e a globalização. É relacionado com o aumento da modernozação da produção e dos serviços

7 O Brasil: o maior PIB (11a- posição mundial), mas sua distribuição per capita é muito ruim.
Isto revela a injustiça social - 92a- posição mundial, com apenas US$ 8.100, abaixo da média mundial de US$ 8.800; Uruguai, Argentina e Chile: PIBs menores que o do Brasil, têm uma distribuição de renda mais justa, o que os coloca acima da média mundial; Alguns países do continente são muito pobres, com PIB muito baixo e com baixíssimas rendas per capita.

8 AGROPECUÁRIA Agropecuária de subsistência – Pequena propriedade.
Apesar de reduzida, ainda é comum na porção andina do Peru, da Bolívia e do Equador, onde, além da criação de lhamas, se cultivam milho e batata, produtos de importância apenas regional. Há também uma extensa área com essa forma de Exploração florestal – Na região amazônica dos países andinos e das Guianas, áreas de fronteira com o Brasil, há uma extensa parte do território pouco povoada, propícias para o extrativismo e a silvicultura. Plantations – Grande propriedade, monocultora e exportadora Próxima do litoral, facilitando o embarque em portos. Culturas tropicais: café, cacau, algodão, banana e cana-de-açúcar. O café representa a maior parcela das exportações colombianas (segunda produção mundial). A Banana e o cacau no Equador, área de clima úmido, há grande (4º- mundial) e cacau (8º- mundial). No Paraguai se destaca a soja; nas Guianas, a cana-de-açúcar; e na Venezuela, o algodão. Agricultura mediterrânea e fruticultura: Chile: desenvolvimento de culturas temperadas, como a vinha, o trigo, a beterraba e a fruticultura. Produções comerciais e modernas, sendo praticadas por populações descendentes de imigrantes europeus. Argentina: uso de técnicas modernas que incluem irrigação e seleção de espécies. Voltada para a exportação e a Patagônia está a zona fruticultora mais meridional do continente, localizada nas margens do rio Negro, onde se cultivam maçã, pêssego, pêra etc., Nos Andes argentinos, boa produção de uvas vinícolas e oliveiras.

9 INDUSTRIA Extração mineral e energética tem grande Importância econômica na América do Sul. Existem obstáculos ao desenvolvimento dessa atividade: insuficiência dos capitais nacionais pesquisa e produção; deficiência nos meios de transporte; carência de técnicos especializados; Redução dos preços dessas matérias-primas Petróleo: Venezuela, é um dos maiores produtores mundiais. É explorado pela (Petroven). As maiores produções estão no lago Maracaibo e na bacia do rio Orenoco. Equador, a produção é pequena mas essencial, pois é a principal fonte de renda nacional. Argentina, a produção se aproxima de 1 milhão de barris/dia, o que garante a auto-suficiente. Gás natural: Venezuela, Argentina e Bolívia. Esta última abastece o mercado brasileiro, por meio de um importante gasoduto. Além disso ela produz estanho, que representa quase 25% das exportações da Bolívia (3º- produtor mundial). Cobre: Chile (1º- mundial), onde representa importante fonte de divisas (mais de 20% do valor das exportações). Peru, país com a 8ª- produção mundial.

10 Industrialização: Guianas: Países Andinos:
substituição de importações - Conseqüência das crises da segunda guerra mundial. Estado passou a ser investidor,em infra-estrutura e indústria de base. A burguesia local passou a controlar os setores da indústria de bens de consumo leves. A expansão das transnacionais, impulsionou a industrialização sul-americana e, por outro, criou a necessidade de mais investimentos, empréstimos e tecnologias. Esse processo gerou dependência e endividamento externo. Guianas: a indústria é muito pouco desenvolvida. Destaque para a industria de alimentos (açúcar), bebidas (rum) e tecidos (algodão). A metalurgia do alumínio - presença de grandes jazidas de bauxita. Países Andinos: Industria é fortemente relacionado à exploração mineral e energética. As maiores concentrações industriais estão em capitais como Santiago, Lima, La Paz, Caracas e Bogotá, que detêm mais de 50% do valor da produção No Peru, a indústria alimentícia pesqueira é um dos setores industriais mais destacados, devido a presença da corrente de Humboldt.

11 Argentina – foi o país mais ricos da América Latina.
Países Platinos: Argentina – foi o país mais ricos da América Latina. Petróleo, explorado na região de Comodoro Rivadávia, na Patagônia, e em Mendoza, na cordilheira dos Andes, o que garante auto-suficiencia. Industriais na região dos Pampas - têxteis e alimentícias são as mais importantes devido às matérias-primas agropecuárias, tais como carne, lã, trigo, milho, frutas etc. Paraguai - industrialização é extremamente reduzida.Destaca-se as indústrias de carne e couro, associadas às matérias-primas provenientes da pecuária bovina. Uruguai - indústrias são pouco numerosas.Estão proximidades de Montevidéu, destacando as alimentícias (trigo e carne) e as têxteis (lã). Organizações supranacionais: ALALC: Associação Latino-Americana de Livre Comércio. Inspirada no Mercado Comum Europeu, com a participação de quase todos os paises sulamericanos e o México. Objetivo: a eliminação, até 1980, do maior número possível de restrições comerciais mas não conseguiu. ALADI: Associação Latino-Americana de Desenvolvimento e Integração Objetivos: criar uma convergência de tarifas, que conduza à formação de um mercado comum regional. Mercosul: Mercado Comum do Sul é uma união alfandegária criada pelo Tratado de Assunção. É formado por Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela além dos associados Bolívia, Chile, Peru, Equador e Colômbia. Objetivos: livre circulação de bens, serviços e capitais mediante a supressão das tarifas alfandegárias e restrições não-alfandegárias; introdução das tarifas externas comuns (TEC); coordenação e harmonização das posições econômicas e comerciais nos organismos internacionais.

12 Regiões Argentinas Pampa
Cobre a região centro-oriental do país. É uma imensa planície de intensa exploração agropecuária. Clima temperado e úmido. Mesopotâmia Onde se localiza a selva subtropical e a bacia hidrográfica formada pelos rios Uruguai e Paraná. Clima subtropical. Chaco Compreende as terras do Chaco argentino, ricas em madeira. Clima cálido e úmido.

13 Piemonte ou Cuyo Região andina de montanhas férteis apropriadas à cultura da vinha, com abundantes fontes de águas minerais e termais. Clima temperado. Patagônia É um planalto localizado ao sul do país, cuja paisagem é dominada por lagos, bosques e geleiras. Clima frio e úmido.


Carregar ppt "AMERICA DO SUL relevo Planícies sedimentares: Orenoco Amazônica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google