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Desenvolvimento infantil
Renata Kieling Médica Pediatra Pesquisadora do ProDAH (HCPA) Doutoranda em Neurociências (PUCRS)
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Desenvolvimento normal
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6 semanas 16 semanas
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Todo mundo nasce com o mesmo potencial?
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© Biophoto Associates/Science-Source/Photo Researchers
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Síndrome de Down
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Síndrome de Down
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Síndrome de Prader-Willi
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Síndrome de Prader-Willi
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Desenvolvimento cerebral
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Desenvolvimento cerebral
MITOSE MIGRAÇÃO DIFERENCIAÇÃO PROLIFERAÇÃO SINÁPTICA MIELINIZAÇÃO
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Desenvolvimento do cérebro - Mito ou Fato?
Mito - Ao nascer, o cérebro está totalmente desenvolvido, assim como o coração ou do estômago. Fato - A maioria das células do cérebro são formadas antes do nascimento, mas a maioria das conexões entre células são feitas durante a infância. Mito – O desenvolvimento do cérebro depende inteiramente dos genes com os quais você nasceu. Fato - As primeiras experiências e a interação com o ambiente são fundamentais no desenvolvimento do cérebro da criança . Mito - O cérebro de uma criança é menos ativo do que o cérebro de um estudante universitário. Fato - O cérebro de uma criança de 3 anos de idade é duas vezes mais ativo que o cérebro de um adulto.
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Desenvolvimento do cérebro - Mito ou Fato?
Mito - Conversar com um bebê não é importante porque ele ou ela não consegue entender o que você está dizendo. Fato - Conversar com bebês estabelece as bases necessárias para a aprendizagem da linguagem durante os períodos críticos em que a aprendizagem é mais fácil para uma criança. Mito - As crianças precisam de ajuda especial e brinquedos educativos específicos para desenvolver a sua capacidade intelectual. Fato - O que as crianças mais precisam é carinho e experiências, e não uma atenção especial ou brinquedos caros. Falar, cantar, brincar e ler são algumas das principais atividades que constroem o cérebro da criança.
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Reflexos primitivos
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Reflexos primitivos Sucção Busca Preensão palmo plantar Moro
Esgrimista Marcha automática
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Tônus
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Marcos do desenvolvimento
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PRIMEIRO MÊS CHORO INARTICULADO OLHA PARA A PESSOA MOMENTÂNEAMENTE
ATITUDE ASSIMÉTRICA HIPOTONIA CERVICAL HIPERTONIA FLEXORA GERAL REFLEXOS ARCAICOS CHORO INARTICULADO OLHA PARA A PESSOA MOMENTÂNEAMENTE
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SEGUNDO MÊS POSTURA SIMÉTRICA TONUS CERVICAL MOMENTÂNEO
HIPERTONIA GERAL LEVE PERDE ESGRIMISTA SORRI ESPONTÂNEAMENTE ACOMPANHA OBJETOS NO SEU CAMPO VISUAL INÍCIO DA LALAÇÃO
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QUARTO MÊS APOIO NO ANTEBRAÇO TONUS CERVICAL COMPLETO ROLA
PREENÇÃO PALMAR VOLUNTARIA PERDE MARCHA REFL. E MORO INCONSTANTE ESTABILIZA A LALAÇÃO
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SEXTO MÊS AJUDA AO SENTAR-SE SENTA-SE COM APOIO
PERDE O MORO, A PREENSÃO PALMAR, TRANSFERE OBJETOS DE MÃO PROCURA SONS COM A CABEÇA
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NONO MÊS SENTA-SE SEM APOIO PODE ENGATINHAR HIPOTONIA FISIOLÓGICA
PERDE PRENSÃO PLANTAR PRIMEIRAS PALAVRAS PEGADA EM PINÇA RESPONDE DIFERENTEMENTE AS PESSOAS
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DÉCIMO SEGUNDO MÊS DE PÉ E MARCHA COM APOIO
PREDOMINA A HIPOTONIA FISIOLÓGICA FIM DOS REFLEXOS ARCÁICOS PALAVRAS COM SENTIDO DÁ TCHAU, BATE PALMAS, NÃO
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A PARTIR DO DÉCIMO SEGUNDO MÊS
ANDA SEM APOIO PEGADA EM PINÇA COMBINA 2 OU MAIS PALAVRAS TIRA PEÇAS DE ROUPAS
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PERÍMETRO CEFÁLICO
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Sinais de Desenvolvimento Patológico
Manutenção dos reflexos arcaicos além do tempo Perímetro cefálico Não aquisição dos marcos de desenvolvimentos Para quem encaminhar? pediatra, neuropediatra, estimulação precoce.
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Períodos críticos do desenvolvimento do cérebro
O desenvolvimento do SNC segue um padrão temporal específico e diferentes partes do cérebro tornam-se mais ativas em momentos diferentes Embora a aprendizagem continue ao longo da vida, existem algumas "janelas de oportunidade” quando o cérebro é capaz de absorver novas informações mais facilmente do que em outros momentos, proporcionando grandes saltos no desenvolvimento Embora a aprendizagem mais tarde seja possível, geralmente esta se dá de modo mais lento e mais difícil.
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Períodos críticos do desenvolvimento do cérebro
Desenvolvimento visual e auditivo Desenvolvimento da linguagem Desenvolvimento motor Motor grosseiro Motor fino Desenvolvimento emocional
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Fig. 3.9 The traditional view of infancy holds that emotions are rapidly differentiated from an initial capacity for excitement. (After K.M.B. Bridges, From “Emotional Development in Early Infancy.” Reprinted by permission of the Society for Research in Child Development.)
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PRINCIPAIS QUEIXAS Agitação Teimosia Mentiras Agressividade
Dificuldades na escola Dificuldades de relacionamento Medos Não quer ficar sozinho Come pouco e/ou dorme mal
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SINTOMAS NORMAIS Medo de estranhos a partir dos 6-8 meses
Inquietação nos primeiros 3 anos de vida Fase da “birra” de 1 ano até cerca de 5 anos Amigos imaginários até 5/6 anos Diversos medos específicos nas diferentes idades
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