A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ONDAS ELETROMAGNÉTICAS Taynara Nassar Vera C. B. Oliveira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ONDAS ELETROMAGNÉTICAS Taynara Nassar Vera C. B. Oliveira."— Transcrição da apresentação:

1 ONDAS ELETROMAGNÉTICAS Taynara Nassar Vera C. B. Oliveira

2 Ondas transversais Ondas transversais são aquelas em que a direção de vibração é perpendicular à direção de propagação da onda.

3 Como as OEMs se propagam Maxwell (1873): percebeu-se que um campo magnético sofre uma variação no decorrer do tempo e essa variação faz aparecer um campo elétrico induzido, enquanto se um campo elétrico sofre uma variação no decorrer do tempo, essa variação faz aparecer um campo magnético induzido.

4 Como as OEMs se propagam.

5 Velocidade de propagação A partir das equações de Maxwell, a velocidade calculada para as OEM é igual a v, que coincide com a velocidade da luz c = 3.10⁸ m/s.

6 Comprimento de onda e frequência O espectro eletromagnético se estende por frequências que variam desde 10⁴ Hz, frequência das ondas de rádio até 10²⁰ Hz, dos raios gama. Os comprimentos de onda variam desde 10⁻¹² m até 10³ m. Conforme a frequência aumenta, o comprimento de onda diminui (e vice-versa!).

7 O espectro eletromagnético

8 Equação de onda.

9 .

10 Equação da onda Como a onda eletromagnética também consiste de ondas periódicas e são transversais, sua equação diferencial e soluções são:

11 Polarização das OEMs A polarização é uma propriedade das ondas transversais; Define-se a direção de polarização da onda eletromagnética como a direção do vetor campo elétrico, ao qual a maioria dos detectores de radiação eletromagnética são sensíveis.

12 Polarização das OEMs Como é uma onda transversal, a luz se propaga em todas as direções. Ao passar pelo primeiro polarizador, a luz passa a se propagar em uma única direção, portanto, dizemos que a OEM foi polarizada.

13 Polarização das OEMs A maioria das OEM produzidas por uma única fonte são polarizadas. Entretanto, nas fontes comuns de luz (sol, lâmpada fluorescente), os radiadores, que são átomos constituintes da fonte, atuam independentemente uns dos outros. Como consequência, a luz emitida consiste de várias ondas independentes, cujos planos de vibração se acham orientados aleatoriamente. São essas as ondas não- polarizadas.

14 Recepção de OEMs: ondas de rádio Cada onda de rádio ou TV que viaja pelo espaço tem uma frequência característica de vibração. E a onda de cada emissora tem uma frequência própria, diferente da frequência das demais emissoras; Sintonizar uma emissora significa fazer seu receptor de rádio ou TV entrar em ressonância com a onda da emissora.

15 Ondas de rádio: ressonância Quando sintonizamos os aparelhos de rádio ou TV, modificamos a frequência natural de vibração do circuito eletrônico do aparelho. Na ressonância o receptor “capta” energia da onda de rádio ou TV com eficiência máxima e o sinal da emissora é reproduzido pelo receptor. As ondas das outras emissoras, com frequências diferentes, não estão em ressonância com o receptor e passam sem interagir com ele.

16 Ressonância.

17

18 Bibliografia Ondas mecânicas na corda. Profª Elizabeth Andreoli de Oliveira. Notas de aula. São Paulo, 2016. http://www.if.ufrgs.br/cref/leila/ondas.htm https://pt.wikipedia.org/wiki/Espectro_eletromagn%C3%A9tico http://brasilescola.uol.com.br/fisica/polarizacao-ondas.htm http://www.professores.uff.br/andre_nepomuceno/propriedades_luz.pdf http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/3955/3955_3.PDF http://www.seara.ufc.br/tintim/fisica/ressonancia/ressonancia5.htm https://pt.wikipedia.org/wiki/Circuito_LC Figuras: [1] http://www.infoescola.com/fisica/ondas-transversais/ [2] http://www.jfisica.com.br/materias/visualizar/13#.Vy_YN-SWaSA [3] https://alemdainercia.wordpress.com/2016/02/02/fisica-moderna-ondas-eletromagneticas/ [4] http://www.estudar.info/engenheiro-tem-que-estudar/circuitos-eletricos/32-circuito-lc- equacao-diferencial/


Carregar ppt "ONDAS ELETROMAGNÉTICAS Taynara Nassar Vera C. B. Oliveira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google