A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Geração de Energia Elétrica - Hidrelétricas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Geração de Energia Elétrica - Hidrelétricas"— Transcrição da apresentação:

1 Geração de Energia Elétrica - Hidrelétricas
SIE – Sistemas de Energia Professora Camila Bastos Eletroeletrônica Módulo 8

2 Introdução A energia elétrica é produzida através de outras formas de energia; O Atlas de Energia Elétrica do Brasil divide as formas de geração entre fontes renováveis e fontes não renováveis.

3 Fontes de Energia Fontes Renováveis: Hidráulica; Biomassa; Eólica;
Solar; Biogás, Geotérmica e Mar.

4 Fontes de Energia Fontes não Renováveis: Gás Natural; Nuclear;
Carvão Mineral; Derivados do Petróleo.

5 Energia Hidrelétrica Conversão de energia cinética (do movimento das águas) em energia elétrica; É necessário integrar a vazão do rio, a quantidade de água disponível em determinado período de tempo e os desníveis do relevo (naturais ou artificiais).

6 Energia Hidrelétrica Estrutura das Usinas: Barragem;
Sistema de captação e adução e água; Casa de Força; Vertedouro.

7 Energia Hidrelétrica Informações Gerais:
A água é o recurso natural mais abundante na Terra; É uma das poucas fontes de energia que não contribui para o aquecimento global; É um recurso renovável.

8 Energia Hidrelétrica Informações Gerais:
Participação pouco expressiva na matriz energética mundial; Vem decrescendo na matriz de energia elétrica.

9 Energia Hidrelétrica

10 Energia Hidrelétrica Vários elementos justificam este fato:
Distribuição da água na superfície terrestre; Esgotamentos de reservas.

11 Energia Hidrelétrica Informações Gerais:
Nos últimos anos a oferta só aumentou na Ásia e América Latina; As leis de proteção ambiental afetam empreendimentos de grande porte, devido aos impactos causados pelas usinas.

12 Energia Hidrelétrica O que é a energia hidrelétrica?
É gerada pelo fluxo das águas em uma usina, a qual as obras civis são tão ou mais importantes que os equipamentos instalados; As principais variáveis usadas na classificação de uma usina são: Altura da queda d’água; Vazão; Capacidade ou potência instalada; Tipo de turbina; Tipo de barragem; Reservatório.

13 Energia Hidrelétrica Reservatório: existem dois tipos.
Acumulação: locais com quedas altas, permitem acumular grande quantidade de água; Fio d’água: geram energia com o fluxo da água dos rios, com pouco ou nenhum acúmulo deste recurso.

14 Energia Hidrelétrica Queda d’água: é definida como alta, média ou baixa. Alta > 150m; Baixa < 15m.

15 Energia Hidrelétrica Potência instalada: determina se a usina é de grande ou médio porte, ou ainda uma pequena central hidrelétrica. Central Geradora Hidrelétrica (CGH) – até 1MW; Pequena Central Hidrelétrica (PCH) – Acima de 1MW até 30MW; Usina Hidrelétrica de Energia (UHE) – acima de 30MW.

16 Energia Hidrelétrica O porte da usina determina as dimensões da rede de transmissão. Quanto maior a usina, mais distante ela tende a estar dos grandes centros. As CGH E PCH, instaladas junto à pequenas quedas d’água, abastecem pequenos consumidores.

17 Existem atualmente em operação:
Quantidade Potência (kW) CGH 554 PCH 457 UHE 203

18 Estão em construção: Quantidade Potência (kW) CGH 1 848 PCH 35 485.621
UHE 10

19 Estão aprovados, mas não iniciados:
Quantidade Potência (kW) CGH 41 30.279 PCH 124 UHE 6

20 Usina Hidrelétrica de Itaipu
Localizada num trecho do fronteira com o Rio Paraná; o local é um ponto do rio conhecido como Itaipu (a pedra que canta); Em 1973 se assinou o acordo de financiamento e operação, num modelo de sociedade Binacional, entre Brasil e Paraguai.

21 Usina Hidrelétrica de Itaipu
Alguns dados: Sua construção começou em 1974; A obra foi concluída em 10 anos; Cerca de 40 mil pessoal trabalharam na obra; 36 mil animais que viviam na região foram removidos do local.

22 Usina Hidrelétrica de Itaipu
Até 2006 era considerada a maior do mundo, quando entrou em operação a usina de Três Gargantas, na China; Recentemente passou novamente a ser a usina que mais produz mundialmente.

23 Usina Hidrelétrica de Itaipu
Atualmente sua capacidade de geração é de 14GW por ano; 15% da energia consumida no Brasil vem de Itaipu; O Paraguai utiliza apenas 5% da energia produzida em Itaipu. Com isto abastece 75% de sua demanda. O excedente é vendido ao Brasil.

24 Usina Hidrelétrica de Itaipu
Impactos Socioambientais: O enchimento do reservatório de Itaipu interferiu na vida de milhares de pessoas que habitavam as margens do Rio Paraná, entre as cidades de Foz e Guaíra. O Parque Nacional das Sete Quedas, em Guaíra, foi inundado.


Carregar ppt "Geração de Energia Elétrica - Hidrelétricas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google