A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Pílula (“Pírula” para alguns) É um comprimido que contém hormonas sintéticas semelhantes às que são produzidas pelos ovários das mulheres: o estrogéneo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Pílula (“Pírula” para alguns) É um comprimido que contém hormonas sintéticas semelhantes às que são produzidas pelos ovários das mulheres: o estrogéneo."— Transcrição da apresentação:

1 A Pílula (“Pírula” para alguns) É um comprimido que contém hormonas sintéticas semelhantes às que são produzidas pelos ovários das mulheres: o estrogéneo e a progesterona. É um comprimido que contém hormonas sintéticas semelhantes às que são produzidas pelos ovários das mulheres: o estrogéneo e a progesterona.

2 Como tomar a pilula? Como tomar a pilula? A toma da pílula efectua-se diariamente, durante 21 dias consecutivos, seguidos de um período de 7 dias de descanso. Neste espaço de tempo, ocorrerá a hemorragia de privação, “uma menstruação” e a segurança contraceptiva mantém-se se houver relações sexuais. A toma da pílula efectua-se diariamente, durante 21 dias consecutivos, seguidos de um período de 7 dias de descanso. Neste espaço de tempo, ocorrerá a hemorragia de privação, “uma menstruação” e a segurança contraceptiva mantém-se se houver relações sexuais. Findos estes 7 dias, recomeça-se a toma da pílula com uma nova embalagem, mesmo que a “menstruação” ainda não tenha terminado. Findos estes 7 dias, recomeça-se a toma da pílula com uma nova embalagem, mesmo que a “menstruação” ainda não tenha terminado. A pílula deve ser tomada sempre à mesma hora, com um pouco de água e sem mastigar. Escolher algo que se faça diariamente (lavar os dentes, preparar o despertador, etc), para relacionar com a toma da pílula e assim evitar possíveis esquecimentos! A pílula deve ser tomada sempre à mesma hora, com um pouco de água e sem mastigar. Escolher algo que se faça diariamente (lavar os dentes, preparar o despertador, etc), para relacionar com a toma da pílula e assim evitar possíveis esquecimentos! Uma solução é ter uma embalagem de reserva para solucionar eventuais esquecimentos, ou substituir um comprimido perdido. Uma solução é ter uma embalagem de reserva para solucionar eventuais esquecimentos, ou substituir um comprimido perdido.

3 De que forma afecta a pílula o teu ciclo menstrual? De que forma afecta a pílula o teu ciclo menstrual? Regularizá-lo: ou seja, os dias de hemorragia passam a ser certos, diminuindo ao mesmo tempo a quantidade de fluxo menstrual. Regularizá-lo: ou seja, os dias de hemorragia passam a ser certos, diminuindo ao mesmo tempo a quantidade de fluxo menstrual. No caso de antes de tomar a pílula haver perturbações e irregularidades menstruais, estas devem desaparecer com o seu uso. No caso de antes de tomar a pílula haver perturbações e irregularidades menstruais, estas devem desaparecer com o seu uso. É muito pouco frequente que não suceda uma hemorragia de privação durante o período de pausa, “menstruação”, sobretudo se a pílula for tomada correctamente de acordo com as instruções que tiveres recebido. Se isto se verificar, a possibilidade de uma gravidez é muito reduzida. No entanto deves falar com um profissional de saúde antes de iniciar uma nova embalagem. É muito pouco frequente que não suceda uma hemorragia de privação durante o período de pausa, “menstruação”, sobretudo se a pílula for tomada correctamente de acordo com as instruções que tiveres recebido. Se isto se verificar, a possibilidade de uma gravidez é muito reduzida. No entanto deves falar com um profissional de saúde antes de iniciar uma nova embalagem.

4 O que fazer no caso do esquecimento de uma ou mais drageias? O que fazer no caso do esquecimento de uma ou mais drageias? Se o atraso for inferior a 12 horas, tomar o comprimido assim que se der conta do esquecimento e continuar a tomar a pílula normalmente, tomando o comprimido seguinte à hora habitual. Se o atraso for inferior a 12 horas, tomar o comprimido assim que se der conta do esquecimento e continuar a tomar a pílula normalmente, tomando o comprimido seguinte à hora habitual. Se o atraso for superior a 12 horas, esse esquecimento pode comprometer a eficácia da pílula: não tomar a drageia esquecida, continuar a tomar as restantes drageias da mesma forma e à hora habitual e utilizar um preservativo durante 7 dias da toma da pílula (7 dias de pílula + preservativo). Se o atraso for superior a 12 horas, esse esquecimento pode comprometer a eficácia da pílula: não tomar a drageia esquecida, continuar a tomar as restantes drageias da mesma forma e à hora habitual e utilizar um preservativo durante 7 dias da toma da pílula (7 dias de pílula + preservativo). Se o esquecimento for de duas ou mais drageias, então não utilizar mais aquela embalagem e usar preservativo durante as relações sexuais até que surja a menstruação. No primeiro dia da menstruação, iniciar a toma com uma nova embalagem. Nas pílulas progestativas, o esquecimento por mais curto que seja, pode comprometer a eficácia. Habitualmente os esquecimentos nestas pílulas específicas não devem ultrapassar as 3 horas. Se o esquecimento for de duas ou mais drageias, então não utilizar mais aquela embalagem e usar preservativo durante as relações sexuais até que surja a menstruação. No primeiro dia da menstruação, iniciar a toma com uma nova embalagem. Nas pílulas progestativas, o esquecimento por mais curto que seja, pode comprometer a eficácia. Habitualmente os esquecimentos nestas pílulas específicas não devem ultrapassar as 3 horas.

5 O que fazer no caso de tomares dois comprimidos no mesmo dia? O que fazer no caso de tomares dois comprimidos no mesmo dia? Este incidente não prejudicará em nada a saúde. O que acontece é que a embalagem vai terminar com um dia de antecedência, e o primeiro comprimido da embalagem seguinte deverá ser tomado um dia antes. Este incidente não prejudicará em nada a saúde. O que acontece é que a embalagem vai terminar com um dia de antecedência, e o primeiro comprimido da embalagem seguinte deverá ser tomado um dia antes.

6 Que fazer no caso de vómitos ou diarreia? Que fazer no caso de vómitos ou diarreia? Se passaram menos de 3 horas:Tomar outra drageia (mas de outra embalagem) e continuar a tomar o resto das drageias que estavas a utilizar, da mesma forma e à hora habitual. Desta forma mantém-se a protecção contraceptiva e não há nenhum risco adicional.- Se passaram mais de 3 horas:Não te preocupes! A segurança contraceptiva está por aqui assegurada, logo continua-se protegida face a uma gravidez. Continuar a tomar como o habitual... Se passaram menos de 3 horas:Tomar outra drageia (mas de outra embalagem) e continuar a tomar o resto das drageias que estavas a utilizar, da mesma forma e à hora habitual. Desta forma mantém-se a protecção contraceptiva e não há nenhum risco adicional.- Se passaram mais de 3 horas:Não te preocupes! A segurança contraceptiva está por aqui assegurada, logo continua-se protegida face a uma gravidez. Continuar a tomar como o habitual...

7 pílula é sempre eficaz? pílula é sempre eficaz? A segurança da pílula aproxima-se dos 98/99%, um índice superior a qualquer outro método. Em cada 100 mulheres/ano que usa a pílula o número de gravidezes ocorridas equivale a 0,1-1. Deve-se no entanto ter muita atenção no caso de se tomarem outros medicamentos para além da pílula, pois alguns podem diminuir a sua eficácia, do que são exemplo os antibióticos. A segurança da pílula aproxima-se dos 98/99%, um índice superior a qualquer outro método. Em cada 100 mulheres/ano que usa a pílula o número de gravidezes ocorridas equivale a 0,1-1. Deve-se no entanto ter muita atenção no caso de se tomarem outros medicamentos para além da pílula, pois alguns podem diminuir a sua eficácia, do que são exemplo os antibióticos. Quando tiveres dúvidas em relação à interacção da pílula com alguns medicamentos, pergunta a um profissional de saúde ou liga para um serviço de atendimento telefónico na àrea da sexualidade e saúde sexual e reprodutiva. Quando tiveres dúvidas em relação à interacção da pílula com alguns medicamentos, pergunta a um profissional de saúde ou liga para um serviço de atendimento telefónico na àrea da sexualidade e saúde sexual e reprodutiva.

8 No primeiro mês da toma, a partir de quando é que a pílula é eficaz? No primeiro mês da toma, a partir de quando é que a pílula é eficaz? No 1º mês de toma, a eficácia da pílula não é garantida, pelo que deves usar preservativo. No 1º mês de toma, a eficácia da pílula não é garantida, pelo que deves usar preservativo. No mês seguinte, se a toma foi correcta, ou seja, após os 7 dias de descanso, de acordo com as instruções referidas na embalagem, a protecção contraceptiva inicia-se desde o primeiro dia da toma e mantém-se durante os 7 dias de pausa. No mês seguinte, se a toma foi correcta, ou seja, após os 7 dias de descanso, de acordo com as instruções referidas na embalagem, a protecção contraceptiva inicia-se desde o primeiro dia da toma e mantém-se durante os 7 dias de pausa.

9 O que fazer no caso de aparecerem hemorragias? O que fazer no caso de aparecerem hemorragias? Não se deve interromper a toma da pílula se durante os três primeiros meses de utilização aparecerem pequenas hemorragias, fora dos 7 dias de descanso. Estas hemorragias são geralmente de pouca intensidade e normalmente desaparecem espontâneamente. Pode significar que o organismo se está a adaptar. Não se deve interromper a toma da pílula se durante os três primeiros meses de utilização aparecerem pequenas hemorragias, fora dos 7 dias de descanso. Estas hemorragias são geralmente de pouca intensidade e normalmente desaparecem espontâneamente. Pode significar que o organismo se está a adaptar. Se continuar além dos 3 meses, é aconselhável recorrer ao médico ou médica que receitou aquela pílula, que verá se tudo está bem ou se é necessário mudar o tipo de pílula. Se continuar além dos 3 meses, é aconselhável recorrer ao médico ou médica que receitou aquela pílula, que verá se tudo está bem ou se é necessário mudar o tipo de pílula.

10 Quais são as contra-indicações da toma da pílula e quem não a pode tomar? Quais são as contra-indicações da toma da pílula e quem não a pode tomar? Apesar da pílula poder ser tomada por qualquer mulher em idade fértil, existem algumas situações em que se aconselha o uso de outros métodos. Por isso, se pretendes iniciar a toma deste contraceptivo, é aconselhável consultares um médico, por exemplo a médica de família ou do centro de atendimento a jovens Apesar da pílula poder ser tomada por qualquer mulher em idade fértil, existem algumas situações em que se aconselha o uso de outros métodos. Por isso, se pretendes iniciar a toma deste contraceptivo, é aconselhável consultares um médico, por exemplo a médica de família ou do centro de atendimento a jovens Em mulheres fumadoras, a partir dos 35 anos recomenda-se o uso de outro método, já que a possibilidade de aparecimento de efeitos secundários graves aumenta. Em mulheres fumadoras, a partir dos 35 anos recomenda-se o uso de outro método, já que a possibilidade de aparecimento de efeitos secundários graves aumenta. Também não deve tomar a pílula quem tem uma doença hepática (do fígado) em fase activa. Também não deve tomar a pílula quem tem uma doença hepática (do fígado) em fase activa. Quem tenha ou tenha tido fenómenos trombo-embólicos ou vasculares, ou mesmo quem tenha familiares com estas problemas de saúde. Quem tenha ou tenha tido fenómenos trombo-embólicos ou vasculares, ou mesmo quem tenha familiares com estas problemas de saúde. Algumas mulheres ou raparigas podem estar sob medicação que não aconselhe a toma da pílula por haver interacção que diminua o efeito contraceptivo, por exemplo, alguns casos de epilepsia ou quem esteja em tratamento para uma tuberculose. Algumas mulheres ou raparigas podem estar sob medicação que não aconselhe a toma da pílula por haver interacção que diminua o efeito contraceptivo, por exemplo, alguns casos de epilepsia ou quem esteja em tratamento para uma tuberculose. Daí que a toma da pílula deva SEMPRE ser acompanhada por um médico! Daí que a toma da pílula deva SEMPRE ser acompanhada por um médico!

11 Quem pode usar a pílula? Quem pode usar a pílula? A pílula pode ser tomada por qualquer mulher em idade fértil, sem contraindicações médicas para o seu uso, além das já referidas. A pílula pode ser tomada por qualquer mulher em idade fértil, sem contraindicações médicas para o seu uso, além das já referidas. Existem em todo o mundo milhões de raparigas e de mulheres que utilizam a pílula como método contraceptivo. Este método tem sido alvo de estudos aprofundados. É importante salientar que a maior parte das mulheres saudáveis toleram-na perfeitamente. O risco de efeitos secundários graves é diminuto. Existem em todo o mundo milhões de raparigas e de mulheres que utilizam a pílula como método contraceptivo. Este método tem sido alvo de estudos aprofundados. É importante salientar que a maior parte das mulheres saudáveis toleram-na perfeitamente. O risco de efeitos secundários graves é diminuto. No entanto, se queres iniciar a toma da pílula deves fazê-lo com orientações de profissionais de saúde e sob o seu controlo. A pílula é um medicamento, e deve ser avaliada qual a pílula mais indicada para aquela rapariga / mulher específica. No entanto, se queres iniciar a toma da pílula deves fazê-lo com orientações de profissionais de saúde e sob o seu controlo. A pílula é um medicamento, e deve ser avaliada qual a pílula mais indicada para aquela rapariga / mulher específica.

12 Porque que razão há tantas pílulas diferentes no mercado? Porque que razão há tantas pílulas diferentes no mercado? As pílulas diferenciam-se umas das outras, tanto pela dosagem em estrogénio e em progestogénios, quanto pelo tipo de progestogéneos usados, o que permite adaptar uma pílula a cada caso concreto. As pílulas diferenciam-se umas das outras, tanto pela dosagem em estrogénio e em progestogénios, quanto pelo tipo de progestogéneos usados, o que permite adaptar uma pílula a cada caso concreto.

13 É verdade que a pílula engorda? É verdade que a pílula engorda? Não, o que acontece por vezes é um aumento de apetite que leva a pessoa a comer em maior quantidade. No entanto, este pequeno inconveniente tende a desaparecer com a prática de exercício físico e uma correta dieta alimentar. Não, o que acontece por vezes é um aumento de apetite que leva a pessoa a comer em maior quantidade. No entanto, este pequeno inconveniente tende a desaparecer com a prática de exercício físico e uma correta dieta alimentar.

14 A Pílula protege das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)? A Pílula protege das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)? Não!!!! Não!!!! Apesar da pílula possuir um indíce de protecção contraceptiva muito próxima dos 98/99%, não confere qualquer tipo de protecção em relação às IST, nomeadamente ao VIH, à Hepatite B e C, à sífilis e a herpes genital. Deve usar-se o preservativo em simultâneo com a pílula: só assim existe uma dupla protecção e até maior segurança contraceptiva. Apesar da pílula possuir um indíce de protecção contraceptiva muito próxima dos 98/99%, não confere qualquer tipo de protecção em relação às IST, nomeadamente ao VIH, à Hepatite B e C, à sífilis e a herpes genital. Deve usar-se o preservativo em simultâneo com a pílula: só assim existe uma dupla protecção e até maior segurança contraceptiva.

15 A pílula afecta a fertilidade de uma mulher? A pílula afecta a fertilidade de uma mulher? Há diversos estudos conducentes à admissão de problemas de fertilidade no caso de mulheres que utilizam a pílula há vários anos. Há diversos estudos conducentes à admissão de problemas de fertilidade no caso de mulheres que utilizam a pílula há vários anos. Por outro lado, também existem estudos sobre mulheres que tiverem aumento de fertilidade correspondente a uma gravidez de gémeos e trigémeos, as quais também utilizavam a pílula há vários anos. Por outro lado, também existem estudos sobre mulheres que tiverem aumento de fertilidade correspondente a uma gravidez de gémeos e trigémeos, as quais também utilizavam a pílula há vários anos.

16 É verdade que a pílula provoca o cancro? É verdade que a pílula provoca o cancro? Não, ao contrário do que se pensa, as pílulas combinadas têm um efeito protector em relação ao cancro do endométrio e do ovário. Não, ao contrário do que se pensa, as pílulas combinadas têm um efeito protector em relação ao cancro do endométrio e do ovário. No que diz respeito ao cancro da mama, e após estudos efectuados, existem algumas diferenças entre as utilizadoras e não utilizadoras da pílula, penalizando as primeiras. As mulheres que tomam a pílula e que são seguidas regularmente devem beneficiar de um rastreio mais precoce no caso de surgir algum problema. No que diz respeito ao cancro da mama, e após estudos efectuados, existem algumas diferenças entre as utilizadoras e não utilizadoras da pílula, penalizando as primeiras. As mulheres que tomam a pílula e que são seguidas regularmente devem beneficiar de um rastreio mais precoce no caso de surgir algum problema.


Carregar ppt "A Pílula (“Pírula” para alguns) É um comprimido que contém hormonas sintéticas semelhantes às que são produzidas pelos ovários das mulheres: o estrogéneo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google