A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU."— Transcrição da apresentação:

1

2 O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus A Meditação da Palavra de Deus ajuda-nos a viver o Mistério de Deus na EUCARISTIA. O MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus

3

4 Celebramos hoje o DOMINGO DE RAMOS. A Liturgia apresenta dois momentos distintos: - A ENTRADA DE JESUS EM JERUSALÉM, com a procissão de Ramos... num clima de alegria... como GESTO de FÉ e de COMPROMISSO. - O INÍCIO DA SEMANA SANTA, com a Leitura da Paixão, na Missa, relembrando o caminho do sofrimento e da Cruz. = Dois momentos da vida de Jesus: Triunfo e Humilhação. As Leituras Bíblicas introduzem-nos no clima destes Mistérios:

5 A 1.ª Leitura apresenta um Profeta anónimo, chamado por Deus a testemunhar no meio das nações a Palavra da salvação. Apesar do sofrimento e da perseguição, o profeta confiou em Deus e concretizou com fidelidade, os projectos de Deus. (Is 50,4-7) * Os primeiros cristãos viram neste "servo sofredor" a figura de Jesus. Ele é a Palavra de Deus feita carne, que oferece a sua vida para trazer a salvação aos homens.

6 Enquanto a desobediência de Adão trouxe fracasso e morte, a obediência de Cristo ao Pai trouxe exaltação e vida. Ele despojou-se da sua condição divina, assumiu a condição humana, para servir, para dar a vida, para revelar totalmente aos homens o amor do Pai. Esse caminho não levará ao fracasso, mas à glória, à vida plena. A 2.ª Leitura é um lindo Hino Cristológico. (Fl 2,6-11) CRISTO é o princípio e o fim de tudo, exemplo de toda a criatura.

7 O Evangelho convida a contemplar a PAIXÃO e MORTE de Jesus, segundo São Mateus. (Mt 26,14-27,66) Aprofundemos a narrativa da PAIXÃO de São MATEUS: - Mateus relaciona os factos da Paixão com o Cumprimento das Escrituras: Mateus escreve para cristãos, provenientes do judaísmo... por isso, quer demonstrar que Jesus é o Messias anunciado pelos profetas.

8 - No Getsémani, Jesus condena a violência contra o servo do sacerdote... O caminho do Pai passa pelo amor e pelo dom da vida. Por isso, os discípulos não podem recorrer à violência. - Só em Mateus aparece o relato da Morte de Judas. O episódio deixa clara a falsidade do processo e a inocência de Jesus. Mateus sublinha o desespero e o arrependimento de Judas, e deixa clara a inocência de Jesus.

9 - Só Mateus fala do sonho da mulher de Pilatos e da lavagem das mãos. Quer deixar claro que os pagãos reconhecem a inocência de Jesus e o próprio povo o rejeita. - Só Mateus descreve os factos que acompanharam a morte de Jesus: "O véu do Templo rasgou-se em duas partes, de alto a baixo; a terra tremeu e as rochas fenderam-se. Abriram-se os túmulos..." Para Mateus, são sinais que mostram que Deus está ali, como o salvador e libertador do seu Povo, apesar do aparente fracasso de Jesus.

10 - Só Mateus narra o episódio da "guarda" do sepulcro. Para os cristãos, o sepulcro vazio era a evidência de que Jesus tinha ressuscitado.

11 Ao CELEBRAR a PAIXÃO e a MORTE de Jesus contemplamos a maior história de amor. Por amor, Ele veio ao nosso encontro, assumiu os nossos limites e fragilidades, experimentou a fome, o sono, o cansaço, conheceu as tentações, tremeu perante a morte, suou sangue ao aceitar a vontade do Pai; e, estendido no chão, atraiçoado, abandonado, incompreendido, continuou a amar.

12 O que significa hoje CONTEMPLAR A CRUZ? - Significa assumir a mesma atitude e solidarizar-se com aqueles que são crucificados neste mundo: os que sofrem violência, os que são explorados, os que são excluídos, os que são privados de direitos e de dignidade… - Significa denunciar tudo o que gera ódio, divisão, medo; Significa evitar que os homens continuem a crucificar outros homens; Significa aprender com Jesus a entregar a vida por amor…

13 Viver deste jeito pode conduzir à morte, mas o cristão sabe que o amor gera vida nova e introduz na nossa carne dinamismos de Ressurreição... Estamos dispostos nesta Semana Santa a abrir o coração para acolher o mistério do infinito amor de Deus, que doa a sua vida por amor a nós? Ele quer um espaço no nosso coração... Original: Pe. Antônio G. Dalla Costa CS Adaptação: Pe. Manuel José Torres Lima


Carregar ppt "O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google