A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA CIRCULATÓRIO O sistema circulatório humano é formado pelo sangue,vasos sangüíneos e coração.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA CIRCULATÓRIO O sistema circulatório humano é formado pelo sangue,vasos sangüíneos e coração."— Transcrição da apresentação:

1

2 SISTEMA CIRCULATÓRIO

3 O sistema circulatório humano é formado pelo sangue,vasos sangüíneos e coração.

4 O sangue é um tecido formado por células ( hemáceas, leucócitos e plaquetas ) dispersas em um líquido denominado plasma.

5

6 Os vasos sangüíneos são tubos por onde o sangue circula, atingindo todas as partes do corpo.

7 Coração, é um órgão musculoso cuja contração impulsiona o sangue, fazendo-o circular no interior dos vasos sangüíneos.

8 VD AD AE VE

9 Transporte de nutrientes; Transporte de gases respiratórios (O 2 e CO 2 ); Transporte de excretas; Transporte de leucócitos e anticorpos; Transporte de hormônios; Participa do mecanismo de regulação da temperatura corporal em animais homeotérmicos.

10 Tipos de circulação Aberta ou lacunar é um tipo de circulação onde o líquido circulante,não circula apenas no interior dos vasos sangüíneos mas também por entre as células, em espaços denominados lacunas ou hemocelas. A circulação aberta ocorre na maioria dos moluscos,em artrópodes e protocordados.

11 Fechada nesse tipo de circulação o sangue nunca abandona o interior dos vasos sangüíneos. A circulação fechada é encontrada em anelídeos,alguns moluscos e vertebrados.

12 A circulação fechada pode ainda ser dividida em dois tipos: Simples e dupla. Simples é aquela que apenas sangue venoso passa pelo coração. Ex:anelídeos e peixes.

13 Dupla o coração tanto bombeia sangue venoso quanto arterial. Ex:anfíbios,répteis,aves e mamíferos.

14 A circulação fechada dupla pode ser classificada em: Incompleta e completa. Incompleta quando ocorre mistura de sangue venoso com arterial. Ex:anfíbios e a a maioria dos répteis.

15 Completa quando não ocorre mistura de sangue venoso com arterial. Ex:répteis crocodilianos,aves e mamíferos.

16 Circulação Aberta fechada Simples Dupla Incompleta Completa

17

18

19 O sistema circulatório na maioria dos animais é formado pelos vasos sangüíneos,coração e sangue. Vasos sangüíneos: artérias,veias e capilares.

20

21

22 Coração

23 Cavidades do Coração Como se designam as cavidades do coração?

24 A função das válvulas é só deixar passar o sangue numa só direcção. A- Válvula sigmoidal fechada B- Válvula sigmoidal aberta Válvulas do Coração Qual a função das válvulas?

25 Cada ciclo cardíaco é caracterizado por contracções sucessivas das aurículas e dos ventrículos, seguidas pelo relaxamento geral, quando o sangue entra no coração. Ciclo Cardíaco O que acontece dentro do coração?

26

27 As câmaras do coração contraem-se e dilatam-se alternadamente,em média,70 vezes por minuto. A contração de uma câmara cardíaca é denominada Sístole e seu relaxamento Diástole.

28 Ciclo cardíaco é uma seqüência completa de sístoles e diástoles das câmaras do coração e dura em média 8 décimos de segundo (0.8 s).

29

30

31

32 Professor Marcelo Henrique31 ALGUNS DISTÚRBIOS CARDÍACOS Sopro no coração É uma alteração no fluxo do sangue dentro do coração provocada por problemas em uma ou mais válvulas cardíacas ou por lesões nas paredes das câmaras. Na maioria das vezes, não existem seqüelas. No entanto, quando o sopro é muito forte, decorrente de lesões nas paredes das câmaras, ele certamente precisará ser tratado, pois um volume considerável de sangue sem oxigênio irá se misturar com o sangue que já foi oxigenado. Algumas pessoas já nascem com válvulas anormais. Outras vão apresentar esse tipo de alteração por causa de males como a febre reumática, a insuficiência cardíaca e o infarto, que podem modificar as válvulas.

33 Professor Marcelo Henrique32 Infarto do miocárdio É a morte de uma área do músculo cardíaco, cujas células ficaram sem receber sangue com oxigênio e nutrientes. Sintomas: O principal sinal é a dor muito forte no peito, que pode se irradiar pelo braço esquerdo e pela região do estômago.

34 Professor Marcelo Henrique33 Revascularização do miocárdio: durante a cirurgia um vaso sangüíneo, que pode ser a veia safena (da perda), a artéria radial (do braço) e/ou as artérias mamárias (direita ou esquerda) são implantadas no coração, formando uma ponte para normalizar o fluxo sangüíneo. O número de pontes pode variar de 1 a 5, dependendo da necessidade do paciente.

35 Professor Marcelo Henrique34 Cateterismo (angioplastia por stent): 1- Para ver o local da obstrução, é inserido um cateter (tubo com um visor) que identifica até onde o sangue ainda chega dentro da artéria.

36 Professor Marcelo Henrique35 Cateterismo (angioplastia por stent): 2- Identificada a área obstruída, coloca-se um fio através do cateter. Há um balão vazio nesse fio, que é inflado no local de bloqueio, esmagando as placas que provocaram o entupimento. Uma evolução: o stent (tela de aço inoxidável) acompanha o balão e consegue aumentar a eficácia do procedimento

37 Professor Marcelo Henrique36 Cateterismo (angioplastia por stent): 3- Al é m de esmagar a placa de obstru ç ão, o balão, quando cheio, monta o stent. A tela de a ç o, j á montada, cola na parede interna da art é ria e impede que esta se feche.

38 Professor Marcelo Henrique37 Cateterismo (angioplastia por stent): 4- O balão que acompanhou o fio durante a angioplastia esvazia e é retirado da artéria. Mas o stent permanece. No momento em que o balão seca, o sangue volta a circular normalmente.

39 Professor Marcelo Henrique38 Cateterismo (angioplastia por stent): 5- Depois de instalado o stent, o fio é retirado junto com o tubo do cat é ter que lhe deu passagem. As chances de sucesso da angioplastia com stent chegam a 98%.

40 Professor Marcelo Henrique39 Cateterismo (angioplastia por stent): Não pode ser usada em: pessoas com mais de 80 anos; pacientes que sofrem de doen ç as hemorr á gicas; quem fez a cirurgia nos ú ltimos 6 meses; quem sofreu derrame cerebral nos ú ltimos dois anos.

41 Professor Marcelo Henrique40 Arritmia

42 Professor Marcelo Henrique41 Arritmia Sintomas: Na taquicardia, o principal sintoma é a palpitação. Nas bradicardias ocorrem tonturas e até desmaios.

43 Professor Marcelo Henrique42 Hipertensão O termo hipertensão significa pressão arterial alta. Caracteriza-se por uma pressão sistólica superior a 14cm de mercúrio (14 cmHg = 140 mmHg) e uma pressão diastólica superior a 9 cm de mercúrio (9 cmHg ou 90 mmHg). Causas da hipertensão: o conceito mais moderno e aceito de hipertensão defende que a doença não tem uma origem única, mas é fruto da associação de vários fatores, alguns deles incontroláveis: hereditariedade, raça, sexo e idade. As causas se combinam, exercendo ação recíproca e sinérgica. Além dos fatores incontroláveis, descritos anteriormente, obesidade, excesso de sal, álcool, fumo, vida sedentária, estresse e taxas elevadas de colesterol (LDL) são fatores que favorecem a elevação da pressão arterial. O uso de anticoncepcionais orais (pílulas anticoncepcionais) também é um fator que predispõe mais as mulheres à hipertensão. Pessoas diabéticas têm tendência a desenvolver hipertensão e outras doenças que atingem o coração O uso abusivo de descongestionantes nasais e medicamento em spray para asma também aumentam as chances de hipertensão.

44 Professor Marcelo Henrique43 Hipertensão Prevenção: dieta hipossódica (com pouco sal) e hipocalórica (sem excesso de calorias); redução de peso; prática de exercícios físicos aeróbicos (de baixa intensidade e longa duração) ou isotônicos (com grande movimentação dos membros). Sedentários devem procurar um cardiologista antes de iniciar qualquer tipo de exercício; dieta balanceada rica em vegetais e frutas frescas e pobre em gorduras saturadas e colesterol;

45 Aneurisma: É uma dilatação do vaso sanguíneo causada por uma fragilidade da parede do mesmo. AVC (acidente vascular cerebral)- quando ocorre no cerebro

46 Fazer exercícios FísicosAlimentação equilibrada Controlar a tensão arterialNão Permanecer muito tempo de pé Controlar as infecções Cuidados a ter com o Sistema Circulatório

47 Sistema Vascular Linfático (1) remoção dos fluidos em excesso dos tecidos corporais (2) absorção dos ácidos graxos e transporte subsequente da gordura para o sistema circulatório (3) maturação de células imunes linfócitos,linfócitos

48 Circulação Linfática ducto linfático direitoducto linfático direito (para a linfa da parte direita superior do corpo) duto toráxicoduto toráxico (para o resto do corpo); veia subclavia esquerda e a direita Sistema linfático não é um sistema fechado e não tem uma bomba central  é um sistema de uma via (fluido intersticial para o sangue) contrações dos músculos e pulsação das artérias próximasmúsculos artérias

49 Orgaos linfaticos Linfonodos: “filtram” a linfa Rico em macrófagos, linfócitos e plasmócitos. Timo: Desenvolvido nos recém-nascido Rico em linfócitos T Também se encontram macrófagos Baco: Rico em linfócitos T e B Rico em macrófagos “filtra” o sangue Tonsilas: Rico em linfócitos.

50 Sangue

51 Esquema do processo de coagulação sangüínea

52 O sangue impulsionado pelo coração fui no interior das artérias que se ramificam até atingir todas as células do organismo(nenhuma célula situa-se a mais de 0,13mm de distância de um vaso sangüíneo). Depois de deixar nas células nutrientes e recolher as excretas o sangue retorna ao coração no interior de capilares, vênulas e veias.

53


Carregar ppt "SISTEMA CIRCULATÓRIO O sistema circulatório humano é formado pelo sangue,vasos sangüíneos e coração."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google