A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desenvolvimento Embrionário E Gestação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desenvolvimento Embrionário E Gestação"— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimento Embrionário E Gestação
Fecundação Desenvolvimento Embrionário E Gestação 1

2 Espermatogénese / Oogénese
É contínua a partir da puberdade. A fase de multiplicação ocorre até ao final da vida. O aumento de volume das células germinativas, na fase de crescimento, é quase imperceptível. A citocinese que ocorre na fase da maturação origina células iguais. Ocorre em ciclos, desde a puberdade até à menopausa. A fase de multiplicação ocorre apenas durante alguns meses da vida intra – uterina. Verifica-se um grande aumento de volume das células germinativas na fase de crescimento. A citocinese, na fase de maturação, origina células de diferentes dimensões.

3 Fecundação 3

4 Morfologia do Oócito II / Óvulo
- O oócito II é uma célula esférica, sem meios de locomoção; - Desloca-se em direcção ao útero, por contracções da trompa de Falópio e movimentos ciliares do seu epitélio. - Apresenta o citoplasma rico em substâncias nutritivas para alimentar o embrião nos primeiros dias.

5 Fecundação Durante uma ejaculação, são lançados na vagina 50 a 130 milhões de espermatozóides. Os espermatozóides movimentam-se em direcção ao oócito II, mas somente alguns conseguem alcançá-lo Apenas um só espermatozóide vai fecundar o oócito II. 5

6 Fecundação O oócito II tem uma duração de 24 horas O espermatozóide uma duração de 72 horas. As Trompas de Falópio são o local de fecundação; As células foliculares produzem e libertam uma substância que atrai os espermatozóides; Os espermatozóides introduzem-se entre as células foliculares ; A zona pelúcida possui receptores específicos que vão reconhecer um só espermatozóide.

7 Fecundação - Reacção Acrossómica
A zona pelúcida do oócito II reconhece o espermatozóide Células foliculares /

8 Fecundação - Reacção Acrossómica
Libertação de enzimas pelo acrossoma que vão digerir a zona pelúcida e permitir que a cabeça do espermatozóide seja absorvida pelo oócito II.

9 Fecundação Conclusão da divisão II da Meiose, formando-se o óvulo e o 2º glóbulo polar; Formação da membrana de fecundação, impedindo a entrada de mais espermatozóides; Fusão dos núcleos dos dois gâmetas ( espermatozóide e óvulo) – Cariogamia; - Formação do ovo ou zigoto .

10 Fecundação

11 Embriogénese ou Desenvolvimento Embrionário
11

12 Embriogénese ou Desenvolvimento embrionário
- Após a formação do ovo ou zigoto, inicia-se o desenvolvimento embrionário ou embriogénese, o qual termina com o nascimento. - Embora os fenómenos da embriogénese sejam contínuos, podemos considerar dois períodos: - Período embrionário , dura 8 semanas e no fim todos os órgãos estão já totalmente esboçados ( EMBRIÃO ). - Período fetal, dura as restantes semanas e corresponde ao desenvolvimento dos órgãos e ao crescimento do FETO.

13 Embriogénese FASES do Desenvolvimento Embrionário - Crescimento – por multiplicação das células (Mitoses) e aumento do seu volume. - Morfogénese – movimentos celulares que se colocam em função das estruturas que vão formar. Formam-se três camadas de células embrionárias. - Diferenciação celular – especialização estrutural e bioquímica da ectoderme, endoderme e mesoderme, para formar tecidos, órgãos e sistemas de órgãos.

14 Desenvolvimento embrionário
Crescimento (Mitoses) 48 horas 26 a 36 horas 3 dias Mórula 4 dias Morfogénese Nidação 7 dias Blastocisto 5 a 6 dias 14

15 Desenvolvimento embrionário
Dá origem ao embrião Morfogénese Produzem enzimas para digerir as células do endométrio (Nidação) ( 4 dias – Útero ) 15

16 Desenvolvimento embrionário
Nidação 7 dias Nidação (ou Implantação) (7º dia) é a penetração do Blastocisto por entre as células da mucosa uterina (Endométrio) As células do trofoblasto aderem à zona superficial do endométrio A Nidação é um momento muito importante no desenvolvimento do novo ser.

17 Desenvolvimento embrionário
Nidação 7 dias - O Trofoblasto produz enzimas para digerir as células do endométrio (Nidação) - O início da implantação do Blastocisto marca o final da 1ª semana.

18 Embriogénese - Morfogénese
Ao nível do botão embrionário ocorrem divisões celulares e movimentos celulares e formam: Gástrula 18

19 Diferenciação celular

20 Anexos embrionários Embrião com 4 semanas :

21 Anexos embrionários 21

22 Anexos embrionários - Âmnio – membrana que delimita a cavidade amniótica, cheia de líquido amniótico. Protege o embrião da dessecação, de choques mecânicos e das variações de temperatura. - Córion – membrana mais exterior que rodeia o embrião e intervém na formação da placenta, formando uma extensa superfície de trocas. - Vesícula vitelina e alantóide, muito reduzidos e vão dar origem ao cordão umbilical.

23 Placenta - Fotografia Vilosidades do córion do embrião + o endométrio do útero da mãe. - Forma de disco, responsável pelas trocas selectivas de nutrientes e produtos de excreção entre o embrião e o corpo materno. 23

24 Placenta - Funções 24 Vilosidades do Córion Nutrientes
Endométrio do útero da Mãe 24

25 Regulação Hormonal na Gravidez
A hormona gonadotropina coriónica humana (HCG), libertada pelo embrião, impede a degeneração do corpo amarelo ( efeito semelhante à LH) que continua a produzir estrogénios e progesterona para manter o endométrio e permitir a nidação 25

26 Concentração Hormonal
Regulação Hormonal Fecundação e nidação

27 Regulação Hormonal -Ás 8 semanas dá-se o declinio da produção de HCG e o corpo amarelo degenera. -A produção de estrogénios e progesterona é assegurada pela placenta. 27

28 Teste de Gravidez HCG é eliminada através da urina . 28

29 Importância das Hormonas
Estrogénios e Progesterona: Aumento dos seios; Obstrução do cérvix ou colo do útero; Crescimento da placenta; Aumento do útero; Bloqueio dos ciclos.

30 Parto Ruptura do saco amniótico Feto de 9 meses
Dilatação do colo do útero

31 Parto 31

32 Parto 32

33 Regulação Hormonal no Parto
Produz Hipófise posterior + Dilatação do colo do útero

34 Como se forma o leite materno?

35 Como se forma o leite materno?
Complexo Hipotálamo - Hipófise A sucção efectuada pelo bebé actua nos Produzida pelo hipotálamo é armazenada e libertada pela hipófise posterior Produzida pela hipófise anterior 35

36 Lactação – Regulação hormonal
-A produção de leite materno é controlada por várias substâncias, entre as quais a hormona prolactina, produzida pela hipófise anterior. -Durante a gravidez os elevados níveis de estrogénios e progesterona exercem um feedback negativo sobre a produção de prolactina. -A placenta é expulsa e os níveis de estrogénios e progesterona diminuem e a prolactina é produzida e estimula as células secretoras das glândulas mamárias que produzem o colostro e a seguir o leite. -A libertação do leite é controlada pela oxitocina.


Carregar ppt "Desenvolvimento Embrionário E Gestação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google