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TÍTULO LUIZA HELENA GIRAUD BORGES 41 3271.1127 | 41 9604.0789 |

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3 TÍTULO LUIZA HELENA GIRAUD BORGES 41 3271.1127 | 41 9604.0789 | especialista@giraudborges.com.br

4 Supply Chain Saúde =/X Business? Resgate Histórico Ferramentas & Atitudes

5 De onde vem essa tal de Logística ? A origem da Logística vem dos militares. Foram eles os primeiros a sentirem a necessidade de gerir fluxos de informação e fluxos físicos de materiais. Alexandre, o Grande. Império Romano Napoleão Primeira e Segunda Guerras Mundiais Vietnã, Coréia e as mais recentes proezas de Bush I e Bush II Hoje qualquer Força Armada de qualquer nação tem uma estrutura de logística.

6 Breve histórico sobre a evolução da Logística nas empresas. - Transportes – 1975 - Armazenagem e transporte – 1985 - Armazenagem, transporte, distribuição interna e externa - 1990 - Logística - 1990 - Logística e Planejamento - 1995 - SCM - Supply Chain Management - 2000

7 Com a Revolução Industrial e a Industrialização da Europa e dos Estados Unidos, a Logística passou a fazer parte do cotidiano das empresas. Com advento da Globalização, a Logística tornou-se um dos pontos centrais no dia a dia e na estratégia das empresas.

8 GESTÃO DA TRANSFORMAÇÃO ___________________________ ____________________ _ ____________________ ______

9 Desafio ou Oportunidade? Reservados todos os direitos de propriedade intelectual, incluídos os de patente, de uso, cópia e reprodução, em favor da Associação Paranaense de Cultura

10 Razões para o Alto Custo - Brasil Razões para o Alto Custo - Brasil Fonte: Revista Veja – A Inflação da Saúde, Edição 2060, 14 de maio de 2008

11 Evolução das ferramentas da Logística. -Tração animal - Embarcações - Trem - Veículos automotores rodoviários - Avião - Pallet - Container - Computador - Código de barras - MRP - JIT / Kanban - MRP II - EDI - ERP - Postponement - Internet e Portais de Relacionamento - Sistemas de SCM - RFID Transferência de produtos Eficiência na transferência Gestão interna da informação Integração das cadeias

12 CADEIA DE SUPRIMENTOS FERRAMENTAS

13 Missão de uma área de Supply Chain Custo da operação Custo / net sales Custo/produto vendido Custo do estoque Estoque Cobertura ou Giro Nível de Serviço SLA

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15 Origem dos eventuais conflitos Lead time Custo de Estoque e armazenagem Custo de transporte Freqüência de entrega Uso de re-suprimento Uso de Portal de Relacionamento Flexibilidade e pontualidade Preço Tecnologia Mercado Concorrência Qualidade Compras Logística Melhor resultado para a empresa Alinhamento dado pela estratégia

16 Lean concept – thinking & office

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18 FERRAMENTACUSTOBENEFICIO Mapeamento do fluxo de valor - equipe multidisciplinar - tempo aproximado de 1 dia - Identificação das oportunidades para aplicar as ferramentas; - Compreensão de sistemas complexos; - Prioriza ações de melhoria; 5S - tempo para colocar em prática a ferramenta - educação continuada - melhora produtividade e manutenção; - Aumenta segurança e organização local; - adequado local de trabalho; Padronização - produção dos POPs -tempo para revisão dos procedimentos - redução da variabilidade nos procedimentos; - redução custos em treinamento com novos funcionários Produção em fluxo contínuo - treinamento dos colaboradores ou contratação de mão-de-obra qualificada -reorganização do espaço de produção e transferência/ transporte de materiais -investimento elevado em múltiplas células de produção - Redução de tempo; - Adequada utilização de recursos humanos; - Facilidade no controle e automatização; - Resolução rápida de problemas; Kaizen- Educação continuada -tempo para implementação inicial e difusão da filosofia - treinamentos - revisão contínua de processos e sistemas; - participação ativa dos colaboradores; - eliminação desperdícios; -

19 VALORESVantagensDesvantagens Estabelecer procedimentos para realização de tarefas Padronizar os processos de modo que todos trabalhem de forma coesa, buscando atingir os mesmos resultados. Pode tornar o trabalho mais burocrático e algumas vezes levar mais tempo. Pré-Seleção de Fornecedores – Utilizando Critérios Técnicos Otimiza tempo para cotações, uma vez que os fornecedores foram previamente selecionados. Os valores cotados podem estar acima do mercado e esta informação ser desconhecida pela empresa que utiliza sempre os mesmos fornecedores. Pré-Seleção de Fornecedores – Utilizando Critérios Financeiros Otimiza tempo para cotações e permite melhores negociações financeiras, possibilitando elevação do lucro líquido. Os produtos cotados podem ter melhor preço, mas qualidade inferior a desejada pelas áreas que os utilizarão. Padronizar produtos disponíveis em várias marcas Facilita as cotações e permite comprar quantidades maiores com preços menores. Torna o processo mais burocrático e passível de assumir custos mais elevados caso o produto esteja em falta em algum fornecedor. Definir fluxo para realização de trabalhos que envolvem mais de um setor Torna o trabalho mais eficaz, permite que um setor valide o trabalho do outro, evitando a ocorrência de erros no processo, com conseqüente redução do retrabalho. Torna o processo mais burocrático, uma vez que um setor fica atrelado ao outro para continuidade do trabalho. Estabelecer Metas Tangíveis, atrelando quantidade e qualidade. Propicia a realização de trabalho em equipe, onde todos buscam produzir mais mantendo os padrões de qualidade. Estimula o colaborador a buscar os melhores resultados, uma vez que atingir a meta pode lhe trazer benefícios financeiros. Quando individual, pode levar a concorrência entre equipes e/ou colaboradores e trazer conseqüencias Para a empresa. Pode desmotivar o colaborador que esforçou-se para atingir a meta, mas não alcançou.

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21 De: Compras X Logística Para: Compras + Logística Sincronização de atividades ComplementaresHarmonia de equipes Metas comuns Comunicação constante Resultados compartilhados Estratégias alinhadas Uso das sinergias

22 Principais tendências do mercado: Uso intensivo de ferramentas de TI Re-suprimento automático: Kanban, Web Kanban, Consignação, Filiais, etc... Complexidade: diversidade de produtos e componentes Volatilidade da demanda Maior importação Custo crescente do estoque VMI ( vendor managed inventory ) Maior capilaridade na distribuição Custo crescente do transporte Venda direta ao consumidor Logística reversa Uso da Internet como meio de troca de dados e informações Pressão por redução de custos na cadeia Acirramento da concorrência Consolidação de fornecedores

23 Planejamento  Alinhamento  Objetivos  Estratégia Análises  Histórico  Análises do processo  Necessidades Futuras  Posição do mercado  Avaliação de risco  Expectativas de desempenho Aquisição  RFX‘s  Análises  Seleção  Contratos Gestão de Relacionamento  Implementação  Reunioes Periódicas  Avaliação de fornecedores  Planos de ações  Confirmação de benefícios  Melhoramento do processo Envolvimentos

24 Importar ou comprar no mercado doméstico? Importado Nacional Câmbio valorizado Competitividade de Asiáticos Tecnologia Escala Custo Brasil Lead time Menor estoque Maior flexibilidade Burocracia da importação Frete internacional caro Portos ruins Comunicação fácil Solução de divergências Compra s Logística

25 Relacionamento Com Clientes, Fornecedores, Colaboradores

26 3 Pilares essenciais para gestão:. Entusiasmo. Prazer. Aceitação SER X ESTAR GESTÃO DA TRANSFORMAÇÃO GESTÃO DA TRANSFORMAÇÃO Atuação integrada

27 Visão parceria liderança pro atividade relacionamento ESQUEMA

28 Engajamento Estabelecer sua estratégia junto com seu cliente – Compartilhaar seus planos departamentais – Obter endosso de sua estratégia de compras (sign off) – Acordar com cronogramas e recursos Comunicar as expectativas Oferecer autonomia Definir papéis e responsabilidades Trabalhar juntos “Inclusão” Causar um impacto positivo. Despertar = processo. Segredo = importar-se com o que acontece. Esperteza divide, inteligência inclui VISÃO e Fats. Críticos de Sucesso

29 . NÃO à visão estreita. Exercício maduro da autoridade e não do poder. Equilíbrio entre DES e CENtralização. Tornar custo em investimento e não em despesa. Racionalização. Otimização Radiografia Gestão

30 Nossas principais competências:. Liderança inspiradora.Foco. Visão ampliada e autonomia. Comunicação clara e corresponsaiblidade. Saber Ouvir. Saber SERvir. Comprometimento, presença e cooperação. Planejamento e design inovador. Confrontação positiva e Interdependência sistêmica. Otimismo e entusiasmo e fomentar relacionamento e participação. Legitimidade. Estímulo. Gerenciamento de conflitos. Trabalhar a/na adversidade 3Ds: dream, design, destiny VISÃO ESTRATÉGICA PROFISSIONAL DA AREA DA SAÚDE

31 NOVO UNIVERSO DE MUDANÇA FATORES POSSO CONTROLAR NÃO POSSO CONTROLAR Planejamento Temperamento Humor Postura Aprendizagem Valores Política da empresa Oportunidades Tempo Mudanças Cultura/Economia/Política Recursos e Ferramentas Reservados todos os direitos de propriedade intelectual, incluídos os de patente, de uso, cópia e reprodução, em favor da Associação Paranaense de Cultura

32 INICIATIVA Mudanças O Change Management é fator chave para o sucesso da transição para o novo modelo e se concentra na busca do comprometimento fundamental para o sucesso de qualquer projeto de impacto. AceitaçãoComprometimento “Tenho que fazer desse jeito”. Reação “Se puder, vou reagir à esta mudança”. Teste “Eu preciso absorver essa mudança”. Percepção negativa “Eu me sinto ameaçado pela mudança”. “Eu quero fazer desse jeito”. Ação “Vou agir para atingir os objetivos da mudança”. Teste “Vou apostar na mudança”. Percepção positiva “Eu vejo oportunidade na mudança”. Engajamento “Vejo as implicações para o meu trabalho”. Entendimento “Eu sei por que é necessário mudar”. Tomada de conhecimento “Me contaram algo”. Aceitação Mudar sem escolha Escolher Mudar Comprometimento Reservados todos os direitos de propriedade intelectual, incluídos os de patente, de uso, cópia e reprodução, em favor da Associação Paranaense de Cultura

33 Back up e Plano de Sucessão, se engaje nesta idéia! Reservados todos os direitos de propriedade intelectual, incluídos os de patente, de uso, cópia e reprodução, em favor da Associação Paranaense de Cultura

34 A adaptabilidade e a inovação são os meios para alcançar o sucesso. O atendimento das necessidades dos clientes é o objetivo.

35 .... ONDE ALMEJAMOS CHEGAR? Bom Excelente Disciplina de pessoas, pensamentos e ação Posicionamento, integração, agilidade, mensuração Reservados todos os direitos de propriedade intelectual, incluídos os de patente, de uso, cópia e reprodução, em favor da Associação Paranaense de Cultura Onde estamos? O que queremos?......

36 Suprimentos – Gestão da Transformação Reservados todos os direitos de propriedade intelectual, incluídos os de patente, de uso, cópia e reprodução, em favor da Associação Paranaense de Cultura

37 O QUE O CLIENTE DESEJA? Produto (serviço) Qualidade Tecnologia Informação Preço Performance Rapidez Suporte Treinamento Inovação Suprimento Prazo Feedback Diferenciação Previsibilidade Relacionamento Melhoria Contínua Assistência Técnica Suporte Regulatório Produtividade Resultado Fácil Acesso 6 Sigma = O cliente enxerga a variação C O N S I S T Ê N C I A !!! Reservados todos os direitos de propriedade intelectual, incluídos os de patente, de uso, cópia e reprodução, em favor da Associação Paranaense de Cultura

38 Agregar Valor ao Cliente/Paciente Exigente RED CARPET

39 Se as letras não trabalhassem em equipe, não teríamos as palavras e... nenhum entendimento seria possível! Reservados todos os direitos de propriedade intelectual, incluídos os de patente, de uso, cópia e reprodução, em favor da Associação Paranaense de Cultura

40 O que é Cadeia de Suprimentos? T R A N S P I R A Ç Ã 0 Muita T R A N S P I R A Ç Ã 0 ! Quando não se tem a informação se completa com a imaginação. Aí é que mora o perigo!!!!! Isso é SUPPLY CHAIN!!!


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