A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Enfarte de Miocárdio.  Vamos mostrar-vos o que um doente de enfarte de miocárdio passa, sofre e sobretudo luta pela vida. Como se diagnostica, qual a.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Enfarte de Miocárdio.  Vamos mostrar-vos o que um doente de enfarte de miocárdio passa, sofre e sobretudo luta pela vida. Como se diagnostica, qual a."— Transcrição da apresentação:

1 Enfarte de Miocárdio

2  Vamos mostrar-vos o que um doente de enfarte de miocárdio passa, sofre e sobretudo luta pela vida. Como se diagnostica, qual a prevenção, qual o tratamento a seguir…

3 Definição Enfarte agudo do miocárdio, popularmente conhecido como ataque cardíaco, é o processo de morte (necrose) de parte do músculo cardíaco por falta de nutrientes e oxigénio. É causado pela redução do fluxo sanguíneo coronariano de magnitude e duração suficiente para não ser compensado pelas reservas orgânicas.

4 Sintomas ·Dores no meio do peito; ·Dor Abdominal; ·Suor, palidez, falta de ar, perda temporária de consciência; ·Náuseas e vómitos.

5 oAoA dor de um enfarte é parecida à angina de peito (picadas), mas é mais intensa e dura mais tempo e não tranquiliza com um simples repouso ou com a administração de nitroglicerina. oDoDurante um enfarte, o doente pode sentir-se inquieto, suado, ansioso e experimentar uma sensação de morte iminente. Há casos em que os lábios, as mãos ou os pés se tornam ligeiramente azuis (cianose).

6 Diagnóstico Quando um homem com mais de 35 anos ou uma mulher com mais de 50 apresentam uma dor no peito, o médico considera, habitualmente, a possibilidade de um enfarte. O Electrocardiograma (ECG), é o exame mais importante para o diagnóstico inicial, em muitos os casos mostra que a pessoa está a ter um enfarte.

7 Tratamento Um Enfarte de Miocárdio é uma urgência médica. Ocorrem mais mortes por enfarte nas primeiras 3/4horas depois do sintoma. Quanto mais rápido se iniciar o tratamento, mais probabilidades de sobrevivência. Qualquer pessoa que tenha indícios de enfarte deve dirigir-se imediatamente ao médico. A pessoa com um presumível enfarte costuma entrar num hospital equipado com uma unidade coronária. O pessoal de enfermaria destas unidades está especialmente treinado para assistir os doentes com perturbações cardíacas e para tratar as urgências cardíacas.

8 Tratamento Inicial AAdministra-se, geralmente, de imediato um comprimido mastigável de aspirina. MMuitas vezes, administra-se oxigénio através de uma máscara ou de um tubo com as extremidades introduzidas nas fossas nasais. Esta terapia aumenta a pressão do oxigénio no sangue, o que proporciona mais oxigénio ao coração e permite que a lesão do tecido cardíaco seja limitada o mais possível.

9 Se os fármacos utilizados para aumentar o fluxo sanguíneo das artérias coronárias não aliviam também a dor e o mal-estar do doente, injecta-se morfina, tem um efeito calmante e reduz o trabalho do coração. A nitroglicerina pode acalmar a dor, ao reduzir o trabalho do coração; geralmente, num primeiro momento, é administrada por via endovenosa.

10 Tratamento Posterior O facto do esforço físico, o mal-estar emocional submeterem o coração ao stress, fazem-no trabalhar mais intensivamente, as pessoas que sofrem um enfarte devem repousar durante alguns dias. Só a família e amigos íntimos, podem visitar o paciente. Após um enfarte o nervosismo e a depressão são frequentes. O nervosismo pode aumentar a actividade do coração, para isso administra-se um tranquilizante fraco. Para evitar uma depressão e uma negação da doença, o doente, os familiares e amigos devem falar com o pessoal hospitalar sobre o que os preocupa.

11 Prognóstico e prevenção As pessoas que sobrevivem alguns dias após um enfarte, podem ficar totalmente curadas, outras, 10% morrem antes de completar um ano. O comprimido de aspirina infantil, é aconselhado pelos médicos após um enfarte de miocárdio. As pessoas com alergia à aspirina podem tomar ticlopidina.

12 Reabilitação O repouso na cama durante mais de 2 ou 3 dias provoca uma deterioração física, às vezes uma depressão e uma sensação de desamparo. Salvo complicações, os doentes melhoram progressivamente e passados dois ou três dias, podem sentar-se, fazer exercícios passivos, caminhar até ao banho e fazer trabalhos leves e ler. Geralmente, no fim de uma semana ou antes é dada alta aos doentes.

13 Nas 3 a 6 semanas seguintes, a pessoa deverá aumentar, a actividade. A maioria pode retomar a actividade sexual sem perigo uma ou duas semanas depois de ter alta. Se não se verificarem dores no peito, as actividades normais podem ser retomadas completamente ao fim de 6 semanas. Em mais de 50% das mortes por enfarte do miocárdio não houve qualquer manifestação prévia da doença.

14 Factores de Risco

15 O enfarte agudo do miocárdio é uma urgência médica na qual parte do fluxo sanguíneo que chega ao coração se vê reduzida ou interrompida de maneira brusca e grave e, como consequência, produz-se uma destruição (morte) do músculo cardíaco (miocárdio) por falta de oxigénio.


Carregar ppt "Enfarte de Miocárdio.  Vamos mostrar-vos o que um doente de enfarte de miocárdio passa, sofre e sobretudo luta pela vida. Como se diagnostica, qual a."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google