A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O QUE É E PARA QUE SERVE A FILOSOFIA ?.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O QUE É E PARA QUE SERVE A FILOSOFIA ?."— Transcrição da apresentação:

1 O QUE É E PARA QUE SERVE A FILOSOFIA ?

2 Em busca de uma Definição
O que é e para que serve a Filosofia? Prof. Valdemi Mariano Em busca de uma Definição

3 Em busca de uma Definição
O que é e para que serve a Filosofia? Prof. Valdemi Mariano Em busca de uma Definição Sofia X Filosofia – Sábio X Filósofo; Investigação a cerca dos princípios que tornam possível a nossa capacidade de pensar de maneira lógica e reflexiva; Diferenças entre FILOSOFIA, RELIGIÃO, CIÊNCIA, ARTE E SENSO COMUM.

4 FILOSOFIA x RELIGIÃO O que é e para que serve a Filosofia?
Prof. Valdemi Mariano FILOSOFIA x RELIGIÃO Características do conhecimento fundamentado na exclusivamente na religião: Extraído de Dogmas; Ligado ao caráter místico do homem (fé), por isso em muitos aspectos não exige uma explicação lógica (milagre); - Enfrenta o problema do relativismo cultural (múltiplas religiões, qual a verdadeira?)

5 FILOSOFIA x SENSO COMUM
O que é e para que serve a Filosofia? Prof. Valdemi Mariano FILOSOFIA x SENSO COMUM O que é o senso comum? Opinião que a maior parte da sociedade concorda e reproduz sem saber ao certo como explicá-la ou justificá-la. Gosto ou costume da maioria. Características do Senso Comum: Não reflexivo; Meramente reproduzido; Fundamenta preconceitos e discriminações; É uma espécie de “gosto médio”.

6 FILOSOFIA x ARTE O que é e para que serve a Filosofia?
Prof. Valdemi Mariano FILOSOFIA x ARTE O conhecimento artístico enfrenta alguns problemas que o limitam: Definição do que é “o belo” ou o artisticamente nobre; Poder da mídia na manipulação do gosto artístico da população; - Muito mais ligado às sensações do que à razão.

7 FILOSOFIA x CIÊNCIA O que é e para que serve a Filosofia?
Prof. Valdemi Mariano FILOSOFIA x CIÊNCIA Sem dúvidas, o conhecimento científico é muito importante para a humanidade, mas alguns mitos precisam ser abandonados: Neutralidade científica (A ciência não é nem boa nem má); A superioridade do conhecimento científico sobre os outros níveis de conhecimento do homem; - A infalibilidade da ciência.

8 CARACTERÍSTICAS DA FILOSOFIA
O que é e para que serve a Filosofia? Prof. Valdemi Mariano CARACTERÍSTICAS DA FILOSOFIA Criticidade ( capacidade de refletir sobre os acontecimentos do mundo e ver mais que puro determinismo ou consequencialismo); Abrangência (pretensão de apresentar respostas universalmente válidas); Lógica (seus argumentos podem ser testados e esclarecidos); Gera autonomia no indivíduo ( é da essência da filosofia contribuir para a formação de indivíduos capazes de pensar por si sós.)

9 E assim caminha a humanidade...
O que é e para que serve a Filosofia? Prof. Valdemi Mariano E assim caminha a humanidade...


Carregar ppt "O QUE É E PARA QUE SERVE A FILOSOFIA ?."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google