A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mundo Estranho – Super Interessante Novembro de 2002.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mundo Estranho – Super Interessante Novembro de 2002."— Transcrição da apresentação:

1 Mundo Estranho – Super Interessante Novembro de 2002.
Qual é a causa do conflito entre católicos e protestantes na Irlanda do Norte? Mundo Estranho – Super Interessante Novembro de 2002.

2

3 AF - Irlanda do Norte e a República da Irlanda
AF – Antes de começar a leitura quero te dizer que no mundo existe duas Irlandas que são: AF - Irlanda do Norte e a República da Irlanda Co – Tá Bom! Meu colaborador não se preocupa em se monitorar ao dizer /tá bom!/ acredito que seja pelo fato de sermos irmãos e não exigirmos monitoramento em nossas conversas.

4

5 AF – Esta é a bandeira da Irlanda do Norte. (mostrando no Atlas)

6

7 AF - E esta é a bandeira da República da Irlanda

8

9 Começou a leitura!! CO – “É uma combinação de fatores étnicos, políticos, econômicos, religiosos e sociais que surgiram na Idade Média. A história começa no séc. XII, quando o monarca inglês Henrique II tentou anexar a ilha da Irlanda ao seu reinado. Os irlandeses resistiram até o século XVII, mas, a partir daí, milhares de britânicos passaram a se transferir para lá. “ O processo foi organizado para atrair colonos da Inglaterra, da Escócia e do País de Gales através de generosas ofertas de terras, com o objetivo de transplantar toda uma sociedade para a Irlanda”, diz o antropólogo John Darby, da Universidade de Notre de Dame, nos Estados Unidos.”

10 AF – Você sabe onde fica a Irlanda do Norte? Co – Na Europa.
AF – Muito bem! AF – Quando foi que começou o conflito entre os Católicos e Protestantes na Irlanda? Co – Quando o monarca inglês Henrique 2º tentou anexar a ilha da Irlanda ao seu reino. AF – Essa tentativa durou quantos séculos? Co – Sei lá!? AF – Observe no Parágrafo. Co – Ah! Tá! 5 séculos!!! Na resposta acima meu colaborador usou o marcador/ Ah! / por se surpreender em não ver algo notável na leitura. E o /Tá / ajudou-o a enfatizar a sua resposta.

11 Co – “Os recém-chegados eram, em sua maioria, protestantes – enquanto os irlandeses seguiam a religião católica. Assim, o mesmo território passou a ser ocupada por dois grupos hostis, um acreditando que suas terras haviam sido usurpadas e o outro temendo rebeliões. Entre as várias províncias da ilha, a de nome Ulster, ao norte, concentrou a maior parte dos imigrantes britânicos.”

12 AF – Sim, melhor dizendo seria Protestantes.
AF – Nesses 5 séculos muitos britânicos da Escócia e do Pais de Gales se transferiram para aquela parte Norte da Irlanda, qual era a religião deles? Co – Eram Evangélicos. AF – Sim, melhor dizendo seria Protestantes. Meu colaborador utilizou a expressão Evangélicos por ser um Neologismo, quis ser correto na sua colocação!

13 Co - “A partir do século XIX, essa região se industrializou e se urbanizou mais rápido, aumentando as diferenças econômicas em relação ao sul do país, ainda dependentes da agricultura. Como as tensões continuavam, em 1920 o parlamento inglês criou duas regiões com autogoverno limitado na ilha: a de Ulster, ou Irlanda do Norte, com predomínio de protestantes, e a dos condados restantes, a Irlanda, com maioria católica. Dois anos depois, a soberania da Irlanda aumentou, abrindo caminho para que a parte sul da ilha se tornasse um país independente da Inglaterra.”

14 AF - Qual foi a província que mais concentrou imigrantes naquela época nesse país?
Co – Ulster. AF – Isso aí! Hoje a Irlanda do Norte é também conhecida como Ulster. Você sabe qual é a capital da Irlanda do Norte? Co – Não. AF – É Belfast, A outra Irlanda que já te disse que se chama República da Irlanda é conhecida também como EIRE e a capital é Dublin. Co – hãm-ham Meu colaborador acima utiliza um recurso não-monitorado de dizer sim.

15 AF – No século XIX qual era a Irlanda que mais se desenvolvia? E como?
Co – A Irlanda do Norte, com a industrialização e a urbanização rápida. AF – Isso gerou entre as duas Irlandas uma diferença em que fator? Co – No fator econômico. AF – A Irlanda/Eire ainda dependia de qual atividade econômica? Co – Da agricultura.

16 AF – Como se deu a criação da Irlanda do Norte/Ulster e a Irlanda/Eire?
Co – Foi quê em 1920 o parlamento inglês criou essas duas regiões. AF – Qual das Irlandas possui a maioria da população Protestantes? Co – Irlanda do Norte. AF – Essas pessoas querem independência da Inglaterra? Co – Sim.

17 AF – Não! Releia no texto Co – Ah! Tá! É a Irlanda (Eire) que quer a independência da Inglaterra. AF – Não a Irlanda/Eire é independente desde 1922. Co – Argh! Então não sei! AF – Leia a próxima parte do que eu explico, pois realmente o texto ajuda a confundir.

18 Co – “Mas os católicos que viviam na Irlanda do Norte – hoje 40% da população – continuaram insatisfeitos. E foi lá que se acirraram os conflitos entre grupos armados dos dois lados como o Exército Republicano Irlandês (o IRA, católico e pró-independência) e os Movimentos Unionistas (protestantes e pró-Inglaterra).”

19 AF – A Irlanda do Norte tem dois grupos um de Protestantes 60% da população e os católicos que são 40% da população. Qual é o maior grupo? Co – Dos Protestantes. AF – O grupo católico que é o menor tem um sub-grupo católico chamado IRA (o nome não vem do pecado capital) que quer a independência da Inglaterra e unir-se a outra Irlanda/Eire onde a maioria é católica com 85% da população, enquanto os Protestantes querem continuar sendo província inglesa.

20 AF – Deu para entender? Co – Agora sim... AF – completando a informação o IRA é um grupo de movimento unionista, o IRA ajudou também na independência da Irlanda/Eire, já o ETA na Espanha é um grupo de movimento separatista que quer a independência da região Basca ao norte da Espanha. AF – voltando...

21 Co – “O mais famoso episódio desse histórico conflito ocorreu em 30 de janeiro de 1972, quando soldados britânicos mataram 14 católicos que faziam manifestação na cidade de Derry, na Irlanda do Norte, incidente conhecido como Domingo Sangrento (o Sunday bloody Sunday cantado pelo U2). Essa violência caiu a partir dos anos 1990 – mas, até 2000, a lista de vítimas do conflito apresentava um total de mais de 3600 mortos.”

22 AF – qual foi o conflito histórico que aconteceu na Irlanda do Norte?
Co – Foi o conflito de 30/1/1972 onde os soldados britânicos mataram 14 católicos numa manifestação que ficou conhecida como Domingo Sangrendo - Sunday Bloody Sunday. AF – Muito bem só uma observação: A canção Sunday Bloody Sunday do U2 não menciona nada parecido com o que aconteceu naquele 30/1/1972. A música retrata bem é o “Dia D” da 2ª Guerra Mundial.

23 AF – Essa violência continua nos dias de hoje?
Co – Não essa violência caiu nos últimos anos. AF – Muito bem! Desde de 2000 as Irlandas vem sempre conversam em nome da Paz. Com interferência positiva do Bono do U2.

24 Terminou!


Carregar ppt "Mundo Estranho – Super Interessante Novembro de 2002."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google