A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

4 AULA DE REVISÕES OS MUÇULMANOS NA PENÍNSULA IBÉRICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "4 AULA DE REVISÕES OS MUÇULMANOS NA PENÍNSULA IBÉRICA."— Transcrição da apresentação:

1 4 AULA DE REVISÕES OS MUÇULMANOS NA PENÍNSULA IBÉRICA

2 4 AULA DE REVISÕES | OS MUÇULMANOS NA PENÍNSULA IBÉRICA A EXPANSÃO MUÇULMANA A RELIGIÃO ISLÂMICA Os Árabes viviam num território pobre e semidesértico, estavam organizados em tribos e dedicavam-se à pastorícia e ao comércio. Até ao século VI eram um povo politeísta. No entanto, Maomé, um mercador nascido na cidade de Meca, passou a ser um profeta e converteu os Árabes a uma religião monoteísta – o Islamismo. No século VII a maioria dos Árabes estava já convertida ao Islamismo e à crença em Alá, o deus único dos Muçulmanos.

3 4 AULA DE REVISÕES | OS MUÇULMANOS NA PENÍNSULA IBÉRICA A EXPANSÃO MUÇULMANA A RELIGIÃO ISLÂMICA Os princípios sagrados do Islamismo estão reunidos no Corão, o livro sagrado: adorar Alá, como deus único e Maomé como o seu profeta; rezar cinco vezes por dia, voltados para Meca; praticar a esmola; jejuar durante o mês do Ramadão; fazer uma peregrinação a Meca, pelo menos uma vez na vida.

4 4 AULA DE REVISÕES | OS MUÇULMANOS NA PENÍNSULA IBÉRICA A EXPANSÃO MUÇULMANA O IMPÉRIO MUÇULMANO No século VII os Muçulmanos iniciaram a expansão territorial devido: ao desejo de expandir o Islamismo a outros povos; ao seu território ser pobre e semidesértico e, por isso, procuravam solos férteis.

5 4 AULA DE REVISÕES | OS MUÇULMANOS NA PENÍNSULA IBÉRICA A EXPANSÃO MUÇULMANA A CONQUISTA MUÇULMANA DA PENÍNSULA IBÉRICA A expansão muçulmana. Em 711, comandados por Tarik, os Muçulmanos, ou Mouros, invadiram a Península Ibérica, onde se encontravam os Visigodos.

6 4 AULA DE REVISÕES | OS MUÇULMANOS NA PENÍNSULA IBÉRICA Na Península Ibérica conviveram, durante séculos, duas culturas com religiões diferentes. A EXPANSÃO MUÇULMANA A RELAÇÃO ENTRE MUÇULMANOS E CRISTÃOS Jogo de xadrez entre um muçulmano e um cristão.

7 4 AULA DE REVISÕES | OS MUÇULMANOS NA PENÍNSULA IBÉRICA A HERANÇA MUÇULMANA NA AGRICULTURA A presença muçulmana na Península, durante cerca de 800 anos, deixou marcas profundas em várias áreas, que ainda hoje podem ser observadas. Novas culturas e técnicas de irrigação.

8 4 AULA DE REVISÕES | OS MUÇULMANOS NA PENÍNSULA IBÉRICA Divulgaram saberes na área da Matemática (introduziram o zero e os algarismos árabes). Divulgaram saberes em áreas como a Astronomia e a Medicina. A HERANÇA MUÇULMANA NAS CIÊNCIAS Tratado de medicina árabe.Estudo árabe sobre as eclipses do Sol e da Lua.

9 4 AULA DE REVISÕES | OS MUÇULMANOS NA PENÍNSULA IBÉRICA Na área de navegação, deram a conhecer instrumentos de orientação, como a bússola e o astrolábio. A HERANÇA MUÇULMANA NAS TÉCNICAS Instrumentos de orientação: o astrolábio e a bússola.

10 4 AULA DE REVISÕES | OS MUÇULMANOS NA PENÍNSULA IBÉRICA Introduziram várias palavras. A HERANÇA MUÇULMANA NA LINGUÍSTICA Palavras de origem árabe.

11 4 AULA DE REVISÕES | OS MUÇULMANOS NA PENÍNSULA IBÉRICA Mesquita de Córdova. Construíram palácios, castelos, mesquitas e deram a conhecer técnicas decorativas como a utilização do mosaico e do azulejo. A HERANÇA MUÇULMANA NA ARQUITETURA Mosaicos árabes. Vestígios da presença muçulmana na Península Ibérica.

12 4 AULA DE REVISÕES OS MUÇULMANOS NA PENÍNSULA IBÉRICA


Carregar ppt "4 AULA DE REVISÕES OS MUÇULMANOS NA PENÍNSULA IBÉRICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google