A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CTA - IFI - HGE RECICLAGEM RCE – EPR 09 Nov 2004 Instituto de Fomento e Coordenação Industrial Divisão de Certificação de Aviação Civil.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CTA - IFI - HGE RECICLAGEM RCE – EPR 09 Nov 2004 Instituto de Fomento e Coordenação Industrial Divisão de Certificação de Aviação Civil."— Transcrição da apresentação:

1 CTA - IFI - HGE RECICLAGEM RCE – EPR 09 Nov 2004 Instituto de Fomento e Coordenação Industrial Divisão de Certificação de Aviação Civil

2 CTA - IFI - HGE  Orientar os RCE’s de EPR com relação ao seu desempenho quando analisando relatórios e testemunhando ensaios.  Trocar experiências sobre as atividades de certificação Objetivo: Representantes Credenciados em Engenharia Reciclagem

3 CTA - IFI - HGE Quadro B - RC em Engenharia de Propulsão Representantes Credenciados em Engenharia Reciclagem

4 CTA - IFI - HGE ANÁLISE DE RELATÓRIOS Instituto de Fomento e Coordenação Industrial Divisão de Certificação de Aviação Civil

5 CTA - IFI - HGE  Como regra, Part 25 Subparte E e outros (alguns itens do 1305, por exemplo) quando somos responsáveis primários  Existem exceções (863, 965, 1165, etc), aonde somos responsáveis secundários e damos apoio.  Como primários, somos responsáveis pela determinação do cumprimento com o requisito Competência do RCE de EPR Representantes Credenciados em Engenharia Reciclagem

6 CTA - IFI - HGE  Descrição de sistemas  Propostas de ensaio  Resultados de ensaios  Relatórios de Análise de falhas  Substanciações analíticas Relatórios Representantes Credenciados em Engenharia Reciclagem ‘

7 CTA - IFI - HGE Aprovação de relatórios de descrição de sistemas  Requer delegação específica  Indicar requisitos que estão sendo cumpridos  Descrição detalhada do sistema, indicando suas funções e identificando seus componentes  Localização dos principais componentes com detalhes de instalação (fixação, etc) e de qualificação (TSO, MIL STD, etc.)  Descrever operação do sistema indicando claramente limitações e envelopes Representantes Credenciados em Engenharia Reciclagem FUNÇÕES DELEGADAS:

8 CTA - IFI - HGE Aprovação de relatórios de descrição de sistemas (cont.)  Descrever lógicas de acomodação e indicação de falhas. Descrever os testes do sistema com a respectiva periodicidade e procedimento para execução. (especial atenção aos “BIT’s”)  Lista de mensagens relativas ao sistema com fases de inibição e cores  Descrição dos níveis de software e Hirf/ lightning. Representantes Credenciados em Engenharia Reciclagem FUNÇÕES DELEGADAS:

9 CTA - IFI - HGE Aprovação de análise de falhas:  Requer delegação específica  Descrição do objetivo da análise: indicar requisito FCAR/IP/CRI e material interpretativo aplicável (901( c) e 1309)  Descrição detalhadas funções e dos principais componentes  Indicar e justificar os tempos de exposição.  Análise qualitativa definindo e classificando os modos de falhas (FHA). (controle e indicação)  Análise quantitativa para as “hazardous” e catastróficas (árvores de falhas). Podem ser requeridas também para “minor” e “major”, em casos polêmicos. Representantes Credenciados em Engenharia Reciclagem FUNÇÕES DELEGADAS:

10 CTA - IFI - HGE Aprovação de análise de falhas : (cont)  Análise dos níveis de software compatíveis com a criticalidade das funções de acordo com a ARP 4754 (Se necessário, envolver ESW)  Análise dos níveis de HIRF/Lightning compatíveis com a criticalidade da função (Se necessário envolver ESE)  Identificar claramente as falhas dormentes  Identificar os candidatos à CMR  Identificar itens para serem incluídos no AFM (Se necessário consultar EEV)  Análise de casos previstos pelo MMEL. Representantes Credenciados em Engenharia Reciclagem FUNÇÕES DELEGADAS:

11 CTA - IFI - HGE Aprovação de relatórios de proposta de ensaio  Requer delegação específica  Descrição do objetivo do ensaio (requisito aplicável e material interpretativo utilizado: FCAR/IP/CRI)  Pesquisar material interpretativo ” aplicáveis  Definir claramente o Critério de aceitação  Definir o espécime de ensaio e o banco de provas (rig) ou a configuração de ensaios (avião) de forma a permitir preparar o pedido de conformidade. Representantes Credenciados em Engenharia Reciclagem FUNÇÕES DELEGADAS:

12 CTA - IFI - HGE Aprovação de relatórios de proposta de ensaio (cont)  Se a configuração de ensaios não for a final de produção, incluir analise de representatividade  Procedimento de ensaio deve ser abrangente e incluir todas as condições relevantes para o ensaio.  Definir instrumentação incluindo precisão e faixas de medição requeridas  Pontos controversos discutir com CTA Representantes Credenciados em Engenharia Reciclagem FUNÇÕES DELEGADAS:

13 CTA - IFI - HGE Aprovação de relatórios de resultados de ensaio  Requer delegação específica  Descrição do objetivo do ensaio (requisito e policy aplicáveis, FCAR/IP/CRI)  Pesquisar “policies” aplicáveis  Na conclusão constatar que o critério de aceitação foi atendido  Incluir todos os pontos constantes da proposta de ensaio  Caso hajam discrepâncias incluir justificativa. Representantes Credenciados em Engenharia Reciclagem FUNÇÕES DELEGADAS:

14 CTA - IFI - HGE Aprovação de relatórios de resultados de ensaio (cont)  Descrever detalhadamente a evolução do ensaio indicando datas, pessoal envolvido e local.  Descrever detalhadamente o espécime de ensaio, o banco de provas e a configuração do ensaio.  Caso haja discrepância entre a configuração ensaiada e a de produção incluir análise de representatividade.  Incluir descrição da instrumentação utilizada com as evidências de calibração  Resultados controversos, discutir com CTA. Representantes Credenciados em Engenharia Reciclagem FUNÇÕES DELEGADAS:

15 CTA - IFI - HGE Aprovação de substanciações analíticas:  Requer delegação específica  Descrição do objetivo da análise: indicar requisito FCAR/IP/CRI e ‘policy’ aplicável  Modelos utilizados devem ser referenciados, descritos e validados. Demonstrar que as hipóteses e condições de contorno são válidas.  Demonstrar que a análise é aplicável á configuração certificada.  Aguardar os resultados de ensaios que forem necessários para a aprovação da análise. Representantes Credenciados em Engenharia Reciclagem FUNÇÕES DELEGADAS:

16 CTA - IFI - HGE TESTEMUNHO DE ENSAIOS Instituto de Fomento e Coordenação Industrial Divisão de Certificação de Aviação Civil

17 CTA - IFI - HGE Acompanhamento de ensaios oficiais do Órgão Homologador inclusive de qualificação de equipamentos Ter em mente que a execução do ensaio é de responsabilidade do requerente.  Conhecer detalhadamente a proposta de ensaio (Se necessário discuti-la com o “aprovador”).  Confirmar a execução da inspeção de conformidade pelo CTA ou da aceitação da configuração apresentada no CCEP  No caso de ensaios em vôo, participar “in loco” do briefing e do debriefing. Se o acompanhamento remoto for suficiente não é imprescindível estar á bordo. Representantes Credenciados em Engenharia Reciclagem FUNÇÕES DELEGADAS:

18 CTA - IFI - HGE Acompanhamento de ensaios oficiais do Órgão Homologador inclusive de qualificação de equipamentos  No briefing, não discutir condições de ensaio. Isso já foi feito durante a aprovação da proposta de ensaio. Usar o bom senso no caso de otimização do vôo. Questionar sobre a configuração de ensaio. Conhecer os desvios e usar o bom senso na sua aceitação.  Para ensaios no rig, confirmar a execução por parte do CTA (ou da FCAA) da conformidade do set up e do espécime de ensaio. Representantes Credenciados em Engenharia Reciclagem FUNÇÕES DELEGADAS:

19 CTA - IFI - HGE Acompanhamento de ensaios oficiais do Órgão Homologador inclusive de qualificação de equipamentos  Usar o bom senso para verificação da conformidade  Não se posicionar imediatamente após o ensaio. Aguardar análise dos resultados. Representantes Credenciados em Engenharia Reciclagem FUNÇÕES DELEGADAS:

20 CTA - IFI - HGE Considerações finais Nível de atividade Envolvimento com o projeto Atualização com relação á evolução dos requisitos Atividades não delegadas Aprovação de OE’s e SB’s outros assuntos Instituto de Fomento e Coordenação Industrial Divisão de Certificação de Aviação Civil

21 CTA - IFI - HGE Representantes Credenciados em Engenharia Reciclagem PERGUNTAS & SUGESTÕES

22 CTA - IFI - HGE Representantes Credenciados em Engenharia Reciclagem OBRIGADO PELA ATENÇÃO

23 CTA - IFI - HGE Cesar (cesar.hess@ifi.cta.br)cesar.hess@ifi.cta.br Representantes Credenciados em Engenharia Reciclagem Tel: 3911-3977


Carregar ppt "CTA - IFI - HGE RECICLAGEM RCE – EPR 09 Nov 2004 Instituto de Fomento e Coordenação Industrial Divisão de Certificação de Aviação Civil."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google