A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comportamentos operantes interrelacionados

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comportamentos operantes interrelacionados"— Transcrição da apresentação:

1 Comportamentos operantes interrelacionados
Fazer, Dizer e Pensar Comportamentos operantes interrelacionados

2 O fazer, O Dizer e O Pensar
O que estes comportamentos tem em comum? O que estes comportamentos tem de diferente? Conceito de classes de respostas o que significa dizer que estes operantes apresentam independência funcional? Sob efeito de quais condições estes comportamentos podem apresentar interrelação? O ensino de uma destas classes de ensino, é o suficiente para outras classes se modificarem ou se reorganizarem?

3 Comportamento Verbal: A Função da Linguagem
Linguagem é comportamento As palavras não são coisas, são comportamentos. A linguagem referente ao ambiente Direcionamento da linguagem para o ambiente A linguagem controlada pelo ambiente Linguagem emitida na presença de aspectos do ambiente

4 Linguagem & Significado
A metáfora das palavras como recipientes dos significados O significados e o dicionário. O ensino do significados – Não se ensina o significado nos dicionários. Conseqüências e contexto. Compartilhamos nosso comportamento verbal Comportamento Social. Comunidade Verbal. São pessoas que falam entre si e reforçam as verbalizações uma das outras.

5 Análise do Comportamento Verbal
Classificação do Comportamento Verbal Estrutura (gramática) versus Função. Análise Funcional do Comportamento Verbal Ocasião em que as respostas ocorrem (estímulo antecedente) e conseqüências que produzem (estímulos conseqüentes) Os estímulos podem ser verbais ou não, bem como suas conseqüências.

6 Correspondências entre classes vocais e escritas
As comunidades Verbais modelam as correspondências. Coisas e nomes; Palavras e definições; Fazer e dizer, etc. As respostas verbais e resposta vocal O termo verbal é genérico, aplicando-se a qualquer modalidade de comportamento verbal A resposta vocal específico para a respostas falada Correspondências entre estímulos verbais e respostas verbais. Função elementar é a reprodução do comportamento verbal.

7 Comportamento Ecóico Consiste na correspondência entre um estímulo verbal e uma resposta verbal Características do comportamento ecóico É ocasionado por um estímulo verbal vocal (falante). Os fonemas tem correspondência um-a-um com o estímulo vocal (articulação). O Ecóico não é definido pela correspondência acústica, mas pela correspondência fonética – comportamento do papagaio. O tamanho da unidade pode variar de um fonema até um sentenças completas. Diferenças na qualidade vocal (intensidade e timbre) e dialetos são irrelevantes. Não envolve significado do que foi ecoado.

8 Transcrição Consiste na correspondência entre estímulos e respostas verbais escritas. Características da transcrição É ocasionado por um estímulo verbal escrito. Depende de correspondências de propriedades verbais (soletração, ordem e pontuação) e não visuais (manuscrita ou impressa) O tamanho da unidade pode variar de uma letra até um sentença longa. É um comportamento que deve ser explicitamente ensinado. Não envolve significado do que foi transcrito.

9 Comportamento Textual
Uma resposta vocal corresponde a um estímulo verbal escrito. Características da transcrição A correspondência é arbitrária entre os estímulos e as respostas verbais. Estímulos e respostas são de modalidades diferentes. Deve ser ensinado de fora explicita A modalidade da resposta deve ser vocal. Comportamento Textual versus Leitura Respostas textuais são parte da leitura. Leitura envolve compreensão

10 Ditado Uma estímulo vocal pode estabelecer a ocasião uma resposta escrita. Características do ditado Estamos interessados no comportamento de quem recebe o ditado e não do falante que dita. Estímulos e respostas são de modalidades diferentes e portanto arbitrários. A relação entre o estímulo e a resposta tem que ser ponto a ponto.

11 Relação entre classes Ditado Textual Ecóico Transcrição Resposta Vocal
Estímulo Vocal Ditado Textual Transcrição Resposta Escrita Estímulo Escrito


Carregar ppt "Comportamentos operantes interrelacionados"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google