A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E PROMOÇÃO SOCIAL DE RIO FORTUNA/SC Flávia Alberton – Nutricionista – Coordenadora do Projeto Renata Boeing – Professora.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E PROMOÇÃO SOCIAL DE RIO FORTUNA/SC Flávia Alberton – Nutricionista – Coordenadora do Projeto Renata Boeing – Professora."— Transcrição da apresentação:

1 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E PROMOÇÃO SOCIAL DE RIO FORTUNA/SC Flávia Alberton – Nutricionista – Coordenadora do Projeto Renata Boeing – Professora de Educação Física Daiane Willemann – Estagiária de Nutrição PROJETO AGITA RIO FORTUNA Fraiburgo, 09 de julho de 2010.

2 Rio Fortuna localiza-se ao sul de Santa Catarina, com uma área territorial de 283,3 Km². Sua população é predominantemente de origem germânica, mantém suas crenças e costumes.

3 Rio Fortuna 100% de cobertura pelo Programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF). Segundo o Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB), possui uma população de 4.673 habitantes. A agricultura serve como fonte de renda para aproximadamente 70% da população, enquanto os outros 30% trabalha no comércio, serviços e indústrias.

4 OBJETIVO GERAL Intervir de forma direta na saúde da população local Prática de exercício físico orientado Prática de exercício físico orientado Reeducação alimentar Reeducação alimentar Melhorar a qualidade de vida através da prevenção às Doenças e Agravos Não Transmissíveis. +

5 OBJETIVOS ESPECÍFICOS Conscientizar e orientar a população para uma alimentação saudável através do grupo Controle de Peso Orientado; Incentivar o consumo de frutas, verduras e alimentos saudáveis nas escolas;

6 Ensinar técnicas de preparo de alimentos mais saudáveis; OBJETIVOS ESPECÍFICOS Criar oportunidades para a prática regular de exercício físico.

7 Método de Trabalho O método de trabalho tem como foco conscientizar diferentes grupos da mesma família, visando uniformizar as informações e conseguir maior impacto e conseqüente adesão as práticas saudáveis. Para isso são definidos os seguintes trabalhos:

8 1. Palestras de Sensibilização e Oficinas Culinárias nos Clubes de Mães.

9 Palestras de Sensibilização Realizadas em encontros dos Clubes de Mães, abordam diferentes temas: Exposição do perfil epidemiológico do município; Dicas para melhorar a alimentação; Práticas saudáveis em diferentes faixas etárias.

10 Oficinas Culinárias Os clubes de mães solicitam a atividade por meio do preenchimento de uma ficha de inscrição. A nutricionista do programa, acompanhada de 1 profissional da equipe de saúde, vai até a comunidade do Clube de Mães: Práticas de higiene na manipulação de alimentos; Preparo de receitas saudáveis e resgate de receitas regionais; Incentivo ao cultivo da horta; Exercícios de alongamento e para manutenção e recuperação da força muscular.

11 2. Grupo Controle de Peso Orientado CPO

12 CPO Realizado na sala de reunião da Unidade Básica de Saúde, com encontros quinzenais, aborda diferentes temas relacionados à saúde: Aberto a toda população Excesso de peso corporal; Ao entrarem no grupo, os participantes recebem material educativo e participam de atividades de educação nutricional; Após terem participado dessa primeira etapa, juntam-se aos demais integrantes do CPO e passam a participar das palestras quinzenais, onde continuam recebendo orientações e receitas de preparações mais saudáveis.

13 3. Grupo da Ginástica

14 GRUPO DA GINÁSTICA Realizado na sede de uma associação da cidade. As atividades acontecem 3 vezes por semana, com duração de 1 hora por dia, intercalando entre exercícios aeróbios, exercícios de contra resistência e de flexibilidade e alongamento. É aberto a toda a população e os exercícios são orientados pela professora de Educação Física do Projeto.

15 4. Educação em Saúde nas Escolas

16 Escolas Realizada nas escolas, com a freqüência de 1 vez por mês. No Dia da Fruta os alunos (crianças e adolescentes) recebem de lanche uma fruta da época e são orientados sobre a importância do consumo diário de diferentes tipos de frutas e alimentos saudáveis. Atividade de educação nutricional e atividades recreativas. Avaliação física dos alunos.

17

18 5. Educação em Saúde nos Clubes de Idosos

19 Idosos Realizadas conforme cronograma elaborado pelos profissionais do projetos. Adaptação do Lanche. (Café com leite + Bolo ou Biscoito + Fruta). Atividade recreativas e motivacionais em datas comemorativas. Palestras e atividades de educação nutricional.

20 Avaliação dos Resultados Ações de educação nutricional e nível de qualidade de vida são indicadores difíceis de serem avaliadas, principalmente em curto prazo. Por isso, selecionou-se alguns indicadores de cada atividade desenvolvida para mostrar alguns dos resultados alcançados.

21 MédiaDPMínimoMáximo Idade41 *± 14,6 *7 *83 * Tempo de Part.8 **± 8,3 **1 **29 ** Peso Inicial82,7 kg± 18,1 kg28,1 kg147,5 kg Peso Final77,3 kg± 16,9 kg27,3 kg134,2 kg Redução de Peso corporal 5,4 kg± 4,6 kg0,1 kg27,4 kg Tabela 1: Descrição da Avaliação do grupo de Controle de Peso Orientado. Fonte: Projeto Agita Rio Fortuna, 2010. * Anos ** Meses

22 Gráfico 1: Avaliação subjetiva realizada com o Grupo da Ginástica. Melhora da disposição Melhora do sono Redução de peso Corporal Melhora dores corporais Fonte: Projeto Agita Rio Fortuna, 2010.

23 Gráfico 2: Avaliação física realizada com o Grupo da Ginástica. Percentual de gordura Massa muscular Melhora da Flexibilidade Já se tornaram fisicamente ativos Fonte: Projeto Agita Rio Fortuna, 2010.

24 Gráfico 3: Avaliação realizada após desenvolvimento das Oficinas Culinárias nos Clubes de Mães. Gostaram da Oficina Acharam receitas interessantes Receitas úteis no dia-a-dia Fonte: Projeto Agita Rio Fortuna, 2010. Gostaram de todas as receitas

25 Avaliação Atividades Escola Os resultados das atividades desenvolvidas nas escolas são difíceis de avaliar. O que se pode afirmar é que houve um aumento na oferta de frutas nos lanches, tanto quantativamente como qualitativamente.

26 Considerações Finais

27 Todas as ações de alimentação e nutrição, sob gestão e responsabilidade do Ministério da Saúde, derivam do princípio de que o acesso a alimentação adequada, suficiente e segura, é um direito humano inalienável. O Projeto Agita RF estimula o consumo de alimentos regionais, para que todos tenham disponibilidade de um alimento saudável com elevado valor nutritivo, facilitando o acesso ao alimento e fortalecendo assim a produção local.

28 Considerações Finais Ressalta-se a importância de desenvolver ações contínuas que estimulem hábitos de vida mais saudáveis.

29 Para o sucesso das ações é preciso que as mudanças sejam permanentes...... para isso temos como foco atingir diferentes faixas etárias e contribuir positivamente no estilo de vida de toda a família. Para o sucesso das ações é preciso que as mudanças sejam permanentes...... para isso temos como foco atingir diferentes faixas etárias e contribuir positivamente no estilo de vida de toda a família.

30 Recomendações para Saúde Pública O projeto Agita RF enfatiza a importância da implantação de atividades de prevenção de DANT’s. Com ênfase em práticas corporais e orientação nutricional. Possibilitando promover a qualidade de vida e reduzir riscos associados à saúde.

31 Equipe Projeto Agita Rio Fortuna

32 Tenham todos um bom dia!

33


Carregar ppt "SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E PROMOÇÃO SOCIAL DE RIO FORTUNA/SC Flávia Alberton – Nutricionista – Coordenadora do Projeto Renata Boeing – Professora."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google