A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO A reunião de pais e responsáveis realizada no dia 15 de setembro de 2015, às 19:30hs no Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal, pela pedagoga Luiza.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO A reunião de pais e responsáveis realizada no dia 15 de setembro de 2015, às 19:30hs no Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal, pela pedagoga Luiza."— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO A reunião de pais e responsáveis realizada no dia 15 de setembro de 2015, às 19:30hs no Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal, pela pedagoga Luiza e os acadêmicos do foco de Gestão Escolar do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID, foi um processo que contemplou alguns momentos de suma importância para sua concretização. Destacamos inicialmente, que a referida Reunião de Pais, nos foi um desafio proposto. Fruto de reflexões acerca da necessidade dos alunos em construir hábitos de estudos diários, principalmente em se tratando do ensino médio. A reunião teve como objetivo apresentar o Instrumento de Organização dos Estudos Domiciliares aos pais e responsáveis, a fim de incentivar um processo conjunto entre escola e família, pois com o apoio da família e o empenho do aluno, a aprendizagem ganha novo significado e estabelece prioridade nas atividades cotidianas. RESULTADOS A reunião contou com a participação de poucos pais/responsáveis – aproximadamente quinze, no qual demonstraram interesse na real promoção do conhecimento dos alunos com dificuldades. Ao findar a reunião, alguns pais vieram pedir conselhos e expor casos particulares de seus filhos. Como exemplo, uma mãe veio até nós pedir conselhos de como lidar com o filho que não quer estudar, então tivemos uma pequena conversa para reforçar ainda mais os conceitos que havíamos abordado na exposição. Este foi um momento bastante importante para nós, porque nos levou a refletir que muitos daqueles pais depositaram confiança em nossa exposição e principalmente confiança em nosso trabalho, mesmo estando cientes que estávamos em momento de aprendizagem. Universidade Estadual de Maringá- UEM Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes-CCH Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID Subprojeto Pedagogia/Sede- Foco: Gestão Escolar Coordenadora: Eliana C. N. Koepsel DISCUSSÃO CONCLUSÃO Fez-se necessário realizar um levantamento de teorias, buscar uma base teórico-científica para atingir os objetivos propostos para a reunião, a fim de conscientizar os pais por intermédio de nossas falas. Selecionar referências teóricas para a exposição das falas foi um momento enriquecedor em nossa formação. O autor escolhido para tratar de questões da adolescência foi Henri Wallon (1879-1962), por se tratar de uma teoria de fácil compreensão e que vinha de encontro aos objetivos de nossa reunião. Utilizamos também, como base teórica, os estudos de Pierluigi Piazzi que busca explicar como estudar melhor e estimular a inteligência. O Instrumento de Organização dos Estudos Domiciliares elaborado pela equipe pedagógica do colégio foi o objeto que mediou o processo de intervenção, visto sua extrema importância para auxiliar os estudos dos adolescentes. A elaboração da reunião se fez necessária na medida em que intervíamos com alunos de terceiro e primeiro ano, apresentando o Instrumento de Organização dos Estudos Domiciliares elaborado pela equipe pedagógica do colégio. Percebíamos nessas intervenções, que muitos dos alunos se detém a organizar a rotina diária, esquecendo, portanto, que o intuito do instrumento é de organização da vida escolar. Desta forma, percebeu-se a necessidade em conscientizar os pais sobre a importância deste trabalho, que não é apenas papel da escola, mas também dos pais e alunos, que possuem seu papel no processo de ensino-aprendizagem. Em síntese, se fez ainda mais evidente o quanto o pedagogo precisa estar preparado teoricamente para discursar sobre os processos educativos, sobre os indivíduos envolvidos no processo educativo e principalmente a importância dos pais neste processo. Percebemos, nesse sentido, que discorrer sobre estes aspectos não pode se basear em uma fala sem planejamento, vazia de conteúdo, pautada no senso comum. Durante a reunião, ressaltamos a importância do o exemplo dos pais aos filhos, bem como o diálogo entre os mesmos, demonstrando que esses fatores são essenciais no processo educativo para ajudar e orientar o adolescente em seus estudos. MÉTODO REFERÊNCIAS Ana Paula Marques Bruna Aparecida Maran Daniele Aparecida de Azevedo Silva Lais Fernanda Lucines Albuquerque I. de Haro PIBID EM GESTÃO ESCOLAR: REUNIÕES DE PAIS, ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO PIAZZI, Pierluigi. Aprendendo inteligência: manual de instruções do cérebro para alunos em geral. 2. ed. rev. São Paulo: Aleph, 2008. Galvão, Isabel. Henri Wallon – Uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis: Vozes, 2000. MAHONEY, A. A. ; ALMEIDA, L.R. de (orgs.). Henri Wallon - Psicologia e Educação. São Paulo: Ed. Loyola, 2000.


Carregar ppt "INTRODUÇÃO A reunião de pais e responsáveis realizada no dia 15 de setembro de 2015, às 19:30hs no Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal, pela pedagoga Luiza."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google