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FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO LOGISTICA EMPRESARIAL Prof. Dr. Flávio de São Pedro Filho Cacoal, Novembro de 2009.

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1 FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO LOGISTICA EMPRESARIAL Prof. Dr. Flávio de São Pedro Filho Cacoal, Novembro de 2009. Por: Claudia Ferrari Elisangela Magalhães Jailde Fonseca Mirian Antunes Análise de Logística Empresarial e Administração de Materiais em uma Distribuidora de Embalagens na cidade de Ji-Paraná/RO

2 No presente seminário iremos confrontar os conceitos da Logística Empresarial na Administração de Materiais, com o identificado na empresa pesquisada. Dentre os quais, destacamos: transporte, manutenção de estoque, processamento de pedidos, armazenagem, manuseio de materiais, embalagem de proteção, obtenção e manutenção de informações. Para tanto, a equipe realizou as seguintes etapas:

3 Revisão teórica e conceitual Metodologia Desenvolvimento Apreciação crítica dos discentes e conclusão Apresentação de Seminário

4 De acordo com Ballou, “A Logística Empresarial estuda como a administração pode prover melhor nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através de planejamento, organização e controle efetivos para as atividades de movimentação e armazenagem que visam facilitar o fluxo de produtos.”

5 Em relação á Administração de Materiais, “muitas de suas atividades são compartilhadas com distribuição física. Entretanto, existem algumas diferenças que são a chave da boa administração do fluxo de suprimento.” Faremos aqui uma abordagem bibliográfica de assuntos de extrema importância abordados durante aulas ministradas em sala de aula, destacando:

6 NNNível de Serciço Administração de Materiais Transporte Processamento de Pedidos Manutenção de Estoques Embalagem de Proteção obtenção Armazenagem Manutenção de Informações Manuseio de Materiais

7 Transportes Atividade logística mais importante para muitas empresas Armazenagem Espaço necessário para manter estoque Manutenção de Estoques Agem como amortecedores entra a oferta e a demanda Manuseio de materiais Associa-se a armazenagem e apóia a manutenção do estoque Processamento de Pedidos Menores custos Obtenção Deixa o produto disponível para o sistema logístico. Embalagem de proteção Objetivo da logística, movimentar bens sem danificá-lo. Manutenção de Informação Não se opera um sistema sem informação de custo e desempenho.

8 Canal de Suprimento As atividades identificadas no canal de suprimento podem ser consideradas fundamentais para a administração de materiais, pois elas afetam principalmente a economia e a eficácia do movimento de materiais. As tarefas mais importantes são: a) Inicialização e transmissão das ordens(pedidos) de compras(obtenção); b) Transporte dos carregamentos até o local da empresa e; c) Manutenção dos estoques na planta.

9  Referências e Fontes Bibliográficas  Aulas Expositivas  Reuniões em Equipe  Seleção das Teorias e Conceitos  Referencial Teórico  Estudo de Caso  Visita Técnica a Empresa  entrevistas com o gerente e alguns funcionários  reuniões do grupo  Preparação do Seminário  Apresentação do Seminário

10 A empresa analisada atua no ramo de Distribuição de Embalagens há 22 anos, sendo que a filial onde tomamos para estudo existe há 9 anos na cidade de Ji- Paraná, em prédio alugado, contando atualmente com 17 funcionários, incluindo o gerente. Apresentaremos como a empresa organiza sua logística e administra seus materiais. Tendo em vista não estar em análise uma fábrica e sim uma distribuidora, focaremos os procedimentos adotados na aquisição, armazenamento e entrega dos produtos ao consumidor final. 2. Administração de Materiais em uma Distribuidora de embalagens localizada na Cidade de Ji-Paraná

11 A empresa atua no campo de varejista e atacadista com uma linha de produtos diversificados que vai desde sacolas plásticas a produtos gêneros alimentícios. A linha de lanchonete e sacos plásticos que é o carro chefe da empresa tem sua demanda regular, ou seja, seus produtos sofrem pequenas variações na demanda. Por serem produtos indispensáveis a estabelecimentos comerciais.

12 Os períodos de sazonalidade dos produtos são festas natalinas e páscoa onde se comercializa muitos doces para confecção de cestas. Há também aqueles produtos que não possuem períodos de sazonalidade definidos por datas comemorativas, mas devido algum evento realizado aumenta a procura por determinados produtos.

13  Os produtos menos procurados são utilidades domésticas, na realidade não é o foco da empresa. Mas precisa ter para atender aos poucos pedidos que surgem. Há um destaque para sacos para lixo que a empresa vem substituindo uma marca desconhecida por outra tradicional no mercado.

14 Transportes Os transportes das mercadorias do fornecedor para a empresa são de responsabilidade dos próprios fornecedores. No caso de mercadorias que vêm da Matriz (Várzea Grande) são transportadas pelos caminhões da própria matriz. A empresa adota ainda um procedimento de cargas de terceiros para não ter que voltar com o caminhão vazio para o Mato Grosso.

15 A manutenção de estoques na empresa pesquisada é feito de acordo com as saídas, ou seja, o estoque é reposto quando o sistema é acionado de acordo com as saídas informadas no CHECKIN/CHECKOUT.

16 Processamento de Pedidos Os pedidos de mercadorias são feitos através de um programa chamado DATA CENTER, este programa é interligado com as empresas fornecedoras, sendo realizado quinzenalmente.

17 A empresa pesquisada aciona a empresa fornecedora através do seu CNPJ onde lhe são transmitidas todas as informações de seu estoque referente ás mercadorias que lhe são costumeiramente fornecidas, restando apenas ao comprador alterar algumas quantidades, se for o caso.

18 Processamento de Pedidos A principal fornecedora de materiais é a Plasmel, pelo fato de um sócio da distribuidora possuir 42% de suas cotas. Contam também com outras empresas fornecedoras, por exemplo, Natural Espeto, Balão São Roque, Isoeste, Thermoprat, etc. A empresa trabalha com mais de 3.000 itens fornecidos por fabricantes do estado de Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo.

19 Tela para Pedido de mercadorias

20 Tela para seleção de produtos

21 Tela para seleção da condição de pagamento

22 Armazenagem A empresa possui uma área de aproximadamente 150 m 2 onde são estocadas as mercadorias, incluindo o espaço reservado para os pedidos já separados que aguardam carregamento.

23 Manuseio de Materiais A empresa pesquisada trabalha basicamente com produtos para embalagens, com exceção de algumas utilidades domésticas, doces e balas que são vendidos em sua maioria no varejo. Para isso mantém sempre um estoque de segurança.

24 Esses produtos quando tem prazo de validade são para longos prazos, não trazendo para a empresa grandes preocupações, pois a demanda é muita alta. As mercadorias danificadas são devolvidas logo na chegada.

25 Manuseio de Materiais A movimentação de produtos dentro da loja, ou mesmo dentro do estoque é feita utilizando-se carrinhos de supermercado e carrinhos de carga compatíveis com o limite do peso suportado. Ao se separar um pedido para carregamento, identifica-se a cidade e o cliente, organizados por rota para entrega.

26 Embalagem de Proteção São de responsabilidade das empresas fornecedoras. Produtos com embalagens violadas são devolvidas logo após a chegada. Obtenção Até o presente momento a empresa pesquisada trabalha com fontes de suprimento fiéis, onde toda mercadoria adquirida possui descrição completa e adequada ás suas necessidades;

27 Ao se buscar novas fontes de suprimentos, analisa- se questões referentes á preços, capacidade e prazo para entrega, qualidade do produto, para isso adquirindo amostra a ser testada. As quantidades a serem adquiridas dependem da demanda, considerando que os pedidos são feitos quinzenalmente e, se por eventualidade o estoque zerar, não tardará a ser reposto. Na maioria dos casos as compras são realizadas com pagamento através de boleto bancário.

28 Manutenção de Informação 1. Para repor as mercadorias que são vendidas no varejo, as informações de saída são acessadas via sistema pelo encarregado de compras, e assim fracionadas em unidades ou centos, dependendo do caso. Para isso trabalham com código pai, que são cadastros para venda no atacado e código filho, para o varejo, tudo controlado pelo checkin- checkout.

29 Manutenção de Informação 2. As consultas ao estoque são realizadas todas as segundas-feiras para se averiguar a necessidade de novos pedido de mercadorias; 3. A administração possui um sistema interligado diretamente com os vendedores, cada vendedor possui o seu notebook, fornecido pela empresa, onde são feitos os pedidos dos clientes e enviados via e-mail. 4. O setor comercial é responsável para dar suporte aos vendedores externos.

30 DISTRIBUIÇÃO FÍSICA DENTRO DA EMPRESA DEP. FATURAMENTO DEP. FINANCEIRO DEP. DEPÓSITO DEP.TRANS- PORTE DEP. COMERCIAL VENDEDOR EXTERNO Fonte: Acadêmicos unir 2009

31 MATRIZ INDUSTRIA Centro de Distribuição Guajará- Mirim Porto VelhoJi-Paraná Vilhena Fonte: Acadêmicos unir 2009 Depósito Pedido de produto Entrega de produto da matriz para filial Entrega de produto do centro de distribuição para filial Armazenamento Transporte de Mercadorias do fornecedor até a Loja

32 Ciclo de Suprimento da Matriz para Filial Percurso total 1.040 km Fonte: http://images.google.com.br adaptadohttp://images.google.com.br

33 Ciclo de Suprimento das Industrias para o Centro de Distribuição da Empresa Plasmel: Cuiabá MT a Guajará- Mirim RO 1.572 km Thermoprat: 3.134 km São Paulo a Guajará-mirim Isoeste: Várzea grande Guajará- Mirim 1.523 km Guajará-Mirim RO a Jí-Paraná - RO 483 km Fonte: http://images.google.com.br adaptadohttp://images.google.com.br

34 CUSTOS LOGÍSTICOS São os custos de planejar, programar e controlar todo o fluxo de materiais desde a entrada, no processo e na saída, desde o ponto de origem até o ponto de consumo. Resumidamente é a somatória do custo de transporte, custo de armazenagem e custo de manutenção de estoque. Custo de Transporte Manutenção de Estoque Armazenagem e Movimentação de Materiais ++

35 Na empresa analisada não identificamos custos de manutenção de estoque, tendo em vista que estes são calculados tomando como base os custos de fabricação do produto e o índice financeiro que a empresa trabalha. Sendo assim, somaremos os custos de Armazenagem e Transporte da mesma.

36 CUSTOS ARMAZENAGEMR$ Sal á rios R$ 2.400,00 Horas Extras R$ 294,56 Encargos sociais R$ 216,00 Alimenta ç ão R$ 85,72 Material consumo - limpeza e seguran ç a R$ 150,00 Aluguel do pr é dio R$ 2.700,00 Impostos R$ 820,00 Manuten ç ão - pe ç as de reposi ç ão/servi ç os R$ 100,00 Manuten ç ão(limpeza) R$ 150,00 Material escrit ó rio R$ 150,00 Energia R$ 1.000,00 TOTAL R$ 8.066,28

37 CUSTOS COM TRANSPORTESR$ Sal á rios R$ 2.850,00 Encargos sociais R$ 162,35 Horas extras R$ 338,73 Despesas com administra ç ão R$ 230,00 Alimenta ç ão R$ 1.075,00 Deprecia ç ão R$ 1.979,17 Manuten ç ão dos ve í culos R$ 1.300,00 Pneus/pe ç as p/ veículos R$ 420,00 Combustível R$ 4.500,00 Licenciamento/IPVA Seguro DPVAT R$ 1.200,00 Seguro do veiculo R$ 820,00 TOTAL R$ 14.875,25

38 Considerações Finais Como sugestões de melhoria, após nossa análise, destacamos as que seguem:  Adquirir espaço próprio para a instalação da loja, em tamanho suficiente para acomodar de forma mais atrativa os produtos de varejo (balcão), como também organizar melhor o depósito, de forma a facilitar a separação de pedidos, tendo mais agilidade com menos desperdício de tempo;

39  Adquirir veículos novos para a entrega de materiais, tendo em vista os existentes atualmente estarem bem acabados, aumentando dessa forma o custo com manutenção.  Capacitar os funcionários que trabalham na entrega para que possam fazer a manutenção dos veículos que utilizam.

40 CONCLUSÃO Após a pesquisa realizada, podemos perceber que a empresa em questão apresenta-se com nível de organização consideravelmente bom, conseguindo manter uma distribuição que satisfaça as necessidades e desejos dos clientes, sem ter que dispor de grandes estoques dificultando o giro de mercadorias.

41 De acordo com próprios gestores, tão importante quanto receber pedidos de produtos dos clientes é entregá-los da melhor forma e no menor tempo possível. Por isso, a empresa utiliza frotas próprias e desenvolve técnicas a fim de desempenhar com desenvoltura a tarefa de gerenciá-las. A grande participação no mercado, se deve ao fato de a empresa ser atacadista, varejista e distribuidor exclusivo de algumas das principais marcas do ramo. Consegue, por conseguinte, oferecer o melhores preços de mercado.

42  BALLOU, Ronald H. Logística empresarial: transportes, administração de materiais e distribuição física/ Ronald H. Ballou; traduçãoHugo T. Y. Yoshizaki – 1. ed. – 21. reimpr – São Paulo: Atlas,2009.  PEDRO FILHO, Flávio de São. Apostilado sobre Custo Logístico. Flávio de São Pedro Filho. Fundação Universidade Federal de Rondônia. Cacoal: UNIR, 2009.  ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS/ http://www.guiade logistica.com.br/ acesso em 01.09.09 ás 23:29h.


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