A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Língua Portuguesa na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Contextualização e Interdisciplinaridade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Língua Portuguesa na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Contextualização e Interdisciplinaridade."— Transcrição da apresentação:

1 Língua Portuguesa na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Contextualização e Interdisciplinaridade

2 Carta XIV – Como um papagaio, aprendi a decorar, colar e enganar a mim mesmo Caro amigo, A escola na qual estudo é muito boa, apresenta toda a estrutura e recursos necessários, assim como excelentes professores. De fato posso dizer que sou um privilegiado em relação à maioria. Aqui estudamos Português, Literatura, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Química, Física, Matemática, História, Biologia, Geografia. Bem, como eu disse, estudo todas essas matérias... Mas, em nenhum momento foi dito que eu gosto desse sistema! Eu concluo o Ensino Médio no final deste ano e, no começo do próximo prestarei vestibular (ah, vou aproveitar esse espaço para dizer que tal é o método mais injusto, hipócrita e demagogo ao qual um jovem pode ser submetido... Talvez eu não possa cursar uma faculdade de Direito porque não aprendi Trigonometria, Óptica ou Cálculos Estequiométricos, apesar de eu nunca ter que usar isso, devo “provar” que aprendi. Do contrário, não entro na faculdade, onde nada disso é importante. Injusto, não?). Carta de um jovem de Ensino Médio

3 Como pretendo seguir uma carreira ligada à área de Humanas, gostaria de aprender no colégio Filosofia, Ciência Política, Sociologia... Enfim, coisas ligadas ao meu interesse, as quais eu realmente poderia aproveitar (tudo isso tive que aprender por fora – isso é errado uma vez que aprendi mais coisas fora do colégio do que no próprio – que deveria ser útil para o meu aprendizado). Não me envergonho de dizer apenas que como um papagaio aprendi a decorar, colar e enganar a mim mesmo e aos professores. Realmente, espero que nossos filhos possam aprender coisas úteis, que realmente gostem e lhes seja proveitoso. Sinceramente, é o que mais desejo. Primeiramente gostaria de agradecer a oportunidade! Espero que minha carta ajude a mudar algo, pois a pior coisa que existe para um jovem é querer mudar e sentir-se impotente... Já cansei de falar, falar, falar e só receber como resposta: “não adianta, você não vai mudar nada. A vida é assim”. Novamente, espero ajudar com essa carta. Por favor, leia-a com atenção. Desde já agradeço (Aluno, escola particular, diurno, RS) Cartas - Unesco

4 1. Disciplinas da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. 2. O que há em comum entre essas disciplinas: o signo. 3. Área x disciplina: por que essa tendência de ensinar por área? 4. Como privilegiar a área sem excluir a disciplina? 5. Contexto e interdisciplinaridade em “Utilidades da língua” Programação

5 "O novo ensino médio, nos termos da Lei, de sua regulamentação e encaminhamento, deixa portanto de ser apenas preparatório para o ensino superior ou estritamente profissionalizante, para assumir a responsabilidade de completar a educação básica. Em qualquer de suas modalidades, isso significa preparar para a vida, qualificar para a cidadania e capacitar para o aprendizado permanente, seja no eventual prosseguimento dos estudos, seja no mundo do trabalho. As transformações de caráter econômico, social ou cultural que levaram à modificação dessa escola, no Brasil e no mundo, não tornaram o conhecimento humano menos disciplinar em qualquer das três áreas em que o novo ensino médio foi organizado. As três áreas – Ciências da Natureza e Matemática, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos – organizam e interligam disciplinas, mas não as diluem nem as eliminam. 1. Disciplinas da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

6 A intenção de completar a formação geral do estudante nessa fase implica, entretanto, uma ação articulada, no interior de cada área e no conjunto das áreas. Essa ação articulada não é compatível com um trabalho solitário, definido independentemente no interior de cada disciplina, como acontecia no antigo ensino de segundo grau – no qual se pressupunha outra etapa formativa na qual os saberes se interligariam e, eventualmente, ganhariam sentido. Agora, a articulação e o sentido dos conhecimentos devem ser garantidos já no ensino médio. Num mundo como o atual, de tão rápidas transformações e de tão difíceis contradições, estar formado para a vida significa mais do que reproduzir dados, denominar classificações ou identificar símbolos. Significa:  Saber se informar, comunicar-se, argumentar, compreender e agir;  Enfrentar problemas de diferentes naturezas;  Participar socialmente, de forma prática e solidária;  Ser capaz de elaborar críticas ou propostas; e  Especialmente, adquirir uma atitude de permanente aprendizado." 1. Disciplinas da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

7 Língua Portuguesa Língua estrangeira Artes Informática Educação Física 1. Disciplinas da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

8 2. O que há em comum entre essas disciplinas: o signo.

9

10 “Se o cidadão se sente mais Brad Pitt com um Corolla, não sei. Mas que os homens usam os carros, entre outras coisas, para impressionar as mulheres, é fato. Quanto ao comercial do Gol, me chamou a atenção pela esquisitice. O casal mais ‘nada a ver’ que já vi.” “Não sei se se aplica neste caso, mas é necessário usar (...) as personalidades que representem um carro. As marcas hoje em dia não vendem apenas um veículo, mas um estilo de vida também. Desse modo, usar dois extremos como Stallone (macho, bruto, maduro) e Bündchen (feminina, bela, jovem) dá ao carro a impressão no subconsciente de que pode ser dirigido por qualquer um, que combina”. 2. O que há em comum entre essas disciplinas: o signo.

11 A complexidade do mundo moderno. A especialização taylorista x a filosofia grega. Edgar Morin: Sete saberes necessários à educação do futuro. Curso de Humanidades da USP. Autoproteção da disciplina, demarcação de território. 3. Área x disciplina: por que essa tendência de ensinar por área?

12 Privilégio de um eixo do saber com as expansões necessárias/pertinentes. Contextualização e interdisciplinaridade: “leitura implosiva”. 4. Como privilegiar a área sem excluir a disciplina?

13 Dom Clemente Isnard é um sobrevivente daquele grupo de bispos latino-americanos que fizeram Medellín e Puebla, e que, sobretudo, viveram o que se expressou nesses documentos. Na história estará associado a eles. O seu papel foi importante sempre, e frequentemente decisivo à frente da Comissão de Liturgia da CNBB, com a qual chegou a ser identificado. Exerceu diversos mandatos no Celam e na CNBB. Realizou na sua diocese de Nova Friburgo o modelo de bispo que foi proposto nas Conferências do Celam. Passados os 90 anos de idade, Dom Clemente conserva toda a sua lucidez e faz questão de participar ainda na medida dos seus meios na procura da Igreja de Medellín e de Puebla. Eis aqui alguns dos seus pensamentos e das reflexões feitas sobre a sua longa experiência pastoral. Dom Clemente escreve com moderação, equilíbrio e tranqüilidade como bom beneditino que é, o que dá mais valor às suas reflexões. O que ele expressa já foi dito e publicado várias vezes. Mas o fato de que essas coisas sejam ditas por um bispo lhe confere maior peso. Dom Clemente expressa o que muitos bispos pensam mas não podem dizer. Ele sabe que a idade lhe confere uma imunidade que não se conhece antes de ser jubilado. Um dos benefícios da disposição de Paulo VI que determinou que os bispos apresentassem a sua renúncia aos 75 anos, é justamente este: os bispos jubilados ainda dispõem de muitos anos de uma liberdade que não conheceram antes. Podem dar testemunho da sua experiência pessoal. “Leitura implosiva”

14 Na Igreja romana o peso da burocracia é grande. Como em qualquer burocracia, as novas idéias penetram dificilmente. A burocracia recebe somente as informações que a confirmam na sua passividade. A regra é: nunca emitir opiniões que poderiam prejudicar a carreira. No entanto, diante da repetição incessante das mesmas reflexões, pode acontecer um dia que se abram algumas portas. (...) A comunhão com as duas espécies foi uma aspiração emitida já no século XIII. Mais de 600 anos depois, o Concílio Vaticano II abriu a porta. No entanto, era um assunto de pouca importância. Por isso é provável que as aspirações mencionadas por Dom Clemente tenham que esperar 1000 anos ou mais. Mas repetindo sempre a mesma coisa durante 1.000 anos, um dia se conseguirá a resposta. Paciência e perseverança! Pe. José Comblin “Leitura implosiva”


Carregar ppt "Língua Portuguesa na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Contextualização e Interdisciplinaridade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google