A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: ""— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22 VANTAGENS Maior independência dos produtores. Construções mais baratas. Menor perda de nutrientes. Redução da emissão de amônia. Redução da emissão de odor. Redução de moscas. Redução das agressões - bem estar Relação entre o sistema confinado e o C.A.L. : - utiliza de 15 a 20 % do capital investido elimina 70% dos medicamentos instalações simples, funcionais e transportáveis

23 INSTALAÇÃO: Escolha do local e lotação O número de porcas por ha é em função da situação local. Qualidade do solo e chuvas : tipo de solochuvaslotação máxima muito permeavel menos de 750mm 25 porcas/ha 400m2/porca terreno permeavel idem 20 porcas/ha 500m2/porca pouco permeavelidem 15 porcas/ha 650 m2/porca mais os corredores de circulação 7 a 8 metros Rotação de áreas a cada ano para evitar: - degradação do solo - infecção bacteriana e parasitaria - aproveitar os residuos animais.

24 PIQUETES : Topografia : Pequena inclinação facilita o escoamento das aguas. pasto ‘ ray grass’. Cercas : 2 fios, 1  a 30 cm do solo e 2  a 60cm do solo. 3 fios, 1  a 10 cm do solo, 2  a 40 cm e 3  a 70 cm do solo Cabanas : calculo das cabanas necessárias Maternidade : número de porcas dividido por 3,5 ( equivalente tempo ocupado )‏ Gestação : 1 cabana para cada 6 porcas. Bebedouros : agua sempre limpa e abundante, limpar os bebedouros de 2 em 2 dias. Cochos : evitar tumultos, tamanho adequado

25 Alimentação : Porcas lactantes: alimentação farta, duas vezes ao dia ou comedouro automático. Porcas gestantes: entre 2,8 a 3,5 kg porca/dia, em uma unica refeição. Cachaços :evitar que fiquem muito gordos – média 2,5 kg/dia Abrigos: são bastante necessários para proteção dos animais contra o sol forte e chuvas, além de proteção dos comedouros, evitando a fermentação da ração. Os abrigos podem ser fixos ou móveis e construídos com diversos tipos de materiais.

26 Sombra e Cobertura Vegetal: Recomenda-se o mínimo de 20% de área sombreada nos piquetes. Mas o que deve ser observado é a adequada distribuição dessa área, protegendo os pontos que os animais visitam com maior freqüência. O excesso de sombra é prejudicial no momento que dificulta o crescimento da cobertura verde do solo, e a desinfecção natural pelo sol. Quanto a localização da cabana nas áreas de sombra, deve ser observado se não causa muita umidade, podendo prejudicar os leitões.

27 Macho : calcula-se -1 macho para 20 porcas Obs:não usar 1 macho para 2 porcas simultaneamente porque diminui a fertilidade do macho. Maternidade : 14 dias antes do parto conduzir as porcas do piquete de gestação para maternidade. Na maternidade não deve faltar nunca palha seca e em quantidade. Leitões : fazer proteção lateral dentro das cabanas para não haver esmagamentos - cortar as extremidades dos dentes - 4 a 5 dias cortar a cauda - aos 14 dias castração

28 Desmama : é feita com 3 a 4 semanas de vida - deixar as porcas sem comer no dia anterior - fechar as cabanas a noite com tabuas e recolher os leitões pela manhã. - no momento de alimentação das porcas, empurrar os leitões para um cercado móvel. Creche: Na creche os leitões são criados em média até 60 dias. Recebem ração a vontade nos cochos automáticos. Manejo das fêmeas nulíparas: As leitoas com 5 meses de idade, são instaladas em um piquete ao lado do piquete dos cachaços. Não se aproveita o primeiro cio, as leitoas são cobertas a partir do segundo cio. Manejo das fêmeas desmamadas: As fêmeas desmamadas são conduzidas inicialmente para o piquete da creche, junto com os leitões, depois de dois dias elas são conduzidas para o piquete de gestação-cobertura, que se localiza ao lado do piquete dos machos..

29 Diagnóstico do cio : Em uma criação ao ar livre, é bastante fácil a identificação do cio. A fêmea em cio parece sempre inquieta, ela passa a maior parte do tempo próximo a cerca do piquete dos cachaços. No pré-cio, ela monta nas outras fêmeas e no cio deixa-se montar. Durante o período do cio ela segue até mesmo o tratador. Também se nota alterações como: - urina com maior frequência - vulva inchada e edemaciada - diminuição do apetite. Cobertura: As porcas que apresentarem reflexo de tolerância para os machos são cobertas. A cobertura é feita no piquete das fêmeas, e é assistida pelo tratador, que auxilia o macho na introdução do pênis, observa o tempo de duração da monta e anota a data e o número do macho e da fêmea. Também se deve coibir o comportamento agressivo que pode provocar lesões na fêmea.


Carregar ppt ""

Apresentações semelhantes


Anúncios Google