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PLATAFORMA AUTÔNOMA DE ACESSIBILIDADE PARA AEROPORTOS Jonathas Rodrigues Almeida Henrique de Paula Tavares Matheus Henrique Marçal Marques Fabiano Pereira.

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1 PLATAFORMA AUTÔNOMA DE ACESSIBILIDADE PARA AEROPORTOS Jonathas Rodrigues Almeida Henrique de Paula Tavares Matheus Henrique Marçal Marques Fabiano Pereira de Oliveira (PO)* INTRODUÇÃO Pensando nos problemas encontrados atualmente pelos deficientes, sejam eles deficientes físicos, visuais, auditivos, etc. Vê-se um grande déficit para acessibilidade destas pessoas. Tendo em vista essas dificuldades, pensamos em um lugar com uma grande área, com diversos destinos e bastante gente, como em um aeroporto, fica ainda mais difícil para o deficiente se localizar, encontrar alguma aérea específica e ter o seu deslocamento até o local desejado. Com base nos estudos realizados sobre os problemas que os deficientes encontram atualmente, desenvolvemos um protótipo, através da robótica, que representará o que seria uma plataforma para acessibilidade nos aeroportos. Essa plataforma será autônoma onde o próprio sistema executaria os comandos, seria confortável, segura, preparada para cadeirantes, teria um painel em três línguas, com descrição em braille. Nesse painel haveria as opções de deslocamento da entrada para qualquer outra área do aeroporto, onde o deficiente poderá escolher a opção e esta plataforma a levará até o local desejado, com muita facilidade e segurança. Referências: 1.Informações completas sobre o projeto Arduino podem ser obtidas no site oficial: http://www.arduino.cc/, Acesso em: 30 maio de 2014;http://www.arduino.cc/ 2.SIMON MONK, Programação com Arduíno – Editora: Bookman Ed. 1 3.ROBOCORE. Tutorial: Robô Seguidor de Linha, Autor ViniDj. Disponível em:. Acesso em: 30 maio de 2014. 4.BLOG DO ALEX. Artigo – Acessibilidade e Integração Social: um problema que tem solução. Disponível em: http://alpalombo.blogspot.com.br/2013/06/artigo-acessibilidade-e-integracao.html>. Acesso em: Junho de 2014 5.FORUM DA CONSTRUÇÃO. Acessibilidade Urbana do Portador de Necessidades Especiais e a Sociedade. Disponível em: http://www.forumdaconstrucao.com.br/con teudo.php?a=23 &Cod=803. Acesso em: 30 de junho de 2014. MATERIAIS E MÉTODOS Para o desenvolvimento e construção deste protótipo de plataforma de acessibilidade, foi utilizada a Placa Romeo V2 - Controlador AIO, que é uma placa especialmente desenvolvida para aplicações robóticas, além de possuir um micro controlador ATmega32u4 podendo ser gravado pela IDE do Arduíno, possui um chip L298, ou seja, uma ponte H para utilização de 2 motores DC de até 2A, possui cinco botões de uso geral, além de um botão de reset. Esta placa foi acoplada ao chassi colorado, que consiste em dois pratos de acrílico com uma grande variedade de furações para a ficção de placas, sensores, passagem de fiação, entre outros. Nesse chassi vem incluído dois motores DC de 6 volts, duas caixas de redução 40:1 e duas rodas de 65mmx30mm. Além da placa foi fixado nesse chassi um sensor Ultrassônico V3.2 URM37, usado para fazer a plataforma parar caso tenha a percepção de alguém ou algum objeto a uma determinada distancia a frente, é transmitido um pulso pelo dispositivo e a distância entre o dispositivo e o objeto é medida a partir do tempo que demora para o eco do pulso voltar. Foi utilizado também no protótipo quatro sensores de refletância QRE1113, que permite uma maneira fácil de fazer a detecção de uma linha por meio da variação de luz infravermelha refletida pela superfície. Para comunicação sem fio entre o painel e o protótipo utilizamos Módulo de Comunicação Sem Fio - APC220 CONCLUSÃO Com analise dos resultados obtidos e testes realizados, podemos concluir que a plataforma de acessibilidade para aeroportos trará uma imensa facilidade de locomoção para as pessoas com alguma deficiência, tendo em vista que a robótica e a automação estão crescendo nos últimos anos e que vem cada vez mais para facilitar a mobilidade humana. OBJETIVO O objetivo desse projeto é a montagem de um protótipo de plataforma autônoma desenvolvido com o uso da robótica para facilitar a acessibilidade de pessoas com necessidades especiais no aeroporto. Figura I – Componentes usados para a montagem do protótipo. Após todo esquema montado (figura II) e tudo fixado no robô (figura III) temos o protótipo pronto, mesmo sem o designer de plataforma. A lógica de funcionamento do robô é a seguinte: A placa é responsável pela interpretação e pela execução da função de acordo com os valores recebidos pelos sensores e passa para os motores DC quando devem ser acionados ou desligados. Figura III – Protótipo com todos os componentes fixado no chassi. Figura II – Protótipo do circuito elétrico Colégio Municipal Walter Francklin Rua Marechal Deodoro, 117, Centro, Três Rios – RJ – CEP: 25802-220 almeida_jonathas@yahoo.com.br, fabiano_fisica@yahoo.com.br RESULTADOS E DISCUSSÃO Quando sugerimos trabalhar com a robótica pensamos nos equipamentos que fossem o mais prático e acessível possível e surgiu algumas dúvidas em relação de como fazer o robô percorrer uma rota pré-determinada, através de pesquisas e consultas a alguns profissionais da área optamos por usar a lógica do seguidor de linha. AGRADECIMENTOS Ao professor Paulo Roberto de Azevedo Souza, Coordenador Geral de Informática do Centro Vocacional Tecnológico de Três Rios pela ajuda no desenvolvimento da programação e no uso dos componentes, também ao Professor de Informática Rafael da Silva de Souza pela ajuda na programação, ao Elan Duarte Fraga, Gerente de Desenvolvimento de Software da Empresa Zaal Tecnologia pela ajuda no desenvolvimento das lógicas de programação e o Diretor do Colégio Municipal Walter Francklin em Três Rios, Adauto de Oliveira, pelo apoio e pela disponibilidade do local para o desenvolvimento do projeto.


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