A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Liberte-se do Sofrimento e Seja Feliz. “Felizes os aflitos, porque serão consolados.” Mt, 5:5 “Eu vos disse tais coisas para terdes paz em mim. No mundo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Liberte-se do Sofrimento e Seja Feliz. “Felizes os aflitos, porque serão consolados.” Mt, 5:5 “Eu vos disse tais coisas para terdes paz em mim. No mundo."— Transcrição da apresentação:

1 Liberte-se do Sofrimento e Seja Feliz

2 “Felizes os aflitos, porque serão consolados.” Mt, 5:5 “Eu vos disse tais coisas para terdes paz em mim. No mundo tereis tribulações, mas tende coragem: eu venci o mundo!” Jo,16:33

3 Jesus sempre reconheceu a enorme diversidade de dores no mundo, mas nos estimulava a caminhar com resignação e coragem, confiantes na misericórdia do Pai e nunca excluiu os menos favorecidos do mundo entre aqueles que são dignos de alcançar as bênçãos do Reino de Deus.

4 Porque Sofremos?  Lei do Mérito  Se presumes que Deus cria seres privilegiados para incensar-lhe a grandeza, pensa na justiça, antes da adoração.  Exercício de compaixão

5 AFLIÇÃO Profundo sentimento moral produzido por uma circunstância penosa. Estado de grande desalento, de profunda tristeza, mágoa ou desgosto. Grande inquietação, preocupação, ansiedade, angústia. Padecimento físico, tortura. Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa

6 AFLIÇÕES – Visão Espírita Oportunidades de reajuste perante a Lei de Deus, portanto, é necessário compreendê- las e aceitá-las como lições valiosas. Cada criatura tem a aflição que lhe é própria.

7 AFLIÇÕES – Visão Espírita As aflições são fruto das imperfeições humanas, consequências das escolhas equivocadas do homem em qualquer época durante sua trajetória evolutiva.

8 SOFRIMENTO É o padecimento de uma dor física, moral, emocional ou psicológica. Está intrinsecamente relacionado ao processo de evolução do Espírito enquanto prevalecer a natureza animal sobre a natureza espiritual do ser.

9 Sofrimentos Humanos  A vida é sofrimento e o que causa o sofrimento é o desejo.  Mas o que seria da vida sem desejos, sem a motivação do crescimento?  O homem não teria chegado aonde chegou não fosse seu desejo pelo saber, pelo progresso – com todas as suas conseqüências positivas e negativas.

10 Razões pelas quais nós sofremos  Desejo fora de hora  Hábito de estar sempre querendo antecipar o futuro  Hábito de estar relembrando o passado

11 Razões pelas quais nós sofremos  Querendo mais e mais, sem nunca aproveitar o momento presente.  Se nunca estamos satisfeitos com o momento de agora, estamos sempre querendo alguma outra coisa. Essa é a principal causa do sofrimento.

12 Razões pelas quais nós sofremos Se estivermos presentes, vivendo completamente o momento presente, não haveria “querer” e “não querer”. Estar-se-ia em plenitude.

13 Razões pelas quais nós sofremos  O momento em que você quer ou não quer é o momento em que você deixa o agora, o momento presente, e aí, então, isso leva ao sofrimento.

14 Frases de Divaldo Ninguém poderá carregar os fardos de suas dores. Eduque-se com o sofrimento. Ninguém entenderá os problemas complexos de sua existência. Exercite o silêncio. Ninguém seguirá com você, indefinidamente. Acostume-se com a solidão.

15 Frases de Divaldo Ninguém acreditará que suas aflições sejam maiores do que as do vizinho. Liberte-se delas, com o trabalho da auto- iluminação.

16 Três tipos básicos de sofrimento 1.Ignorância 2.Apego 3.Aversão

17 Três tipos básicos de sofrimento 1.Ignorância A ignorância é como uma cegueira mental. Apesar de acumularmos muitos conhecimentos úteis durante nossa vida, não conseguimos aprender o mais importante dos conhecimentos: saber lidar com a impermanência dos estados de prazer, alegria e felicidade.

18 Três tipos básicos de sofrimento 2. Apego Tentamos segurar as sensações prazerosas e evitar que elas terminem. Não estamos preparados para as mudanças que podem acontecer. Chamamos de apego esta ilusão de acharmos que temos controle sobre a duração da felicidade. Mas não temos controle algum sobre isto.

19 Três tipos básicos de sofrimento Fazemos de tudo para evitar o sofrimento. Mas o sofrimento faz parte da vida e nem sempre podemos evitá-lo. Precisamos saber lidar com ele, enfrentá- lo, tentar transformar o sofrimento em estados mais equilibrados e compreender que são oportunidades de evolução e aprendizado.

20 Três tipos básicos de sofrimento 3. Aversão Sentir aversão por alguma coisa ou por alguém gera sofrimento. Ódio e raiva são emoções negativas que trazem muitas inquietações.

21 Seja Feliz Ao praticarmos a bondade, a amabilidade, a paciência, tornamos nossos relacionamentos mais naturais, espontâneos e verdadeiros.

22 Seja Feliz Por meio destas virtudes, edificamos um mundo mais humano e aprendemos a eliminar tanto o nosso sofrimento como o dos outros, e desta maneira, somos mais felizes.

23 Seja Feliz Vamos tomando consciência da dor dos outros à nossa volta. Assim, percebemos a necessidade de ajudá-los a terem consciência de como podem amenizar e aceitar a dor para não serem infelizes. Daí surge a virtude da compaixão que é uma grande chave para nossa libertação.

24 Seja Feliz A compaixão é uma qualidade essencial para nos livrarmos de nossas ansiedades e aversões. Compaixão não é sentir dó ou piedade. É uma atitude de valorizar a outra pessoa, percebendo que somos todos iguais. Abrimos nosso coração para ter sentimentos como compreensão e aceitação.

25 Seja Feliz A compaixão vai se desenvolvendo à medida que cultivamos a equanimidade, o não julgar, o não criticar e, passamos a ter o mesmo zelo pelo bem-estar dos outros como temos pelo nosso.

26 Lei cármica Carma não é punição, é uma lei de causa e efeito. O carma não é um destino imutável. É impermanente, manipulável, transformável e pode ser extinto ou diminuído.

27 Relatividade Quanto maior a compaixão e a bondade de uma pessoa, maiores são as suas experiências subjetivas de felicidade. Quanto maior a negatividade, maior o seu sofrimento e dor. A realidade de nossa vida cotidiana é o resultado cármico dos nossos pensamentos, intenções, palavras e ações.

28 "Se a vibração dos seus pensamentos corresponde aos seus desejos, suas emoções são de alegria e entusiasmo. Porém, se você se concentrar na ausência do que deseja, suas emoções serão negativas e você sentirá desânimo, insegurança, depressão, pessimismo e frustração”

29 Reflexões  Você tem observado seus pensamentos?  Tem observado suas emoções?  Você está concentrando sua atenção no objeto de seu desejo ou na ausência dele?  Tem se sentido deprimido, desanimado ou motivado e contente?  Aceita as pessoas e os acontecimentos como são ou deseja que sejam diferentes?  Tem sentido raiva, irritação, inveja dos outros, ou você sente gratidão pelo que tem?

30 Técnica de relaxamento  Deite-se confortavelmente, em um lugar tranquilo.  Pode colocar uma música bem suave para lhe ajudar.  Feche os olhos. Sinta todo o seu corpo se soltando.  Sinta que solta sua nuca e descansa a cabeça.  Concentre sua atenção nos músculos da testa e sinta-a fresca e lisa.  Maxilar e língua ficam pesados.  Braços e pernas largados e pesados. Dedos das mãos e dos pés soltos e pesados.  Relaxe a região glútea e sinta que ao fazer isso o seu corpo relaxa mais ainda.  Sinta que pode relaxar cada músculo das costas da cintura até os ombros.  Volte sua atenção para a respiração. Perceba o ar entrando e saindo.  Você inspira e expira lentamente.  Inspire lentamente. E sinta o conforto de soltar o ar mais lentamente ainda.

31 Técnica de relaxamento Sinta-se bem em sua própria companhia. Nesses momentos de relaxamento, você acalma sua mente e se liberta dos seus pensamentos de resistência. Você não pede nada, apenas se entrega, equilibrando suas emoções e elevando suas vibrações.

32 Liberte-se de qualquer pensamento que faça você rejeitar esse fluxo do bem-estar e dê permissão para atrair o melhor para sua vida.


Carregar ppt "Liberte-se do Sofrimento e Seja Feliz. “Felizes os aflitos, porque serão consolados.” Mt, 5:5 “Eu vos disse tais coisas para terdes paz em mim. No mundo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google