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Os pais e o sucesso escolar Escola Secundária de Francisco Rodrigues Lobo – Leiria Serviço de Psicologia e Orientação.

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Apresentação em tema: "Os pais e o sucesso escolar Escola Secundária de Francisco Rodrigues Lobo – Leiria Serviço de Psicologia e Orientação."— Transcrição da apresentação:

1 Os pais e o sucesso escolar Escola Secundária de Francisco Rodrigues Lobo – Leiria Serviço de Psicologia e Orientação

2 Os pais e o sucesso escolar 1. A relação pais/filhos A difícil arte de educar A difícil arte de educar A adolescência como fase de desenvolvimento A adolescência como fase de desenvolvimento A atitude construtiva dos pais A atitude construtiva dos pais 10 regras de ouro para pais de adolescentes 10 regras de ouro para pais de adolescentes 2. Os pais e o sucesso escolar A atitude dos pais face à escola A atitude dos pais face à escola A motivação para aprender e para estudar A motivação para aprender e para estudar A auto-estima A auto-estima 3. Curso para pais em 15 lições

3 A difícil arte de educar… Para o adolescente é importante conversar sobre as coisas simples da vida. Nem sempre é fácil para os pais fazer uma escuta activa e agir com empatia…;Para o adolescente é importante conversar sobre as coisas simples da vida. Nem sempre é fácil para os pais fazer uma escuta activa e agir com empatia…; Às vezes é difícil não retroceder nas decisões tomadas;Às vezes é difícil não retroceder nas decisões tomadas; É difícil dizer-lhes que”não”;É difícil dizer-lhes que”não”; Há a tentação de os”comprar” com coisas materiais para compensar o pouco tempo que se passa com eles;Há a tentação de os”comprar” com coisas materiais para compensar o pouco tempo que se passa com eles;

4 A difícil arte de educar… As dificuldades de comunicação estão na base de muitos conflitos;As dificuldades de comunicação estão na base de muitos conflitos; É nas alturas mais difíceis que é essencial que o adolescente se sinta amado, único e insubstituível ;É nas alturas mais difíceis que é essencial que o adolescente se sinta amado, único e insubstituível ; “ Quando os pais têm uma ligação afectiva forte com os filhos e, simultaneamente, sabem definir limites de forma consistente, os filhos têm uma adolescência mais fácil, são mais autónomos e têm uma maior auto-estima” Helena Fonseca Helena Fonseca

5 A adolescência como fase do desenvolvimento -Maturação da personalidade -Procura da identidade – integração das várias pulsões e sua interacção com o meio -Procura da autonomia - domínio de si próprio e independência face aos pais ( esquemas)

6 Atitude construtiva dos pais ☺ Converse com os seus filhos de forma a eliminar possíveis tensões, ouvindo-os e respeitando a sua posição ☺ Estabeleça acordos amistosos (direitos/deveres), negocie, por exemplo quando se estabelece novas regras ou comportamentos ☺ Defina tarefas e obrigações em casa (sentido de responsabilidade) ☺ Dê-lhes algum espaço para tentarem resolver por si só as diversas situações da vida, respeitando as suas decisões

7 Atitude construtiva dos pais ☺ Promova a autodisciplina, assegurando a organização do tempo ☺ Estabeleça regras de funcionamento do espaço e do tempo familiar. Seja firme e consistente na forma de o fazer ☺ Seja paciente e tolerante… ☺ Dê-lhes confiança, afecto e amor…

8 10 regras de ouro para pais de adolescentes 1. Escute o seu filho/a 2. Seja afectuoso, desde que o não embarace demasiado junto dos amigos 3. Envolva-se na vida do seu filho e acompanhe os seus estudos 4. Procure conhecer os seus amigos para melhor compreender o seu comportamento 5. Seja firme, defina limites e estabeleça regras claras e adequadas

9 10 regras de ouro para pais de adolescentes 6. Evite controlar demasiado, deixe-o ser autónomo e dê-lhe espaço para aprender a ter confiança em si mesmo e a decidir 7. Oriente -o nas decisões mais difíceis, ajude-o a planear, estabelecer prioridades, organizar o pensamento, gerir os impulsos e ponderar as consequências dos seus actos 8. Tenha expectativas positivas e realistas do seu filho 9. Ajude-o a ser um cidadão consciente, responsável e desenvolva nele o respeito por todas as pessoas 10. Ame incondicionalmente o seu filho, sobretudo quando ele comete erros

10 A atitude dos pais face à escola -Os pais devem acompanhar o percurso escolar dos filhos -Falar no futuro e no que os filhos pretendem fazer -Incentivá-los a ter um bom aproveitamento escolar -Face ao fracasso escolar pensar em conjunto nos elementos que dificultaram e nas alternativas -Confiar nos filhos e encarar de forma construtiva as dificuldades que surjam, sublinhando os sucessos mais que os insucessos

11 A atitude dos pais face à escola Não usar estímulos errados, por exemplo oferecer- lhes presentes por cumprirem a sua obrigação. Pelo contrário se os esforços nos estudos têm com recompensas o desporto ou o conviver com os amigos, a motivação será maiorNão usar estímulos errados, por exemplo oferecer- lhes presentes por cumprirem a sua obrigação. Pelo contrário se os esforços nos estudos têm com recompensas o desporto ou o conviver com os amigos, a motivação será maior Ajudá-los a fixar objectivos para que se sintam motivados e responsabilizá-los no cumprimento das suas obrigações pessoaisAjudá-los a fixar objectivos para que se sintam motivados e responsabilizá-los no cumprimento das suas obrigações pessoais Estimular desde cedo para a leitura e para a escrita, centros de toda a aprendizagem e avaliação escolarEstimular desde cedo para a leitura e para a escrita, centros de toda a aprendizagem e avaliação escolar

12 A motivação para aprender e para estudar Estratégias para lidar com um filho desmotivado: - Tentar perceber as razões da desmotivação -Usar estímulos externos como o elogio verbal e o afecto -Estabelecer objectivos mais pequenos e mais facilmente atingíveis para que ganhe confiança em si -Evitar pressionar demasiado, não obrigar a gostar mas levá-lo a gostar proporcionando situações mais agradáveis e descontraídas de estudo

13 A motivação para aprender e para estudar -Apoiar e compreender os insucessos ajuda a querer tentar de novo -Evitar ameaças e punições que aumentam a ansiedade e tensão -Ajude o seu filho a perceber as razões do sucesso ou insucesso, a valorizar-se e a melhorar a imagem que tem de si e das sua competências

14 A auto-estima O que é a auto-estima? -Gostar ou não gostar de si próprio, apreciar-se, ter confiança em si, nas suas capacidades, gostar de ser como é e ter orgulho em si -Vai sendo adquirida ao longo do crescimento e desenvolvimento da criança -A auto-estima é moldada pela forma como as pessoas que são significativas par nós se relacionam connosco -É uma estrutura dinâmica e passível de ser modificada -A auto-estima de um adolescente influência a sua aprendizagem -É fundamental estimarmos o outro para que ele se estime…

15 A auto-estima Como podem os pais ajudar os seus filhos a desenvolver a auto-estima? Como podem os pais ajudar os seus filhos a desenvolver a auto-estima? (estratégia dos quatro cês) Carinho/Controlo/Competências/Confiança Carinho/Aceitação -Acarinhe o seu filho, mostre que gosta dele e faça com que ele se sinta amado -Passe tempo com ele e ouça-o -Aceite o seu filho tal com ele é, respeite os seus gostos e interesses para que ele não necessite de ser outra pessoa para lhe agradar, sem deixar de o educar no sentido daquilo que pensa ser o melhor para ele

16 A auto-estima Controlo -Ajude o seu filho a perceber que poderá controlar alguns dos resultados obtidos se por exemplo estudar mais -Sempre que possível, em vez de ordens, crie alternativas de escolha (“Preferes estudar antes ou depois do lanche?”/”Vai já estudar!”) -Dê-lhe oportunidades de mostrar as sua capacidades, colocando-o em situações em que sabe que ele é bom e realiza com sucesso

17 A auto-estima Competências - Responsabilize o seu filho por pequenas coisas em casa -Os objectivos de estudo devem ser proporcionais às competências de cada um -Elogie as suas capacidades -Reconheça que se é melhor numas áreas do que noutras -Crie em casa oportunidades para experimentar, ter sucesso ou falhar sem medo

18 A auto-estima Confiança -Encoraje o seu filho a fazer o melhor que sabe sem exigir perfeccionismo -Estimule a persistência e as atitudes positivas -Faça com que aceite os erros pois é uma forma de aprender e admita que também cometeu alguns -Faça que ele desabafe consigo quando se sente desanimado

19 Curso para pais em 15 lições ( as principais reclamações dos mais novos ☺ ) 1.Aprenda a ouvir 2.Não os envergonhe em público (contar certas histórias de infância por exemplo) 3.Esqueça as regras de vez em quando 4.Contem-lhes os vossos segredos, falem-lhes também da vossa vida 5.Respeitem os gostos deles 6.Percebam que são diferentes dos filhos dos outros, nem melhores, nem piores 7.Deixem que eles escolham o seu caminho (os sonhos dos pais nem sempre são os sonhos dos filhos…)

20 Curso para pais em 15 lições ( as principais reclamações dos mais novos ☺ ) 8. Não se riam dos seus”dramas” 9. Não os julguem, tentem compreendê-los pondo-se no lugar deles 10. Respeitem as suas neuras 11. Não leiam os seus diários 12. Não os obriguem a andar sempre com os manos mais novos 13. Expliquem-lhes as coisas 14. Dêem-lhes colo, mesmo quando já não cabem lá 15. Não sejam picuinhas, não é assim tão importante ter o quarto sempre arrumadinho por exemplo


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